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4 de mai. de 2022

MAPA - ESOFT - BANCO DE DADOS II – 522022

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MAPA - ESOFT - BANCO DE DADOS II – 522022



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QUESTÃO 1

 

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

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Com a autorização do uso de Telemedicina para o atendimento remoto a pacientes, Dante e seus sócios criaram uma startup para a oferta de emissão de laudos de exames à distância, na forma de uma cooperativa. A partir da reunião de kick-off do projeto, a seguinte descrição foi compilada e deve ser utilizada para a modelagem da primeira versão do banco de dados que dará suporte ao sistema:

 

“O software que atenderá a cooperativa de laudos será acessado por um conjunto de usuários, não necessariamente profissionais de saúde. Pelo fato de esses usuários poderem estar localizados em qualquer parte do mundo, será necessário conhecer o país, a divisão política dentro do país (estado, província) e acidade na qual o usuário reside, bem como o seu nome, o seu endereço e informações de contato (cada usuário poderá ter n contatos diferentes, de diferentes tipos – tais como endereços de e-mail, telefones, entre outros).

 

Cada usuário poderá estar relacionado com n estabelecimentos de saúde; cada estabelecimento de saúde possui um nome de registro, um nome fantasia, um número de registro e um endereço (incluindo país, divisão política e cidade), além de informações de contato.

Todo profissional de saúde registrado no sistema é, obrigatoriamente, um usuário do mesmo. Como forma de complemento de cadastro, um profissional de saúde possui um número de registro profissional e uma ou mais especialidades médicas relacionadas (como por exemplo, cardiologia e neurologia). Da mesma forma, um profissional de saúde está liberado para visualizar e manter dados de um ou mais estabelecimentos de saúde, desde que seu cadastro especifique essa liberação.

Quando um exame ou procedimento é realizado por um dos estabelecimentos de saúde participantes, dados como a data, o paciente, o tipo de exame executado (eletrocardiograma, tomografia  computadorizada, entre outros) e observações são persistidas no BD para avaliação posterior. Pelo fato de o mesmo paciente poder executar diferentes exames durante a sua vida, é necessário manter seus dados cadastrais atualizados (incluindo o nome, o sexo, o endereço completo e os seus dados de contato).

Exames executados poderão ser laudados pelos profissionais de saúde registrados no sistema. Cada exame poderá ter até dois laudos vinculados (chamados respectivamente de primeira e segunda opinião). Um laudo é composto por uma data e por uma observação, onde são registrados os achados e as orientações de tratamento (se for o caso).

 

Diferentes tipos de exame possuem valores diferentes para a execução dos exames e para a redação dos laudos. Esses valores compõem uma tabela de preços que possui uma vigência (com datas inicial e final de validade). Uma segunda opinião dada a respeito de um exame é cobrada da mesma forma que uma primeira opinião”.

 

A partir desta descrição, você deverá criar:

- Um diagrama E-R desenhado utilizando a ferramenta de preferência do aluno Sugestão de ferramentas:

* MySQL Workbench

- https://www.mysql.com/products/workbench

* brModelo

- https://www.brmodeloweb.com/lang/pt-br/index.html

Você deverá entregar

uma imagem em alta definição do diagrama E-R gerado, em formato PNG ouJPG/JPEG e os comandos DDL necessários para a criação do esquema físico do BD.

Requisitos:

- a especificação de campos obrigatórios fica a critério do projetista do BD (aluno);

- o esquema de BD deve incluir as tabelas de domínio necessárias para contemplar os dados acessórios a serem utilizados pelo sistema (como por exemplo: especialidades médicas, tipos de contato, dentre outras);

- as chaves primárias das tabelas, quando não puderem ser selecionadas a partir de chaves naturais, deverão ser criadas como chaves substitutas de autoincremento.

 


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MAPA - ESOFT - BANCO DE DADOS I - 522022- 52/2022

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QUESTÃO 1

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

 Analisando o Modelo Relacional , as entidades não podem ficar isoladas, uma vez que as informações estarão organizadas futuramente para o acesso de forma integrada. Para essa organização sem perda de conteúdo, as entidades devem estar associadas, ligadas entre si. No Modelo Entidade Relacionamento(MER), não é permitido ligar uma entidade diretamente à outra. Quando há uma associação, ela é representada por um relacionamento e o relacionamento é apresentado na forma de um losango e, para a associação entre entidades, deve seguir a notação básica, que são entidades ligadas ao relacionamento por  linhas retas.

Utilize seu conhecimento sobre MER para representar o banco de dados de um hospital, seguindo os requisitos abaixo:

a. O hospital possui várias alas.

b. Cada ala possui uma enfermeira responsável.

c. Cada enfermeira se reporta a uma enfermeira-chefe.

d. Enfermeiras podem atender apenas uma ala.

e. O hospital atende (credencia) os planos de saúde A, B e C.

f. Para cada plano de saúde é necessário saber os médicos credenciados nele.

g. Médico tem CRM e enfermeira tem CRE, que lhes são únicos.

h. Todo atendimento de um médico a um paciente deve ser registrado com a data e hora em que ocorreu.

i. Um mesmo paciente pode ser atendido por mais de um médico.

j. Hospital tem CNPJ.

k. Ala do hospital tem um identificador.

l. Plano de saúde tem um nome e telefone da operadora.

m. Médicos têm nome e especialidade.

n. Enfermeiras têm nome.

o. O nome de um plano de saúde é único.

 * Dicas para realizar a atividade:

1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e 2. Assista às aulas conceituais da disciplina.

ATENÇÃO:

a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .DOC ou PDF . Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.

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MAPA - TI - Algoritmo e Lógica da Programação 1- 52/2022

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1ª QUESTÃO

 

Considere que você é um profissional de desenvolvimento de softwares e acaba de ser contratado por uma empresa que comercializa aplicações e softwares para pequenas e microempresas. E, em sua primeira semana de trabalho, você foi colocado a frente de um projeto que requer o desenvolvimento de uma aplicação para realizar o gerenciamento de estoque de um mercado. Neste projeto lhe é pedido que elabore um algoritmo capaz de avaliar estoques e impedir que estes fiquem abaixo de zero (negativos) a cada venda realizada, sendo que cada produto tem seu estoque representado por uma variável.  Ao ser realizada uma venda, o valor da variável deve ser reduzido na quantidade de unidades vendidas.

 

Pois bem, antes de iniciar esta atividade é importante ressaltar que, a utilização de variáveis em um software é uma das coisas mais triviais que existem. Afinal, as operações de entrada e saída em um programa de computador está diretamente relacionada a manipulação destas variáveis. Podemos dizer inclusive que, sem variáveis, o software simplesmente não existe.

Além das variáveis, a construção de um software requer também o uso de raciocínio lógico, que na maioria dos casos, se configura com a parte mais desafiadora no desenvolvimento de uma aplicação ou sistema de software. Assim, quando trabalhamos com algoritmos, podemos nos apoiar em algumas ferramentas e técnicas que permitem a elaboração de uma solução viável para o problema em questão. Alguns exemplos são: os fluxogramas, a descrição narrativa e o próprio algoritmo em pseudocódigo. Assim, podemos esboçar algumas alternativas válidas para a solução de problemas computacionais experimentando o uso de variáveis e o exercício do raciocínio lógico.

 

Mas afinal, o que são variáveis?

As variáveis são elementos básicos na programação, pois são aquelas que armazenam os dados que precisamos no nosso algoritmo. Cada dado pode ser de um tipo diferente e, por isso precisamos mostrar ao nosso algoritmo logo no início o que esperar armazenar.

E o que é raciocínio lógico?

Raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema. Um raciocínio lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento. Existem diferentes tipos de raciocínio lógico, como o dedutivo, indutivo e abdução. No entanto, também pode ser aplicado na área da dialética.

Disponível em: < https://bityli.com/PetwC > acesso em 04 de abril de 2022.

 

Ok, agora que já nos familiarizamos com alguns conceitos e estudamos em nossa disciplina sobre a elaboração de algoritmos, vamos colocar a mão na massa! Para que se possa elaborar este algoritmo (em pseudocódigo), observe os requisitos a seguir:

 

1. O algoritmo deve contemplar o armazenamento de estoque para 5 produtos: água, refrigerante, vinho, suco e cerveja, podendo estes serem os nomes das variáveis a serem declaradas para serem mais intuitivas.

2. Uma venda só pode ser realizada se houver saldo positivo em estoque. Caso contrário, não haveria como entregar o produto ao cliente na venda.

3. Em caso de uma venda ser bem-sucedida, exibir uma mensagem positiva do processo. Caso contrário, exibir uma mensagem informando que a venda não pode ser efetuada.

4. A escolha do produto deve ser feita a partir de um menu de opções a ser exibido ao usuário que escolhe a opção desejada para em seguida, informar a quantidade desejada.

5. Todos os produtos iniciam o algoritmo com um estoque de 10 produtos, e ao longo das vendas vão sendo reduzidos estes valores, sem a necessidade de reposição durante a execução, imaginando que seria a única quantidade possível disponível no momento em que o algoritmo é executado.

Considerando o que foi apresentado acima, elabore um algoritmo simples e objetivo que atenda as demandas solicitadas na atividade, e em caso de dúvidas, assista ao vídeo explicativo da atividade e aos vídeos de conteúdos relacionados ao que é utilizado na implementação do algoritmo nas aulas conceituais e ao vivo.

Obs.: Outras funcionalidades adicionais não geram acréscimos na nota e não precisam ser implementadas no algoritmo, como por exemplo, a exibição do estoque atual de cada produto antes de cada venda ou o saldo restante após cada venda realizada.

ATENÇÃO!!! ORIENTAÇÕES GERAIS

- Para entrega da atividade utilize um arquivo do bloco de notas (.txt), contendo todo o desenvolvimento da atividade em pseudocódigo (Portugol) . Não serão aceitos arquivos de imagens ou de qualquer compilador de Portugol. A utilização de ferramentas como o VisualG, não estão proibidas para o desenvolvimento da atividade. Porém, quando for enviar sua participação, não envie o arquivo do programa (.alg ou .exe, por exemplo), mas sim, um arquivo .txt contendo apenas o código fonte. Caso envie qualquer outro tipo de arquivo que não seja um arquivo .txt contendo o código fonte, sua atividade será zerada. 

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

- Use a criatividade, não há um único tipo de resposta, porém os itens devem ser atendidos de forma adequada, ou seja, precisam atender as demandas requisitadas.

- Antes de enviar o arquivo, certifique-se de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

- O ambiente da atividade só aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção, pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente não será possível.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 


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ATIVIDADE 1 - TI - Algoritmo e Lógica da Programação 1- 52/2022

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1ª QUESTÃO

A elaboração de um software requer que pessoas com habilidades variadas trabalhem de forma conjunta e colaborativa em diferentes etapas do processo de desenvolvimento, de modo que o resultado final seja atingido, e um software funcional possa ser entregue.

Durante o desenvolvimento de projetos de software é comum que o usuário tenha acesso a algumas das etapas, participando de reuniões para avaliar se o que foi realizado até o momento está de acordo com as expectativas.

Em um primeiro momento do projeto, onde ainda não há um software para testes, o processo é ainda de compreensão do problema a ser resolvido, de coleta de requisitos e de alinhamento de prioridades, entre outras atividades iniciais de documentação do software.

Assim, para que possamos ilustrar ao cliente o que será desenvolvido, uma das abordagens mais simples é a utilização de fluxogramas. Esse tipo de recurso permite realizar uma apresentação mais visual e objetiva, afim de demonstrar as funcionalidades do software requerido. A visualização de um fluxograma permite uma melhor compreensão do sistema, se comparada a apresentação de um código fonte. Isto porque, a leitura de códigos-fonte, requer um mínimo de conhecimento técnico. Já a leitura de um fluxograma é mais intuitiva.  

Diante desse cenário, queremos propor a para esta atividade a elaboração de um fluxograma que ilustre as funcionalidades indicadas a seguir:

 

1. Solicite o nome do usuário.

2. Exiba uma pergunta ao usuário com alternativas.

3. Receba do usuário a resposta que julgar correta.

4. Avalie se a resposta da pergunta foi correta ou incorreta.

5. Adicione 10 pontos ao placar do usuário se ele acertar.

6. Exiba uma segunda pergunta ao usuário com alternativas.

7. Receba do usuário a resposta que julgar correta.

8. Avalie se a resposta da pergunta foi correta ou incorreta.

9. Adicione 10 pontos ao placar do usuário se ele acertar.

10. Exiba ao usuário, depois de respondidas as duas perguntas, o total de pontos que obteve.

 

Para a realização desta atividade você pode utilizar programas gráficos que permitem a criação de fluxogramas, como por exemplo, Paint, Word, Lucidchart (web) entre outros de sua preferência. Mas vale ressaltar que, as figuras apresentas no fluxograma devem seguir o mesmo formato apresentado no livro. Caso contrário, não será avaliado.

Se preferir, pode desenhar o fluxograma à mão em uma folha em branco e à caneta.

 

 AGORA MUITA ATENÇÃO!!!

Seja qual for a opção escolhida para realização da atividade, a entrega deverá ser feita única e exclusivamente por meio de uma única imagem contendo o fluxograma e que deverá ser inserida em um arquivo do Word. Por exemplo, se você fez seu fluxograma no Paint, gere uma imagem do seu fluxograma e depois cole em um arquivo em branco do Word. Depois é só salvar o arquivo em formato .doc, .docx ou .pdf e enviar no ambiente da atividade. Se você fez o fluxograma à mão, tire uma foto da folha e cole a imagem no arquivo do Word.

 

ORIENTAÇÕES:

- No arquivo do Word onde você inserir a imagem do seu fluxograma, informe também seu nome e RA.

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

- Use a criatividade, não há um único tipo de resposta, porém os itens devem ser atendidos de forma adequada, ou seja, precisam atender as demandas requisitadas.

- Antes de enviar o arquivo, certifique-se de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

- O ambiente da atividade só aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção, pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente não será possível.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

 

Em caso de dúvidas, mantenha contato com a mediação.

Bons estudos.

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MAPA - TI - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 52/2022

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1ª QUESTÃO

A vida acadêmica de um Gestor de TI é bem variada, é aprendido desde o desenvolvimento de software até outras disciplinas como marketing e administração. Isso tudo pois é essencial saber um pouquinho de cada área para poder desempenhar bem todas as tarefas e portanto é preciso saber de rotinas administrativas a ferramentas tecnológicas.

Como o nome já sugere, é responsabilidade do Gestor de TI gerir toda a equipe de TI, mas além da área de tecnologia este profissional também precisa ter visão de negócios para poder fazer um planejamento com ações estratégicas em prol da empresa. Por isso, ele precisa entender muito bem os processos da empresa (ou seja, toda a rotina administrativa), para que a partir das ferramentas tecnológicas utilizadas ele busque otimizar os processos, visando aumentar a produtividade e potencializar os resultados. Isso também inclui ficar de olho nos indicadores importantes para a empresa, a fim de procurar sempre novas formas e novas tecnologias para aprimorar a produtividade da equipe, para atender melhor os clientes da empresa. Além de também ver o que pode ser melhorado, mudado e se há aspectos da equipe que precisam ser trabalhados.

Portanto, o gestor de Tecnologia da Informação é capaz de gerenciar projetos e criar soluções relacionadas à tecnologia da informação de empresas públicas e privadas. Assim, o gestor de TI é o responsável pela administração de equipes de TI e a infraestrutura de TI, como softwares, hardwares e telecomunicações. Em geral, esse profissional é muito requisitado pelas empresas pois tem um papel bem importante, afinal a TI e as estratégicas corporativas de uma empresa andam cada vez mais juntas.

Fonte: https://www.treinaweb.com.br/blog/o-que-faz-um-gestor-de-ti

O professor Anderson Miyatake e outros, diz que existem algumas causas que ocasionam na morte de um negócio, e são eles, condições do mercado desfavoráveis, falta de conhecimento do mercado, carência de legislação, incapacidade de pagamento, habilidade sociais, falta de qualificação e experiencia dos gestores, subestimar a necessidade de planejamento e não buscar orientações para os negócios. Levando isso em consideração, todo empreendimento antes de iniciar precisar ser orientado por um estudo de viabilidade econômica financeira. Este estudo é elaborado por base de estimativa de custos. Em geral a estimativa de custos é feita a partir de indicadores genéricos, ou por base de outras situações similares.

O professor Anderson Miyatake e outros, diz que existem algumas causas que ocasionam na morte de um negócio, e são eles, condições do mercado desfavoráveis, falta de conhecimento do mercado, carência de legislação, incapacidade de pagamento, habilidade sociais, falta de qualificação e experiencia dos gestores, subestimar a necessidade de planejamento e não buscar orientações para os negócios. Levando isso em consideração, todo empreendimento antes de iniciar precisar ser orientado por um estudo de viabilidade econômica financeira. Este estudo é elaborado por base de estimativa de custos. Em geral a estimativa de custos é feita a partir de indicadores genéricos, ou por base de outras situações similares.

O que é um estudo de viabilidade econômico-financeira?

Fazer esse estudo significa dizer que todo investimento deve ser analisado no início para saber se ele é viável ou não, ou seja, essa análise compara retornos que podem ser obtidos com os investimentos feitos e a partir disso é possível saber se vale a pena ou não tal investimento. Dentro do estudo de viabilidade Financeira, alguns parâmetros são analisados, como:

 - capital;

- receita;

- despesas;

- rendimento;

- desembolso.

 O estudo da análise de viabilidade econômico-financeira é realizado de diversas formas, as basicamente eles têm a função de definir:

- Capital que será preciso para começar o projeto;

- Atividade que esse capital será investido;

- Necessidade de caixa que o projeto precisará quando estiver funcionando;

- Despesas e receitas esperadas para curto, médio e longo prazo;

- Rendimento do Capital investido;

- Rentabilidade de outras alternativas além do projeto;

- Estimativa de lucro após superar os custos;

Sem esses pontos definidos todo investimento tende ao fracasso. Para que esse estudo seja feito é necessária uma projeção das receitas, custos, despesas e investimentos, feito de forma inicial com a finalidade de identificar se o projeto pode gerar dinheiro com o tempo para o investidor. Posteriormente a isso é realizado as projeções dos fluxos de caixa futuros do empreendimento, referente a toda saída e entrada de dinheiro da empresa todos os dias, por isso deve ser observado com clareza e cuidado. Se um projeto gasta mais do que recebe, provavelmente ele não será viável. Em comunhão ao dito anteriormente, alguns indicadores são extremamente importantes para o sucesso do investimento, portanto, faça a análise de indicadores como expectativa de lucros, período de recuperação de investimentos, rentabilidade e, claro, a real efetividade do projeto, alguns deles são:

- Taxa Mínima de Atratividade (TMA)

- Valor Presente (PV ou VP) e Valor Presente Líquido (VPL)

- Taxa Interna de Retorno (TIR)

Ao analisar a TIR, ela precisa ser maior que a TMA para uma análise de viabilidade preliminarmente positiva, além disso, é a taxa “i” que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto. Em outras palavras, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero.

- Payback

Pensando no estudo de viabilidade financeira de um empreendimento, uma construtora a fim de modernizar as suas estimativas de custos, lhe contratou como gestor para desenvolver um sistema que pudesse realizar todos os cálculos de forma simples e objetiva. Para isso, alguns indicadores foram apresentados a você que componham a formação do custo das edificações que seriam comercializadas.

A fórmula do preço de uma edificação é definida como

Custo Direto

O custo direto além dos serviços que compõem o projeto de engenharia contemplará, também, os seguintes itens:

- Custo Materiais;

- Custo da mão de obra;

- Custo dos equipamentos - Administração Local

Custo Indireto

- Administração Central

- Tributos sobre a Nota Fiscal (ISS, COFINS, PIS, entre outros)

- Custo Financeiro

- Seguros e Garantia

Somado ainda ao valor de custo (custo direto e indireto), o preço da edificação será definido através dos custos somados ao lucro e por fim aos impostos. Para essa análise, serão construídos 32 unidades de apartamentos ao total, dividida em 2 blocos com 4 pavimentos e 4 apartamentos por andar, como o esquema dado abaixo, cujo investimento inicial e as demais despesas, estão descritos na tabela dada:

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO TOTAL 32 UNIDADES

PRODUÇÃO 1º ANO EM RELAÇÃO AO TOTAL 40%

PRODUÇÃO 2º ANO EM RELAÇÃO AO TOTAL 85%

PRODUÇÃO DEMAIS ANOS 100%

PREÇO DE VENDA POR UNIDADE R$ 420.000,00

CUSTO FIXO DE PRODUÇÃO POR UNIDADES R$ 300.000,00

CUSTO VARIÁVEL POR UNIDADE R$ 2.000,00

DESPESAS GERAIS FIXAS TOTAIS R$ 300.000,00

DESPESAS GERAIS VARIÁVEIS POR UNIDADE R$ 60.000,00

IMPOSTO DE RENDA ANO 35%

TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE ANO 15%

DEPRECIAÇÃO DAS FERRAMENTAS R$ 600.000,00

TEMPO DE ANÁLISE 10 ANOS

INVESTIMENTO INICIAL R$ 10.500.000,00

Para essa empresa determine:

a) O fluxo de caixa da operação em forma de tabela.

b) O valor presente de casa fluxo de caixa e o valor presente total.

c) O valor presente líquido.

d) O Payback do investimento.

Se o investimento será ou não viável

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