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8 de out. de 2025

ATIVIDADE 1 - EMEC - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - EMEC - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54_2025

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ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS​


QUESTÃO 1

A confiabilidade é um aspecto central na área de transporte, especialmente quando se trata de segurança e desempenho em veículos automotores. No desenvolvimento de sistemas de freios, por exemplo, é imprescindível que o projeto garanta que os componentes funcionem adequadamente por longos períodos, sob diferentes condições de uso. Isso envolve não apenas a qualidade dos materiais utilizados, mas também a previsão estatística da vida útil, de modo a atender aos requisitos de segurança e às expectativas dos usuários.

Suponha que você esteja atuando como engenheiro consultor em uma montadora de automóveis que está prestes a lançar um novo modelo de veículo popular. Durante uma reunião, um gerente de qualidade afirmou que a confiabilidade do sistema de freios projetado para esse modelo é de 98% em um período de 8 anos, em condições normais de operação. Segundo ele, isso significa que, em média, 98% dos sistemas de freio instalados irão operar corretamente, sem falhas graves, ao longo desse intervalo de tempo.

Com base nos conceitos de confiabilidade estudados em aula, analise a afirmação do gerente e explique se a interpretação apresentada está correta. Justifique sua resposta com base nos princípios discutidos em aula.

 

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a) Criar uma folha de verificação ordenando os valores apresentados que servirá posteriormente para coleta de dados. A folha de verificação deverá conter no mínimo: setor de coleta, produto inspecionado, total de itens inspecionados, responsável, turno, período de coleta, total de defeitos.

PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL FERRAMENTAS DA QUALIDADE - 54_2025

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ATIVIDADE – M.A.P.A
Bem-vindo a nossa atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Ferramentas da Qualidade. Ao longo das aulas você está sendo capacitado para explorar as ferramentas da qualidade que poderão ser aplicados em diversos contextos na sua vida profissional, sendo elas essencial para entender, analisar problemas, permitindo a realização de melhorias nos diversos setores do mercado.

Assim, a atividade proposta, está intitulada como:
 
Estudo de Caso: Análise de Defeitos em Costura com Gráfico de Pareto
Contextualização
A Costura Premium é uma fábrica que produz peças de vestuário para grandes marcas. Recentemente, tem enfrentado aumento de devoluções nos itens calças jeans premium devido a defeitos nas costuras, gerando:
Reclamações de clientes.
Retrabalho excessivo.
Perda de matéria-prima.

Os dados a seguir foram coletados pelo supervisor Henrique no turno diurno durante terceiro trimestre de 2025 no setor da qualidade, com um total de 20000 peças inspecionadas. Os dados levantados são apresentados:

Razões

Itens inspecionados

Número de ocorrência 

Tensão do fio inadequada

20000

420

Bainha irregular

20000

560

Furos no tecido

20000

950

Barra torta

20000

78

Dobras mal feitas

20000

340

Costura desalinhada

20000

1998

Sujeira na peça

20000

198

Botões mal fixados

20000

165

Etiqueta incorreta

20000

24

Linha arrebentada

20000

750

 

 
Agora, você, como gestor da qualidade desta empresa, deverá detectar o problema por meio dos dados disponibilizados, priorizar os principais defeitos. Para isso, você é desafiado a:
 

a) Criar uma folha de verificação ordenando os valores apresentados que servirá posteriormente para coleta de dados. A folha de verificação deverá conter no mínimo: setor de coleta, produto inspecionado, total de itens inspecionados, responsável, turno, período de coleta, total de defeitos.

b) Elaborar um Diagrama de Pareto para priorizar as causas a serem priorizadas. 

c) Indicar sobre qual razão a empresa deverá trabalhar suas ações.  

d) Elabore um texto descritivo de ao menos 15 linhas falando sobre a utilização e a importância no contexto industrial apresentado das duas ferramentas da qualidade utilizadas nesta atividade, ou seja, realize a conexão com o caso da Costura Premium.

 

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Razões

Itens inspecionados

Número de ocorrência 

Tensão do fio inadequada

20000

420

Bainha irregular

20000

560

Furos no tecido

20000

950

Barra torta

20000

78

Dobras mal feitas

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Costura desalinhada

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1998

Sujeira na peça

20000

198

Botões mal fixados

20000

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24

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Agora, você, como gestor da qualidade desta empresa, deverá detectar o problema por meio dos dados disponibilizados, priorizar os principais defeitos. Para isso, você é desafiado a:
 

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c) Indicar sobre qual razão a empresa deverá trabalhar suas ações.  

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a) Identifique e explique pelo menos 2 causas possíveis para os Ms (Mão de obra, Máquinas, Materiais, Métodos, Meio ambiente, Medição) para análise. Obs.: deve-se abordar pelo menos 4 das 6 categorias dos Ms para a escolha das 2 possíveis causas do defeito central.

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Atividade: Aplicação da Ferramenta Diagrama de Causa e Efeito no Controle da Qualidade

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-peixe, é uma ferramenta visual utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema ou efeito específico. Foi desenvolvido pelo engenheiro japonês Kaoru Ishikawa na década de 1960 e é amplamente utilizado em gestão da qualidade, análise de processos e solução de problemas (Fioroto, 2021).
Segundo Franco (2018), o diagrama pode ainda ser conhecido como diagrama espinha de peixe, devido a sua representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas (pequenos problemas que contribuem para um problema maior) de um determinado problema ou efeito, ou seja, este diagrama busca apontar a conexão entre as características da qualidade e os fatores que a determina identificação das possíveis causas (pequenos problemas que contribuem para um problema maior) de um determinado problema ou efeito. Portanto, este diagrama busca apontar a conexão entre as características da qualidade e os fatores que a determina (Franco, 2018).
 

Fontes:
FRANCO, J. O, B. Ferramentas da Qualidade e Seis Sigma. Maringá: Unicesumar, 2018.
FIOROTO, P. O. Controle Estatístico do Processo. Maringá: Unicesumar, 2021. 


Você acaba de ser contratado como Gestor da Qualidade da 'Tecidos Primavera S.A.', uma empresa reconhecida no mercado por seus tecidos de alta qualidade. No entanto, nos últimos meses, a empresa vem enfrentando um aumento significativo de reclamações de clientes devido a um defeito específico em sua produção: "Tecidos com furos ou rasgos após a costura"
Preocupado com os prejuízos e a perda de credibilidade, o dono da empresa solicitou que você investigue as causas desse problema utilizando o Diagrama de Ishikawa. Portanto:

a) Identifique e explique pelo menos 2 causas possíveis para os Ms (Mão de obra, Máquinas, Materiais, Métodos, Meio ambiente, Medição) para análise. Obs.: deve-se abordar pelo menos 4 das 6 categorias dos Ms para a escolha das 2 possíveis causas do defeito central.

b) Monte o Diagrama de Ishikawa com as possíveis causas listadas na questão (a). (pode ser manual ou em software).

 

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O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-peixe, é uma ferramenta visual utilizada para identificar e organizar as possíveis causas de um problema ou efeito específico. Foi desenvolvido pelo engenheiro japonês Kaoru Ishikawa na década de 1960 e é amplamente utilizado em gestão da qualidade, análise de processos e solução de problemas (Fioroto, 2021).
Segundo Franco (2018), o diagrama pode ainda ser conhecido como diagrama espinha de peixe, devido a sua representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas (pequenos problemas que contribuem para um problema maior) de um determinado problema ou efeito, ou seja, este diagrama busca apontar a conexão entre as características da qualidade e os fatores que a determina identificação das possíveis causas (pequenos problemas que contribuem para um problema maior) de um determinado problema ou efeito. Portanto, este diagrama busca apontar a conexão entre as características da qualidade e os fatores que a determina (Franco, 2018).
 

Fontes:
FRANCO, J. O, B. Ferramentas da Qualidade e Seis Sigma. Maringá: Unicesumar, 2018.
FIOROTO, P. O. Controle Estatístico do Processo. Maringá: Unicesumar, 2021. 


Você acaba de ser contratado como Gestor da Qualidade da 'Tecidos Primavera S.A.', uma empresa reconhecida no mercado por seus tecidos de alta qualidade. No entanto, nos últimos meses, a empresa vem enfrentando um aumento significativo de reclamações de clientes devido a um defeito específico em sua produção: "Tecidos com furos ou rasgos após a costura"
Preocupado com os prejuízos e a perda de credibilidade, o dono da empresa solicitou que você investigue as causas desse problema utilizando o Diagrama de Ishikawa. Portanto:

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b) Monte o Diagrama de Ishikawa com as possíveis causas listadas na questão (a). (pode ser manual ou em software).

 

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