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6 de out. de 2025

ATIVIDADE 1 - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 54_2025

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O início do desenvolvimento de software frequentemente sofre com problemas relacionados à falta de clareza nos objetivos do sistema e à comunicação deficiente entre clientes e desenvolvedores. A Engenharia de Requisitos surge justamente como uma área destinada a minimizar esses riscos, estruturando processos de elicitação, análise, especificação e validação de requisitos. Essa disciplina busca garantir que as necessidades reais dos usuários sejam compreendidas, documentadas e transformadas em soluções tecnológicas adequadas. Considerando esse contexto, e refletindo sobre os conceitos fundamentais apresentados na Unidade 1 do material didático, redija um texto dissertativo que responda:
Qual a importância da Engenharia de Requisitos para o sucesso de um projeto de software e quais consequências podem ocorrer quando essa etapa não é bem conduzida?


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Para realizar o empréstimo não há uma forma definida a ser seguida, o desenvolvedor pode criar um List de Empréstimos ou outra forma que desejar,

 MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2025

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Nesta atividade, você construirá um Sistema de Biblioteca em Java, executado em console, com foco em Programação Orientada a Objetos e estruturas de controle. O objetivo é demonstrar seu domínio de modelagemencapsulamentoherança e classes/métodos abstratos, além de boas práticas de código, mensagens ao usuário e tratamento de erros. A seguir, você encontrará os requisitos funcionais e o modelo de domínio a serem implementados.
 

Fonte: Elaborado pelo professor,2025.


Implemente, em Java, um Sistema de Biblioteca executado em console que permita cadastrar, alterar, pesquisar e excluir livros, além de registrar empréstimos e devoluções. A aplicação deve empregar Orientação a Objetos (atributos, visibilidade, métodos, classes/objetos, herança, encapsulamento, métodos estáticos, polimorfismo, classes/métodos abstratos) e estruturas de controle (menu, fluxo condicional, laços contados e variações).

1) Requisitos Funcionais (menu e operações)
Implemente um menu em loop até que o usuário escolha “Sair” ou alguma opção semelhante, com as opções:
Cadastrar livro
Alterar livro (por ID ou ISBN)
Pesquisar livro (por título/autor/ISBN)
Excluir livro
Listar acervo
Emprestar livro
Devolver livro
Sair

O cadastro deve ser armazenado em List<Livro> em memória.
Para realizar o empréstimo não há uma forma definida a ser seguida, o desenvolvedor pode criar um List de Empréstimos ou outra forma que desejar, mas deve registrar a situação do livro e não permitir um novo empréstimo sem que a devolução seja realizada.
Em Relatórios, ofereça:
“Livros disponíveis”
“Livros emprestados”

2) Modelo de Domínio (OO – Parte I e II)
2.1 Classe básicas
Livro (classe)
Atributos (privados): id (Long), isbn (String), titulo (String), autor (String), ano (int), categoria (String)
Visibilidade/métodos: getters/setters; toString(); validações no setter (ex.: ano positivo; isbn não vazio).
2.2 Herança, classes/métodos abstratos
ItemBiblioteca (classe abstrata)
Atributos comuns (ex.: id, título);
Livro estende ItemBiblioteca e implementa calcularMulta (ex.: R$ 1,50 por dia).

Orientações:

- O código deve ser desenvolvido em Java na IDE de sua preferência e, ao final, copiado e colado no template da atividade MAPA disponibilizado no material da disciplina. Somente o template preenchido deve ser enviado na plataforma, não os arquivos .java separados.


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Fonte: Elaborado pelo professor,2025.


Implemente, em Java, um Sistema de Biblioteca executado em console que permita cadastrar, alterar, pesquisar e excluir livros, além de registrar empréstimos e devoluções. A aplicação deve empregar Orientação a Objetos (atributos, visibilidade, métodos, classes/objetos, herança, encapsulamento, métodos estáticos, polimorfismo, classes/métodos abstratos) e estruturas de controle (menu, fluxo condicional, laços contados e variações).

1) Requisitos Funcionais (menu e operações)
Implemente um menu em loop até que o usuário escolha “Sair” ou alguma opção semelhante, com as opções:
Cadastrar livro
Alterar livro (por ID ou ISBN)
Pesquisar livro (por título/autor/ISBN)
Excluir livro
Listar acervo
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O cadastro deve ser armazenado em List<Livro> em memória.
Para realizar o empréstimo não há uma forma definida a ser seguida, o desenvolvedor pode criar um List de Empréstimos ou outra forma que desejar, mas deve registrar a situação do livro e não permitir um novo empréstimo sem que a devolução seja realizada.
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2) Modelo de Domínio (OO – Parte I e II)
2.1 Classe básicas
Livro (classe)
Atributos (privados): id (Long), isbn (String), titulo (String), autor (String), ano (int), categoria (String)
Visibilidade/métodos: getters/setters; toString(); validações no setter (ex.: ano positivo; isbn não vazio).
2.2 Herança, classes/métodos abstratos
ItemBiblioteca (classe abstrata)
Atributos comuns (ex.: id, título);
Livro estende ItemBiblioteca e implementa calcularMulta (ex.: R$ 1,50 por dia).

Orientações:

- O código deve ser desenvolvido em Java na IDE de sua preferência e, ao final, copiado e colado no template da atividade MAPA disponibilizado no material da disciplina. Somente o template preenchido deve ser enviado na plataforma, não os arquivos .java separados.


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Pensando nesse contexto, você deverá implementar, em Java (modo console), um Cadastro Rápido de Veículos que siga as especificações abaixo.

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No mercado automotivo, o registro e a análise de informações sobre veículos são atividades recorrentes em diversas situações: lojas de carros e motos, seguradoras, oficinas e até sistemas de gestão de frotas precisam lidar com cadastros e consultas de dados. Além de armazenar dados básicos (como marca, modelo e ano), muitas vezes é necessário aplicar filtros de preço e realizar cálculos complementares, como estimativas de seguro.
 

Fonte: Elaborado pelo Professor,2025.


Pensando nesse contexto, você deverá implementar, em Java (modo console), um Cadastro Rápido de Veículos que siga as especificações abaixo.

Requisitos da implementação:
Implemente, em Java (console), um Cadastro Rápido de Veículos (sem menu). O programa deverá solicitar os dados em sequência, armazenar tudo em uma List<Veiculo>, e ao final listar apenas os veículos que atendam a uma condição informada pelo usuário.

1) Fluxo 
Pergunte ao usuário quantos veículos deseja cadastrar (entre 1 e 10).
Para cada veículo (laço contado):
Pergunte o tipo: C para Carro ou M para Moto.
Solicite marcamodeloano e preço.
Se Carro, pergunte número de portas.
Se Moto, pergunte cilindrada (cc).
Após o cadastro de todos, pergunte um preço mínimo (double).
Liste apenas os veículos com preço > preçoMínimo.


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Fonte: Elaborado pelo Professor,2025.


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1) Fluxo 
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Para cada veículo (laço contado):
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