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29 de mar. de 2022

MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2022

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MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2022



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Olá, estudante!

 

A partir das discussões realizadas durante a disciplina Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Administração Estratégica e as ferramentas que contribuem para o sucesso organizacional. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de analisar o ambiente organizacional de uma empresa, construir a Matriz SWOT e propor melhorias. 

Para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:

 

 P R I M E I R A  E TA PA

- Ler o conteúdo da unidade 5 do livro da disciplina e o texto de apoio.

- Assistir as aulas conceituais referentes ao tema que estão disponíveis no seu ambiente virtual.

- Assistir ao vídeo sobre Análise SWOT, para isso, copie e cole esse link no seu navegador

<https://www.youtube.com/watch?v=BB32ItNTxg0>.

 S E G U N DA  E TA PA

- Você deverá ler e avaliar atentamente o Estudo de Caso apresentado e responder ao que se pede.

 T E RC E I R A  E TA PA

- Realize e envie a atividade solicitada.

 

Vamos lá?!

 

 P R I M E I R A  E TA PA :  L e i t u r a  d o  t e x t o  d e  a p o i o

 M AT R I Z S W OT 

 

Imagine que você tenha a opção de viajar para um país no próximo s e fará um quadro de s e

contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.

 

Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de stregths), fraquezas (W, de weakenesses) do negócio fatores internos , assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do macroambiente fatores externos. Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e

para novos projetos, ela consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.

 

Como montar uma matriz SWOT?

O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é definir quais o os pontos fracos e fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários possuem

as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes o voltam após uma compra.

 

Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.

 

Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa o consegue controlar. Nesse quesito, o observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também o exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.

 

 S E G U N DA E TA PA : E s t u d o d e C a s o

 

 

 M C  D O N A L D S

 

O McDonald’s é a mais conhecida rede de restaurantes do mundo. Nascida de uma inovação do processo de fast food, a empresa se expandiu pelo sistema franchising. O restaurante oferecia comida rápida e barata mesmo antes de ser uma rede. O primeiro restaurante iniciou suas atividades em 1937 na Califórnia, Estados Unidos. Inicialmente no formato drive-in, ou seja, os clientes eram atendidos nos carros. Esse sistema era moda devido ao apego aos automóveis e ao modo de vida vigente na região à época. Os fundadores do primeiro restaurante, Richard (Dick) e Maurice McDonald, alcançaram sucesso rapidamente. Apesar do sucesso inicial de seu negócio, os empreendedores vislumbram que a velocidade da operação poderia ser

um diferencial, visto que seu restaurante, que era uma imitação de outra ex-inovação na região, rapidamente encontrou novos concorrentes.

 

Com base no self service e em um sistema que se assemelhava muito a linha de produção de Ford, os irmãos McDonald buscaram uma forma de inovar e buscar uma vantagem em relação à concorrência. Neste sistema as garçonetes que antes serviam os carros estacionados foram trocadas por balcões onde os clientes pediam seus lanches. O modelo de elaboração destes lanches lembrava mais linhas de montagem de automóveis do que cozinhas dos anos 40. Os irmãos McDonald foram um grande sucesso, mas se o fosse Ray Kroc, o

resto do mundo poderia nunca ter ouvido falar deles.

 

Kroc, um vendedor de mixers para milk shake, negociou um acordo de franquia que concedia a ele direitos exclusivos da franquia McDonald’s nos EUA. A parceria com os irmãos foi o ponto de partida para a formatação do que seria a franquia padrão McDonald’s. Apesar de já vender algo parecido com franquias antes de Kroc, a operação se ressentia de um maior profissionalismo e de uma pessoa que encarasse o desafio de transformar aquele modelo de negócios em uma rede que tivesse uma identidade e um padrão definido.

 

Segundo a revista Exame (2004), há mais de uma década os principais problemas da empresa uma década atrás já eram as: refeições calóricas; campanhas anticarboidratos; campanhas antiglobalização; relação problemática com os franqueados; baixa remuneração dos empregados. A empresa também sabe que tem que responder eficazmente às percepções negativas sobre a categoria do segmento IEO (informal eating out).

 

O aumento da concorrência e as novas tendências alteraram o padrão de consumo e o cardápio dos restaurantes, o que causou um problema na definição de fornecedores e afetou a escala global. A empresa considera que seu segmento de atuação, o informal eating out, permanece estagnado recentemente. O que aconteceu é que em alguns países o crescimento foi apenas modesto e em outros chegou a diminuir (McDonald’s Corporation, 2015). A geração chamada millennials, o termo designa a geração nascida entr

1980 e 2000, se contrapõe as gerações anteriores nos quesitos saúde e alimentação.

O McDonald’s na virada do milênio lançou um cardápio mais natural, mas o pode deixar de lado o cardápio tradicional. Alguns produtos como os Wraps, espécie de lanche enrolado customizado que utiliza alimentos mais frescos, paralisam a cozinha e aumentam a demora na entrega das refeições. Ao longo dos anos, o tempo de espera para ser atendido no McDonald’s aumentou. Desde 2007, cardápio da rede cresceu

70% e os equipamentos para fabricar esses novos lanches encareceram a operação para os franqueados. A retração dos mercados obriga a empresa a estar inovando e lançando sempre novos produtos. A empresa busca inovar em promoções e prêmios, como os brinquedos no Lanche Feliz, o serviço rápido, e a capacidade de gerir a força e valor da imagem da marca, tornam a empresa uma companhia mundialmente famosa por suas operações e produtos. No entanto, muitas vezes a empresa parece esquecer-se de seus clientes “internos (funcionários) gerando um alto nível de turnover (rotatividade de funcionários) e focar apenas no cliente final. O fato do menu do McDonald’s ter se expandido a ponto de ser difícil de manejar e obrigar a retardar operações, deixou franqueados irritados e profundamente preocupados, sendo que para eles a companhia perdeu o foco.

 

Segundo os diretores da empresa, se eles o desenvolvessem com êxito as estratégias de crescimento global, a rede o seria capaz de aumentar as receitas ou participação dentro do seu mercado (McDonald’s Corporation, 2015). A rentabilidade segundo Ray Kroc “uma companhia deve estar pronta para reagir rapidamente a mudanças imprevistas no seu mercado, mesmo quando requeiram um curso completamente novo e a história inicial da internacionalização do McDonald´s mostra que esse preceito foi seguido. Cada novo país que se instalava pequenas concessões foram aceitas para que o negócio seguisse em frente e lograsse êxito. Schuiling e Kapferer (2004) o pistas sobre esse tipo de atitude, ou seja, uma abordagem de marketing mais multidoméstica, onde intermediários de marketing locais desenvolvem publicidade para os consumidores locais e com base no conhecimento local.

 

Aparece assim a estratégia glocal da empresa, ou seja, mesmo no sistema de franquia onde os processos o constantemente padronizados há uma customização pensada no mercado local. Produtos básicos o encontrados em todo mundo, como, por exemplo, o hambúrguer e o milk shake, mas para atender cada mercado em que a rede está presente existem diferenças no que é vendido nas lojas. Como cada país tem uma peculiaridade, seja de produto ou processo, o nível de diferença entre os “clones é da casa de mais d120 produtos diferentes, com lanches específicos e bebidas em cada mercado de atuação da empresa, assim, a empresa busca a adaptação às diferentes culturas que atua.

 

A padronização ajudou na formatação do negócio, mas com a estratégia glocal a padronização torna-se prejudicial, como visto, uma das maneiras encontradas pela rede de fast food passa por uma maior necessidade de soluções individuais. As capacidades centrais, a coleção de conjuntos de conhecimentos que o o coração da empresa constantemente reforçada a partir de múltiplas fontes, ao mesmo tempo que permitem a inovação, também podem impedi-la, e como disse Fontenelle (2007), a rigidez do “sistema McDonald’s”, que sustentou esse modelo de negócio, de bases fordistas suportado por uma estratégia de padronização pode ter levado a empresa aos resultados decepcionantes que ela busca contornar.

 

A empresa tem consciência de que a capacidade para aumentar as vendas e os lucros depende da capacidade do sistema atender as expectativas para alimentos seguros e a capacidade de gerenciar o impacto potencial sobre o McDonald’s. Apesar do alto nível de controle e exigência sobre a segurança alimentar, alguns eventos m ocorrido na indústria de alimentos no passado, e podem, com uma má gestão ocorrer novamente no futuro.

 

AGUIAR, H. S.; LUPPE, M. R. Um gigante difícil de manobrar. FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão. v.18, n.2, p. 237-251. (Adaptado).

 

 T E RC E I R A E TA PA : r e s o l ve r e e n v i a r a a t i v i d a d e

 

 

Agora é com você!

 

A partir do caso apresentado “Mc Donalds e os estudos realizados sobre Administração Estratégica, faça que se pede. 

1. Analise o contexto organizacional do Mc Donalds (ambiente interno e externo da empresa) e, a partir das informações levantadas, construa a Matriz SWOT para essa empresa. Para isto, é necessário apresentar no mínimo dois pontos fortes, dois pontos fracos, duas oportunidades e duas ameaças.

FORÇAS                 FRAQUEZAS

 

 

 

OPORTUNIDADESAMEAÇAS

 

2. A partir da Matriz SWOT construída na questão 1 e supondo que você é gestor(a) de uma franquia do Mc Donalds em seu munícipio, escolha duas fraquezas ou duas ameaças e apresente ao menos uma sugestão de melhoria para cada uma dela.

 

3. Considerando o caso do Mc Donalds e a análise realizada por você, descreva a importância da MatriSWOT para o desenvolvimento do planejamento e criação de estratégias organizacionais.

 

 

 D i c a s  i m p o r t a n t e s  d o s  p r of e s s o r e s

- Assista ao  V í d e o  d e  O r i e n t a ç õ e s  gravado pelo professor. Copie e cole o link no seu navegador:

<https://youtu.be/KwUrX6qOpb4>

- Utilize o Formulário Padrão em word disponível no ambiente da disciplina > Materiais> Material da

Disciplina.

- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois o haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo o serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto o será atribuído nota.

- Em casos de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com Mediador.


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