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31 de jul. de 2025

1- Identifique e descreva qual o motivo do código estar retornando o valor errado e qual é o ajuste necessário para retornar o valor correto.

 

ATIVIDADE 1 - ADSIS - PROGRAMAÇÃO I - 53_2025

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E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Considere o seguinte cenário:

Em um programa Java, o programador iniciou o desenvolvimento de uma classe Corrida.java, onde tem por objetivo calcular o número da volta mais rápida de uma corrida, nesse contexto, analise o código:
 

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_268988_594163_1.png
Fonte: o autor.

O método calcularVoltaRapida está retornando o número errado da volta mais rápida, sendo assim:

1- Identifique e descreva qual o motivo do código estar retornando o valor errado e qual é o ajuste necessário para retornar o valor correto. 
2 - Que tipo de dados poderia ser usado para o tempo das voltas, caso seus valores possuam uma precisão decimal, justifique sua resposta.


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https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_268988_594163_1.png
Fonte: o autor.

O método calcularVoltaRapida está retornando o número errado da volta mais rápida, sendo assim:

1- Identifique e descreva qual o motivo do código estar retornando o valor errado e qual é o ajuste necessário para retornar o valor correto. 
2 - Que tipo de dados poderia ser usado para o tempo das voltas, caso seus valores possuam uma precisão decimal, justifique sua resposta.


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Vamos aos requisitos de construção das telas do SGEC - Sistema de Gerenciamento de Eventos Culturais

 

MAPA - ADSIS - INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR - 53_2025

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Imagine que você visitou um cliente responsável pela organização de eventos culturais e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de algumas telas do novo sistema. O cliente quer uma visualização prévia de como o sistema pode ficar. Para isso, você optou pelo uso da prototipação. Com base nos requisitos a seguir, crie as telas separadas de cada funcionalidade. O cliente disse que o layout pode seguir sua criatividade, contanto que seja voltado para o ambiente web. Além disso, as telas devem conter obrigatoriamente os campos e botões solicitados.


Vamos aos requisitos de construção das telas do SGEC - Sistema de Gerenciamento de Eventos Culturais:

Tela: Menu Inicial

Deverá conter os links para as seguintes telas:

- Cadastro de Participantes
- Cadastro de Tipos de Evento
- Cadastro de Locais
- Cadastro de Eventos
- Cadastro de Usuários
- Agendamento de Participação

Botões obrigatórios:
Ajuda

Sair

Tela: Cadastro de Participantes

Botões obrigatórios: Novo, Editar, Gravar, Excluir

Campos obrigatórios:

- ID
- Nome completo
- CPF ou CNPJ (um único campo)
- Telefone
- E-mail
- Endereço
- Complemento
- Cidade
- UF
- CEP
- Data de nascimento

Tela: Cadastro de Tipos de Eventos

Botões obrigatórios: Novo, Editar, Gravar, Excluir

Campos obrigatórios:

- ID
- Descrição do Tipo (ex: Show, Oficina, Palestra, Exposição)

Tela: Cadastro de Locais

Botões obrigatórios: Novo, Editar, Gravar, Excluir

Campos obrigatórios:

- ID
- Nome do Local
- Endereço completo
- Capacidade de Público
- Cidade
- UF

Tela: Cadastro de Eventos

Botões obrigatórios: Novo, Editar, Gravar, Excluir

Campos obrigatórios:

- ID
- Nome do Evento
- Tipo do Evento (Tela de Cadastro de Tipos de Eventos)
- Local (Tela de Cadastro de Locais)
- Data do Evento
- Horário de Início
- Horário de Término
- Descrição

Tela: Cadastro de Usuários

Botões obrigatórios: Novo, Editar, Gravar, Excluir

Campos obrigatórios:

- Matrícula
- Nome completo
- Telefone
- CPF
- E-mail (login)
- Senha
- Data de nascimento

Tela: Agendamento de Participação

Botões obrigatórios: Novo, Editar, Gravar, Excluir

Campos obrigatórios:

- ID da Inscrição
- Participante (Tela de Cadastro de Participantes)
- Evento (Tela de Cadastro de Eventos)
- Data da Inscrição
- Valor pago (se houver)
- Usuário responsável pelo agendamento
- Observações

Instruções para o Desenvolvimento:

- Use uma ferramenta de prototipação como Figma, Adobe XD, Pencil ou outra de sua preferência.
- Organize os campos de maneira limpa, lógica e responsiva, ideal para uso.
- Priorize legibilidade, contraste, espaçamento adequado e feedback visual nos botões e campos.
- Para enviar, dê um print em cada tela, anexe no template disponibilizado e envie esse arquivo como anexo.

O que você entregará?

Para esta atividade, utilize o Formulário Padrão (Template) da atividade MAPA, disponibilizado em seu Studeo. Adicione ao Formulário Padrão a imagem referente à cada tela desenvolvida. Você pode, por exemplo, tirar prints de cada tela. O seu arquivo deverá ser salvo em PDF ou formato compatível com Word e anexado no campo disponível na atividade em seu Studeo.


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Vamos aos requisitos de construção das telas do SGEC - Sistema de Gerenciamento de Eventos Culturais:

Tela: Menu Inicial

Deverá conter os links para as seguintes telas:

- Cadastro de Participantes
- Cadastro de Tipos de Evento
- Cadastro de Locais
- Cadastro de Eventos
- Cadastro de Usuários
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Botões obrigatórios:
Ajuda

Sair

Tela: Cadastro de Participantes

Botões obrigatórios: Novo, Editar, Gravar, Excluir

Campos obrigatórios:

- ID
- Nome completo
- CPF ou CNPJ (um único campo)
- Telefone
- E-mail
- Endereço
- Complemento
- Cidade
- UF
- CEP
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Tela: Cadastro de Tipos de Eventos

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Campos obrigatórios:

- ID
- Descrição do Tipo (ex: Show, Oficina, Palestra, Exposição)

Tela: Cadastro de Locais

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Campos obrigatórios:

- ID
- Nome do Local
- Endereço completo
- Capacidade de Público
- Cidade
- UF

Tela: Cadastro de Eventos

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Campos obrigatórios:

- ID
- Nome do Evento
- Tipo do Evento (Tela de Cadastro de Tipos de Eventos)
- Local (Tela de Cadastro de Locais)
- Data do Evento
- Horário de Início
- Horário de Término
- Descrição

Tela: Cadastro de Usuários

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Campos obrigatórios:

- Matrícula
- Nome completo
- Telefone
- CPF
- E-mail (login)
- Senha
- Data de nascimento

Tela: Agendamento de Participação

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Campos obrigatórios:

- ID da Inscrição
- Participante (Tela de Cadastro de Participantes)
- Evento (Tela de Cadastro de Eventos)
- Data da Inscrição
- Valor pago (se houver)
- Usuário responsável pelo agendamento
- Observações

Instruções para o Desenvolvimento:

- Use uma ferramenta de prototipação como Figma, Adobe XD, Pencil ou outra de sua preferência.
- Organize os campos de maneira limpa, lógica e responsiva, ideal para uso.
- Priorize legibilidade, contraste, espaçamento adequado e feedback visual nos botões e campos.
- Para enviar, dê um print em cada tela, anexe no template disponibilizado e envie esse arquivo como anexo.

O que você entregará?

Para esta atividade, utilize o Formulário Padrão (Template) da atividade MAPA, disponibilizado em seu Studeo. Adicione ao Formulário Padrão a imagem referente à cada tela desenvolvida. Você pode, por exemplo, tirar prints de cada tela. O seu arquivo deverá ser salvo em PDF ou formato compatível com Word e anexado no campo disponível na atividade em seu Studeo.


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A partir disso, imagine que você foi contratado por uma empresa para avaliar e propor melhorias em um sistema interno utilizado diariamente pelos colaboradores.

 

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É possível pensar o conceito de UX Design a partir de uma pirâmide que inclua três etapas essenciais, ou pilares de boas experiências: utilidade, usabilidade e desejabilidade. Dessa forma, o designer consegue contemplar, em uma cadeia de prioridades, quais elementos precisa incluir em seu projeto para garantir a melhor experiência possível a seu usuário.
 

Fonte: adaptado de: https://squadra.com.br/blog/ux-design-pilares-principios-vantagens-e-ferramentas.html. Acesso em: 3 jul. 2025.


A partir disso, imagine que você foi contratado por uma empresa para avaliar e propor melhorias em um sistema interno utilizado diariamente pelos colaboradores. Muitos relatam que o sistema é confuso, lento e não atende às suas necessidades. Com base nos quatro pilares da experiência do usuário: usabilidade, utilidade, acessibilidade e funcionalidade, elabore uma análise e apresente propostas de melhorias práticas que possam ser implementadas nesse sistema.

Em sua resposta, para cada pilar:

1. Explique brevemente o significado.
2. Apresente exemplos concretos de ações ou ajustes que podem ser feitos no sistema.
3. Justifique como essas mudanças podem melhorar a experiência dos usuários e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

 


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