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19 de fev. de 2024

MAPA - ENGENHARIA DO PRODUTO - 512024

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MAPA

CONTEXTUALIZAÇÃO

A globalização gerou uma ampla competição entre empresas, resultando em consumidores cada vez mais exigentes, que buscam uma variedade de produtos em períodos mais curtos. Assim, surgiu a necessidade da Engenharia do Produto, responsável pela criação, transformação e aprimoramento de qualquer produto, assegurando seu funcionamento e priorizando a satisfação do cliente com foco nas necessidades humanas.
De modo geral, o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) abrange diversas atividades que buscam, por meio das demandas do mercado e das restrições existentes, obter as especificações de projeto de um produto e seu método de produção. Isso permite que as indústrias e fábricas possam produzi-lo eficientemente. O PDP também inclui o acompanhamento do produto após o lançamento, assim como o planejamento da descontinuidade do produto no mercado, incorporando no processo de desenvolvimento as lições aprendidas ao longo do ciclo de vida do produto (Rozenfeld et al., 2006).
A Engenharia do Produto também assume uma responsabilidade no bem-estar social, preocupando-se com o desenvolvimento de produtos que atendam a todos os grupos da sociedade. Isso implica na redução da segregação, introdução da integração do indivíduo, facilitação de atividades cotidianas e inclusão no esporte e lazer. Para o desenvolvimento de produtos acessíveis, utiliza-se como base a NBR9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.
A acessibilidade refere-se à possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, incluindo sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (NBR, 9050).
Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), 8,4% da população brasileira acima de dois anos, representando 17,3 milhões de pessoas, possui algum tipo de deficiência. Em um instante, a vida de muitas pessoas pode transformar-se, como o caso da atleta Laís Souza, que sofreu um acidente durante o treinamento de esqui aéreo, fraturando a terceira vértebra cervical e tornando-se tetraplégica.

DESAFIO 

Diante da necessidade de criar um produto mais inclusivo, alinhado a um discurso que busca equidade através da adaptação de um produto, este projeto (MAPA) tem como objetivo desenvolver um DISPOSITIVO DOMÉSTICO destinado a auxiliar e simplificar a rotina de pessoas paraplégicasEsse produto deve proporcionar autonomia e segurança para a realização de atividades diárias simples e deve ser inovador.
 

 
Etapa 1: Compreendendo o Cliente
As necessidades dos clientes são dinâmicas, impossibilitando a criação de uma lista definitiva dessas demandas. É evidente que o mercado é influenciado por fatores como novas tecnologias, surgimento de competidores e flutuações na taxa de câmbio, entre outros. Diante desse cenário, os clientes desenvolvem expectativas e necessidades, enquanto os produtos existentes podem perder atratividade. Ouvir atentamente o cliente é essencial para aprimorar suas necessidades e criar soluções alinhadas às expectativas. Além de compreender, é crucial surpreender. Ao buscar entender as reais necessidades por meio da voz dos clientes, é imperativo desenvolver os elementos necessários para identificar suas verdadeiras demandas.
 
 
1.1 Investigação das Necessidades dos Usuários
 
Nesta fase, é crucial adquirir uma compreensão empática do problema que se busca resolver, geralmente por meio da pesquisa direta com os usuários. A empatia desempenha um papel fundamental em um processo de design centrado no ser humano, como o Design Thinking, pois permite deixar de lado as próprias suposições, proporcionando uma visão autêntica dos usuários e de suas necessidades.
 
Faça uma pesquisa sobre as necessidades/dificuldades dessas pessoas e apresente os resultados, assim como as referências desta.

 
1.2 Tabela de Necessidades dos Clientes
 
Com base em sua pesquisa, elabore uma tabela detalhada das necessidades dos clientes, abrangendo as funções essenciais que o seu produto deve ter para atender a essas necessidades (mínimo 4 funções).
 
  
Etapa 2: Projeto Informacional
A etapa de projeto informacional é constituída pelo início ao projeto do produto, em que as ideias pensadas anteriormente começam a ser materializadas e documentadas. Os requisitos dos produtos são levantados e avaliados a partir da necessidade do público-alvo, de forma a atender ao mercado com o máximo de eficiência.

2.1 Requisitos do produto
A obtenção dos requisitos com base nas necessidades levantadas pelos clientes se constitui na primeira decisão física sobre o produto que é projetado e, assim, possibilita parâmetros mensuráveis, associados a características definitivas que o produto terá, constituindo um momento importante para o projeto.

Faça um levantamento do grau de importância de 10 necessidades do cliente que o seu produto deve suprir.
Obs.: 10 (mais importante) para 1 (menos importante) e pode haver graus de importância repetidos.


2.2 Matriz Casa da Qualidade (QFD): benchmarking competitivo
A matriz QFD (Quality Function Deployment) pode ser aplicada no desenvolvimento de produtos e serviços e tem como objetivo mensurar as necessidades dos clientes, de forma que a organização consiga estudar essas necessidades, fazer comparações e ordenações de acordo com a relevância. O benchmarking competitivo é o campo da matriz QFD, em que se torna possível identificar a situação atual do produto com relação a concorrentes e, até mesmo, produtos similares lançados pela empresa.

Faça um benchmarking competitivo com três produtos similares ao seu, comparando as necessidades levantadas entre os três presentes no mercado e o seu.
Obs.: construa uma tabela com as necessidades levantadas no item anterior (2.1) e os três produtos similares; aquele que se destacar em relação à necessidade deve marcar um ponto.

Etapa 3 – Projeto Conceitual
No Projeto Conceitual de maneira geral, as atividades desenvolvidas se relacionam com a busca, criação, representação e seleção de soluções para o problema do projeto de produto, ou seja, o objetivo principal é desenvolver princípios para o projeto do produto que satisfaça às necessidades e exigências dos consumidores e que se diferencie dos demais produtos similares encontrados no mercado.

3.1 Seleção de Conceito
A seleção do conceito é o momento de analisar todas as informações levantadas nas demais etapas e, enfim, selecionar o conceito para o produto. Segundo Baxter (2011), existem alguns métodos que facilitam essa tarefa, os métodos modernos são baseados no trabalho de Stuart Pugh, que desenvolveu um método da convergência controlada, que são desenvolvidos ao modo que os conceitos gerados pela equipe do desenvolvimento do projeto vão convergindo sistematicamente e, por fim, tem-se a seleção e um único conceito.

Escolha 10 critérios de seleção de conceito e seus pesos. Após, selecione uma oportunidade de referência (produto que ganhou o benchmarkig na questão anterior (2.2), com a pontuação maior) e duas alternativas para elas. E, então, faça uma matriz de avaliação, onde os critérios são organizados em um eixo e os critérios de seleção no outro.
Obs.: cada conceito é comparado com o conceito referencial. Aqueles julgados “melhor que” são avaliados em (+1), o “pior que”, em (-1), e o “igual”, em (0).​ (exemplo na página 105 e 106, unidade 4)

Etapa 04 – Documentação (Ficha Técnica)
A ficha técnica é um documento elaborado pela área de produtos, em que as informações tratadas anteriormente são reunidas em um único local, e é utilizada como o documento que caminha com produto por toda organização. Essa ficha pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa, de qualquer área de atuação e porte, pois a partir dela os gestores conseguem tomar decisões mais acertadas. A ficha técnica é um documento que acompanha as ordens de produção, é utilizada desde o momento de aprovação do produto até a chegada da produção na expedição.

Faça a ficha técnica do seu produto.

Etapa 05 – Projeto Detalhado (Croqui)
Romeiro Filho et al. (2010, p. 298) esclarecem que “ os protótipos virtuais ou protótipos reais cumprem inicialmente o mesmo papel do desenho técnico, que é facilitar a comunicação entre a equipe de projeto, fornecedores e clientes no melhor entendimento do componente e de seu funcionamento no produto”.
Faça um croqui a mão livre do seu produto ou utilize algum software de sua preferência e o insira como anexo no template do MAPA, que consta no material da disciplina.

 
Fontes
ABNT. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
​BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 2011. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/34889-pessoas-com-deficiencia-e-as-desigualdades-sociais-no-brasil.html?=&t=resultados. Acesso em: 6 fev. 2024.
​ROMEIRO FILHO, E. et alProjeto do Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
​ROZENFELD, H. et alGestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.


MAPA - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 512024

 

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M.A.P.A. – CONTABILIDADE EMPRESARIAL

Olá, estudante! Neste MAPA você terá a oportunidade de praticar um pouco do que estudamos e aprendemos durante essas nove semanas.
 
Vamos lá!? Leia todas as instruções e todas as informações contidas no MAPA por completo e com atenção! Bons estudos!
 
Atenciosamente,
Professora Nádya Zanin Muzulon


 
SAÚDE FINACEIRA EMPRESARIAL

A análise das demonstrações contábeis desempenha um papel crucial no entendimento da saúde financeira de uma empresa. Trata-se de um processo minucioso que envolve a avaliação dos relatórios financeiros para extrair insights valiosos sobre a situação econômica e financeira da organização. Essa prática não apenas fornece informações essenciais para os gestores e investidores, mas também desempenha um papel fundamental na tomada de decisões estratégicas e na identificação de áreas de melhoria.

As demonstrações contábeis, como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e o fluxo de caixa, são documentos que refletem a posição financeira de uma empresa em determinado período. Através da análise desses registros, é possível avaliar a eficiência operacional, a solidez patrimonial, a liquidez e a rentabilidade da empresa. Além disso, a compreensão dos índices financeiros e indicadores de desempenho torna-se imperativa para interpretar corretamente a informação contida nos documentos contábeis.

Neste contexto, a saúde financeira de uma empresa torna-se uma métrica essencial para a sustentabilidade e prosperidade a longo prazo. Empresas com saúde financeira robusta estão mais aptas a enfrentar desafios econômicos, atrair investidores e a financiar seus projetos de crescimento. A análise das demonstrações contábeis, quando conduzida de maneira eficaz, possibilita a identificação de pontos fortes e fracos, contribuindo para a formulação de estratégias que visam otimizar a gestão financeira e promover o desenvolvimento sustentável da organização.

​FASE 1
Com base nas informações contidas nos relatórios contábeis da Empresa Motors Solutions:
a) Faça as análises (i) vertical e (ii) horizontal do balanço patrimonial da empresa, tendo Total do Passivo e PL como valor-base para análise vertical, e o ano 2021 como ano-base (Conta xo)  para análise horizontal.
b) Em qual ano o estoque representa maior valor do seu grupo?
c) Qual foi a variação da conta fornecedores no ano 2023 em relação ao ano 2021?
d) Qual conta do grupo de ativos teve maior decréscimo no ano de 2023 em relação ao ano de 2021?



Fonte: a autora.

FASE 2
Com base nas informações contidas no Balanço Patrimonial da Empresa Motors Solutions, na FASE 1, responda:
e) Qual o valor do índice de Liquidez Corrente (LC) para o ano de 2023?
f) O que este número representa?
g) Em que ano esse indicador teve valor mais expressivo positivamente?

 

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MAPA - GCOM - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS - 51/2024

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Olá, caro(a) estudante! Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA?

Fique tranquilo(a) e leia atentamente as informações a seguir:

O contexto hipotético apresentado a seguir requer uma boa leitura, vamos começar:

Rosysheila é proprietária de uma rede de oficinas mecânicas de reparo de automóveis. A rede foi fundada por ela em 1995 e, desde então, é conhecida e reconhecida pela qualidade dos serviços prestados, assim como pela pontualidade na entrega dos automóveis para os clientes. É especializada no conserto de veículos de passeio e utilitários, seja na parte mecânica ou elétrica. Também oferece o serviço de venda, montagem, alinhamento e balanceamento de pneus. A rede é composta de seis unidades, sendo três delas instaladas na cidade de Maringá (PR), uma unidade na cidade de Campo Grande (MS) e outra em Chapecó (SC). Juntas, estas unidades contabilizaram 7.500 atendimentos no ano passado.

Para o próximo ano, Rosysheila pretende ampliar as operações da rede atendendo uma nova categoria: veículos agrícolas. O foco é a manutenção de maquinário agrícola como colheitadeiras, plantadeiras e caminhões que fazem o transporte de grãos e animais. Há, nesse sentido, intenção de abertura de mais duas unidades de oficinas: uma na cidade de Lucas do Rio Verde (MT) e outra em Jataí (GO) – espera-se que estas unidades realizem ao menos 100 atendimentos após o primeiro semestre de inauguração. Além do desafio de atuar nesse novo segmento, Rosysheila almeja aumentar a quantidade de atendimentos das oficinas mecânicas já existentes em pelo menos 12% para o próximo ano, o que refletiria também no aumento do faturamento.

Suponha que você foi contratado(a) como gestor(a) da rede de oficinas de Rosysheila. Sua missão é implantar um departamento comercial e de vendas que possibilite: (1) aumento da quantidade de atendimentos das oficinas mecânicas; (2) captação de clientes da nova área de atuação nas novas unidades a serem implantadas. Nesse sentido, construa uma estrutura de administração de vendas, por meio de um relatório escrito, que sustentará os departamentos comercial e de vendas, gerenciados por você.

Seu relatório deve, obrigatoriamente, destacar os seguintes pontos:

a) Quais são os objetivos do departamento comercial e de vendas?

b) Qual(is) é(são) a(s) estratégia(s) de vendas: vendas internas? Vendas externas? Modelo “híbrido”?

c) Qual a estrutura de vendas mais adequada em função dos objetivos e estratégia(s) definidos?

d) Qual o tamanho e como será formada a força de vendas (estimativa)?

e) Como será composta a remuneração da força de vendas?

f) Como será realizada a supervisão da força de vendas?

g) De que maneira a força de vendas será avaliada?

Considere a situação hipotética apresentada, os conteúdos da disciplina disponibilizados no livro e nas aulas conceituais para realizar a atividade.

Algumas recomendações e dicas que podem ser úteis para a realização da atividade:

- Trata-se da venda de serviços. Isso deve ser ponderado e considerado no planejamento.

- Ler as unidades 1 e 4 do livro da disciplina, especialmente a seção sobre “Administração de vendas” (p. 27) e “Liderança e gestão de equipes de vendas” (p. 137).

- Pesquisar sobre serviços prestados por oficinas mecânicas de automóveis, auto elétricas, varejo de pneus e assistência técnica agrícola.

- Pesquisar sobre as cidades mencionadas na atividade, especialmente sobre atividade econômica, concorrência na área de oficinas, renda média da população, existência de indústrias e cooperativas agrícolas na região, modal de transporte principal etc.

ORIENTAÇÕES:

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

 


ATIVIDADE 1 - GCOM - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS - 51/2024

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“A Natura, uma das empresas que se viram forçadas a investir mais nas vendas pela internet durante a pandemia, pegou gosto pelo modelo e pretende continuar ampliando a participação dos canais digitais em seu negócio. Em reunião com analistas do BTG Pactual, o CEO da Natura para América Latina, João Paulo Ferreira, afirmou que a companhia tem planos para que a soma das vendas por redes sociais e e-commerce cheguem a algo entre 23% e 25% da receita total em 2023, mais que o dobro dos 11% registrados em 2020, primeiro ano da pandemia.

No segundo trimestre, porém, a participação caiu em relação a igual período do ano passado, de 15% para 10% em razão da reabertura da economia global e do retorno dos clientes aos canais tradicionais, segundo explicação da empresa no último balanço. 'No entanto, a participação dos canais digitais é quatro vezes superior à dos investimentos pré-pandêmicos', disse a companhia.

A Natura, que teve prejuízo de R$652 milhões em 2020, deve ter lucro líquido de R$74 milhões em 2021, na projeção do BTG”.

Fonte: https://neofeed.com.br/blog/home/natura-quer-mais-que-dobrar-as-vendas-pela-internet-ate-2023- diz-btg/. Acesso em: 4 jan. 2023.

A partir desse panorama, suponha, então, que você foi contratado(a) pela Natura para atuar como gestor(a) responsável por conduzir um projeto de digitalização de toda a força de vendas da empresa. Esse projeto consiste em extinguir as vendas presenciais — realizadas pelas consultoras —, transformando-as em vendas totalmente digitais por meio de um marketplace e um app para smartphones, além das vendas realizadas por meio de redes sociais.

Nesse sentido, considerando a situação hipotética apresentada sobre o projeto de digitalização da força de vendas, os conteúdos da disciplina sobre “vendas no mundo globalizado”, “vendas na internet” e “administração de vendas” — Unidade 1 do livro — e etapas do processo de vendas — Unidade 5 do livro — e, também, a aula de Estudo de Caso, posicione-se a favor ou contra esse projeto perante a diretoria e o Conselho de Administração da Natura. Apresente, ao menos, dois argumentos que sustentem o seu posicionamento.

 

 


MAPA - GCOM - DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO - 512024

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A relação de emprego, para que exista, é imprescindível que tenhamos a figura do empregador (definição legal art. 2 da CLT), empregado (definição legal art. 3º da CLT), além dos requisitos essenciais, quais sejam: continuidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e alteridade. Uma das questões que geram bastante debate na Doutrina especializada é a revista realizada pelo Empregador em seus Empregados. Sabendo sobre a relação de trabalho e dos requisitos essenciais, sendo um deles a subordinação, analise a seguinte situação.

 

Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 6 fev. 2024.


Caio e Juliana trabalham na empresa Solar, há aproximadamente 1 ano. Diante de algumas intercorrências (furtos), a empresa tomou a decisão de proceder com a revista em seus empregados, contudo com o passar do tempo notou-se que não houve mudanças e o patrimônio da Solar continuou sendo violado. Assim, a empresa tomou uma nova decisão e passou a proceder com revistas pessoais (sem a necessidade de tirar as roupas) e nas bolsas e malas de seus empregados. Diante desta nova regra, Caio e Juliana não permitiram que a revista fosse feita, nem pessoal e nem em seus pertences. Ao final do dia e mesmo sendo funcionários exemplares, Caio e Juliana foram desligados, ela sem justa causa sob a alegação de que estava protegida pela legislação por ser mulher e ele com justa causa, pela insubordinação. Não suficiente, Caio e Juliana ao compararem a rescisão notaram que estavam faltando algumas verbas, como por exemplo o 13º vencido que não foi pago. Por tais razões procuraram a empresa que se dispôs a solucionar o problema, desde que eles apresentassem as informações solicitadas.
 
Diante de todo o contexto, verificando detalhadamente o ocorrido, analisando o livro da disciplina, responda às seguintes informações, para que a empresa solucione o ocorrido:
 
a. Caio e Juliana podiam se negar a revista imposta pela empresa SOLAR? A revista solicitada naqueles termos está correta? Justifique e fundamente sua resposta.
b. A demissão de Caio, com justa causa, foi correta? Explique o porquê em sendo positiva ou negativa a sua resposta.
c. No caso apresentado, após os esclarecimentos anteriores, a empresa deve alterar a dispensa de qual dos empregados, Caio ou Juliana? Ainda, havendo alteração na dispensa, quais são as verbas rescisórias que Caio e Juliana devem receber?

Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações:

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!


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