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21 de fev. de 2022

ATIVIDADE 1 - GFIN - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51/2022

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ATIVIDADE 1 - GFIN - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Olá, acadêmico de Gestão Financeira! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária. A Tag Along Fashion é uma grande varejista de moda que atua no Estado do Paraná. A empresa foi fundada em 1991 na cidade de Maringá e, atualmente, possui lojas em 14 cidades, além de contar com um time de 280 colaboradores. Com o encerramento do ano de 2021, a empresa fechou as demonstrações contábeis, e o Gerente Financeiro deseja calcular alguns indicadores de gestão de recursos. Para isso, foram solicitadas informações para o departamento de contabilidade, que encaminhou um arquivo contendo algumas contas contábeis e seus valores por trimestre:

Período 1º Trim 2º Trim 3º Trim 4º Trim 

Estoques 1.247.414 1.148.162 1.246.374 1.124.506 

Duplicatas a Receber 2.703.346 2.896.784 2.891.747 3.825.961 

Empréstimos e Financiamentos957.726 748.594 508.147 709.022 

Imobilizado 1.955.428 1.976.762 2.109.143 2.173.710 

Fornecedores a Pagar 576.486 1.046.850 883.734 983.400 

Vendas Brutas – (dev + abat) 1.892.117 2.292.004 2.225.755 3.178.561 

Custo das Vendas (744.031) (885.492) (889.197) (1.211.801) 

Compras Brutas – (dev + abat) (446.419) (531.295) (533.518) (727.081) 

Despesa Operacional (944.831) (1.085.939)(1.085.226)(1.220.314) 

Imposto de Renda e CSSL (46.776) (89.547) (62.674) (206.784) 

Lucro Líquido 155.979 230.737 186.732 512.754  

Com essas informações, o Gerente Financeiro deseja calcular o Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo de Caixa (CC) da Tag Along Fashion e comparar com os mesmos indicadores do ano de 2020 (ano anterior). O Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo de Caixa (CC) de 2020 foram, respectivamente, 320 dias e 152 dias. Elaborado pelo professor, 2022. Pede-se: Com base na situação hipotética, calcule o Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo de Caixa (CC) para o ano de 2021 e faça um breve relatório explicando o conceito desses indicadores e se eles melhoraram ou pioraram em relação ao ano de 2020. Informação Importante: - NÃO será corrigido atividade que apresente apenas a resposta final (é preciso apresentar o passo a passo do cálculo); - ATENÇÃO: para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

ATIVIDADE 1 - GFIN - FLUXO DE CAIXA E ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO - 51/2022

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Olá Acadêmico(a) de Gestão Financeira!!!!

 

 

Para uma boa gestão empresarial é fundamental que os resultados apurados pelos negócios sejam cuidadosamente acompanhados para que se possam tomar ações visando garantir que as expectativas dos investidores sejam satisfeitas.

 

No entanto, é comum encontrar planejamentos orçamentários que projetam apenas a Demonstração do

Resultado do Exercício Orçada, que é muito importante, mas o deve ser analisada isoladamente.

 

Além deste relatório é fundamental que a atuação da empresa seja analisada também sobre a perspectiva do fluxo de caixa

 

Desta forma, o fluxo de caixa orçado será a consequência das movimentações projetadas em cada uma das fases do orçamento empresarial, considerando alguns incrementos de finalização do planejamento.

 

Disponível em: <https://orcamentoempresarial.com/2018/09/10/como-projetar-o-fluxo-de-caixa-orcado- de-uma-empresa/>. Acesso em: 23/01/22.

 

PEDE-SE: Diante do contexto apresentado discorra sobre a importância de uma empresa realizar o orçamento de fluxo de caixa.

 

 

ATENÇÃO: Para responder Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo.


MAPA - ESOFT - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE I - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. 

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. 

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!


Construindo uma Fábrica de Software 

O termo fábrica de software está cada vez mais presente nos ambientes e empresas de tecnologia. Mas, o que ele significa exatamente? A palavra 'Fábrica' é utilizada para fazer uma analogia à velocidade, produção em larga escala e foco na alta produtividade, onde metodologias e processos são estruturados de forma semelhante àqueles das indústrias tradicionais. A palavra 'Software', por sua vez, se refere ao conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados. Programas de computadores, aplicativos mobile e web como o Facebook, Twitter e Uber, são bons exemplos de softwares que utilizamos todos os dias. Logo, uma 'fábrica de software' nada mais é do que uma empresa que constrói e presta manutenção de sistemas e aplicações web e mobile, maximizando a produção com o intuito de reduzir custos no desenvolvimento. Normalmente, os processos e metodologias estão voltadas para desenvolvimento com padronização em algumas etapas, assim como a reutilização de componentes anteriormente desenvolvidos. 


Disponível em: https://ateliware.com/blog/o-que-e-uma-fabrica-de-software. Acessado em jan.2021.

 ---

 Neste momento, imagine que você tem uma empresa que tem uma demanda interna : ela tem uma solução digital e precisa transformar um processo que é manual em digital. Você necessita tirar esta ideia do papel e surgem muitas dúvidas, como por exemplo: "será que contrato colaboradores para ter uma equipe própria de desenvolvimento de software ou busco fornecedores de tecnologia externo no mercado?" Lembrando que, quando se pensa em desenvolvimento de software, as necessidades precisam ser supridas com agilidade. E neste caso, você precisa que a escolha seja dinâmica. 

Para a atividade MAPA você vai criar uma Fábrica de Software, apresentando as etapas necessárias para a sua definição e construção. Isso, a partir de uma análise sobre as questões que devem ser consideradas durante o seu processo de elaboração, gestão e implantação.

Assim, para a construção da Fábrica de Software, siga os seguintes critérios, pensando na demanda interna que você precisa atender para a sua empresa

1. Defina o Modelo de Fábrica de Software. Os modelos podem ser: Fábrica Orientada a Processos, Fábrica Orientada a Produtos, Fábrica de Projetos e Fábrica de Programas, Linha de Produto de Software, Fábrica de 

Testes de Software, Fábrica de Componentes ou Modelo de Outsourcing de Sistemas. Você pode escolher mais de um modelo para a criação da sua fábrica de software.

2. Conforme o modelo de Fábrica de Software escolhido, defina o tipo de software (serviço ou produto) que vai ser desenvolvido pela fábrica. 
3. Defina as decisões acerca da estrutura organizacional da Fábrica de Software (conforme o Capítulo I do livro, página 37 até 42). 
4. De acordo com o modelo de Fábrica de Software escolhido, devem ser definidos os seus requisitos básicos (demanda, ordens de serviço, regras de comunicação, interface com cliente, estimativas, métricas, flexibilidade, gestão do conhecimento, processo de desenvolvimento de software, questões de riscos e segurança, reutilização de componentes, gestão e controle de qualidade, automação da fábrica, uso de padrões, recursos humanos, controle de produtividade e compartilhamento de recursos). Descreva pelo menos 5 requisitos básicos para a sua Fábrica de Software escolhida.
 5. Defina as Estratégias da implantação da Fábrica de Software escolhida. Nesta etapa, devem ser respondidas as seguintes questões: 

- A estratégia de desenvolvimento vai ser de toda a fábrica? - Ela vai ser desenvolvida por terceiros (parte ou integralmente)? - Qual é a estratégia de entrega dos produtos ou das funcionalidades requeridas? - Como será o plano de qualidade do projeto? - Como será a estrutura organizacional do projeto? - Como será o plano de risco? - Como será a comunicação do projeto? - Como será o envolvimento das pessoas chaves durante o desenvolvimento do planejamento? * Dicas para realizar a atividade: 1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e 2. Assista às aulas conceituais da disciplina. 

MAPA - ENG SOFT - DESIGN DE INTERAÇÃO - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho! ---- A prototipação é uma forma de visualizar a sua ideia antes mesmo de tirá-la do papel. Ela é de extrema importância para empresas, uma vez que evita maiores gastos no desenvolvimento. Então a prototipação busca simular a experiência do usuário com a solução final e mostrar como serão as funcionalidades. É a tangibilização da ideia! O principal benefício de prototipar é, justamente, permitir ver a ideia no papel, tirando ela do mundo abstrato e jogando para o mundo material. Seu objetivo é validar os requisitos do usuário. Disponível em: https://bit.ly/30cUzHk Acessado em: 10/11/2021 (Adaptado) --- A partir deste contexto inicial, imagine que você visitou o cliente LAVA JATO CLEANTOP e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de telas que permitam a interação do usuário (cliente) a um sistema de agendamento de serviços do lava jato, porém, o cliente gostaria de ter uma ideia de como irá ficar o resultado final. Partindo desta necessidade, você optou pelo uso da prototipação.

Agora, baseando-se nas características e orientações listadas abaixo desenvolva as telas de forma individual: Tela: Tela de Login Esta tela irá permitir a entrada do usuário no aplicativo. - Deverá conter os botões: Entrar, Não sou Cadastrado e Esqueci minha senha. - Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - LOGIN (E-MAIL) - SENHA Tela: Meu Cadastro Esta tela irá permitir o próprio cliente ajustar o seu cadastro quando já cadastrado, e quando não tiver cadastro o botão Não sou cadastrado irá chamar esta tela, e assim permitir que o cliente se cadastre. - Deverá conter os botões: Gravar, Sair e Meus Veículos (Simbolicamente irá chamar a tela Meus Veículos).

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - CPF, Nome Completo, Fone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, E-mail (que será o usuário) e senha. Tela: Meus Veículos Esta tela permitirá que o cliente cadastre os seus veículos, independente se ele tem um ou vários. - Deverá conter os botões: Incluir, Editar, Gravar, Excluir e Sair. - Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - Placa, Nome do Cliente (mesmo nome cadastrado na tela Meu Cadastro), Marca (utilize a componente COMBO BOX), Modelo (utilize o componente COMBO BOX). - Deverá ter um GRID (componente TABLE) com os campos PLACA, MARCA e MODELO permitindo visualizar os dados cadastrados. Tela: Agendar Serviço Esta tela permitirá que o cliente agende seu serviço. - Deverá conter os botões: Incluir, Editar, Gravar e Sair. - Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - Nome do Cliente (Que irá aparecer buscando do usuário logado). - Placa do Veículo (utilize a componente COMBO BOX, pois irão aparecer os veículos do cliente cadastrados na tela Meus Veículos), ao escolher o veículo deverá aparecer um label com a Marca e o Modelo do veículo. - Data e horário do serviço. - Deverá ter um GRID dos serviços disponíveis (componente TABLE) para o cliente selecionar o serviço que ele deseja fazer. Tela: MEU PERFIL Esta tela irá vir após o login do cliente, nela deverão conter a chamada dos demais módulos. Nesta tela o cliente deverá ter a visualização de todo o seu perfil incluindo as seguintes opções: - Meus Agendamentos - Agendar Serviços - Meus Veículos - Meu Cadastro Botões: Sair. ORIENTAÇÕES: 

1) As telas poderão ser feitas conforme sua criatividade, porém deverão obrigatoriamente conter os campos, opções e botões solicitados por ele. 

2) Para confecção das telas sugiro o programa PENCIL disponível em: https://pencil.evolus.vn/ mas deixo livre para o uso de outras ferramentas de sua preferência. 

3) Você pode utilizar o layout voltado para DESKTOP WEB ou para MOBILE (obrigatoriamente escolha apenas uma das duas opções), ou seja, a que você escolher deverá manter para todas as telas. 

4) Após desenvolver sua tela dê um Print Screen na tela pronta, recorte usando o programa PAINT e cole no arquivo de envio para correção. 

5) Caso tenha dúvidas sobre a ferramenta pencil, a seguir temos alguns vídeos contendo tutoriais sobre a mesma: 

- Aula 1 - https://bit.ly/3cMbG3b 

- Aula 2 - https://bit.ly/3cJPSFq 

- Aula 3 - https://bit.ly/2VYcDyy 

- Aula 4 - https://bit.ly/2xb9FhY 

- Aula 5 - https://bit.ly/2Y2T7DR 

Para realização da atividade você deve utilizar um editor de imagem na qual se sinta mais familiarizado. Concluído a prototipagem você deve compactar (Zip) a imagem de cada tela e enviar como resposta.


 

MAPA - ESOFT - PESQUISA OPERACIONAL - 51/2022

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QUESTÃO 1

Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
 
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
 
Como programar em equipe pode ser possível? O que acontece se você trabalha em padrões de código de uma maneira e a outra pessoa de outra? E se ambos pensarem na mesma solução e trabalharem ao mesmo tempo nela sem saberem? Não seria uma perda de tempo? Como é possível estar sempre ligado no que o outro está fazendo e organizar as tarefas?
Parece maluco, mas é bem possível e proveitoso codificar com outras pessoas. Assim como em outros projetos, será enriquecedor compartilhar ideias para a prototipação e conhecimentos na hora da codificação. Mas se ligue, algumas coisas precisam ser estabelecidas.
O primeiro passo para programar em equipe é criar padrões. Reúna-se com a equipe para dividir o projeto em módulo, estabeleça uma interface entre estes módulos, defina as funções de cada um deles e os parâmetros que serão criados para elas. Além disso, não se esqueçam de:
1) Criar um documento com todos os padrões estabelecidos, se certificando de que eles englobam o que toda a equipe deseja para a plataforma;
2) Designar um responsável por monitorar o código de forma que estes padrões sejam seguidos e organizados;
3) Sempre avaliar a entrada de novos membros que se adequem aos padrões estabelecidos, assim como que possam trazer ideias que possam melhorar o que já foi definido.
Como em qualquer tipo de relação, a chave de ouro para um time de desenvolvimento é a comunicação. Fale o tempo todo, o máximo que puder. Se comunique sempre que for necessário e quando não for também! Resolvam as coisas, sentem-se um do lado do outro ou compartilhem telas para entender realmente o que está acontecendo.
Principalmente, façam revisões constantes do código, sigam os padrões estabelecidos no começo e aproveitem a oportunidade de compartilhar ideias sobre as dúvidas que tiverem em qualquer etapa. Essa é a parte mais gostosa de qualquer código feito em equipe, além dos empurrões que cada um pode dar ao outro para seguir confiantes. Prepare os dedos e go team!
 
Disponível em: <https://blog.mastertech.com.br/tecnologia/como-programar-em-equipe-codigo-tambem-faz-parceiros-de-time/>. Acesso em: 20 jan. 2022. (Adaptado).
 
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema

A Sísifo Sistemas é uma grande empresa do ramo de programação. As principais atividades desenvolvidas pela empresa podem ser resumidas em: a) realização e documentação do levantamento de requisitos necessários para a realização da implementação do software almejado pelo cliente; b) recebimento da documentação, criação do banco de dados e implementação propriamente dita dos requisitos levantados, criando o software (sistema); e c) teste e verificação se o sistema está de acordo com os parâmetros/requisitos levantados para poder entregar o sistema para o cliente. Dado que vários projetos são desenvolvidos ao mesmo tempo na empresa, a Sísifo Sistema possui três equipes de programadores altamente capacitados, Equipe Lobo, Equipe Águia e Equipe Tubarão. O método de trabalho adotado na empresa segue o seguinte parâmetro, cada atividade da empresa pode ser designada a apenas uma equipe, e cada equipe pode realizar apenas uma atividade. O tempo de processamento de cada atividade por cada equipe está ilustrado na Tabela abaixo.
 
 Tempo (horas)
AtividadeEquipe LoboEquipe ÁguiaEquipe Tubarão
Levantamento dos requisitos567084
Criação do banco de dados e implementação1059184
Teste e verificação568470
 
Elaborado pelo professor, 2022.


TECERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
 
Situação hipotética:
Considere que você, engenheiro (a) de sucesso, seja o (a) proprietário (a) da Sísifo Sistemas, em que dentro das suas atribuições está designar qual equipe ficará responsável por qual atividade desenvolvida dentro da empresa. Assim, você precisa analisar toda a situação problema exposta na Segunda Etapa e fazendo uso da Programação Linear minimizar o tempo total de realização.
 
Agora, com base nessas informações, você deverá:
 
1) Construir o modelo de programação linear que minimize o tempo total de realização das atividades pela empresa. Nesse modelo deve estar identificado as Variáveis de Decisão, a Função Objetivo e as Restrições do problema.
 
2) Utilizando a ferramenta Solver do Excel® apresentar a solução ótima do problema, com a definição de qual equipe deve realizar qual atividade. Essa solução deve estar apresentada na Planilha Layout de uso do Solver utilizada na disciplina (ela será o Formulário Padrão desse M.A.P.A.) com todos os campos preenchidos.

3) Considerando o tempo gasto por cada equipe realizando cada uma das atividades, na possibilidade de contratação de novos programadores, estes deveriam ser alocados para qual atividade? Justifique a sua resposta.
 

Observações importantes:
- A situação problema apresentada nessa atividade é uma simplificação da realidade, mas a validade do raciocínio exigido permanece.
- Assista ao vídeo de orientação da atividade, disponível no ambiente da disciplina.
- Utilize o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
- Qualquer dúvida, entre em contato com o professor mediador.
- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.​

ATENÇÃO: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

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