Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

25 de mar. de 2024

MAPA - GCOM - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51/2024

 MAPA - GCOM - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudantes! Prontos(as) para elaboração do MAPA? Vamos lá!
 
No cenário dinâmico e competitivo dos negócios, a segmentação de mercado surge como uma ferramenta fundamental para orientar estratégias eficazes. Essa prática consiste em dividir o mercado em grupos distintos de consumidores com características e necessidades semelhantes, permitindo que as empresas personalizem suas abordagens e entreguem valor de forma mais eficiente. A necessidade de segmentação é intrínseca e se torna ainda mais crucial na medida em que as organizações buscam se destacar e prosperar em um ambiente complexo.
 
A segmentação refere-se ao processo de dividir um mercado amplo e diversificado em grupos mais específicos e homogêneos, conhecidos como segmentos. Essa prática tem como objetivo identificar características comuns entre os consumidores dentro de cada segmento, permitindo que as empresas adaptem suas estratégias de marketing para atender de maneira mais eficaz às necessidades e preferências específicas de cada grupo. As bases mais comuns de segmentação são: geográficas, demográficas, psicográficas, comportamentais e os benefícios procurados.
 
 A segmentação pode parecer um processo puramente técnico, mas na verdade transcende números e gráficos, encontrando sua essência na capacidade de atribuir significados às interações entre empresas e consumidores. A segmentação de mercado, em sua essência, é como um tradutor, que decodifica a linguagem complexa dos desejos e necessidades dos consumidores. Compreender esse processo enquanto gestor significa desvendar os segredos por trás das decisões estratégicas empresariais. Imagine-se como um explorador, desbravando terras desconhecidas do mercado. A segmentação é a bússola confiável que guia esse explorador, permitindo-lhe discernir entre diferentes grupos de consumidores, cada qual com suas próprias características, preferências e peculiaridades. Essa compreensão minuciosa é a chave para desbloquear oportunidades.
 
Ao entender a segmentação, nos deparamos com a poderosa ferramenta de personalização. As empresas, ao abraçarem a segmentação, podem adaptar suas narrativas de marca, produtos e estratégias de marketing para se alinhar perfeitamente com as expectativas de cada grupo. Isso permite contar uma história envolvente que ressoa com o coração do consumidor. Nesse sentido, no vasto território do marketing, a segmentação emerge como um pilar estratégico que não apenas direciona, mas enriquece as estratégias, conferindo uma dimensão mais profunda à conexão entre empresas e consumidores. Essa prática vai além de simples categorias, ela representa uma jornada de valor agregado, moldando o panorama do marketing contemporâneo.
 
Vale ressaltar que uma das principais vantagens da segmentação é a capacidade de compreender melhor o público-alvo. Ao dividir os consumidores em grupos específicos, as empresas conseguem aprofundar seu entendimento sobre as preferências, comportamentos de compra e necessidades individuais. Essa compreensão mais aprofundada permite que as empresas personalizem produtos, serviços e estratégias de marketing, otimizando a eficácia de suas ações.
 
Os carros elétricos no Brasil têm ganhado cada vez mais destaque e relevância, refletindo uma mudança significativa no cenário automotivo do país. Diversos fatores contribuem para o aumento da popularidade dos veículos elétricos, e essa transição está alinhada com os esforços globais para reduzir as emissões de carbono e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
 
Uma das principais razões para a crescente aceitação dos carros elétricos no Brasil é a conscientização ambiental. Com a preocupação crescente em relação ao aquecimento global e à poluição do ar, os consumidores estão buscando alternativas mais sustentáveis de transporte. Os carros elétricos, por serem alimentados por energia elétrica, produzem menos emissões de gases poluentes em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis.
 
Além disso, a evolução da infraestrutura de recarga tem desempenhado um papel crucial nessa tendência. A expansão das estações de recarga e o aumento da autonomia das baterias têm reduzido as preocupações com a chamada "ansiedade de autonomia", que é o receio de ficar sem carga durante uma viagem. Com uma infraestrutura mais robusta, os motoristas se sentem mais seguros para adotar os carros elétricos como uma opção viável.
 
 Fonte: adaptado de: Tudo sobre o Carro Elétrico no Brasil: Saiba os Desafios e Tendências. Retornar.
Disponível em: < https://retornar.com.br/tudo-sobre-o-panorama-do-carro-eletrico-no-brasil/> Acesso em: 10 dez. 2023.
 
Os modelos de carros elétricos têm experimentado uma significativa expansão e diversificação, refletindo a demanda crescente por veículos mais sustentáveis e eficientes. A variedade de modelos oferece opções para diferentes perfis de consumidores e necessidades, contribuindo para a segmentação desse mercado em várias categorias.
 
Um exemplo é o Chevrolet Bolt EV, carro 100% elétrico que possui capacidade de 66 kWh, e autonomia de 390km (INMETRO). No site da marca o modelo do novo Bolt EV a comunicação está voltada para os benefícios ambientais e a modernidade tecnológica do veículo. O carro está disponível em 4 cores: vermelho rubi, branco summit, preto ouro negro e cinza urbano.
 
Conforme o site “Com seu potente motor de zero emissão, o Chevrolet Bolt EV ajuda você a chegar mais longe com apenas uma carga de bateria.  [...] O Novo Bolt EV traz o que há de mais completo em tecnologia e uma conectividade muito mais avançada com Wi-Fi nativo, novo MyLink de 10”, Alexa, Spotify, projeção sem fio e a exclusiva tecnologia OnStar, com uma equipe #SempreOn para atender você, através da central ou do MyChevrolet App. Tudo para conduzir você por caminhos mais inovadores.”  Além disso, a marca comunica o novo modelo como tendo uma grande autonomia, uma aceleração rápida, além de muita conectividade e toda a conveniência. A proposta da marca é que o usuário possa carregar o carro na tomada de casa ou nos eletropostos além disso é possível acompanhar a performance do carro direto no computador de bordo.
 
IMAGEM (foto de capa do link abaixo, carro vermelho, Novo Bolt EV 2022)
​Fonte: Imagem de < https://www.chevrolet.com.br/eletrico/bolt-ev>

Como gestor(a) de uma fábrica automobilística, com base nas leituras prévias do conteúdo e nos expostos acima, leia atentamente o que se pede a seguir e analise bem as questões para respondê-las:
 
1) A segmentação de mercado é uma estratégia que divide um mercado amplo em grupos menores, com características e necessidades semelhantes. Essa estratégia é utilizada por empresas de todos os portes para melhorar o direcionamento de suas ações de marketing e vendas. Os gestores devem definir para quais segmentos seus produtos serão direcionados. Portanto, utilize 2 critérios da base de segmentação psicográfica (estilo de vida e valores) e 2 critérios da base de segmentação comportamental (benefícios de compra e preferência de cor) faça a segmentação do novo carro elétrico Chevrolet Bolt, justificando como o novo carro deve ser segmentado nestas bases.

2) Agora, explique de que maneira a segmentação psicográfica e comportamental podem contribuir para a elaboração das estratégias de lançamento do carro e como esse processo pode contribuir para a decisão de compra. Utilize de 10 a 30 linhas.
 
Orientações:

​- Para realizar a atividade, você precisa utilizar o Formulário Padrão do MAPA. O formulário padrão está disponível no ambiente da disciplina, no ícone ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
 - Ao mencionar partes de textos, sejam elas retiradas do livro didático ou da Internet, lembre-se de indicar as devidas referências ao final da atividade.
 
Dúvidas?
Envie uma mensagem pelo Fale com Mediador!

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares