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1 de mar. de 2023

ndicadores BSC são instrumentos que ajudam a mostrar como está o desempenho da empresa, de acordo com os objetivos traçados, e levando em conta as quatro perspectivas definidas por David Norton e Robert Kaplan: financeira, dos clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Existem inúmeros indicadores BSC, cada um mais indicado para determinada perspectiva. Por exemplo, o ROI e o ticket médio são métricas da perspectiva financeira; já o churn rate tem a ver com os clientes; o retrabalho diz respeito aos processos internos; e o turnover, com o aprendizado e crescimento.

ATIVIDADE 1 - TI - BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA EM TI - 512023

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Indicadores BSC são instrumentos que ajudam a mostrar como está o desempenho da empresa, de acordo com os objetivos traçados, e levando em conta as quatro perspectivas definidas por David Norton e Robert Kaplan: financeira, dos clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Existem inúmeros indicadores BSC, cada um mais indicado para determinada perspectiva. Por exemplo, o ROI e o ticket médio são métricas da perspectiva financeira; já o churn rate tem a ver com os clientes; o retrabalho diz respeito aos processos internos; e o turnover, com o aprendizado e crescimento.

Fonte: https://bityli.com/MnfCm. Acesso em: 26 dez. 2022. 

Sobre o uso de indicadores e considerando os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, explique a frase: “A ideia de um modelo que represente, por meio de indicadores, os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da empresa podem ser comparada ao painel de um automóvel”. 


ATENÇÃO:
- Como sugestão, você poderá elaborar sua resposta em um arquivo de texto .txt e, depois de revisado, copiar e colar no campo destinado à resposta na própria atividade em seu STUDEO.
- Plágios e cópias indevidas serão penalizados com nota zero.

- A atividade deve ser elaborada de forma adequada, ou seja, precisa ser coerente.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não esqueceu nenhum detalhe.  Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.
​- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, isso invalida seu processo avaliativo. A interpretação da atividade faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.


A divisão entre TI e negócios é muito óbvia. Tão óbvia que chega a gerar piadas na empresa. Os caras da TI não entendem o que o negócio está fazendo. Já os demais acham que TI é apenas ligar e desligar computadores. Essa divisão é até normal, afinal, são áreas de interesses distintas. Inclusive, a separação foi intencional no início, contudo, hoje, a TI é requisito básico para qualquer empresa. Com isso, a divisão se tornou um obstáculo, e hoje as empresas reconhecem a importância do alinhamento entre TI e negócios.

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A divisão entre TI e negócios é muito óbvia. Tão óbvia que chega a gerar piadas na empresa. Os caras da TI não entendem o que o negócio está fazendo. Já os demais acham que TI é apenas ligar e desligar computadores. Essa divisão é até normal, afinal, são áreas de interesses distintas. Inclusive, a separação foi intencional no início, contudo, hoje, a TI é requisito básico para qualquer empresa. Com isso, a divisão se tornou um obstáculo, e hoje as empresas reconhecem a importância do alinhamento entre TI e negócios.

Fonte: adaptado de: https://bityli.com/dHY3E. Acesso em: 16 jan. 2023. 

Durante nossos estudos, vimos alguns dos principais modelos de boas práticas que auxiliam neste processo de alinhamento. Embora as bibliotecas de boas práticas nos deem um norte sobre a implantação da Governança em TI dentro das organizações, o primeiro passo talvez não seja algo tão simples. Para quem está começando na área, existem muitos questionamentos, principalmente no que diz respeito ao start inicial, ou seja, por onde começar e o que realmente precisa ser gerenciado. Como forma de vencer este obstáculo, nada melhor que aplicar os conceitos estudados de forma prática. 
Dentre as bibliotecas de boas práticas apresentadas nesta disciplina, conhecemos um pouco a respeito do Balanced Scorecard (BSC). Esta biblioteca caracteriza-se por realizar a tradução da visão estratégica da empresa, em medidas e objetivos tangíveis, considerando como principal fator as perspectivas financeiras, de cliente, dos processos internos e de aprendizado.

Diante dessa abordagem inicial, vamos exercitar os conhecimentos adquiridos! 

A proposta para esta atividade consiste na elaboração do mapa estratégico para projetos de BSC. Vide exemplo a seguir:


A partir do exemplo exposto, queremos que você coloque-se na posição de gestor de TI de uma empresa, onde seu desafio neste momento  é elaborar um mapa estratégico que contemple exclusivamente objetivos da TI (de acordo com o BSC), de modo que estes objetivos possam atender às demandas da organização. 


Orientações: 
- Para esta atividade você pode tomar como base a empresa na qual trabalha.
- Caso não seja possível, converse com alguém que trabalhe em alguma empresa cujas demandas sejam auxiliadas pela TI. Assim, ficará mais fácil montar o seu mapa.  
- Se nenhumas das duas sugestões apresentadas forem possíveis, crie um cenário hipotético. 

Dica Importante (opcional):


Em nosso livro, é disponibilizada a tabela: Questões e processos dos domínios do CobiT. Nela são apresentados processos que podem ser estabelecidos dentro de um departamento de TI. A partir desses processos, podemos pensar em objetivos e, assim, iniciar nossa atividade.


​ATENÇÃO: a entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo .doc, .docx ou .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio, não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

Orientações:

•    Plágios e cópias indevidas serão penalizados com nota zero.

•    A atividade deve ser elaborada de forma adequada, ou seja, precisa ser coerente.
•    Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
•   Procure sanar suas dúvidas sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

•   Atenção ao prazo de entrega: evite envio de atividade em cima do prazo. Evite transtornos.
•   Acesse nossas aulas conceituais e ao vivo. Seja participativo durante o módulo e procure sanar suas dúvidas pedagógicas junto à mediação, em tempo hábil, para a realização da atividade. 


O Service Desk é uma unidade funcional (função) composta por uma equipe dedicada, responsável por uma variedade de atividades relacionadas aos serviços de TI que são fornecidos por um provedor de serviços (seja interno ou externo). Normalmente, a interface com o Service Desk é através de telefone, web ou notificações automáticas geradas por eventos da infraestrutura. Fonte: https://gaea.com.br/o-que-e-um-service-desk-ou-central-de-servicos. Acesso em: 26 dez. 2022. A partir desse contexto, observe a imagem a seguir: Fonte: https://www.apexglobal.com.vn/wp-content/u

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O Service Desk é uma unidade funcional (função) composta por uma equipe dedicada, responsável por uma variedade de atividades relacionadas aos serviços de TI que são fornecidos por um provedor de serviços (seja interno ou externo). Normalmente, a interface com o Service Desk é através de telefone, web ou notificações automáticas geradas por eventos da infraestrutura.

Fonte: https://gaea.com.br/o-que-e-um-service-desk-ou-central-de-servicos. Acesso em: 26 dez. 2022. 

A partir desse contexto, observe a imagem a seguir:

Fonte: https://www.apexglobal.com.vn/wp-content/uploads/2016/07/Service-Desk_Mo-hinh-ao.jpg. Acesso em: 13 fev. 2023.

A ilustração refere-se a uma central de serviços virtual. Nesse contexto, elabore um texto dissertativo explicando a gestão de serviço virtual


O Service Desk é a área do setor de TI que atua em problemas de alta complexidade. São as ocorrências consideradas de nível 2, que demandam um processo abrangente de resolução. Em geral, esse setor só entra em ação após um contato inicial com o Help Desk. E essa pode ser considerada uma das principais diferenças entre o Service Desk e o Help Desk. O atendimento do Service Desk pode ocorrer presencialmente, via acesso remoto ou mesmo telefone. Essa área do setor de suporte é responsável por atividades como: - Verificação de falhas de segurança; - Atuação em problemas com servidores; - Gerenciamento de permissões de acesso etc.

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"O Service Desk é a área do setor de TI que atua em problemas de alta complexidade. São as ocorrências consideradas de nível 2, que demandam um processo abrangente de resolução. Em geral, esse setor só entra em ação após um contato inicial com o Help Desk. E essa pode ser considerada uma das principais diferenças entre o Service Desk e o Help Desk.

O atendimento do Service Desk pode ocorrer presencialmente, via acesso remoto ou mesmo telefone. Essa área do setor de suporte é responsável por atividades como:

- Verificação de falhas de segurança;
- Atuação em problemas com servidores;
- Gerenciamento de permissões de acesso etc.

Nesse cenário, o Service Desk precisa contar com profissionais qualificados e capazes de encontrar as soluções ideais para cada solicitação. Eles devem possuir um conhecimento abrangente sobre todos os serviços de TI do negócio, os problemas mais comuns e técnicas avançadas de resolução de falhas".

Fonte: https://conteudo.movidesk.com/qual-diferenca-entre-help-desk-service-desk/. Acesso em: 2 jan. 2023.

Diante do exposto, você, como profissional de TI, tem buscado oportunidades para ingressar em sua área de formação e viu um anúncio na rede social profissional LinkedIn sobre uma vaga de Atendente de Suporte Nível 2 na empresa TIC-Lab, na área de TI.

Ao pesquisar um pouco mais sobre a TIC-Lab, você levantou algumas informações interessantes na landing page da empresa, como segue: até 2019, a empresa tinha um departamento de Help Desk terceirizado de atendimento ao cliente. Esse departamento tinha como principal objetivo resolver com agilidade dúvidas, reclamações, problemas, falhas e requisição de serviços dos clientes de TI. Para isso, a empresa mantinha um call center no qual os técnicos em suporte recebiam as demandas dos usuários e distribuíam para os setores responsáveis. No entanto, em 2022, a empresa decidiu implantar um departamento de Service Desk, substituindo o Help Desk. Para isso, será necessária a contratação de profissionais com formação mais ampla e maior grau de experiência, com foco voltado às estratégias de negócio, e não apenas à resolução de solicitações dos usuários.

Ao receber o seu currículo, a empresa observou a sua formação em Gestão da Tecnologia da Informação, e a disciplina de Gestão de Serviços em Tecnologia da Informação chamou a atenção pelo fato de quererem um profissional para estruturar um Service Desk Virtual. 

Assim, a empresa o(a) convidou para uma entrevista e fez quatro perguntas com base na biblioteca ITIL, com vistas à estruturação do modelo de Service Desk:

- Como um Service Desk Virtual poderia trazer vantagem competitiva à TICLab? 

- Como você integraria o novo serviço à gestão de TI da empresa? 

- Qual seria sua estratégia para implantar o Service Desk na empresa? 

- Com o serviço em operação, quais seriam suas estratégias para garantir a melhoria contínua dos serviços? 


Para esta atividade, o objetivo é que você responda às perguntas anteriores por meio de um texto, podendo ser de forma direta ou em tópicos.

Para responder as perguntas, você pode realizar pesquisas sobre empresas que passaram por esse tipo de transformação. Isso pode ajudar a formular melhor sua resposta. Contudo, lembre-se de que toda pesquisa deve ser devidamente creditada no seu trabalho, tanto em definição quanto em prática.


Durante a disciplina, o professor fornecerá um breve vídeo de orientação sobre a atividade.

Dica: o objetivo é que você escreva um texto de, pelo menos, uma página e, no máximo, duas, contemplando o que foi solicitado anteriormente. Pesquisas são bem-vindas, mas priorize a escrita de um texto original, ou seja, com suas próprias palavras, considerando o entendimento sobre o tema.


Orientações:
- ​Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

- Acesse nossas aulas conceituais e ao vivo. Seja participativo durante o módulo e procure sanar suas dúvidas pedagógicas junto à mediação em tempo hábil para a realização da atividade.  

ATENÇÃO


- A entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo .doc ou .pdf.
- Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no Material da Disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas e não se esqueceu de nenhum detalhe.

- Após o envio, não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

Bom trabalho!


Arquitetura de computador refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador ou, em outras palavras, aqueles atributos que possuem um impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Organização de computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais. Alguns exemplos de atributos arquiteturais incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar diversos tipos de dados (por exemplo, números, caracteres), mecanismos de E/S e técnicas para endereçamento de memória. Atributos organizacionais incluem os detalhes do hardware transparentes ao programador, como sinais de controle, interfaces entre o computador e periféricos e a tecnologia de memória utilizada.

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Arquitetura de computador refere-se aos atributos de um sistema visíveis a um programador ou, em outras palavras, aqueles atributos que possuem um impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Organização de computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais.

Alguns exemplos de atributos arquiteturais incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar diversos tipos de dados (por exemplo, números, caracteres), mecanismos de E/S e técnicas para endereçamento de memória. Atributos organizacionais incluem os detalhes do hardware transparentes ao programador, como sinais de controle, interfaces entre o computador e periféricos e a tecnologia de memória utilizada.

Praticamente todos os projetos de computadores modernos são baseados em conceitos desenvolvidos por John Von Neumann no Institute for Advanced Studies, em Princeton. Esse projeto é conhecido como arquitetura de Von Neumann, e é baseado em três conceitos principais.

Fonte: STALLINGS, W. Arquitetura e organização de computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2010.



RESPOSTA NO FINAL!!!!

 Mesmo após quase 60 anos de sua proposta, a arquitetura de John Von Neumann ainda é a mais utilizada, entretanto, com o passar dos anos, surgiram outras arquiteturas, como a Arquitetura de Harvard, para solucionar alguns problemas e dificuldades enfrentadas na arquitetura de Von-Neumann. Vejamos a seguir a representação lógica de cada arquitetura:




- Pesquise quais as diferenças entre as duas arquiteturas: Von-Neumann e Harvard.
- Compare e descreva quais os pontos principais de cada arquitetura.

A pesquisa poderá ser realizada em livros, artigos e busca pela internet. Apenas deixamos como alerta evitar conteúdos postados em sites e blogs não acadêmicos.
Em caso de trechos copiados, não se esqueça de fazer as devidas citações e referências, afinal “Plágio não rola” e poderá acarretar em sua atividade zerada quando identificado plágio de materiais publicados ou até plágios entre alunos (alunos que enviaram as respostas iguais).

ATENÇÃO:
- Digite sua resposta na caixa de texto da própria atividade.
- Certifique-se de que sua resposta contempla todas as demandas da atividade etc.
- Após o envio não serão permitidas alterações.
- Sua resposta deverá conter de 10 a 15 linhas.

 


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