Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


6 de out. de 2025

MAPA - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

MAPA - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

O paradigma funcional é especialmente útil em situações que exigem processamento paralelo e concorrente, uma vez que, ao evitar estados mutáveis e efeitos colaterais, possibilita maior previsibilidade e consistência nos resultados. Essa característica torna a programação funcional adequada para lidar com grandes volumes de dados e cálculos complexos, além de reduzir erros comuns em ambientes de execução simultânea.

Fonte: TOKUMOTO, Ronie Cesar. Paradigmas de Linguagem de Programação. Maringá: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

No contexto atual de desenvolvimento de software, o paradigma funcional tem ganhado destaque devido à sua capacidade de lidar com problemas de concorrência, processamento de grandes volumes de dados e maior previsibilidade de resultados. Imagine que você foi contratado como desenvolvedor para integrar uma funcionalidade de processamento de dados em um sistema que precisa realizar cálculos complexos de forma paralela, garantindo consistência e redução de efeitos colaterais. A empresa deseja avaliar a viabilidade de usar conceitos de programação funcional nesse projeto.

Com base no material didático, elabore um relatório técnico contemplando os seguintes pontos:
 - Explicação conceitual do paradigma funcional, incluindo suas principais características (imutabilidade, funções puras, avaliação preguiçosa, funções de ordem superior).
 - Comparação prática entre o paradigma funcional e o paradigma imperativo, destacando vantagens e desvantagens no contexto do problema apresentado.
 - Exemplo prático de implementação de uma solução funcional para um problema real de processamento de dados, utilizando uma linguagem que suporte programação funcional (Java, Python, Haskell, Scala, etc.).
 - Discussão de aplicabilidade, indicando em quais situações o paradigma funcional traria benefícios reais ao projeto descrito no elemento-base.
 - Conclusão crítica sobre a viabilidade do uso do paradigma funcional no cenário proposto, considerando desempenho, manutenção e curva de aprendizado da equipe.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Imagine que você foi convidado para ministrar uma palestra introdutória para um grupo de novos desenvolvedores que estão ingressando em um programa de treinamento corporativo.

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Ao longo da história, diversas linguagens de programação surgiram e evoluíram para atender necessidades específicas, refletindo os avanços tecnológicos e as mudanças nas formas de desenvolvimento de software. A Unidade 1 do seu material discute conceitos fundamentais, desde a definição de linguagem de programação, seus elementos básicos, paradigmas e sua importância no processo de construção de soluções computacionais.

Fonte: TOKUMOTO, Ronie Cesar. Paradigmas de Linguagem de Programação. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

Imagine que você foi convidado para ministrar uma palestra introdutória para um grupo de novos desenvolvedores que estão ingressando em um programa de treinamento corporativo. A expectativa é que você explique de forma clara e objetiva o papel das linguagens de programação na solução de problemas, destacando como os paradigmas influenciam o modo como os algoritmos são desenvolvidos e implementados.

Com base no conteúdo da Unidade 1, elabore um texto dissertativo-argumentativo que contemple:
 - O conceito e a função de uma linguagem de programação.
 - A relação entre paradigma de programação e a forma como problemas são modelados.
 - Exemplos de linguagens representativas de diferentes paradigmas e suas aplicações típicas.
 - Reflexão sobre como a escolha de um paradigma pode impactar a eficiência e a clareza de um sistema.

Utilize exemplos práticos para ilustrar seus argumentos e relacione os conceitos abordados com situações reais do desenvolvimento de software.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com 

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Ao longo da história, diversas linguagens de programação surgiram e evoluíram para atender necessidades específicas, refletindo os avanços tecnológicos e as mudanças nas formas de desenvolvimento de software. A Unidade 1 do seu material discute conceitos fundamentais, desde a definição de linguagem de programação, seus elementos básicos, paradigmas e sua importância no processo de construção de soluções computacionais.

Fonte: TOKUMOTO, Ronie Cesar. Paradigmas de Linguagem de Programação. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

Imagine que você foi convidado para ministrar uma palestra introdutória para um grupo de novos desenvolvedores que estão ingressando em um programa de treinamento corporativo. A expectativa é que você explique de forma clara e objetiva o papel das linguagens de programação na solução de problemas, destacando como os paradigmas influenciam o modo como os algoritmos são desenvolvidos e implementados.

Com base no conteúdo da Unidade 1, elabore um texto dissertativo-argumentativo que contemple:
 - O conceito e a função de uma linguagem de programação.
 - A relação entre paradigma de programação e a forma como problemas são modelados.
 - Exemplos de linguagens representativas de diferentes paradigmas e suas aplicações típicas.
 - Reflexão sobre como a escolha de um paradigma pode impactar a eficiência e a clareza de um sistema.

Utilize exemplos práticos para ilustrar seus argumentos e relacione os conceitos abordados com situações reais do desenvolvimento de software.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

O sistema deverá gerenciar o acervo de uma biblioteca, incluindo cadastro de livros, usuários, empréstimos e devoluções. O programa deve ser totalmente funcional e demonstrar domínio dos conceitos estudados.

MAPA - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Sistema de Gerenciamento de Biblioteca em Linguagem C

Conforme apresentado na disciplina, a linguagem C oferece recursos fundamentais para o desenvolvimento de sistemas robustos através de estruturas de dados, funções, manipulação de arquivos e controle de fluxo. A modularização através de funções e o uso adequado de estruturas de dados são essenciais para criar programas organizados e eficientes.

Como parte do seu aprendizado prático, você deverá desenvolver um Sistema de Gerenciamento de Biblioteca completo em linguagem C, aplicando todos os conceitos estudados nas unidades da disciplina.


Descrição do Sistema:

O sistema deverá gerenciar o acervo de uma biblioteca, incluindo cadastro de livros, usuários, empréstimos e devoluções. O programa deve ser totalmente funcional e demonstrar domínio dos conceitos estudados.


Requisitos Funcionais:

1. Cadastro de Livros:

- Código do livro (inteiro)
- Título (string até 100 caracteres)
- Autor (string até 80 caracteres)
- Editora (string até 60 caracteres)
- Ano de publicação (inteiro)
- Número de exemplares disponíveis (inteiro)
- Status (disponível/emprestado)


2. Cadastro de Usuários:

- Matrícula (inteiro)
- Nome completo (string até 100 caracteres)
- Curso (string até 50 caracteres)
- Telefone (string até 15 caracteres)
- Data de cadastro (dia, mês, ano)


3. Sistema de Empréstimos:

- Código do empréstimo (inteiro)
- Matrícula do usuário
- Código do livro
- Data do empréstimo (dia, mês, ano)
- Data prevista de devolução (7 dias após empréstimo)
- Status (ativo/devolvido)


Requisitos Técnicos:

Parte 1 - Estruturas de Dados (25 pontos):

- Definir structs apropriadas para Livro, Usuario e Emprestimo
- Utilizar vetores de structs para armazenar os dados
- Implementar funções de inicialização das estruturas


Parte 2 - Sistema de Menus e Controle de Fluxo (20 pontos):

- Menu principal com todas as opções do sistema
- Submenus organizados por funcionalidade
- Controle de fluxo utilizando estruturas condicionais e de repetição apropriadas
- Validação de entrada de dados


Parte 3 - Funções Modulares (25 pontos):

- Função para cadastrar livros
- Função para cadastrar usuários
- Função para realizar empréstimo
- Função para realizar devolução
- Função para pesquisar livros (por código, título ou autor)
- Função para pesquisar usuários (por matrícula ou nome)
- Função para listar empréstimos ativos
- Todas as funções devem utilizar passagem de parâmetros adequada


Parte 4 - Manipulação de Arquivos (20 pontos):

- Salvar dados de livros em arquivo "livros.txt"
- Salvar dados de usuários em arquivo "usuarios.txt"
- Salvar dados de empréstimos em arquivo "emprestimos.txt"
- Carregar dados dos arquivos na inicialização do programa
- Implementar backup automático dos dados


Parte 5 - Funcionalidades Avançadas (10 pontos):

- Relatório de livros mais emprestados
- Relatório de usuários com empréstimos em atraso
- Função de busca avançada com múltiplos critérios
- Sistema de renovação de empréstimos


Entregáveis:

- Código-fonte completo comentado e organizado
- Manual do usuário explicando como utilizar cada funcionalidade


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com 

MAPA - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

MAPA - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Sistema de Gerenciamento de Biblioteca em Linguagem C

Conforme apresentado na disciplina, a linguagem C oferece recursos fundamentais para o desenvolvimento de sistemas robustos através de estruturas de dados, funções, manipulação de arquivos e controle de fluxo. A modularização através de funções e o uso adequado de estruturas de dados são essenciais para criar programas organizados e eficientes.

Como parte do seu aprendizado prático, você deverá desenvolver um Sistema de Gerenciamento de Biblioteca completo em linguagem C, aplicando todos os conceitos estudados nas unidades da disciplina.


Descrição do Sistema:

O sistema deverá gerenciar o acervo de uma biblioteca, incluindo cadastro de livros, usuários, empréstimos e devoluções. O programa deve ser totalmente funcional e demonstrar domínio dos conceitos estudados.


Requisitos Funcionais:

1. Cadastro de Livros:

- Código do livro (inteiro)
- Título (string até 100 caracteres)
- Autor (string até 80 caracteres)
- Editora (string até 60 caracteres)
- Ano de publicação (inteiro)
- Número de exemplares disponíveis (inteiro)
- Status (disponível/emprestado)


2. Cadastro de Usuários:

- Matrícula (inteiro)
- Nome completo (string até 100 caracteres)
- Curso (string até 50 caracteres)
- Telefone (string até 15 caracteres)
- Data de cadastro (dia, mês, ano)


3. Sistema de Empréstimos:

- Código do empréstimo (inteiro)
- Matrícula do usuário
- Código do livro
- Data do empréstimo (dia, mês, ano)
- Data prevista de devolução (7 dias após empréstimo)
- Status (ativo/devolvido)


Requisitos Técnicos:

Parte 1 - Estruturas de Dados (25 pontos):

- Definir structs apropriadas para Livro, Usuario e Emprestimo
- Utilizar vetores de structs para armazenar os dados
- Implementar funções de inicialização das estruturas


Parte 2 - Sistema de Menus e Controle de Fluxo (20 pontos):

- Menu principal com todas as opções do sistema
- Submenus organizados por funcionalidade
- Controle de fluxo utilizando estruturas condicionais e de repetição apropriadas
- Validação de entrada de dados


Parte 3 - Funções Modulares (25 pontos):

- Função para cadastrar livros
- Função para cadastrar usuários
- Função para realizar empréstimo
- Função para realizar devolução
- Função para pesquisar livros (por código, título ou autor)
- Função para pesquisar usuários (por matrícula ou nome)
- Função para listar empréstimos ativos
- Todas as funções devem utilizar passagem de parâmetros adequada


Parte 4 - Manipulação de Arquivos (20 pontos):

- Salvar dados de livros em arquivo "livros.txt"
- Salvar dados de usuários em arquivo "usuarios.txt"
- Salvar dados de empréstimos em arquivo "emprestimos.txt"
- Carregar dados dos arquivos na inicialização do programa
- Implementar backup automático dos dados


Parte 5 - Funcionalidades Avançadas (10 pontos):

- Relatório de livros mais emprestados
- Relatório de usuários com empréstimos em atraso
- Função de busca avançada com múltiplos critérios
- Sistema de renovação de empréstimos


Entregáveis:

- Código-fonte completo comentado e organizado
- Manual do usuário explicando como utilizar cada funcionalidade


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares