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13 de jun. de 2023

ATIVIDADE 1 - TI - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 52/2023

 ATIVIDADE 1 - TI - MATEMÁTICA FINANCEIRA - 52/2023

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QUESTÃO 1
Márcio recebeu R$ 30.000,00 de herança e decidiu investir esse dinheiro. Para isso, pesquisou dois tipos diferentes de aplicações:

Aplicação 1: a juros de 1,6% ao mês no regime de juros simples.
 
Aplicação 2: a juros de 0,05% ao dia no regime de juros compostos.

Nesta atividade de estudo, queremos que você auxilie Márcio a descobrir qual desses investimentos é o mais vantajoso para ele. Analisaremos dois cenários: um em que ele pretende retirar todo o dinheiro após seis meses (180 dias) e outro em que ele pretende retirar todo o dinheiro após 12 meses (360 dias). Durante esse período em que o dinheiro estiver investido, Márcio não poderá sacar nenhuma quantia e nem acrescentar nenhum valor.

Utilizando esses dados, responda aos seguintes itens, justificando todos os resultados obtidos:

a) ​Após seis meses, qual é o valor que Márcio poderia retirar caso ele opte por utilizar cada uma das aplicações citadas? Qual das aplicações se mostra mais vantajosa para o período de seis meses?
b) Após 12 meses, qual é o valor que Márcio poderia retirar caso ele opte por utilizar cada uma das aplicações citadas? Qual das aplicações se mostra mais vantajosa para o período de 12 meses?

Orientações gerais para a atividade:
1º passo: faça uma leitura da atividade por completo e organize as suas ideias a partir do tema proposto.
2º passo: localize o TEMPLATE (modelo) disponível no Material da Disciplina.
3º passo: você deve escrever as equações e a resolução detalhada do exercício no Word. Para isso, utilize a ferramenta Equation desse software.
4º passo: confira seus resultados. Uma vez que o arquivo é enviado, não há possibilidade de reenvio.
5º passo: anexe o arquivo na Atividade (no formato do Word, .docx) clicando sobre o local especificado (caso tenha dúvidas de como enviar o arquivo no STUDEO, entre em contato com a mediação).
6º passo: após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar.

Bons estudos e um grande abraço!
Profª Anna Paula.

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO II - 52/2023

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"A ordenação é o processo de rearranjar os elementos de acordo com um critério específico, com o objetivo de facilitar a localização (WIRTH, 1999). Na literatura, existem diversos métodos de ordenação, sendo o método da bolha (Bubblesort) o mais conhecido. O método da bolha consiste em percorrer o vetor repetidas vezes, comparando os elementos vizinhos. Se eles estão fora de ordem, é efetuada uma troca de posição".

O código-fonte acima realiza a ordenação de um arranjo de um total de 10 números inteiros, informados pelo usuário durante a execução das linhas de código que vão de 06 a 09. Dessa forma, responda o que se pede:

• Reescreva o código-fonte acima para que ele seja capaz de ordenar um arranjo de caracteres em ordem alfabética. Considere o usuário está bem informado, e irá inserir, no arranjo, apenas letras minúsculas. Você, desenvolvedor(a), não deve se preocupar em tratar a ordenação considerando letras maiúsculas, números ou caracteres especiais. Evite fazer mudanças desnecessárias, mude apenas aquilo que é estritamente necessário para que o Bubblesort seja capaz de ordenar conforme foi pedido.

• Lembre-se de que você pode se basear na tabela ASCII para entender como realizar comparações entre caracteres. Lembre-se, também, que caracteres devem ser comparados um a um e ainda, que em Linguagem C, um char pode ser interpretado como um int de apenas 1 byte. Ou seja, internamente, o computador irá tratar caracteres como números codificados de acordo com a tabela ASCII (https://www.asciitable.com/).

• Você deve entregar seu trabalho em um arquivo texto com extensão ".c".

• Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar Questionário" (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "fale com o mediador".


ATIVIDADE 1 - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO II - 52/2023

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Caro(a) estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.

Nesta tarefa, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho! Iniciar no mundo da programação pode não ser uma tarefa trivial. Os conceitos de algoritmos e lógica de programação, em si, apesar de não serem coisas de outro mundo, podem assustar muitas pessoas. Somado a isso, existe o fato de que o número de linguagens de programação é imenso.

Todavia, para simplificar, poderíamos categorizar as linguagens de programação em tipos distintos. Uma das classificações mais utilizadas é a distinção entre linguagens interpretadas e linguagens compiladas. As linguagens interpretadas são, em geral, linguagens menos rebuscadas, porém podem gerar programas que são um pouquinho mais lentos quando comparados a programas compilados. Já as linguagens compiladas são ideias para quem quer realmente entender os fundamentos da computação, já que geralmente permitem um maior controle dos recursos do dispositivo computacional que está sendo programado. Como sabemos, a linguagem C é compilada, e podemos escrever seus programas em editores de textos chamados IDEs.

Com isso em mente, cite o nome de ao menos UM compilador da linguagem C, e também UMA IDE para C, e diga qual é a diferença entre compilador e IDE.

 

Orientações

Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e que não deixou de atender nenhum detalhe. Após o envio, não serão permitidas alterações. Por favor, não insista. - Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta. - A interpretação da atividade faz parte da avaliação. Por este motivo, não são permitidas correções parciais da atividade no decorrer do módulo. - Atenção ao PRAZO de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final, para evitar transtornos e lentidão nos servidores.

MAPA - ADS - ESTRUTURA DE DADOS II - 52/2023

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QUESTÃO 1
A forma mais eficiente de efetuar pesquisa em um arranjo sem a necessidade de memórias auxiliares é a busca binária. A estratégia consiste em comparar a chave de busca (dado que estamos procurando) ao elemento do meio do arranjo (vetor). Se forem iguais, a busca terá terminado com sucesso, e o algoritmo retornará a respectiva posição na qual o elemento foi encontrado. Caso contrário, o vetor será divido em duas metades, e a pesquisa será repetida na metade “inferior”, se a chave de busca for menor do que o valor do meio do arranjo, ou na parte “superior”, se a chave de busca for maior. A cada iteração, a busca binária reduz a quantidade de possíveis candidatos pela metade. Isso faz com que a velocidade de busca seja extremamente rápida, já que, em tese, o algoritmo implementa uma heurística que elimina a necessidade de investigar porções do vetor cuja busca seria infrutífera. Observe o código-fonte a seguir que implementa a busca binária.
 
LinhaCódigo
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
int buscaBinaria(int arranjo[], int i, int f, int chave)
{
                if (f >= i)
                {
                               int meio = i + (f - i)/2;
                               if (arranjo[meio] == chave)
                                               return meio;
                               if (arranjo[meio] > chave)
                                               return buscaBinaria(arranjo, i, meio-1, chave);
                               return buscaBinaria(arranjo, meio+1, f, chave);
                }
                return -1;
}
 
Responda:

a) Caso a chave de busca seja um valor que esteja ausente dentro do arranjo, qual é o valor que a função buscaBinaria() retornará?
b) Para que essa busca funcione, o arranjo precisa, necessariamente, estar ordenado? Se sim, explique o motivo.
c) Para que essa busca seja rápida, é preciso aplicar ela em um arranjo estático? Se sim, explique o motivo.
​d) Imagine que essa função precisa ser invocada dentro da função main() de um programa em C. Dessa forma, escreva a linha de código (apenas uma linha) que invocaria essa função para realizar a busca em um arranjo denominado VET, que possui 10 elementos, e que a chave de busca é igual a 15.

Sua resposta deve ser enviada contendo a resposta para os quatro itens descritos acima.

ATENÇÃO: a entrega deve ser feita exclusivamente por meio de um arquivo .doc, .docx ou .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
Antes de enviar a sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e não se esqueceu de nenhum detalhe.  Após o envio, não são permitas alterações. Por favor, não insista.

Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizados com nota zero.
• As perguntas devem ser respondidas de forma adequada, ou seja, precisam ser coerentes.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Procure sanar suas dúvidas sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
• Atenção ao prazo de entrega, evite o envio de atividade em cima do prazo. Evite transtornos.
• Acesse nossas aulas conceituais e ao vivo. Seja participativo durante o módulo e procure sanar suas dúvidas pedagógicas junto à mediação em tempo hábil para a realização da atividade.

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QUESTÃO 1

Em determinadas ocasiões, dependendo dos requisitos de uma aplicação, pode ser preciso percorrer todos os elementos de uma árvore para, por exemplo, exibir todo o seu conteúdo ao usuário. De acordo com a ordem de visitação dos nós, o usuário pode ter visões distintas de uma mesma árvore.

Imagine que, para percorrer uma árvore, tomemos o nó raiz como nó inicial e, a partir dele, comecemos a visitar todos os nós adjacentes a ele para, só então, começar a investigar os outros nós da árvore. Por outro lado, imagine que tomamos um nó folha como ponto de partida e caminhemos em direção à raiz, visitando apenas o ramo da árvore que leva o nó folha à raiz. São maneiras distintas de se visualizar a mesma árvore.

Tome a árvore binária a seguir como base para realizar percursos que partirão sempre da raiz (nó 1).


Figura 1 - Árvore binária
Fonte: OLIVEIRA, P. M. de; PEREIRA, R. de L. Estruturas de Dados II. Maringá: UniCesumar, 2019. p. .

Com base na árvore anterior, responda quais seriam as ordens de visitação, partindo da raiz:

a) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pré-Ordem.
b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem.
c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem.

Obs.: como resposta, informar apenas os caminhos percorridos em cada Situação:

a) Pré-ordem: X - Y - Z.
b) Em-ordem: X - Y - Z.
c) Pós-ordem: X - Y - Z.

ATENÇÃO!
- Você poderá elaborar sua resposta em um arquivo de texto .txt e, após revisado, copiar e colar no campo destinado à resposta na própria atividade em seu STUDEO.
- Plágios e cópias indevidas serão penalizados com nota zero.
- As perguntas devem ser respondidas de forma adequada, ou seja, precisam ser coerentes.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas e não se esqueceu nenhum detalhe.  Após o envio, não são permitidas alterações. Por favor, não insista.
​- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, isso invalida seu processo avaliativo. A interpretação da atividade faz parte da avaliação.
- Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite o envio de atividade em cima do prazo.

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