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MAPA - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2022
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Olá, estudante!
A partir das discussões realizadas durante a disciplina Teorias da Administração, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos apreendidos sobre Administração Estratégica e as ferramentas que contribuem para o sucesso organizacional. Para tanto, você enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de analisar o ambiente organizacional de uma empresa, construir a Matriz SWOT e propor melhorias.
Para desenvolver
esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:
P
R I M E I R A E TA PA
- Ler o conteúdo da unidade 5 do livro da disciplina
e o texto de apoio.
- Assistir as aulas conceituais
referentes ao tema que estão disponíveis no seu ambiente virtual.
- Assistir ao vídeo sobre Análise SWOT, para isso, copie e cole esse link no seu navegador
<https://www.youtube.com/watch?v=BB32ItNTxg0>.
S
E G U N DA E TA PA
- Você deverá ler e avaliar atentamente
o Estudo de Caso apresentado
e responder ao que se pede.
T
E RC E I R A E TA PA
- Realize e envie a atividade solicitada.
Vamos lá?!
P
R I M E I R A E TA PA : L e i t u r a d o t e x t o d e a p o i o
M AT R I Z S W OT
Imagine que você tenha a opção de viajar para um país no próximo mês e fará um quadro de pós e
contras para tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você, como disponibilidade de
tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está
favorável, se há boas condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu controle. Nas
empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.
Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela mede as forças (S, de stregths), fraquezas (W, de weakenesses) do negócio – fatores internos –, assim como oportunidades (O, de opportunities) e ameaças (T, de threats) do
macroambiente – fatores externos. Muito utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e
para novos projetos, ela consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu principal objetivo é dar um diagnóstico
estratégico que deve prever e prevenir condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento se diferenciar.
Como montar uma matriz SWOT?
O primeiro passo para colocar em prática essa técnica estratégica é definir quais são os pontos fracos e
fortes do ambiente interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos ou
fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o negócio: se os funcionários possuem
as capacidades que o cargo exige, quais as deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após uma compra.
Em seguida, definem-se os pontos fortes, que devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.
Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar. Nesse quesito, são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades,
expansão da linha de produtos, chances de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e
valor. Também são exploradas
as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o mesmo
nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do negócio.
S E G U N DA E TA PA : E s t u d o d e C a s o
M
C D O N A L D S
O McDonald’s é a mais conhecida rede de restaurantes do mundo. Nascida de uma inovação do processo de
fast food, a empresa se expandiu pelo sistema franchising. O restaurante
oferecia comida rápida e barata mesmo antes de ser uma rede. O primeiro restaurante
iniciou suas atividades em 1937 na Califórnia, Estados
Unidos. Inicialmente no formato drive-in, ou seja, os clientes eram atendidos nos carros. Esse sistema era moda devido ao apego aos automóveis e ao modo de vida vigente na região à época. Os fundadores do
primeiro restaurante, Richard (Dick) e Maurice McDonald, alcançaram
sucesso rapidamente. Apesar do
sucesso inicial de seu negócio, os empreendedores vislumbram que a velocidade
da operação poderia ser
um diferencial, visto que seu restaurante, que era uma imitação de outra ex-inovação na região,
rapidamente encontrou novos concorrentes.
Com base no
self
service e em
um sistema
que se
assemelhava muito a linha de produção
de Ford,
os irmãos
McDonald buscaram uma forma de
inovar e buscar uma vantagem em
relação à concorrência. Neste sistema as
garçonetes que antes serviam os
carros estacionados foram trocadas por
balcões onde os clientes pediam
seus lanches.
O modelo de elaboração destes lanches
lembrava mais linhas de montagem
de automóveis
do que cozinhas dos anos 40. Os irmãos McDonald foram um grande sucesso, mas se não fosse Ray Kroc, o
resto do mundo poderia nunca ter ouvido falar deles.
Kroc, um vendedor de mixers para milk shake, negociou um acordo de franquia que concedia a ele direitos
exclusivos da franquia McDonald’s nos EUA. A parceria com os irmãos foi o ponto de partida para a formatação do que seria a franquia padrão McDonald’s.
Apesar de já vender algo parecido com franquias
antes
de Kroc, a operação se ressentia de um maior profissionalismo e de uma pessoa que encarasse o
desafio de transformar aquele modelo de negócios em uma rede que tivesse uma identidade e um padrão definido.
Segundo a revista Exame (2004), há mais de uma década os principais
problemas da empresa uma década
atrás
já eram as: refeições calóricas; campanhas anticarboidratos; campanhas antiglobalização; relação
problemática com os franqueados; baixa remuneração dos empregados. A empresa também sabe que tem que responder eficazmente às percepções negativas sobre a categoria do segmento IEO (informal eating out).
O aumento da concorrência e as novas tendências
alteraram o padrão de consumo e o cardápio dos restaurantes, o que causou um problema na definição de fornecedores e afetou a escala global. A empresa considera que seu segmento de atuação, o informal eating out, permanece estagnado recentemente. O que aconteceu é que em alguns países o crescimento foi apenas modesto e em outros chegou a diminuir
(McDonald’s Corporation, 2015). A geração chamada millennials, o termo designa a geração nascida entre
O McDonald’s na virada do milênio lançou um cardápio mais natural, mas não pode deixar de lado o cardápio tradicional. Alguns produtos como os Wraps, espécie de lanche enrolado customizado que utiliza
alimentos mais frescos, paralisam a cozinha e aumentam a demora na entrega das refeições.
Ao longo dos
anos,
o tempo de espera para ser atendido no McDonald’s
aumentou. Desde 2007, cardápio da rede cresceu
70% e os equipamentos para fabricar esses novos lanches encareceram a operação para os franqueados. A retração dos mercados obriga a empresa a estar inovando e lançando sempre novos produtos. A empresa
busca
inovar em promoções e prêmios, como os brinquedos
no Lanche Feliz, o serviço rápido, e a capacidade de gerir a força e valor da imagem da marca, tornam a empresa uma companhia mundialmente famosa por suas operações e produtos. No entanto, muitas vezes a empresa parece esquecer-se
de seus clientes “internos”
(funcionários) gerando um alto nível de turnover (rotatividade de funcionários) e focar apenas no cliente final. O fato do menu do McDonald’s
ter se expandido a ponto de ser difícil de manejar e
obrigar a retardar operações,
deixou franqueados irritados e profundamente preocupados, sendo que para
eles
a companhia perdeu o foco.
Segundo os diretores da empresa, se eles não desenvolvessem com êxito as estratégias de crescimento
global, a rede não seria capaz de aumentar as receitas ou participação dentro do seu mercado (McDonald’s
Corporation, 2015). A rentabilidade segundo Ray Kroc “uma companhia deve estar pronta para reagir
rapidamente a mudanças imprevistas
no seu mercado, mesmo quando requeiram um curso completamente
novo”
e a história inicial da internacionalização do McDonald´s mostra que esse preceito foi seguido. Cada
novo
país que se instalava pequenas concessões foram aceitas para que o negócio seguisse em frente e
lograsse êxito. Schuiling e Kapferer (2004) dão pistas sobre esse tipo de atitude, ou seja, uma abordagem de marketing mais multidoméstica, onde intermediários de marketing locais desenvolvem publicidade para os
consumidores locais e com base no conhecimento local.
Aparece assim a estratégia “glocal” da empresa, ou seja, mesmo no sistema de franquia onde os processos são constantemente padronizados há uma customização pensada no mercado local. Produtos básicos são encontrados em todo mundo, como, por exemplo, o hambúrguer e o milk shake, mas para atender cada mercado em que a rede está presente existem diferenças no que é vendido nas lojas. Como cada país tem uma peculiaridade, seja de produto ou processo, o nível de diferença entre os “clones” é da casa de mais de 120 produtos diferentes, com lanches específicos e bebidas em cada mercado de atuação da empresa, assim, a empresa busca a adaptação às diferentes culturas que atua.
A padronização ajudou na formatação do negócio, mas com a estratégia
“glocal” a padronização torna-se
prejudicial, como visto, uma das maneiras encontradas pela rede de fast food passa por uma maior necessidade de soluções individuais. As capacidades centrais, a coleção de conjuntos de conhecimentos que são o coração da empresa constantemente reforçada a partir de múltiplas fontes, ao mesmo tempo que permitem a inovação, também podem impedi-la,
e como disse Fontenelle
(2007), a rigidez do “sistema McDonald’s”, que sustentou esse modelo de negócio, de bases fordistas suportado por uma estratégia de
padronização pode ter levado a empresa aos resultados
decepcionantes que ela busca contornar.
A empresa tem consciência de que a capacidade
para aumentar as vendas e os lucros depende da capacidade do sistema atender as expectativas para alimentos seguros e a capacidade de gerenciar o impacto potencial sobre o McDonald’s.
Apesar do alto nível de controle e exigência sobre a segurança
alimentar, alguns eventos têm ocorrido na indústria de alimentos no passado, e podem, com uma má gestão ocorrer novamente no futuro.
AGUIAR, H. S.; LUPPE, M. R. Um gigante difícil de manobrar. FACEF Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão. v.18, n.2, p. 237-251. (Adaptado).
T E RC E I R A E TA PA : r e s o l ve r e e n v i a r a a t i v i d a d e
Agora é com você!
A partir do caso apresentado
“Mc Donalds” e os estudos realizados
sobre Administração Estratégica, faça o
1. Analise o contexto organizacional do Mc Donalds (ambiente interno e externo da empresa) e, a partir das
informações levantadas, construa a Matriz SWOT para essa empresa. Para isto, é necessário apresentar no
mínimo dois pontos fortes, dois pontos fracos, duas oportunidades e duas ameaças.
FORÇAS FRAQUEZAS
OPORTUNIDADESAMEAÇAS
2. A partir da Matriz SWOT construída na questão 1 e supondo que você é gestor(a) de uma franquia do Mc Donalds em seu munícipio, escolha duas fraquezas ou duas ameaças e apresente ao menos uma sugestão de melhoria para cada uma dela.
3. Considerando o caso do Mc Donalds e a análise realizada por você, descreva a importância da Matriz SWOT para o desenvolvimento do planejamento e criação de estratégias organizacionais.
D
i c a s i m p o r t a n t e s d o s p r of e s s o r e s
- Assista ao V í d e o d e
O r i e n t a ç õ e s gravado pelo professor. Copie e cole o link no seu navegador:
<https://youtu.be/KwUrX6qOpb4>
- Utilize o Formulário Padrão em word disponível no ambiente da disciplina > Materiais> Material da
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