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8 de out. de 2025

Etapa 2: interpretar uma perspectiva isométrica e, a partir dela, desenhar as três vistas ortogonais com cotagem completa na prancha paisagem.

MAPA - EPROD - DESENHO TÉCNICO - 54_2025


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M.A.P.A. - DESENHO TÉCNICO

Da Representação Bidimensional à Visualização Tridimensional


Olá, estudante! Seja bem-vindo à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Desenho Técnico. O objetivo dessa atividade é colocar em prática as habilidades fundamentais de um desenhista e projetista, executando tarefas que são a base para qualquer projeto de engenharia. A atividade está dividida em três etapas sequenciais:

As suas principais tarefas nesse M.A.P.A. serão:
- Etapa 1: preparar duas pranchas de desenho normalizadas em formato A4, uma em paisagem e outra em retrato.
- Etapa 2: interpretar uma perspectiva isométrica e, a partir dela, desenhar as três vistas ortogonais com cotagem completa na prancha paisagem.
- Etapa 3: analisar um conjunto de vistas ortogonais e, a partir delas, construir a perspectiva isométrica na prancha retrato.

Nessa atividade, você será desafiado a executar o fluxo de trabalho essencial de um projetista. Como vimos em nosso material, o Desenho Técnico é uma linguagem gráfica que "permite que as ideias concebidas por alguém sejam executadas por terceiros". Para que essa linguagem funcione, ela precisa de padronização, precisão e, acima de tudo, da sua capacidade de transitar entre a visualização de um objeto em três dimensões (perspectiva) e sua representação detalhada em duas dimensões (vistas ortogonais).

Dominar a criação de pranchas, a projeção de vistas e a construção de perspectivas a partir de informações 2D são competências que formam o alicerce da sua atuação como futuro engenheiro, capacitando-o a ler, interpretar e criar projetos com clareza e segurança.

Você está pronto? Vamos lá!


ETAPA 1: Preparação das Pranchas de Desenho

Antes de qualquer projeto tomar forma, o desenhista precisa preparar sua área de trabalho: a prancha. A padronização do formato da folha, das margens e da legenda (ou carimbo) é o primeiro passo para garantir a organização e a comunicação eficaz das informações técnicas.

Atividade da ETAPA 1: sua tarefa é preparar as duas pranchas-base que serão utilizadas nas etapas seguintes.

Prancha 1 (Paisagem): em uma folha de papel A4 (297 x 210 mm), prepare a prancha na posição paisagem. Desenhe a margem de 25 mm à esquerda e 7 mm nas demais bordas. Em seguida, desenhe a legenda (carimbo) no canto inferior direito, seguindo exatamente as dimensões e divisões apresentadas na Figura 2 da página 51 do livro da disciplina. Deixe a legenda em branco por enquanto.

Prancha 2 (Retrato): em outra folha de papel A4 (210 x 297 mm), prepare a prancha na posição retrato. Desenhe as margens e a legenda (carimbo) seguindo as mesmas especificações da Prancha 1. Deixe a legenda em branco.

ETAPA 2: Da Perspectiva para as Vistas Ortogonais
A interpretação de um modelo tridimensional e sua "tradução" para as vistas ortogonais (projeções em 2D) é uma tarefa diária no mundo da engenharia. Esse processo permite analisar e dimensionar cada face do objeto de forma clara e precisa, sendo fundamental para a sua fabricação.

Atividade da ETAPA 2: Utilizando a Prancha 1 (paisagem) que você criou, sua tarefa é desenhar as três vistas ortogonais (Frontal, Superior e Lateral Esquerda) do componente mostrado na perspectiva isométrica a seguir:

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284314_676984_1.jpg
Figura 1 - Peça representada em perspectiva isométrica
Fonte: o autor.

Instruções:
- Desenhe na escala 2:1.
- Posicione as vistas conforme o padrão do 1º diedro.
- Represente todas as arestas, incluindo as linhas não visíveis (tracejadas).
- Aplique a cotagem (dimensionamento) completa em todas as vistas, seguindo as normas de cotagem apresentadas no Tema 2 do livro.
- Preencha a legenda (carimbo) com seus dados, a escala (2:1) e o título "Vistas Ortogonais".


ETAPA 3: Das Vistas Ortogonais para a Perspectiva


Tão importante quanto analisar uma peça em 3D é ser capaz de visualizar e construir a forma tridimensional a partir de suas projeções 2D. Essa habilidade de síntese é crucial para compreender como os componentes se encaixam e para apresentar um projeto de forma clara e intuitiva.

Atividade da ETAPA 3: utilizando a Prancha 2 (retrato) que você criou, sua tarefa é construir a perspectiva isométrica do componente representado pelas vistas ortogonais a seguir:

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284314_676984_2.png
Figura 2 - Peça representada em projeções ortogonais
Fonte: o autor.

Instruções:
- Construa a perspectiva isométrica em escala 2:1.
- Não é necessário cotar o desenho isométrico. O foco aqui é a construção correta da forma tridimensional.
- Posicione o desenho de forma centralizada na área útil da prancha.
- Preencha a legenda (carimbo) com seus dados, a escala (2:1) e o título "Perspectiva Isométrica".

 

 

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Olá, estudante! Seja bem-vindo à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina de Desenho Técnico. O objetivo dessa atividade é colocar em prática as habilidades fundamentais de um desenhista e projetista, executando tarefas que são a base para qualquer projeto de engenharia. A atividade está dividida em três etapas sequenciais:

As suas principais tarefas nesse M.A.P.A. serão:
- Etapa 1: preparar duas pranchas de desenho normalizadas em formato A4, uma em paisagem e outra em retrato.
- Etapa 2: interpretar uma perspectiva isométrica e, a partir dela, desenhar as três vistas ortogonais com cotagem completa na prancha paisagem.
- Etapa 3: analisar um conjunto de vistas ortogonais e, a partir delas, construir a perspectiva isométrica na prancha retrato.

Nessa atividade, você será desafiado a executar o fluxo de trabalho essencial de um projetista. Como vimos em nosso material, o Desenho Técnico é uma linguagem gráfica que "permite que as ideias concebidas por alguém sejam executadas por terceiros". Para que essa linguagem funcione, ela precisa de padronização, precisão e, acima de tudo, da sua capacidade de transitar entre a visualização de um objeto em três dimensões (perspectiva) e sua representação detalhada em duas dimensões (vistas ortogonais).

Dominar a criação de pranchas, a projeção de vistas e a construção de perspectivas a partir de informações 2D são competências que formam o alicerce da sua atuação como futuro engenheiro, capacitando-o a ler, interpretar e criar projetos com clareza e segurança.

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ETAPA 1: Preparação das Pranchas de Desenho

Antes de qualquer projeto tomar forma, o desenhista precisa preparar sua área de trabalho: a prancha. A padronização do formato da folha, das margens e da legenda (ou carimbo) é o primeiro passo para garantir a organização e a comunicação eficaz das informações técnicas.

Atividade da ETAPA 1: sua tarefa é preparar as duas pranchas-base que serão utilizadas nas etapas seguintes.

Prancha 1 (Paisagem): em uma folha de papel A4 (297 x 210 mm), prepare a prancha na posição paisagem. Desenhe a margem de 25 mm à esquerda e 7 mm nas demais bordas. Em seguida, desenhe a legenda (carimbo) no canto inferior direito, seguindo exatamente as dimensões e divisões apresentadas na Figura 2 da página 51 do livro da disciplina. Deixe a legenda em branco por enquanto.

Prancha 2 (Retrato): em outra folha de papel A4 (210 x 297 mm), prepare a prancha na posição retrato. Desenhe as margens e a legenda (carimbo) seguindo as mesmas especificações da Prancha 1. Deixe a legenda em branco.

ETAPA 2: Da Perspectiva para as Vistas Ortogonais
A interpretação de um modelo tridimensional e sua "tradução" para as vistas ortogonais (projeções em 2D) é uma tarefa diária no mundo da engenharia. Esse processo permite analisar e dimensionar cada face do objeto de forma clara e precisa, sendo fundamental para a sua fabricação.

Atividade da ETAPA 2: Utilizando a Prancha 1 (paisagem) que você criou, sua tarefa é desenhar as três vistas ortogonais (Frontal, Superior e Lateral Esquerda) do componente mostrado na perspectiva isométrica a seguir:

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Figura 1 - Peça representada em perspectiva isométrica
Fonte: o autor.

Instruções:
- Desenhe na escala 2:1.
- Posicione as vistas conforme o padrão do 1º diedro.
- Represente todas as arestas, incluindo as linhas não visíveis (tracejadas).
- Aplique a cotagem (dimensionamento) completa em todas as vistas, seguindo as normas de cotagem apresentadas no Tema 2 do livro.
- Preencha a legenda (carimbo) com seus dados, a escala (2:1) e o título "Vistas Ortogonais".


ETAPA 3: Das Vistas Ortogonais para a Perspectiva


Tão importante quanto analisar uma peça em 3D é ser capaz de visualizar e construir a forma tridimensional a partir de suas projeções 2D. Essa habilidade de síntese é crucial para compreender como os componentes se encaixam e para apresentar um projeto de forma clara e intuitiva.

Atividade da ETAPA 3: utilizando a Prancha 2 (retrato) que você criou, sua tarefa é construir a perspectiva isométrica do componente representado pelas vistas ortogonais a seguir:

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Figura 2 - Peça representada em projeções ortogonais
Fonte: o autor.

Instruções:
- Construa a perspectiva isométrica em escala 2:1.
- Não é necessário cotar o desenho isométrico. O foco aqui é a construção correta da forma tridimensional.
- Posicione o desenho de forma centralizada na área útil da prancha.
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Com base na vista frontal fornecida e na profundidade total da peça, você deverá construir, em uma folha em branco, o desenho das três vistas principais.

ATIVIDADE 1 - EPROD - DESENHO TÉCNICO - 54_2025

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ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - DESENHO TÉCNICO


Uma das habilidades mais essenciais no campo da engenharia é a capacidade de visualizar e interpretar objetos tridimensionais a partir de representações bidimensionais. O sistema de projeção ortogonal, idealizado por Gaspard Monge, nos permite representar todas as faces de um objeto em suas verdadeiras grandezas por meio de vistas distintas. No entanto, a verdadeira maestria não está apenas em ler as vistas, mas em construir vistas faltantes a partir de uma já existente, demonstrando um profundo entendimento da correlação espacial entre elas.

Imagine que você é um desenhista júnior em uma indústria metalúrgica. Seu líder de equipe entrega a você o desenho dimensionado da Vista Frontal de um novo componente de máquina e informa a profundidade total da peça. Para uma verificação rápida do design, ele pede que você esboce as vistas restantes. Ele diz: "Preciso que você demonstre sua compreensão da projeção ortogonal. Usando essa vista frontal como base, desenhe rapidamente a vista superior e a lateral esquerda. Nesse momento, não se preocupe com margens ou cotas, foque apenas na representação correta das formas e na projeção de todos os detalhes, como furos e chanfros".

Dados da Peça:
- Profundidade total da peça: 80 mm.
- Vista frontal (fornecida abaixo): você deverá desenhar essa vista em sua folha como ponto de partida, seguindo as medidas exatas (em milímetros) indicadas na figura.

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284706_676992_1.png
Figura 1 - Vista frontal da peça
Fonte: o autor.


Com base na vista frontal fornecida e na profundidade total da peça, você deverá construir, em uma folha em branco, o desenho das três vistas principais. Siga as etapas:

- Desenho da vista frontal:
 em uma folha de papel em branco, utilizando seus instrumentos de desenho, desenhe a vista frontal da peça, respeitando rigorosamente as medidas fornecidas na imagem (desenhe em escala 1:1, ou seja, 150 mm serão 15 cm no papel).

- Construção das vistas faltantes: a partir da vista frontal que você desenhou e da profundidade de 80 mm, utilize as técnicas de projeção ortogonal no 1º diedro para construir a vista superior e a vista lateral esquerda da peça.

Posicione as vistas corretamente em relação à vista frontal.

Represente de forma precisa como o furo e o chanfro aparecem nessas novas projeções.

Utilize linha contínua para as arestas visíveis e linha tracejada para as arestas não visíveis.

- Atenção: para essa atividade, não é necessário desenhar margens, legenda (carimbo) ou inserir as cotas (dimensões) no seu desenho. O foco é exclusivamente a representação correta das vistas.

 

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Uma das habilidades mais essenciais no campo da engenharia é a capacidade de visualizar e interpretar objetos tridimensionais a partir de representações bidimensionais. O sistema de projeção ortogonal, idealizado por Gaspard Monge, nos permite representar todas as faces de um objeto em suas verdadeiras grandezas por meio de vistas distintas. No entanto, a verdadeira maestria não está apenas em ler as vistas, mas em construir vistas faltantes a partir de uma já existente, demonstrando um profundo entendimento da correlação espacial entre elas.

Imagine que você é um desenhista júnior em uma indústria metalúrgica. Seu líder de equipe entrega a você o desenho dimensionado da Vista Frontal de um novo componente de máquina e informa a profundidade total da peça. Para uma verificação rápida do design, ele pede que você esboce as vistas restantes. Ele diz: "Preciso que você demonstre sua compreensão da projeção ortogonal. Usando essa vista frontal como base, desenhe rapidamente a vista superior e a lateral esquerda. Nesse momento, não se preocupe com margens ou cotas, foque apenas na representação correta das formas e na projeção de todos os detalhes, como furos e chanfros".

Dados da Peça:
- Profundidade total da peça: 80 mm.
- Vista frontal (fornecida abaixo): você deverá desenhar essa vista em sua folha como ponto de partida, seguindo as medidas exatas (em milímetros) indicadas na figura.

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284706_676992_1.png
Figura 1 - Vista frontal da peça
Fonte: o autor.


Com base na vista frontal fornecida e na profundidade total da peça, você deverá construir, em uma folha em branco, o desenho das três vistas principais. Siga as etapas:

- Desenho da vista frontal:
 em uma folha de papel em branco, utilizando seus instrumentos de desenho, desenhe a vista frontal da peça, respeitando rigorosamente as medidas fornecidas na imagem (desenhe em escala 1:1, ou seja, 150 mm serão 15 cm no papel).

- Construção das vistas faltantes: a partir da vista frontal que você desenhou e da profundidade de 80 mm, utilize as técnicas de projeção ortogonal no 1º diedro para construir a vista superior e a vista lateral esquerda da peça.

Posicione as vistas corretamente em relação à vista frontal.

Represente de forma precisa como o furo e o chanfro aparecem nessas novas projeções.

Utilize linha contínua para as arestas visíveis e linha tracejada para as arestas não visíveis.

- Atenção: para essa atividade, não é necessário desenhar margens, legenda (carimbo) ou inserir as cotas (dimensões) no seu desenho. O foco é exclusivamente a representação correta das vistas.

 

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Para o projeto escolhido na Etapa 1 e considerando que o projeto escolhido será financiado em cinco anos, com taxa de 10% a.a., calcule o valor da parcela anual do financiamento utilizando o sistema Price.

MAPA - EPROD - ENGENHARIA ECONÔMICA - 54_2025

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MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem)


​Olá, estudante!
Seja bem-vindo à atividade MAPA da disciplina Engenharia Econômica. Nesta atividade, você aplicará os conceitos estudados em aula, avaliando a viabilidade econômica e financeira de diferentes alternativas de investimento em expansão produtiva.

Para isso, considera a empresa ABC S.A., que é uma indústria nacional de médio porte, especializada na produção de baterias para veículos elétricos. Fundada há 10 anos, a empresa consolidou-se como fornecedora de baterias para montadoras nacionais e importadoras de veículos elétricos, destacando-se pela qualidade tecnológica de seus produtos e capacidade de inovação. Nos últimos anos, o mercado de veículos elétricos apresentou crescimento acelerado, impulsionado por políticas públicas de incentivo à mobilidade sustentável, aumento da conscientização ambiental e redução de custos de produção. A demanda por baterias de alta performance tem superado a capacidade instalada da ABC S.A., gerando oportunidades significativas de expansão, mas também exigindo decisões de investimento bem fundamentadas.

Diante desse cenário, a diretoria da empresa planeja ampliar a capacidade produtiva nos próximos cinco anos e deseja receber uma recomendação técnica detalhada, considerando:

- Viabilidade econômica dos projetos: análise de fluxo de caixa, VPL e TIR.
- Condições de financiamento: custos de capital e prazo de retorno.
- Riscos operacionais e financeiros: variações de receita, custos de insumos, volatilidade do mercado.

Você integra a equipe de engenharia econômica, responsável por apresentar um parecer estruturado ao comitê de investimentos, capaz de orientar a tomada de decisão da empresa.

A empresa está considerando três projetos alternativos, cujos dados estão descritos a seguir:

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284192_676839_1.jpg
Fonte: o autor.

Observação: nos custos anuais, já estão incluídos depreciação e imposto de renda, portanto, não é necessário recalculá-los.

A atividade está dividida em quatro etapas:

Etapa 1 – Viabilidade econômica dos projetos
Calcule o VPL e a TIR de cada projeto, considerando a TMA de 10% a.a., e, na sequência, identifique qual projeto é mais viável economicamente com base nesses indicadores.

Etapa 2 – Análise de financiamento
Para o projeto escolhido na Etapa 1 e considerando que o projeto escolhido será financiado em cinco anos, com taxa de 10% a.a., calcule o valor da parcela anual do financiamento utilizando o sistema Price.

Etapa 3 — Risco, sensibilidade e cenários
A etapa três está dividida em duas fases:

Fase 1: recalcule o VPL do projeto escolhido para as variações individuais a seguir (uma variável por vez):
Receita anual -10%.
Custo anual +10%.
TMA = 12% a.a.
Discuta: qual variável impacta mais o VPL? Por quê?

Fase 2: monte dois cenários para o projeto escolhido:
Otimista: Receitas +10%, Custos -5%, TMA 9%.
Pessimista: Receitas -10%, Custos +5%, TMA 11%.
Compare o VPL nos três cenários — Base (etapa 1), Otimista e Pessimista — e analise como as variações de receita e custo impactam a viabilidade econômica do projeto, destacando possíveis riscos e oportunidades.

Etapa 4 — Decisão com restrição gerencial
Com base nos resultados das Etapas 1, 2 e 3, elabore um relatório justificando qual projeto deve ser aprovado.

 

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