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29 de abr. de 2024

MAPA - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024

   MAPA - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024

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Olá, aluno(a)!

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos.

PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto

- Assista aos vídeos apresentados para o projeto de revitalização de uma favela, conduzido pela organização “Gerando Falcões”.
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=ODiz8kZi75o (copie e cole no seu navegador)
Link 2: https://youtu.be/ImBFsP3IAe0 (copie e cole no seu navegador)

- Acesse o Site da Gerando Falcões onde mais informações são fornecidas sobre o projeto “Favela 3D” para maior aprofundamento: https://gerandofalcoes.com/favela3d/ (copie e cole no seu navegador)

- Para um melhor entendimento do projeto, caso seja do seu interesse,  leia o documento fornecido pela “Gerando Falcões” sobre o “Favela 3D” que está disponível no Material da Disciplina. Mas a leitura deste documento complementar não será imprescindível para a realização da atividade.

- Leia as informações adicionais fictícias propostas para que seja possível cumprir as entregas solicitadas na atividade.

Vamos lá?

CASO FICTÍCIO: FAVELA 3D - Monte da Cruz

Considere que o projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui condições como insegurança de moradia, acúmulo de resíduos (entulhos, lixo), periculosidade de locomoção, falta de iluminação pública e uma baixa sustentabilidade financeira nas famílias ali residentes. Para tanto, o projeto contará com um orçamento máximo de 8 milhões de reais e um prazo máximo de execução de 1 ano e 4 meses. O Sponsor do projeto é o líder “João da Silva”, eleito pelos moradores para representar as necessidades da comunidade, e você será o Gerente de Projetos responsável pelo planejamento e monitoramento.

Como primeira etapa do projeto, iniciando em 01/05/2024, a ONG responsável realizou um levantamento das necessidades com duração aproximada de 30 dias, que deveria ser concluído antes de iniciar quaisquer outras atividades do projeto. Após esse levantamento, foi validado com o Sponsor que a ONG irá executar três entregas principais, descritas a seguir.

Revitalização da área comum: limpeza do local, revitalização das ruas de paralelepipedos, fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população, compra de iluminação a base de energia solar, instalação de iluminação a base de energia solar, instalação de internet wifi na comunidade, pintura de locais de uso comum para a comunidade;

Construção de casas sustentáveis para moradores: Aprovação do projeto “modelo” de casa, compra dos materiais sustentáveis, montagem das casas, pintura das casas;

Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa;

Foi tomado como premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de coleta de lixo do local que foi solicitado pela comunidade, tendo sido alinhado com a Prefeitura do Município a implementação de melhorias neste item após a conclusão desse projeto.

Existe um risco referente à instalação da iluminação baseada em energia solar para o local, uma vez que a comunidade fica em uma região cercada por prédios, o que pode reduzir a exposição das placas solares para o funcionamento adequado. Como mitigação para este risco, foram propostas ações de otimização dos pontos de instalação.

A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão:

Redução de 60% da entrada de pacientes no Posto de Saúde local que tenham se lesionado em acidentes devido à desníveis nas ruas, quedas em buracos de fossa, má iluminação, ou outro motivo proveniente das más condições estruturais da comunidade.

Reduzir em 90% o número de moradores residindo em casas construídas com materiais frágeis como papelão, isopor, latão ou pedaços de madeira.

Reduzir em 50% o número de moradores desempregados na comunidade.

Por fim, foram estabelecidas algumas informações que devem ser consideradas no preenchimento do TAP e na construção do cronograma do projeto:

- A revitalização da área comum seguirá a ordem de execução e prazos mínimos a seguir: Limpeza do local (15 dias) > Fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população (60 dias) > Revitalização das ruas de paralelepipedos (45 dias) > pintura de locais (30 dias) > instalação da iluminação (15 dias) > instalação do wifi (15 dias). 

- A compra da iluminação demora 45 dias, mas pode ser realizada em paralelo às atividades anteriores da instalação.

- A construção de casas sustentáveis será executada completamente por uma empresa terceirizada, que requer um prazo total de 8 meses para entrega, mas só pode ser iniciada após a conclusão da revitalização da área comum.

- O programa de empregabilidade pode ser iniciado de forma imediata após o período de planejamento do projeto, sendo que a equipe do projeto deve encontrar os participantes e fechar as parcerias com os empregadores da região dentro de 30 dias.

- Os treinamentos serão aplicados durante 30 dias e as mentorias acontecerão em paralelo, durante as últimas 2 semanas (15 dias) de treinamento. 

- O acompanhamento dos mentorados no programa de empregabilidade será realizado durante 1 ano após a conclusão das etapas anteriores.

Após todas as entregas, haverá um período de 30 dias para a análise dos resultados atingidos, para realização do encerramento do projeto em uma reunião com toda a comunidade. 

OBS: Todos os prazos fornecidos consideram dias corridos, não somente dias úteis.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
 

SEGUNDA ETAPA - Realizar e enviar a atividade

Com base no “Caso Fictício: Favela 3D - Monte da Cruz” apresentado anteriormente e considerando os estudos sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede:

1. Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP).
2. Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no projeto.
3. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando as etapas descritas para execução dos entregáveis, dentro do detalhamento fornecido.
4. Como Gerente do Projeto, considerando os documentos construídos e as informações apresentadas, como você realizaria o planejamento das respostas ao risco referente à iluminação baseada em energia solar? Caso esse risco seja concretizado (não seja possível instalar a iluminação por placas solares), como você atuaria dentro do projeto para garantir o alinhamento das atividades de forma a mitigá-lo?

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Gestão de Projetos, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Gerenciamento de Projetos e as melhores práticas. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos.

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PRIMEIRA ETAPA - Assistir e ler as informações sobre o projeto

- Assista aos vídeos apresentados para o projeto de revitalização de uma favela, conduzido pela organização “Gerando Falcões”.
Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=ODiz8kZi75o (copie e cole no seu navegador)
Link 2: https://youtu.be/ImBFsP3IAe0 (copie e cole no seu navegador)

- Acesse o Site da Gerando Falcões onde mais informações são fornecidas sobre o projeto “Favela 3D” para maior aprofundamento: https://gerandofalcoes.com/favela3d/ (copie e cole no seu navegador)

- Para um melhor entendimento do projeto, caso seja do seu interesse,  leia o documento fornecido pela “Gerando Falcões” sobre o “Favela 3D” que está disponível no Material da Disciplina. Mas a leitura deste documento complementar não será imprescindível para a realização da atividade.

- Leia as informações adicionais fictícias propostas para que seja possível cumprir as entregas solicitadas na atividade.

Vamos lá?

CASO FICTÍCIO: FAVELA 3D - Monte da Cruz

Considere que o projeto “Favela 3D” será aplicado a uma comunidade hipotética chamada “Monte da Cruz” com 200 famílias, localizada no Município de São Paulo-SP e que possui condições como insegurança de moradia, acúmulo de resíduos (entulhos, lixo), periculosidade de locomoção, falta de iluminação pública e uma baixa sustentabilidade financeira nas famílias ali residentes. Para tanto, o projeto contará com um orçamento máximo de 8 milhões de reais e um prazo máximo de execução de 1 ano e 4 meses. O Sponsor do projeto é o líder “João da Silva”, eleito pelos moradores para representar as necessidades da comunidade, e você será o Gerente de Projetos responsável pelo planejamento e monitoramento.

Como primeira etapa do projeto, iniciando em 01/05/2024, a ONG responsável realizou um levantamento das necessidades com duração aproximada de 30 dias, que deveria ser concluído antes de iniciar quaisquer outras atividades do projeto. Após esse levantamento, foi validado com o Sponsor que a ONG irá executar três entregas principais, descritas a seguir.

Revitalização da área comum: limpeza do local, revitalização das ruas de paralelepipedos, fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população, compra de iluminação a base de energia solar, instalação de iluminação a base de energia solar, instalação de internet wifi na comunidade, pintura de locais de uso comum para a comunidade;

Construção de casas sustentáveis para moradores: Aprovação do projeto “modelo” de casa, compra dos materiais sustentáveis, montagem das casas, pintura das casas;

Implantação do programa de empregabilidade: levantamento de moradores interessados no programa, execução de parcerias com empregadores da região, aplicação de treinamentos com os moradores participantes dos programas, realização de “mentorias” com os participantes, acompanhamento de mentorados do programa;

Foi tomado como premissa que não será possível a ONG entregar a melhoria do sistema de coleta de lixo do local que foi solicitado pela comunidade, tendo sido alinhado com a Prefeitura do Município a implementação de melhorias neste item após a conclusão desse projeto.

Existe um risco referente à instalação da iluminação baseada em energia solar para o local, uma vez que a comunidade fica em uma região cercada por prédios, o que pode reduzir a exposição das placas solares para o funcionamento adequado. Como mitigação para este risco, foram propostas ações de otimização dos pontos de instalação.

A fim de direcionar as ações do projeto para seus objetivos, foram estabelecidas três metas, com indicadores mensuráveis, até a sua conclusão:

Redução de 60% da entrada de pacientes no Posto de Saúde local que tenham se lesionado em acidentes devido à desníveis nas ruas, quedas em buracos de fossa, má iluminação, ou outro motivo proveniente das más condições estruturais da comunidade.

Reduzir em 90% o número de moradores residindo em casas construídas com materiais frágeis como papelão, isopor, latão ou pedaços de madeira.

Reduzir em 50% o número de moradores desempregados na comunidade.

Por fim, foram estabelecidas algumas informações que devem ser consideradas no preenchimento do TAP e na construção do cronograma do projeto:

- A revitalização da área comum seguirá a ordem de execução e prazos mínimos a seguir: Limpeza do local (15 dias) > Fechamento de fossas abertas e locais perigosos para a população (60 dias) > Revitalização das ruas de paralelepipedos (45 dias) > pintura de locais (30 dias) > instalação da iluminação (15 dias) > instalação do wifi (15 dias). 

- A compra da iluminação demora 45 dias, mas pode ser realizada em paralelo às atividades anteriores da instalação.

- A construção de casas sustentáveis será executada completamente por uma empresa terceirizada, que requer um prazo total de 8 meses para entrega, mas só pode ser iniciada após a conclusão da revitalização da área comum.

- O programa de empregabilidade pode ser iniciado de forma imediata após o período de planejamento do projeto, sendo que a equipe do projeto deve encontrar os participantes e fechar as parcerias com os empregadores da região dentro de 30 dias.

- Os treinamentos serão aplicados durante 30 dias e as mentorias acontecerão em paralelo, durante as últimas 2 semanas (15 dias) de treinamento. 

- O acompanhamento dos mentorados no programa de empregabilidade será realizado durante 1 ano após a conclusão das etapas anteriores.

Após todas as entregas, haverá um período de 30 dias para a análise dos resultados atingidos, para realização do encerramento do projeto em uma reunião com toda a comunidade. 

OBS: Todos os prazos fornecidos consideram dias corridos, não somente dias úteis.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
 

SEGUNDA ETAPA - Realizar e enviar a atividade

Com base no “Caso Fictício: Favela 3D - Monte da Cruz” apresentado anteriormente e considerando os estudos sobre Gerenciamento de Projetos, realize o que se pede:

1. Preencha o Termo de Abertura do Projeto (TAP).
2. Construa a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) com 3 níveis para as entregas que serão realizadas no projeto.
3. Monte um cronograma básico para o projeto, considerando as etapas descritas para execução dos entregáveis, dentro do detalhamento fornecido.
4. Como Gerente do Projeto, considerando os documentos construídos e as informações apresentadas, como você realizaria o planejamento das respostas ao risco referente à iluminação baseada em energia solar? Caso esse risco seja concretizado (não seja possível instalar a iluminação por placas solares), como você atuaria dentro do projeto para garantir o alinhamento das atividades de forma a mitigá-lo?

ATIVIDADE 1 - ADM - GESTÃO DE PROJETOS - 52_2024

   MAPA - ADM - TEORIA DOS JOGOS - 51/2024

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Para realizar essa atividade, leia atentamente os textos a seguir.

TEXTO BASE SOBRE CONTROLE DO ESCOPO DO PROJETO

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a disponibilidade dos membros da equipe do projeto.” 

FONTE: Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 7.ed. Seção 2.5.7 MONITORAMENTO DE TRABALHO NOVO E MUDANÇAS. p. 137.


CASO FICTÍCIO: PROJETO SIGA TREINAMENTOS

Foi solicitado pela Dona da empresa “SIGA Treinamentos” a alocação de um Gerente de Projetos (GP) para realizar o planejamento e acompanhamento de um Evento de Workshops que deverá ser planejado para execução daqui a 30 dias, com estimativa de público de 250 pessoas divididas em 5 grupos de workshops, em salas. 

Para o planejamento do evento, o GP fará o planejamento dos pacotes de entrega, sendo o Diretor da Empresa parte do grupo do projeto, para produção de mídias para comunicação e divulgação do evento, locação e montagem da estrutura física e contratação de facilitadores para realização dos workshops, respeitando um orçamento total de R$38.000,00.

Uma semana após a montagem do cronograma do projeto, o Diretor da Siga Treinamentos solicitou a inclusão de mais 2 workshops no Evento e a expansão do público para 400 pessoas. O GP realizou os ajustes necessários no cronograma do projeto e prosseguiu com a preparação do evento. 

Faltando 10 dias para a entrega do projeto, o Diretor da empresa solicitou a inclusão de uma Atração Musical para realizar a abertura do evento. O GP adicionou as atividades necessárias no cronograma do projeto e prosseguiu com a condução da entrega.

No dia do Evento, a Dona da Siga Treinamentos procurou o GP e lhe sinalizou sua insatisfação com a entrega, uma vez que não haviam assentos suficientes para o público presente no evento, o som não estava adequado para a apresentação da atração musical contratada, não haviam salas suficientes para a separação do público em 7 workshops diferentes e o orçamento do projeto havia sido ultrapassado em R$7.800,00. O GP expôs as solicitações realizadas pelo Diretor da empresa, mas a Dona informou que não aprovou tais alterações no projeto e não foi informada sobre as mesmas.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.


CALL TO ACTION!

Com base no texto de apoio,  considerando o Caso Fictício da SIGA Treinamentos e os estudos sobre Gestão de Projetos, identifique no mínimo três itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do projeto e que resultaram na entrega descrita. Em seguida, para cada problema identificado, apresente ao menos uma solução.

 

Orientações importantes:

1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
2. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no Material da Disciplina.
3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1. Não é permitido anexar formulário.
5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador via Studeo.

Bons estudos!

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de

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TEXTO BASE SOBRE CONTROLE DO ESCOPO DO PROJETO

“Em projetos adaptativos, existe a expectativa de que o trabalho evolua e se adapte. Como resultado, um novo trabalho pode ser adicionado ao backlog do produto, conforme necessário. No entanto, se mais trabalho for adicionado do que o concluído, ou se for adicionada a mesma quantidade de trabalho concluído, o projeto continuará sem chegar ao fim. O gerente do projeto trabalha com o dono do produto para gerenciar as expectativas em torno da adição de escopo, as implicações no orçamento e a disponibilidade dos membros da equipe do projeto.” 

FONTE: Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 7.ed. Seção 2.5.7 MONITORAMENTO DE TRABALHO NOVO E MUDANÇAS. p. 137.


CASO FICTÍCIO: PROJETO SIGA TREINAMENTOS

Foi solicitado pela Dona da empresa “SIGA Treinamentos” a alocação de um Gerente de Projetos (GP) para realizar o planejamento e acompanhamento de um Evento de Workshops que deverá ser planejado para execução daqui a 30 dias, com estimativa de público de 250 pessoas divididas em 5 grupos de workshops, em salas. 

Para o planejamento do evento, o GP fará o planejamento dos pacotes de entrega, sendo o Diretor da Empresa parte do grupo do projeto, para produção de mídias para comunicação e divulgação do evento, locação e montagem da estrutura física e contratação de facilitadores para realização dos workshops, respeitando um orçamento total de R$38.000,00.

Uma semana após a montagem do cronograma do projeto, o Diretor da Siga Treinamentos solicitou a inclusão de mais 2 workshops no Evento e a expansão do público para 400 pessoas. O GP realizou os ajustes necessários no cronograma do projeto e prosseguiu com a preparação do evento. 

Faltando 10 dias para a entrega do projeto, o Diretor da empresa solicitou a inclusão de uma Atração Musical para realizar a abertura do evento. O GP adicionou as atividades necessárias no cronograma do projeto e prosseguiu com a condução da entrega.

No dia do Evento, a Dona da Siga Treinamentos procurou o GP e lhe sinalizou sua insatisfação com a entrega, uma vez que não haviam assentos suficientes para o público presente no evento, o som não estava adequado para a apresentação da atração musical contratada, não haviam salas suficientes para a separação do público em 7 workshops diferentes e o orçamento do projeto havia sido ultrapassado em R$7.800,00. O GP expôs as solicitações realizadas pelo Diretor da empresa, mas a Dona informou que não aprovou tais alterações no projeto e não foi informada sobre as mesmas.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.


CALL TO ACTION!

Com base no texto de apoio,  considerando o Caso Fictício da SIGA Treinamentos e os estudos sobre Gestão de Projetos, identifique no mínimo três itens que não ocorreram no formato mais adequado durante a condução do projeto e que resultaram na entrega descrita. Em seguida, para cada problema identificado, apresente ao menos uma solução.

 

Orientações importantes:

1. Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
2. Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível no Material da Disciplina.
3. Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
4. Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1. Não é permitido anexar formulário.
5. Qualquer dúvida, entre em contato com o seu Professor Mediador via Studeo.

Bons estudos!

MAPA - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52_2024

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Olá, estudante! Chegou o momento de elaborarmos nossa atividade MAPA!
Vamos abordar nessa atividade sobre o Estresse, que vem sendo cada vez mais observado no ambiente organizacional.

Para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:

Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERE a situação problema da atividade.
Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

.................................................................................................................................
 
Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.
 

O estresse no trabalho é um mal que “assombra” muitos profissionais, e que pode afetar a produtividade de uma pessoa, da empresa, do clima de trabalho e consequentemente do relacionamento com os clientes.
As causas do estresse nos profissionais brasileiros são bem variadas, porém algumas se destacam, dentre as principais estão: pressão por resultados, entregas em prazos curtos, longas jornadas de trabalho, reuniões intermináveis, chefe chato, falta de reconhecimento… E a lista do estresse só aumenta. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half no ano passado, o brasileiro é o profissional mais estressado do mundo. O motivo principal é o excesso da carga de trabalho, que traz fadiga mental, mudança de humor, alteração de peso e pouco descanso durante o sono.
 

Fonte: https://bityli.com/TyWM2x. Acesso em: 16 de mar. 2023.


O estresse (stress, em inglês) é entendido como um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente. É uma condição dinâmica que surge quando uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, restrição ou demanda relacionada com o que ela deseja (CHIAVENATO, 2008, p. 473).
 

Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: UniCesumar, 2020.


Segunda etapa: CONSIDERE a situação problema da atividade.
 

Beatriz é vendedora em uma loja de roupas e acessórios femininos, em um dos maiores shoppings centers da cidade de São Paulo.
Há algum tempo ela vem enfrentando dificuldades em desenvolver plenamente suas atividades laborarias, pois sente que a sua a gestão imediata está criando situações “picuinhas” para que ela peça demissão.
Uma das situações que vem acontecendo com a vendedora e que tem desencadeado muito estresse é a solicitação quase que constante para que ela faça horas extras.
No entanto, diferente das demais vendedoras que compõem a equipe, Beatriz é viúva e mãe de duas crianças, por conta dessa realidade a funcionária dificilmente consegue exceder o horário de trabalho para suprir essa necessidade que é imposta.
Sua chefia direta nunca a orientou que se ela não fizesse horas extras em determinados dias de maior movimento na loja seria punida por isso; contudo a colaboradora percebe que todas às vezes que se recusa a ficar após seu horário normal de trabalho, punições são aplicadas posteriormente de maneira implícita, como uma forma de retaliação.
Além dessa situação, outros fatores são como estímulos estressores para a funcionária em questão. Ela se sente ameaçada pelos colegas de trabalho devido aos altos níveis de competitividade e, em sua opinião, a comunicação é problemática e agressiva, tudo é muito burocrático e não há reconhecimento profissional. 
Por conta de todo este mal-estar, recentemente ela tem observado que algumas manifestações indesejadas estão acontecendo no seu próprio corpo, e correlaciona os acontecidos ao estresse no trabalho. Por essa razão decidiu procurar orientação médica e ajuda psicológica para superar as demandas que vem enfrentando, as quais são conhecidas como: irritabilidade, picos de agressividade, queda no desempenho profissional, conflito demasiado na família, enxaquecas frequentes e alergias pelo corpo.  Estes são fatos, por ela observados, em sua saúde.
Mesmos diante de todas essas questões observadas pela vendedora, ela entende que precisa manter seu emprego, para então conseguir suprir as necessidades do seu lar.

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.


Então vamos lá!

Imagine que você é gestor(a) dessa loja, e que a situação de Beatriz chegou até o seu conhecimento. Agora você precisa dar uma tratativa para resolver essa situação.

Então, com base no case apresentado, responda:

a) Como gestor(a), identifique no case ao menos dois indicadores de estresse que Beatriz apresenta para os contextos seguintes: psicológico, social e danos físicos.
b) Como gestor(a), analise o case e descreva ao menos quatro dos principais fatores que são responsáveis pelo desencadeamento do estresse nessa fase da vida de Beatriz.  
c) Como gestor(a), e pensado em melhorar a produtividade e o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, proponha algumas ações que deverão ser tomadas para reduzir os níveis de estresse da sua equipe. Nesse sentido, apresente ao menos cinco ações.
d) Como gestor(a) e considerando os estudos da disciplina, descreva quais são os três principais desafios e oportunidades enfrentados na situação apresentada no case.

Orientações para realização da Atividade MAPA:

- Utilize as unidades 1 e 3 do livro da disciplina e outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponibilizado no seu ambiente Studeo da disciplina.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina. 
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.​
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização​.

Bons estudos. Sucesso!


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