MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comNesta
atividade, você construirá um Sistema de Biblioteca em Java,
executado em console, com foco em Programação Orientada a
Objetos e estruturas de controle. O objetivo é demonstrar
seu domínio de modelagem, encapsulamento, herança e classes/métodos
abstratos, além de boas práticas de código, mensagens ao usuário e
tratamento de erros. A seguir, você encontrará os requisitos funcionais e o
modelo de domínio a serem implementados.
Fonte:
Elaborado pelo professor,2025.
Implemente, em Java, um Sistema de Biblioteca executado em
console que permita cadastrar, alterar, pesquisar e excluir livros,
além de registrar empréstimos e devoluções. A aplicação deve
empregar Orientação a Objetos (atributos, visibilidade,
métodos, classes/objetos, herança, encapsulamento, métodos estáticos,
polimorfismo, classes/métodos abstratos) e estruturas de controle (menu,
fluxo condicional, laços contados e variações).
1) Requisitos Funcionais (menu e operações)
Implemente um menu em loop até que o usuário escolha “Sair” ou
alguma opção semelhante, com as opções:
Cadastrar livro
Alterar livro (por ID ou ISBN)
Pesquisar livro (por título/autor/ISBN)
Excluir livro
Listar acervo
Emprestar livro
Devolver livro
Sair
O cadastro deve ser armazenado em List<Livro> em
memória.
Para realizar o empréstimo não há uma forma definida a ser seguida, o
desenvolvedor pode criar um List de Empréstimos ou outra forma que desejar, mas
deve registrar a situação do livro e não permitir um novo empréstimo sem que a
devolução seja realizada.
Em Relatórios, ofereça:
“Livros disponíveis”
“Livros emprestados”
2) Modelo de Domínio (OO – Parte I e II)
2.1 Classe básicas
Livro (classe)
Atributos (privados): id (Long), isbn (String), titulo (String), autor
(String), ano (int), categoria (String)
Visibilidade/métodos: getters/setters; toString(); validações no
setter (ex.: ano positivo; isbn não vazio).
2.2 Herança, classes/métodos abstratos
ItemBiblioteca (classe abstrata)
Atributos comuns (ex.: id, título);
Livro estende ItemBiblioteca e implementa calcularMulta
(ex.: R$ 1,50 por dia).
Orientações:
- O código deve ser desenvolvido em Java na IDE de sua preferência e,
ao final, copiado e colado no template da atividade MAPA disponibilizado no
material da disciplina. Somente o template preenchido deve ser enviado na
plataforma, não os arquivos .java separados.
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com






0 comentários:
Postar um comentário