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6 de out. de 2025

a) Escolha três pessoas (não podem ser esportistas profissionais) que utilizam o produto citado. Pergunte como usam a garrafa plástica em sua rotina. Anote e descreva os usos relatados.

 MAPA - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54_2025

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Para iniciarmos, leia atentamente o trecho a seguir:

Quando uma organização deseja inovar em seus produtos ou serviços, muitas vezes não é necessário criar algo totalmente novo, mas sim repensar, modificar ou combinar elementos já existentes. Para isso, a ferramenta SCAMPER pode ser utilizada como estímulo à criatividade. SCAMPER é um acrônimo que representa sete técnicas para explorar melhorias em um produto: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar e Reorganizar. Essa abordagem permite que gestores e equipes repensem soluções já conhecidas, identifiquem novas utilidades e proponham inovações capazes de agregar valor para os clientes.


Fonte: MIYATAKE, A. K.; IBA, F. L. Abordagens inovadoras em administração. Maringá: Unicesumar, 2021.


Estudo de caso

Considere como base de análise uma garrafa plástica reutilizável (squeeze), um produto bastante comum no dia a dia das pessoas, utilizado para transportar água ou outras bebidas. Ainda que seu uso pareça óbvio, diferentes grupos de pessoas podem empregar o produto de formas variadas, dependendo de suas necessidades (academia, escritório, escola, esportes ao ar livre, viagens etc.).

Para realizar a atividade, siga o passo a passo:

a) Escolha três pessoas (não podem ser esportistas profissionais) que utilizam o produto citado. Pergunte como usam a garrafa plástica em sua rotina. Anote e descreva os usos relatados.
b) Aplique as sete técnicas do SCAMPER ao produto analisado, gerando ideias de inovação (por exemplo: substituir o material, combinar com outro acessório, adaptar para diferentes públicos etc.).
c) Das ideias geradas, escolha duas que considere mais viáveis para aplicação no mercado e justifique sua escolha.
d) Compare as duas ideias escolhidas com um produto concorrente ou substituto, explicando as diferenças e vantagens competitivas.
e) Elabore uma proposta de campanha publicitária ou experiência de consumo que evidencie os benefícios das inovações apresentadas.
f) Sugira uma estratégia para aumentar a atratividade do produto e gerar novas vendas, considerando o perfil dos clientes

 


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Quando uma organização deseja inovar em seus produtos ou serviços, muitas vezes não é necessário criar algo totalmente novo, mas sim repensar, modificar ou combinar elementos já existentes. Para isso, a ferramenta SCAMPER pode ser utilizada como estímulo à criatividade. SCAMPER é um acrônimo que representa sete técnicas para explorar melhorias em um produto: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar e Reorganizar. Essa abordagem permite que gestores e equipes repensem soluções já conhecidas, identifiquem novas utilidades e proponham inovações capazes de agregar valor para os clientes.


Fonte: MIYATAKE, A. K.; IBA, F. L. Abordagens inovadoras em administração. Maringá: Unicesumar, 2021.


Estudo de caso

Considere como base de análise uma garrafa plástica reutilizável (squeeze), um produto bastante comum no dia a dia das pessoas, utilizado para transportar água ou outras bebidas. Ainda que seu uso pareça óbvio, diferentes grupos de pessoas podem empregar o produto de formas variadas, dependendo de suas necessidades (academia, escritório, escola, esportes ao ar livre, viagens etc.).

Para realizar a atividade, siga o passo a passo:

a) Escolha três pessoas (não podem ser esportistas profissionais) que utilizam o produto citado. Pergunte como usam a garrafa plástica em sua rotina. Anote e descreva os usos relatados.
b) Aplique as sete técnicas do SCAMPER ao produto analisado, gerando ideias de inovação (por exemplo: substituir o material, combinar com outro acessório, adaptar para diferentes públicos etc.).
c) Das ideias geradas, escolha duas que considere mais viáveis para aplicação no mercado e justifique sua escolha.
d) Compare as duas ideias escolhidas com um produto concorrente ou substituto, explicando as diferenças e vantagens competitivas.
e) Elabore uma proposta de campanha publicitária ou experiência de consumo que evidencie os benefícios das inovações apresentadas.
f) Sugira uma estratégia para aumentar a atratividade do produto e gerar novas vendas, considerando o perfil dos clientes

 


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Com base nesse conceito, explique de que maneira o Nubank construiu sua proposta de valor para o mercado brasileiro.

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O Nubank surgiu em São Paulo em 2013, quando três empreendedores decidiram enfrentar um problema bastante comum no Brasil: bancos cobrando tarifas altas e impondo processos cheios de burocracia. Um ano depois, em 2014, eles lançaram o primeiro produto da empresa, um cartão de crédito internacional sem anuidade, que podia ser controlado inteiramente pelo aplicativo do celular. De acordo com o relatório The Rise of Nubank: Changing Latin American Finance (Quartr, 2024), essa iniciativa conquistou rapidamente milhões de pessoas insatisfeitas com os bancos tradicionais e abriu espaço para que a fintech crescesse e diversificasse seus serviços.

Fonte: https://quartr.com/insights/company-research/the-rise-of-nubank-changing-latin-american-finance. Acesso em: 02 set. 2025.

A ferramenta Canvas da Proposta de Valor ajuda empresas a refletirem sobre o que realmente importa para seus clientes: quais são suas dores, quais benefícios esperam e de que forma a solução oferecida pode atender a essas necessidades.

Com base nesse conceito, explique de que maneira o Nubank construiu sua proposta de valor para o mercado brasileiro. Em sua resposta, destaque as dores e ganhos percebidos pelos clientes, mostre como o Canvas da Proposta de Valor pode ser aplicado ao caso e discuta de que forma a inovação do modelo de negócio contribuiu para a rápida consolidação da fintech no setor financeiro.


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Fonte: https://quartr.com/insights/company-research/the-rise-of-nubank-changing-latin-american-finance. Acesso em: 02 set. 2025.

A ferramenta Canvas da Proposta de Valor ajuda empresas a refletirem sobre o que realmente importa para seus clientes: quais são suas dores, quais benefícios esperam e de que forma a solução oferecida pode atender a essas necessidades.

Com base nesse conceito, explique de que maneira o Nubank construiu sua proposta de valor para o mercado brasileiro. Em sua resposta, destaque as dores e ganhos percebidos pelos clientes, mostre como o Canvas da Proposta de Valor pode ser aplicado ao caso e discuta de que forma a inovação do modelo de negócio contribuiu para a rápida consolidação da fintech no setor financeiro.


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1. Calcule o preço de venda do xale, utilizando como ferramenta o mark-up divisor. (Nesse item, demonstre os cálculos realizados para chegar no resultado).

 MAPA - GCOM - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54_2025

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Olá, estudante!

O objetivo da atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) é permitir que você se sinta imerso com relação ao cálculo do preço de venda de determinado produto, utilizando como ferramenta o mark-up divisor.

Que tal aproveitar para colocar em prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Gestão de Custos e Formação de Preço de Venda?

A determinação do preço de venda constitui uma das principais e das mais difíceis decisões a ser tomada em uma empresa, pois depende de um número considerável de variáveis, que nem sempre partem de decisão interna da organização, merecendo um planejamento consubstanciado em informações estratégicas de mercado e que possa refletir os objetivos da instituição. Ao se procurar formar o preço de venda, é preciso observar a base escolhida para essa formação, a partir do custo, ou a partir do mercado.

Marília e Joana são amigas desde a época da faculdade. Recentemente, constituíram um pequeno negócio para fabricar xales de seda. Decidiram optar por esse segmento de negócio depois de realizar uma pesquisa de mercado com o público feminino e perceberem que esse é um acessório indispensável no guarda-roupa das mulheres. Imagine que sua missão é ajudar as duas empresárias a realizar o cálculo do preço de venda dessa peça e, para tanto, recebeu relatório contendo as informações de que o custo variável de produção do xale é de R$ 18,00; os impostos sobre as vendas somam o montante de 25%; a margem de contribuição desejada pelas sócias é de 35%; e que as comissões sobre as vendas são de 10%.

Após analisar todos os dados fornecidos, realize os cálculos e atenda às seguintes demandas:

1. Calcule o preço de venda do xale, utilizando como ferramenta o mark-up divisor. (Nesse item, demonstre os cálculos realizados para chegar no resultado).

2. Apresente a demonstração do resultado com os cálculos referentes à venda de uma unidade do xale.

 


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