Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

21 de fev. de 2022

MAPA - ESOFT - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE I - 51/2022

 ===============MVF5SYSTEM-ASSESSORIA==================

MAPA - ESOFT - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE I - 51/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO

(15)98170-8778
====================================================================

1ª QUESTÃO

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. 

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. 

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!


Construindo uma Fábrica de Software 

O termo fábrica de software está cada vez mais presente nos ambientes e empresas de tecnologia. Mas, o que ele significa exatamente? A palavra 'Fábrica' é utilizada para fazer uma analogia à velocidade, produção em larga escala e foco na alta produtividade, onde metodologias e processos são estruturados de forma semelhante àqueles das indústrias tradicionais. A palavra 'Software', por sua vez, se refere ao conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados. Programas de computadores, aplicativos mobile e web como o Facebook, Twitter e Uber, são bons exemplos de softwares que utilizamos todos os dias. Logo, uma 'fábrica de software' nada mais é do que uma empresa que constrói e presta manutenção de sistemas e aplicações web e mobile, maximizando a produção com o intuito de reduzir custos no desenvolvimento. Normalmente, os processos e metodologias estão voltadas para desenvolvimento com padronização em algumas etapas, assim como a reutilização de componentes anteriormente desenvolvidos. 


Disponível em: https://ateliware.com/blog/o-que-e-uma-fabrica-de-software. Acessado em jan.2021.

 ---

 Neste momento, imagine que você tem uma empresa que tem uma demanda interna : ela tem uma solução digital e precisa transformar um processo que é manual em digital. Você necessita tirar esta ideia do papel e surgem muitas dúvidas, como por exemplo: "será que contrato colaboradores para ter uma equipe própria de desenvolvimento de software ou busco fornecedores de tecnologia externo no mercado?" Lembrando que, quando se pensa em desenvolvimento de software, as necessidades precisam ser supridas com agilidade. E neste caso, você precisa que a escolha seja dinâmica. 

Para a atividade MAPA você vai criar uma Fábrica de Software, apresentando as etapas necessárias para a sua definição e construção. Isso, a partir de uma análise sobre as questões que devem ser consideradas durante o seu processo de elaboração, gestão e implantação.

Assim, para a construção da Fábrica de Software, siga os seguintes critérios, pensando na demanda interna que você precisa atender para a sua empresa

1. Defina o Modelo de Fábrica de Software. Os modelos podem ser: Fábrica Orientada a Processos, Fábrica Orientada a Produtos, Fábrica de Projetos e Fábrica de Programas, Linha de Produto de Software, Fábrica de 

Testes de Software, Fábrica de Componentes ou Modelo de Outsourcing de Sistemas. Você pode escolher mais de um modelo para a criação da sua fábrica de software.

2. Conforme o modelo de Fábrica de Software escolhido, defina o tipo de software (serviço ou produto) que vai ser desenvolvido pela fábrica. 
3. Defina as decisões acerca da estrutura organizacional da Fábrica de Software (conforme o Capítulo I do livro, página 37 até 42). 
4. De acordo com o modelo de Fábrica de Software escolhido, devem ser definidos os seus requisitos básicos (demanda, ordens de serviço, regras de comunicação, interface com cliente, estimativas, métricas, flexibilidade, gestão do conhecimento, processo de desenvolvimento de software, questões de riscos e segurança, reutilização de componentes, gestão e controle de qualidade, automação da fábrica, uso de padrões, recursos humanos, controle de produtividade e compartilhamento de recursos). Descreva pelo menos 5 requisitos básicos para a sua Fábrica de Software escolhida.
 5. Defina as Estratégias da implantação da Fábrica de Software escolhida. Nesta etapa, devem ser respondidas as seguintes questões: 

- A estratégia de desenvolvimento vai ser de toda a fábrica? - Ela vai ser desenvolvida por terceiros (parte ou integralmente)? - Qual é a estratégia de entrega dos produtos ou das funcionalidades requeridas? - Como será o plano de qualidade do projeto? - Como será a estrutura organizacional do projeto? - Como será o plano de risco? - Como será a comunicação do projeto? - Como será o envolvimento das pessoas chaves durante o desenvolvimento do planejamento? * Dicas para realizar a atividade: 1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e 2. Assista às aulas conceituais da disciplina. 

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares