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4 de out. de 2022

MAPA - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

MAPA - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

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Olá, prezados alunos e alunas tudo bem?
Vamos colocar a mão na massa!!! Chegamos ao mapa da nossa disciplina.
Nesta nossa atividade, gostaria de propor a vocês o desenvolvimento de uma das etapas mais importantes de um empreendimento, o seu modelo de negócio. É neste momento em que decidimos coisas importantes como: a proposta de valor, o segmento de mercado, o relacionamento e os canais com nossos clientes, os parceiros-chave, atividades-chave, recursos e a estrutura de custo e de ganhos da futura empresa. O nosso foco neste momento é a criação de uma startup. Para isso gostaria que você se lê o material de apoio sobre as características de um startup.

Material de apoio

O que é uma Startup - Disponível em https://tinyurl.com/y56s7zyu
Cartilha Sebrae Modelo de Negócios Canvas – Disponível em https://tinyurl.com/335dtb7b
Ferramenta Sebrae Canvas – Disponível em https://tinyurl.com/2s3j752r
 
 
Situação Problema 

Em 2020, a revista exame o número de novos empreendimentos teve um aumento de 55% em relação a 2019, e para os anos de 2021 e 2022 a tendência era que essa curva se mantenha. No mesmo estudo, temos um dado impressionante, dentre dos mais de três milhões de novos empreendimentos, somente 85mil são de base tecnológica. Estes dados nos dão o tamanho da oportunidade para que está estudando cursos de tecnologias como o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Veja a reportagem na íntegra em: https://tinyurl.com/bdhpdc3b.

Ao mesmo tempo que temos poucos empreendimentos de base tecnológica, o setor de aplicativos móveis nunca este tão aquecido, pensando na alta demanda que estes novos negócios de serviços poderão necessitar, desenvolva um modelo de negócios do tipo canvas. O aplicativo deve atender ao mercado de delivery que atenda um ou mais negócios de serviços

Agora é com você

A partir da situação problema apresentada, desenvolva um modelo de negócio de um startup, de um aplicativo móvel, pensando na alta demanda que estes novos negócios de serviços poderão necessitar, desenvolva um modelo de negócios do tipo canvas.

​Nessa nossa atividade, você deve encontrar uma solução para um problema que você vivencia no seu dia a dia e apresente uma possível solução como oportunidade de geração de valor.

1 - Escreva em texto entre 10 e 15 linhas apresentando a ideia da sua proposta, falando do problema a ser resolvido e das oportunidades que você identificou.
2 - Qual é a sua proposta de Valor?

3 - Como será o seu relacionando com o seu cliente?

4 - Quais os canais de comunicação com o cliente?

5 - Qual o segmento de Mercado da proposta?

6 - Quem são os seus parceiros-chave?

7 - Quais as Atividades Chave da proposta?

8 - Quais são os Recursos Chave da proposta?

9 - Qual é a estrutura de custos da proposta?

10 - Quais as fontes de renda da proposta?


​Acessar e compreender a ferramenta Sebrae Canvas (https://sebraecanvas.com/), elaborar o Modelo de Negócios Canvas utilizando a ferramenta do Sebrae Canvas (anexar a imagem do canvas dentro do arquivo de template)

ATENÇÃO:
Para essa atividade, utilize o formulário padrão do word disponível em Material da disciplina (Template atividade MAPA).

Em caso de dúvidas, envie mensagem a seu professor(a) mediador(a).


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ATIVIDADE 1 - EMPREENDEDORISMO - 54/2022

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Como percebemos nos últimos anos, o mundo tem mudado em ritmo muito acelerado. Neste contexto, o empreendedorismo é fomentado nas escolas e universidades como meio de alavancar economias. No entanto, como vimos na nossa disciplina, empreender não é um ato simples, muitos são suas nuances e, na maioria das vezes, os novos empreendimentos não completam dois anos de vida. Assim sendo cada vez mais busca-se dar suporte aos novos empreendedores para suas iniciativas perdurem e alcance seus objetivos.

Para que isso seja possível, cada dia mais temos a disposição dos empreendedores, sobretudo de startups, das incubadoras e aceleradoras. A revista Exame traz uma matéria onde explica a diferença entre as duas e seus objetivos.


MOREIRA, D. Qual a diferença entre aceleradoras e incubadoras? Exame, 11 maio. 2011. Disponível em: https://exame.com/pme/qual-a-diferenca-entre-aceleradoras-e-incubadoras/. Acesso em: 28 set. 2022.

 
Neste contexto apresente as diferenças entre incubadoras e aceleradoras. Faça uma pesquisa e apresente um exemplo de incubadora e de aceleradora existente no Brasil.

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MAPA - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 54/2022

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Um diagrama de caso de uso pode ser descrito como uma ferramenta visual que fornece uma maneira para os stakeholders chegarem a um entendimento comum das funcionalidades. Nesse sentido, um caso de uso é uma construção de modelagem utilizada para  definir o comportamento de um sistema. As interações entre o usuário e o sistema são descritas neste diagrama, juntamente com um conjunto de alternativas possíveis para cada ação (SENGUPTA; BHATTACHARYA, 2006).

SENGUPTA, S.; BHATTACHARYA, S. Formalization of UML use case diagram-a Z notation based approach.

[S.l]: IEEE, 2006. p. 1-6.

 

Diante do exposto anterior sobre diagrama de caso de uso, analise o cenário a seguir:

 Imagine que você é um profissional da área de software contratado para a construção e manutenção de um sistema bancário. Esse sistema está em fase inicial de desenvolvimento, e para tanto, precisamos representar as atuais funcionalidades em um diagrama de caso de uso. Nesse banco, o cliente pode fazer as seguintes operações: Consultar saldo, depositar ou sacar dinheiro. No entanto, quando o cliente consultar o saldo, existem duas alternativas opcionais para ele, isto é, ele pode “Consultar o saldo em  tela” ou “Consultar o saldo impresso”. No entanto, obrigatoriamente, quando o cliente consultar o saldo o sistema deve realizar a verificação de usuário. Nesse sentido, o sistema também possui outra atividade essencial, a de realizar registro de todas as transações.

 

O que será necessário realizar? Baseando-se no cenário descrito anteriormente:
- Realize o levantamento de pelo menos 7 requisitos funcionais.

- Modele um diagrama de casos de uso completo com todas as notações e elementos necessários, tais como, atores, associações (extend e include) e  casos de uso.

 Por onde devo começar?

Identifique as situações que são obrigatórias e as situações que são opcionais, para utilizar a notação adequada.

Identifique corretamente os atores.

Identifique quais são as ações que serão realizadas. Lembrando que: cada ação corresponde a um caso de uso.

Qual programa utilizar para para desenvolver a atividade?

Lucida Chart ( https://www.lucidchart.com/pages/pt )

Draw.io (https://drawio-app.com/)

Visual Paradigm (https://online.visual-paradigm.com/)

Lembrando que essas ferramentas são sugestões, fiquem à vontade para utilizar qualquer ferramenta que se sintam mais confortáveis. Desde que atenda às necessidades de entrega.

 Dicas para realizar a atividade mapa: 

1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente. 

2. Assista ao vídeo explicativo da atividade mapa

3. Assista às aulas conceituais da disciplina.

 Como entregar a atividade:

- O diagrama deverá ser produzido em qualquer programa mencionado anteriormente, ou de sua escolha.

- Envie a lista de requisitos e o print do diagrama no template disponível no material da disciplina.

- A entrega da atividade deve ser no formato: doc ou pdf .

ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Durante a disciplina, procure sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à atividade. Porém não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o processo de avaliação.   

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Atualmente, as organizações da indústria de software tem se preocupado cada vez mais com  a qualidade do produto que está sendo entregue ao cliente final. Dessa forma, novas técnicas, modelos e frameworks estão sendo utilizados a fim de otimizar a qualidade em um produto final. Uma das formas de melhorar o processo de software diz respeito a utilizar um modelo. A ideia deste modelo é substituir a adoção compulsória de processos pela adoção gradual de pequenas práticas que gerem impacto positivo na produção de software e possam servir posteriormente para compor processos mais sofisticados. Dessa forma, a organização irá perpetuar boas práticas em seus processos e produtos de software. 


Sob essa perspectiva, imagine que você é um profissional da área de software contratado por uma pequena empresa do Brasil. Essa empresa gostaria de começar a padronizar seus processos. Porém por ser uma empresa pequena, o orçamento para essa padronização de projetos é reduzido. Sob essa perspectiva, sugira qual o melhor modelo de qualidade de processos de software que se encaixa para essa empresa e o porquê, juntamente com as características desse modelo. Além disso, descreva todos os processos desse modelo. Para tanto, utilize outras fontes bibliográficas, além do livro da disciplina.

ATENÇÃO:
Digite sua resposta na caixa de texto da própria atividade.
Certifique-se de que sua resposta contempla todas as demandas da atividade etc.
Após o envio não serão permitidas alterações.

Assista as aulas conceituais da Unidade 5 e realize a leitura do livro da disciplina para melhor compreensão do conteúdo abordado.

ATIVIDADE 1 - ENGENHARIA DE SOFTWARE- 54/2022

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MAPA - ADS - PROCESSOS DE NEGÓCIO – 542022

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O BPMN (Business Process Modeling Notations), comumente conhecido como BPMN é  descrito como uma notação gráfica que descreve a sequência de processos e o fluxo de atividades de um determinado contexto. Nesse cenário, o BPMN é baseado na técnica de fluxograma e projetado para coordenar a sequência de atividades no processo (SHARMA et. al, 2015).

Nesse sentido, o núcleo do gerenciamento de processos de negócios BPM é definido como um corpo de métodos e ferramentas para identificar, analisar, melhorar, executar e monitorar processos de negócios. Dessa forma, possibilita-se monitorar todo o ciclo de vida dos processos, a fim de otimizá-los para aprimorar o desempenho do processo. Sob essa perspectiva, entende-se que  o sucesso do BPM em uma organização também depende de fatores mais amplos (VAN DER AALST et al., 2016).

Um desses fatores, refere-se aos funcionários dessa empresa. Isso porque,  motivar adequadamente os funcionários é essencial para o sucesso geral das mudanças organizacionais, como a adoção de BPM. Essa motivação dos funcionários e a gestão de desempenho por meio de recompensas desempenham um papel na suavização da introdução de novos processos no local de trabalho (AL‐MASHARI; ZAIRI, 1999). Por exemplo, os analistas podem redesenhar um processo perfeito no papel, mas se a maioria dos gerentes funcionais negligenciar as necessidades do processo e as propostas de valor para os clientes finais (por exemplo, devido aos incentivos projetados para motivar o comportamento localizado de otimizar a própria função ou departamento), um sub- a otimização de todo o processo será o resultado (ROSEMANN; VOM BROCKE, 2015). Assim, quando um processo redesenhado é colocado de volta em uma estrutura funcional existente, sem outras mudanças (ou seja, sem mudanças nos incentivos de desempenho), a ênfase gerencial predominante nas funções provavelmente continuará, o conflito de interesses prevalecerá e o desempenho do processo acabará sendo prejudicado (HAMMER, 2007). Além disso, uma subestimação do papel relacionado às pessoas e cultural para o sucesso do BPM e a falta de motivação e recompensas têm sido uma das principais razões do fracasso dos projetos de BPM (DUMAS et al., 2018).

 

Fontes acadêmicas utilizadas:

 AL‐MASHARI, M.; ZAIRI, M. BPR implementation process: an analysis of key success and failure factors. Business process management journal, 1999. 

DUMAS, M. et al. Fundamentals of business process management. Heidelberg: Springer, 2013. 

ROSEMANN, M.; VOM BROCKE, J. The six core elements of business process management. Handbook on business process management,  Berlin, Heidelberg, 2015. p. 105-122.

SHARMA, D. K. et al. Individualization of process model from configurable process model constructed in C-BPMN. International Conference on Computing, Communication & Automation, IEEE, 2015. p. 750-754. 

VAN DER AALST, W. M. P.; LA ROSA, M.; SANTORO, F. M. Business process management: Don’t forget to improve the process! Business and Information Systems Engineering, v. 58, n. 1, p. 1–6, 2016. 


O uso do BPM para mapear os processos e os fluxos de uma empresa já é um objeto de estudo recorrente na literatura. No entanto, para que o BPM seja efetivo na empresa é necessário que os funcionários estejam alinhados e motivados para sua realização. Isso porque, são os funcionários que vão fornecer o nível de detalhe necessário para o entendimento e mapeamento dos processos dentro de uma empresa. 

Nesse sentido, com os funcionários motivados se faz possível conhecer os processos e atividades realizadas, bem como os artefatos que podem ser produzidos nesses processos. Esses artefatos podem corresponder a qualquer documento produzido, por exemplo, provas, diagramas e manuais. 

 Diante do exposto acima sobre o BPMN, analise a seguinte modelagem BPMN:

 Fonte: o Autor.

O que será necessário realizar?

Baseado no cenário descrito anteriormente, realize as seguintes atividades:

 a) Descreva o processo que está sendo representado na modelagem.

b) Identifique qual (is) processo(s) possui(em) a identificação de tempo. 

c) Identifique qual (is) processo(s) possui(em) o envio de mensagens.

d) Identifique todas as funções de negócio (lanes).

e) Identifique quantos fluxos e quais fluxos finais existem no processo apresentado.

f) Identifique no processo quais são os dados produzidos/consumidos, denominado artefatos que estão presentes no modelo.

g) Explique de forma detalhada a diferença de: Pools, lanes, processo e artefatos.

h) Sugira um fluxo alternativo ao diagrama apresentado no qual aprimore o processo da modelagem

 Qual programa utilizar para para desenvolver a atividade?

Microsoft Word

Google Docs 

Lembrando que essas ferramentas são sugestões, fiquem à vontade para utilizar qualquer ferramenta que se sintam mais confortáveis. Desde que atenda as necessidades de entrega.

 Dicas para realizar a atividade mapa: 

1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente. 

2. Assista ao vídeo explicativo da atividade mapa

3. Assista às aulas conceituais da disciplina.

 Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido em qualquer programa mencionado acima, ou de sua escolha. A entrega da atividade deve ser em um documento do tipo word (.docx) ou em PDF (.pdf). 

 ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade, etc. Após o envio não serão permitidas alterações. Durante a disciplina, procure sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à atividade. Porém, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o processo de avaliação.   


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