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6 de out. de 2025

MAPA - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 54_2025

 

MAPA - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 54_2025

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Imagine que você foi contratado por uma empresa de tecnologia em expansão que precisa desenvolver um novo sistema de gestão de atendimentos para melhorar o relacionamento com seus clientes. O diretor da empresa relatou que, em projetos anteriores, houve retrabalho e atrasos significativos porque os requisitos não foram bem levantados e, em muitos casos, estavam incompletos ou contraditórios.
Neste cenário, você, como analista de requisitos, deverá aplicar os conceitos estudados na Unidade 3 – Levantamento e Análise de Requisitos, a fim de propor soluções que garantam um processo mais eficiente, reduzindo falhas e aumentando a satisfação dos usuários.
Com base na situação apresentada, elabore um relatório que contenha:
- Uma explicação sobre a importância do levantamento e da análise de requisitos para o sucesso do projeto.
- A descrição de pelo menos duas técnicas de levantamento de requisitos que você utilizaria neste caso, justificando sua escolha.
- A identificação de possíveis conflitos ou ambiguidades que podem surgir durante a coleta de requisitos e como você os resolveria.
- Uma proposta de como validar e priorizar os requisitos junto aos stakeholders da empresa.

​ Envie as respostas no template da atividade fornecido em seu ambiente.


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Qual a importância da Engenharia de Requisitos para o sucesso de um projeto de software e quais consequências podem ocorrer quando essa etapa não é bem conduzida?

 ATIVIDADE 1 - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 54_2025

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O início do desenvolvimento de software frequentemente sofre com problemas relacionados à falta de clareza nos objetivos do sistema e à comunicação deficiente entre clientes e desenvolvedores. A Engenharia de Requisitos surge justamente como uma área destinada a minimizar esses riscos, estruturando processos de elicitação, análise, especificação e validação de requisitos. Essa disciplina busca garantir que as necessidades reais dos usuários sejam compreendidas, documentadas e transformadas em soluções tecnológicas adequadas. Considerando esse contexto, e refletindo sobre os conceitos fundamentais apresentados na Unidade 1 do material didático, redija um texto dissertativo que responda:
Qual a importância da Engenharia de Requisitos para o sucesso de um projeto de software e quais consequências podem ocorrer quando essa etapa não é bem conduzida?


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O início do desenvolvimento de software frequentemente sofre com problemas relacionados à falta de clareza nos objetivos do sistema e à comunicação deficiente entre clientes e desenvolvedores. A Engenharia de Requisitos surge justamente como uma área destinada a minimizar esses riscos, estruturando processos de elicitação, análise, especificação e validação de requisitos. Essa disciplina busca garantir que as necessidades reais dos usuários sejam compreendidas, documentadas e transformadas em soluções tecnológicas adequadas. Considerando esse contexto, e refletindo sobre os conceitos fundamentais apresentados na Unidade 1 do material didático, redija um texto dissertativo que responda:
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Para realizar o empréstimo não há uma forma definida a ser seguida, o desenvolvedor pode criar um List de Empréstimos ou outra forma que desejar,

 MAPA - ESOFT - PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS II - 54_2025

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Nesta atividade, você construirá um Sistema de Biblioteca em Java, executado em console, com foco em Programação Orientada a Objetos e estruturas de controle. O objetivo é demonstrar seu domínio de modelagemencapsulamentoherança e classes/métodos abstratos, além de boas práticas de código, mensagens ao usuário e tratamento de erros. A seguir, você encontrará os requisitos funcionais e o modelo de domínio a serem implementados.
 

Fonte: Elaborado pelo professor,2025.


Implemente, em Java, um Sistema de Biblioteca executado em console que permita cadastrar, alterar, pesquisar e excluir livros, além de registrar empréstimos e devoluções. A aplicação deve empregar Orientação a Objetos (atributos, visibilidade, métodos, classes/objetos, herança, encapsulamento, métodos estáticos, polimorfismo, classes/métodos abstratos) e estruturas de controle (menu, fluxo condicional, laços contados e variações).

1) Requisitos Funcionais (menu e operações)
Implemente um menu em loop até que o usuário escolha “Sair” ou alguma opção semelhante, com as opções:
Cadastrar livro
Alterar livro (por ID ou ISBN)
Pesquisar livro (por título/autor/ISBN)
Excluir livro
Listar acervo
Emprestar livro
Devolver livro
Sair

O cadastro deve ser armazenado em List<Livro> em memória.
Para realizar o empréstimo não há uma forma definida a ser seguida, o desenvolvedor pode criar um List de Empréstimos ou outra forma que desejar, mas deve registrar a situação do livro e não permitir um novo empréstimo sem que a devolução seja realizada.
Em Relatórios, ofereça:
“Livros disponíveis”
“Livros emprestados”

2) Modelo de Domínio (OO – Parte I e II)
2.1 Classe básicas
Livro (classe)
Atributos (privados): id (Long), isbn (String), titulo (String), autor (String), ano (int), categoria (String)
Visibilidade/métodos: getters/setters; toString(); validações no setter (ex.: ano positivo; isbn não vazio).
2.2 Herança, classes/métodos abstratos
ItemBiblioteca (classe abstrata)
Atributos comuns (ex.: id, título);
Livro estende ItemBiblioteca e implementa calcularMulta (ex.: R$ 1,50 por dia).

Orientações:

- O código deve ser desenvolvido em Java na IDE de sua preferência e, ao final, copiado e colado no template da atividade MAPA disponibilizado no material da disciplina. Somente o template preenchido deve ser enviado na plataforma, não os arquivos .java separados.


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Fonte: Elaborado pelo professor,2025.


Implemente, em Java, um Sistema de Biblioteca executado em console que permita cadastrar, alterar, pesquisar e excluir livros, além de registrar empréstimos e devoluções. A aplicação deve empregar Orientação a Objetos (atributos, visibilidade, métodos, classes/objetos, herança, encapsulamento, métodos estáticos, polimorfismo, classes/métodos abstratos) e estruturas de controle (menu, fluxo condicional, laços contados e variações).

1) Requisitos Funcionais (menu e operações)
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2.2 Herança, classes/métodos abstratos
ItemBiblioteca (classe abstrata)
Atributos comuns (ex.: id, título);
Livro estende ItemBiblioteca e implementa calcularMulta (ex.: R$ 1,50 por dia).

Orientações:

- O código deve ser desenvolvido em Java na IDE de sua preferência e, ao final, copiado e colado no template da atividade MAPA disponibilizado no material da disciplina. Somente o template preenchido deve ser enviado na plataforma, não os arquivos .java separados.


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