Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


30 de set. de 2025

a) Quais variáveis do programa armazenam textos e quais armazenam números reais? b) Para que serve a variável totalFuncionarios?

 

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025



Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema

Sistema Corporativo de Avaliação


Imagine que você faz parte do time de TI de uma grande empresa multinacional. O RH pediu para vocês desenvolverem um Sistema de Avaliação de Desempenho para auxiliar nas decisões sobre promoções, treinamentos e reconhecimentos. O sistema precisa processar os dados de vários funcionários, calcular suas médias e classificar automaticamente o desempenho em Excelente, Satisfatório ou Necessita Treinamento. Você recebeu o código a seguir, mas antes de avançar para a entrega final, precisa entender como ele funciona e sugerir melhorias.

programa {
  funcao inicio() {
    //Declaração de Variáveis
    cadeia nome, cargo
    real nota1, nota2, nota3, media
    inteiro i, totalFuncionarios
 
    escreva("Quantos funcionários deseja avaliar?")
    leia(totalFuncionarios)
 
    para (i = 1; i <= totalFuncionarios; i++) {
      //Entrada de Dados
      escreva("Digite o nome do funcionário ", i, ": ")
      leia(nome)
      escreva("Digite o cargo do funcionário: ")
      leia(cargo)
      escreva("Digite a primeira nota: ")
      leia(nota1)
      escreva("Digite a segunda nota: ")
      leia(nota2)
      escreva("Digite a terceira nota: ")
      leia(nota3)
 
      //Processamento: Cálculo da Média
      media = (nota1 + nota2 + nota3) / 3
 
      //Saída: Relatório
      escreva("------------------------------")
      escreva("\nFuncionário: ", nome)
      escreva("\nCargo: ", cargo)
      escreva("\nMédia de desempenho: ", media)
     
      //Critérios de Avaliação
      se(media >= 8) {
        escreva("\nDesempenho: Excelente")
      }
      senao se (media >= 6) {
        escreva("\nDesempenho: Satisfatório")
      }
      senao {
        escreva("\nDesempenho: Necessita Treinamento")
      }
      escreva("\n------------------------------")
      escreva("\n")
    }
  }
}
 
SEGUNDA ETAPA: realização da atividade​

Considerando o código apresentado, responda às questões a seguir.

1. Declaração de Variáveis

a) Quais variáveis do programa armazenam textos e quais armazenam números reais?
b) Para que serve a variável totalFuncionarios?

2. Estrutura de Repetição
a) Por que foi usado um laço para e não um enquanto?
b) O que aconteceria se esquecêssemos de inicializar i = 1 no laço?

 

3. Processamento (Regras de Negócio)
a) Como o cálculo da média está sendo feito?
b) Se a empresa decidisse avaliar cada funcionário com 5 notas, o que precisaria ser alterado no código?

4. Saída e Relatório
a) Quais são os três critérios de desempenho usados no sistema?
b) Se a política da empresa mudasse e o nível “Excelente” passasse a ser só para médias a partir de 9, qual parte do código deveria ser alterada?


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025



Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

PRIMEIRA ETAPA: análise da situação-problema

Sistema Corporativo de Avaliação


Imagine que você faz parte do time de TI de uma grande empresa multinacional. O RH pediu para vocês desenvolverem um Sistema de Avaliação de Desempenho para auxiliar nas decisões sobre promoções, treinamentos e reconhecimentos. O sistema precisa processar os dados de vários funcionários, calcular suas médias e classificar automaticamente o desempenho em Excelente, Satisfatório ou Necessita Treinamento. Você recebeu o código a seguir, mas antes de avançar para a entrega final, precisa entender como ele funciona e sugerir melhorias.

programa {
  funcao inicio() {
    //Declaração de Variáveis
    cadeia nome, cargo
    real nota1, nota2, nota3, media
    inteiro i, totalFuncionarios
 
    escreva("Quantos funcionários deseja avaliar?")
    leia(totalFuncionarios)
 
    para (i = 1; i <= totalFuncionarios; i++) {
      //Entrada de Dados
      escreva("Digite o nome do funcionário ", i, ": ")
      leia(nome)
      escreva("Digite o cargo do funcionário: ")
      leia(cargo)
      escreva("Digite a primeira nota: ")
      leia(nota1)
      escreva("Digite a segunda nota: ")
      leia(nota2)
      escreva("Digite a terceira nota: ")
      leia(nota3)
 
      //Processamento: Cálculo da Média
      media = (nota1 + nota2 + nota3) / 3
 
      //Saída: Relatório
      escreva("------------------------------")
      escreva("\nFuncionário: ", nome)
      escreva("\nCargo: ", cargo)
      escreva("\nMédia de desempenho: ", media)
     
      //Critérios de Avaliação
      se(media >= 8) {
        escreva("\nDesempenho: Excelente")
      }
      senao se (media >= 6) {
        escreva("\nDesempenho: Satisfatório")
      }
      senao {
        escreva("\nDesempenho: Necessita Treinamento")
      }
      escreva("\n------------------------------")
      escreva("\n")
    }
  }
}
 
SEGUNDA ETAPA: realização da atividade​

Considerando o código apresentado, responda às questões a seguir.

1. Declaração de Variáveis

a) Quais variáveis do programa armazenam textos e quais armazenam números reais?
b) Para que serve a variável totalFuncionarios?

2. Estrutura de Repetição
a) Por que foi usado um laço para e não um enquanto?
b) O que aconteceria se esquecêssemos de inicializar i = 1 no laço?

 

3. Processamento (Regras de Negócio)
a) Como o cálculo da média está sendo feito?
b) Se a empresa decidisse avaliar cada funcionário com 5 notas, o que precisaria ser alterado no código?

4. Saída e Relatório
a) Quais são os três critérios de desempenho usados no sistema?
b) Se a política da empresa mudasse e o nível “Excelente” passasse a ser só para médias a partir de 9, qual parte do código deveria ser alterada?


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Algoritmos e Lógica de Programação, explique qual é a importância de compreender o problema antes de definir entradas, processamento e saídas.

ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025



Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Considere o seguinte texto:

A construção de algoritmos pode ser vista como um processo organizado em etapas: identificar entradas, definir o processamento e estabelecer as saídas. Essa divisão permite que o programador desenvolva um raciocínio estruturado, compreendendo melhor o problema e planejando a solução de forma lógica. Assim, ao praticar constantemente, o estudante aprimora sua capacidade de transformar problemas do mundo real em instruções que podem ser interpretadas por uma máquina.

Fonte: LEAL, G. C. L.; OLIVEIRA, P. M. de. Algoritmos e Lógica de Programação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o trecho do texto apresentado sobre Algoritmos e Lógica de Programação. Responda à seguinte questão:

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Algoritmos e Lógica de Programação, explique qual é a importância de compreender o problema antes de definir entradas, processamento e saídas.
 
Obs.: utilize no máximo 10 linhas para sua resposta.

 


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com 

ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025



Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Considere o seguinte texto:

A construção de algoritmos pode ser vista como um processo organizado em etapas: identificar entradas, definir o processamento e estabelecer as saídas. Essa divisão permite que o programador desenvolva um raciocínio estruturado, compreendendo melhor o problema e planejando a solução de forma lógica. Assim, ao praticar constantemente, o estudante aprimora sua capacidade de transformar problemas do mundo real em instruções que podem ser interpretadas por uma máquina.

Fonte: LEAL, G. C. L.; OLIVEIRA, P. M. de. Algoritmos e Lógica de Programação. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o trecho do texto apresentado sobre Algoritmos e Lógica de Programação. Responda à seguinte questão:

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre Algoritmos e Lógica de Programação, explique qual é a importância de compreender o problema antes de definir entradas, processamento e saídas.
 
Obs.: utilize no máximo 10 linhas para sua resposta.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

(1) Qual o nome da sua empresa e quais atividades principais da sua empresa? (Utilize sua criatividade para inventar o nome da empresa e principais atividades.)

 

MAPA - EMPREENDEDORISMO - 54_2025



Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, acadêmico(a)! Esta é a proposta de atividade M.A.P.A., ou seja, Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. Queremos lhe dar a confiança e experiência necessária para ter atitudes empreendedoras, como criar, inovar e implementar soluções.

Contextualização:

O processo de início de um empreendimento tem origem em uma concepção que demanda desenvolvimento para detectar possibilidades e eleger as melhores medidas a serem adotadas. Essa avaliação engloba a formulação da estratégia de curto, médio e longo prazo da empresa, a definição do gênero de produto ou serviço a disponibilizar, a identificação do público-alvo e o estabelecimento de ações para atingir o êxito. Contudo, como podemos identificar uma oportunidade de negócio ou planejar a fundação de um empreendimento?
Uma boa solução seria a utilização do Modelo Canvas de negócios.
O Canvas de Negócios proporciona ao empreendedor a habilidade de conceber estratégias inovadoras que elevam a competitividade da empresa. Dessa forma, esse modelo pode otimizar os procedimentos de gerenciamento, conduzindo inevitavelmente a resultados superiores, inclusive em termos financeiros.

Realize a leitura da Unidade 3 do seu livro da disciplina que trata do modelo de negócios para entender a ferramenta de gerenciamento Canvas.
Leia o texto: “Como construir um modelo de negócio para sua empresa” disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-construir-um-modelo-de-negocio-para-sua-empresa,6054fd560530d410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em:07/04/2024.

Atenção! Para verificar os pontos importantes para se abordar em um Canvas: 

Material de Apoio:

GONCALVES, A.S. CANVAS: a ferramenta para estruturar seu modelo de negócios! SEBRAE. Disponível em: <https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/canvas-a-ferramenta-para-estruturar-seu-modelo-de-negocios-1>. Acesso em:11/04/2024.
 
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ly7-h532K_4&t=773s
 
Mão na massa:
Imagine que você está querendo montar uma empresa relacionada ao ramo de tecnologia daqui a um ano e para realizar o planejamento você irá criar o modelo Canvas dessa empresa.
 
Avaliação:
Primeiramente pense (invente/imagine) sobre a empresa que você queira montar. Lembrando que essa empresa deve estar relacionada com a tecnologia. A empresa que você imaginar pode estar relacionada a manutenção de equipamentos ou ainda relacionada com a fabricação e manutenção de softwares. Utilize sua criatividade!
Agora, para a elaboração da atividade você deve responder as seguintes perguntas e elaborar posteriormente o modelo Canvas.
 
(1) Qual o nome da sua empresa e quais atividades principais da sua empresa? (Utilize sua criatividade para inventar o nome da empresa e principais atividades.)
(2) Qual a proposta de valor da sua empresa? (Pense em qual dor você tira? O que você entrega?)
(3) Qual é o seu público e qual seu público alvo? (Quem são os seus clientes)
(4) Elabore o modelo Canvas da empresa que você criou. Para isso você pode se basear na figura disponível no seu livro da disciplina na Unidade 3 em “Compreendendo o Business Model Canvas”:

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_283816_584512_1.png
Fonte: MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá–PR.:UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2024. [Unidade 3, P. 73-75]

Ou ainda, você pode utilizar a ferramenta do Sebrae, online e gratuita, disponível em: <https://www.sebraecanvas.com/#/>. Acesso em: 07/04/2024.
OBS: Para a elaboração do seu modelo Canvas você pode fazer ele a mão ou utilizar a ferramenta do Sebrae


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares