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29 de abr. de 2024

ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52_2024

   ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52_2024

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Olá, estudante!

Chegou a hora de realizar a Atividade de Estudo 1.

Antes de iniciar, leia atentamente os textos a seguir:
​ 
Diversidade da força de trabalho e comportamento organizacional


A adaptação das organizações às diferenças entre as pessoas tem sido cada vez mais sentida. Não se trata, apenas, de lidar com diferenças decorrentes da cultura de pessoas de outros países, mas a diversidade da força de trabalho envolve pessoas de ambos os sexos, de várias etnias, de diferentes religiões, com necessidades especiais, de diferentes gerações, com diferentes habilidades físicas e psicológicas e com diferentes orientações sexuais. Esse contexto de diversidade apresenta oportunidades e desafios para os administradores em qualquer país do mundo.
 

Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: UniCesumar, 2020.

 

Case fictício:

Roberto é um dos gestores do Café Brasileiro, uma empresa de médio porte na cidade de Curitiba. A marca principal da equipe da qual ele é gestor está na diversidade de pessoas que a constituem, porque, faz parte das exigências da empresa que sejam contratadas pessoas distintas umas das outras. O intuito da empresa de priorizar essa diversidade em seu contexto é o de extrair, por meio de seus colaboradores, uma visão holística do mercado no qual está inserida e de seus processos. Diante dessa realidade, Roberto percebe que chegou a hora de entender um pouco mais sobre os comportamentos dos indivíduos no ambiente de trabalho para, assim, conseguir lidar da melhor forma possível com toda essa diversidade existente em sua equipe.

 

Agora, considerando o case apresentado, junto aos estudos realizados na disciplina, a sua tarefa para esta atividade é ajudar o gestor Roberto a entender melhor sobre pessoas versus organização.

 

Diante disso, elabore um texto explicando para o gestor Roberto as três principais razões para estudar o comportamento organizacional. Em seguida, cite quais são as cinco contribuições da Psicologia para a Administração (no máximo, 15 linhas).

Orientações importantes:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponibilizado no seu ambiente Studeo.
​- Faça a leitura da Unidade 1 do livro didático da disciplina e a utilize como material.
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade — não é necessário anexar formulário.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador. ​

Boa atividade! :)

A adaptação das organizações às diferenças entre as pessoas tem sido cada vez mais sentida. Não se trata, apenas, de lidar com diferenças decorrentes da cultura de pessoas de outros países, mas a diversidade da força de trabalho envolve pessoas de ambos os sexos,

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​ 
Diversidade da força de trabalho e comportamento organizacional


A adaptação das organizações às diferenças entre as pessoas tem sido cada vez mais sentida. Não se trata, apenas, de lidar com diferenças decorrentes da cultura de pessoas de outros países, mas a diversidade da força de trabalho envolve pessoas de ambos os sexos, de várias etnias, de diferentes religiões, com necessidades especiais, de diferentes gerações, com diferentes habilidades físicas e psicológicas e com diferentes orientações sexuais. Esse contexto de diversidade apresenta oportunidades e desafios para os administradores em qualquer país do mundo.
 

Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: UniCesumar, 2020.

 

Case fictício:

Roberto é um dos gestores do Café Brasileiro, uma empresa de médio porte na cidade de Curitiba. A marca principal da equipe da qual ele é gestor está na diversidade de pessoas que a constituem, porque, faz parte das exigências da empresa que sejam contratadas pessoas distintas umas das outras. O intuito da empresa de priorizar essa diversidade em seu contexto é o de extrair, por meio de seus colaboradores, uma visão holística do mercado no qual está inserida e de seus processos. Diante dessa realidade, Roberto percebe que chegou a hora de entender um pouco mais sobre os comportamentos dos indivíduos no ambiente de trabalho para, assim, conseguir lidar da melhor forma possível com toda essa diversidade existente em sua equipe.

 

Agora, considerando o case apresentado, junto aos estudos realizados na disciplina, a sua tarefa para esta atividade é ajudar o gestor Roberto a entender melhor sobre pessoas versus organização.

 

Diante disso, elabore um texto explicando para o gestor Roberto as três principais razões para estudar o comportamento organizacional. Em seguida, cite quais são as cinco contribuições da Psicologia para a Administração (no máximo, 15 linhas).

Orientações importantes:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponibilizado no seu ambiente Studeo.
​- Faça a leitura da Unidade 1 do livro didático da disciplina e a utilize como material.
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade — não é necessário anexar formulário.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador. ​

Boa atividade! :)

MAPA - GCOM - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA - 52_2024

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Como lidar com o medo de falar em público?
 
Como lidar com o medo de falar em público e suas variações, especialmente em um contexto contemporâneo em que a tecnologia amplifica a audiência e introduz novos desafios de comunicação?
Essa problemática surge, considerando o medo de falar em público, alimentado pela preocupação com julgamentos e sensações negativas, e pode ser exacerbado nesse cenário, onde a exposição é amplificada e permanente.
Além disso, os aspectos psicológicos e experiência sobre o assunto podem representar uma ajuda ou um obstáculo significativo para superar barreiras para alcançar uma comunicação eficaz e autoconfiante, crucial em diversas áreas profissionais.
Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de caso a seguir:

Estudo de caso
Maria sempre foi uma profissional dedicada e apaixonada pelo que fazia. Ela trabalhava como engenheira de software em uma empresa de tecnologia renomada, onde frequentemente compartilhava suas ideias e insights com colegas durante reuniões e workshops. No entanto, Maria nunca havia feito uma apresentação formal em uma palestra, e isso sempre foi um desafio que ela queria superar.
Um dia, seu gerente, impressionado com sua habilidade de comunicação e conhecimento técnico, convidou Maria para palestrar em uma conferência sobre inovação em tecnologia que seria transmitida ao vivo pela internet. Maria ficou emocionada com a oportunidade, mas também um pouco nervosa. Ela viu isso como uma chance de compartilhar suas ideias com um público mais amplo e demonstrar sua expertise.
Maria começou a se preparar com semanas de antecedência. Ela pesquisou intensamente sobre o tema da palestra, explorando novas tendências e estudos de caso relevantes. Maria queria garantir que sua apresentação fosse informativa, envolvente e inspiradora.
Além da pesquisa, Maria praticou sua apresentação várias vezes em frente ao espelho e para amigos próximos. Ela trabalhou na estrutura da palestra, garantindo que ela tivesse uma introdução cativante, um desenvolvimento claro dos tópicos e uma conclusão impactante.
À medida que o dia da palestra se aproximava, os nervos de Maria aumentavam. Ela se lembrava de conselhos de colegas e instrutores sobre como controlar o nervosismo e manter a calma no palco. Maria visualizou o sucesso da sua apresentação e focou em transmitir sua paixão pelo assunto aos ouvintes.
 
A partir do que foi apresentado acima, e com base nos estudos na disciplina, você deverá responder aos seguintes itens:

1) Escolha três estratégias das elencadas abaixo e explique porque elas podem ajudar Maria, conforme Anderson (2016), a minimizar o medo de falar em público.

Estratégias:
a) Use o medo como motivação.
b) Deixe seu corpo ajudar.
c)  Evite o estômago vazio.
d) Lembre-se do poder da vulnerabilidade.
e) Procure “amigos” na plateia.
f) Tenha um plano B.
g) Concentre-se no que está dizendo.
 
2) Conforme o que foi relatado no estudo de caso acima, e conforme o texto da página 171 do seu livro “TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA” de (BUQUERQUE; MINÉ, 2020), “Tendo definido o tema, é necessário, agora, pensar no objetivo. Por que você quer realizar essa apresentação? Lucas (2014) diz que os objetivos de uma palestra, normalmente, ocorrem para satisfazer duas necessidades: informar ou persuadir. No caso de uma apresentação, com o objetivo informativo, você deverá se colocar como um professor ou palestrante de modo que possa transmitir a informação de uma maneira clara, precisa e interessante e, para isso, deve se preocupar em levar informações das quais o público desconheça.” Baseado nestas premissas elabore um objetivo com 2 ou 3 linhas que sirva de guia, para que Maria possa criar a sua apresentação.

Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações:
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!​

Como lidar com o medo de falar em público? Como lidar com o medo de falar em público e suas variações, especialmente em um contexto contemporâneo em que a tecnologia amplifica a audiência e introduz novos des

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Como lidar com o medo de falar em público?
 
Como lidar com o medo de falar em público e suas variações, especialmente em um contexto contemporâneo em que a tecnologia amplifica a audiência e introduz novos desafios de comunicação?
Essa problemática surge, considerando o medo de falar em público, alimentado pela preocupação com julgamentos e sensações negativas, e pode ser exacerbado nesse cenário, onde a exposição é amplificada e permanente.
Além disso, os aspectos psicológicos e experiência sobre o assunto podem representar uma ajuda ou um obstáculo significativo para superar barreiras para alcançar uma comunicação eficaz e autoconfiante, crucial em diversas áreas profissionais.
Portanto, mediante as transformações tecnológicas e das questões psicológicas envolvidas no medo e na timidez, torna-se fundamental explorar estratégias e abordagens que ajudem as pessoas a enfrentar e superar esses obstáculos, capacitando-as a se expressarem de forma assertiva e impactante em um contexto cada vez mais digitalizado e conectado. Neste contexto apresentamos o estudo de caso a seguir:

Estudo de caso
Maria sempre foi uma profissional dedicada e apaixonada pelo que fazia. Ela trabalhava como engenheira de software em uma empresa de tecnologia renomada, onde frequentemente compartilhava suas ideias e insights com colegas durante reuniões e workshops. No entanto, Maria nunca havia feito uma apresentação formal em uma palestra, e isso sempre foi um desafio que ela queria superar.
Um dia, seu gerente, impressionado com sua habilidade de comunicação e conhecimento técnico, convidou Maria para palestrar em uma conferência sobre inovação em tecnologia que seria transmitida ao vivo pela internet. Maria ficou emocionada com a oportunidade, mas também um pouco nervosa. Ela viu isso como uma chance de compartilhar suas ideias com um público mais amplo e demonstrar sua expertise.
Maria começou a se preparar com semanas de antecedência. Ela pesquisou intensamente sobre o tema da palestra, explorando novas tendências e estudos de caso relevantes. Maria queria garantir que sua apresentação fosse informativa, envolvente e inspiradora.
Além da pesquisa, Maria praticou sua apresentação várias vezes em frente ao espelho e para amigos próximos. Ela trabalhou na estrutura da palestra, garantindo que ela tivesse uma introdução cativante, um desenvolvimento claro dos tópicos e uma conclusão impactante.
À medida que o dia da palestra se aproximava, os nervos de Maria aumentavam. Ela se lembrava de conselhos de colegas e instrutores sobre como controlar o nervosismo e manter a calma no palco. Maria visualizou o sucesso da sua apresentação e focou em transmitir sua paixão pelo assunto aos ouvintes.
 
A partir do que foi apresentado acima, e com base nos estudos na disciplina, você deverá responder aos seguintes itens:

1) Escolha três estratégias das elencadas abaixo e explique porque elas podem ajudar Maria, conforme Anderson (2016), a minimizar o medo de falar em público.

Estratégias:
a) Use o medo como motivação.
b) Deixe seu corpo ajudar.
c)  Evite o estômago vazio.
d) Lembre-se do poder da vulnerabilidade.
e) Procure “amigos” na plateia.
f) Tenha um plano B.
g) Concentre-se no que está dizendo.
 
2) Conforme o que foi relatado no estudo de caso acima, e conforme o texto da página 171 do seu livro “TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA” de (BUQUERQUE; MINÉ, 2020), “Tendo definido o tema, é necessário, agora, pensar no objetivo. Por que você quer realizar essa apresentação? Lucas (2014) diz que os objetivos de uma palestra, normalmente, ocorrem para satisfazer duas necessidades: informar ou persuadir. No caso de uma apresentação, com o objetivo informativo, você deverá se colocar como um professor ou palestrante de modo que possa transmitir a informação de uma maneira clara, precisa e interessante e, para isso, deve se preocupar em levar informações das quais o público desconheça.” Baseado nestas premissas elabore um objetivo com 2 ou 3 linhas que sirva de guia, para que Maria possa criar a sua apresentação.

Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações:
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
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- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!​

ATIVIDADE 1 - GCOM - TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E ORATÓRIA - 54_2024

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As soft skills são habilidades comportamentais que representam a forma com a qual nos comportamos, trabalhamos e interagimos com outras pessoas. Ou seja, são qualidades ligadas a traços de personalidade e comportamentos em situações interpessoais e estão ligadas em grande parte com habilidades de comunicação e oratória. Desenvolver as soft skills é essencial para facilitar a sua vida profissional, tanto para se inserir, quanto para se manter eficaz no mercado de trabalho.
Entre as soft skills mais importantes estão habilidades como comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de problemas, empatia, liderança, adaptabilidade, pensamento crítico, entre outras.
A comunicação e a oratória são partes fundamentais das soft skills. Elas envolvem a capacidade de se expressar claramente, tanto verbalmente quanto por escrito, de forma a transmitir suas ideias de maneira eficaz e compreensível para os outros. A oratória, em particular, refere-se à habilidade de falar em público de maneira persuasiva, cativante e confiante.
A relação entre soft skills, comunicação e oratória é muito forte, pois uma comunicação eficaz e uma boa habilidade de oratória são essenciais para o desenvolvimento e aplicação das soft skills. Por exemplo, ser capaz de se comunicar de forma clara e persuasiva é crucial para influenciar e motivar os outros, resolver conflitos, colaborar efetivamente em equipe e liderar com sucesso. Da mesma forma, uma boa habilidade de oratória pode melhorar significativamente a capacidade de transmitir suas ideias de forma convincente, ganhando a confiança e o respeito dos colegas, clientes ou público em geral.

 

Disponível em: https://www.zendesk.com.br/blog/soft-skills-o-que-e/#:~:text=A%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20assertiva%20%C3%A9%20uma,comunica%C3%A7%C3%A3o%2C%20como%20a%20linguagem%20corporal. Aceso em: 18/03/2024.


Atividade:

Com base no texto online “O que é soft skill e para que serve? 14 exemplos de habilidades”, descrito na referência abaixo, escolha as suas 5 (cinco) habilidades, que você mais precisa melhorar, e descreva uma ação para desenvolver cada uma delas, sabendo que você participará de um processo de seleção em uma ótima empresa, a qual possuí um processo de seleção que valoriza as soft skills, principalmente às ligadas a comunicação e trabalho em equipe - pois a vaga é para atuar como gestor de equipe na área da formação da sua graduação.

​Referência para consulta e estudo da atividade (copie as 2 linhas inteiras do link abaixo e cole no seu buscador da internet):
https://www.zendesk.com.br/blog/soft-skills-o-que-e/#:~:text=A%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20assertiva%20%C3%A9%20uma,comunica%C3%A7%C3%A3o%2C%20como%20a%20linguagem%20corporal.​

Importante: faça uma leitura atenta do texto indicado na referência acima, e assista ao vídeo do Estudo de caso, para poder responder a esta atividade.

Orientações para a realização desta Atividade:
- Esta atividade é baseda no Estudo de caso da disciplina, portanto antes de respondê-la procure assistir ao vídeo.
- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.
- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.
- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.
- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.
- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

Bom trabalho!

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