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1 de mar. de 2023

O advento da era da informação trouxe consigo certo grau de complexidade que foi tomando conta do cenário das empresas ao longo do tempo, sendo cada vez mais necessária a presença da tecnologia. Os jogos de computador têm evoluído de forma a trazer uma maior experiência de interatividade aos usuários. Atualmente, alguns jogos já possibilitam formas de interação com ambientes virtuais criados a partir de ambientes reais ou por meio da Realidade Aumentada. Esses novos recursos fornecem aos usuários uma ressignificação dos espaços onde, agora, passam a participar ativamente do jogo.

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O advento da era da informação trouxe consigo certo grau de complexidade que foi tomando conta do cenário das empresas ao longo do tempo, sendo cada vez mais necessária a presença da tecnologia.

Os jogos de computador têm evoluído de forma a trazer uma maior experiência de interatividade aos usuários. Atualmente, alguns jogos já possibilitam formas de interação com ambientes virtuais criados a partir de ambientes reais ou por meio da Realidade Aumentada. Esses novos recursos fornecem aos usuários uma ressignificação dos espaços onde, agora, passam a participar ativamente do jogo.
 

Fonte: adaptado de: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/download/342/213. Acesso em: 9 fev. 2023.

Sobre a relação entre tecnologia e jogos, observe o gráfico a seguir:



No gráfico, constam as rodadas e as pontuações que João, um estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, teve em um campeonato de jogos de videogames. Na partida em que João ganhou, foram somados três pontos; na partida em que João empatou, foi somado um ponto; e, na partida em que João perdeu, foi somado 0 ponto. Com base nas informações e no gráfico anterior, responda:
 

a) Quantas partidas teve o campeonato?

b) Qual é o número de partidas em que João empatou?

c) Qual é o número de partidas em que João perdeu?

d) Qual é o número de partidas em que João ganhou?

e) João mais ganhou ou mais perdeu na competição?

f) Qual é o total de pontos que João teve?

g) Qual é a média, a mediana e a moda de pontos que João teve? Apresente os cálculos e interprete os resultados.

h) Selecionando uma partida aleatoriamente. Qual é a probabilidade de, na partida selecionada, João ter ganhado a partida?

I) É possível afirmar que João foi campeão do campeonato?

- Envie suas respostas no template disponível no Material da Disciplina.

- A entrega da atividade deve ser no formato: doc ou pdf.


ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade etc. Após o envio, não serão permitidas alterações. Durante a disciplina, procure sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à atividade. Contudo, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno possa ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o processo de avaliação

 


Em uma competição de velocidade, diz-se que há uma ultrapassagem quando um veículo que está atrás de outro passa a sua frente, com ambos se deslocando no mesmo sentido. Considere uma competição automobilística entre cinco carros em uma pista com 100 m de comprimento, onde todos largam no mesmo instante e da mesma linha. O gráfico a seguir mostra a variação da distância percorrida por cada veículo: veículo 1, veículo 2 até o veículo 5, em função do tempo, durante toda a competição.

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Em uma competição de velocidade, diz-se que há uma ultrapassagem quando um veículo que está atrás de outro passa a sua frente, com ambos se deslocando no mesmo sentido. Considere uma competição automobilística entre cinco carros em uma pista com 100 m de comprimento, onde todos largam no mesmo instante e da mesma linha. O gráfico a seguir mostra a variação da distância percorrida por cada veículo: veículo 1, veículo 2 até o veículo 5, em função do tempo, durante toda a competição.



Com base nas informações do enunciado e do gráfico, responda:

a) Quantos veículos participaram da corrida?
b) Quantas ultrapassagens ocorreram durante a corrida? E quem ultrapassou quem?
c) Quais foram as ordens de chegadas dos veículos?
d) Qual ou quais veículos apresentaram velocidades mais constantes durante a corrida? Porquê?

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13 de fev. de 2023

Ao elaborar a sua atividade MAPA SUB da disciplina de Administração de Materiais e Logística, você colocará em prática os conteúdos e as informações que recebeu e estudou na disciplina. Assim, realize a atividade com atenção, consultando os materiais disponíveis e fazendo pesquisas sobre o tema. Vamos lá?!

 MAPA SUB - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 542022 

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Olá, estudante!

 

Ao elaborar a sua atividade MAPA SUB da disciplina de Administração de Materiais e Logística, você colocará em prática os conteúdos e as informações que recebeu e estudou na disciplina. Assim, realize a atividade com atenção, consultando os materiais disponíveis e fazendo pesquisas sobre o tema. Vamos lá?!

 TEXTO BASE

 A gestão da cadeia de suprimentos, ou supply chain management, como é conhecida no mundo dos negócios, é a integração desde o fornecedor de primeira camada até o consumidor final, executando um gerenciamento de informações para planejar e controlar um conjunto de ações que envolve produzir e distribuir produtos de modo que atenda às necessidades dos clientes (MARTINS; ALT, 2009).

O conceito da gestão da cadeia de suprimentos está intimamente ligado aos aspectos relacionados aos novos arranjos comerciais que vão dar mais sustentação, além de melhorar a competitividade do negócio. O conceito também se aplica a uma rede altamente eficiente com relações comerciais que vão otimizar o trabalho e reduzir as incertezas.

Assim, as empresas passaram a desenvolver relacionamentos pautados na colaboração com outras empresas de produtos e serviços para realizar as atividades em conjunto, obtendo os benefícios da especialização de cada integrante da cadeia de suprimentos.

 

OLIVEIRA, A. A. de. Administração de Materiais e Logística. Maringá: UniCesumar, 2022

 

ESTUDO DE CASO

A Starbucks, conhecida rede de cafeterias, um verdadeiro sucesso, também teve seus problemas na gestão de sua cadeia de abastecimento.

No período entre 2007 e 2008, havia várias dúvidas sobre a capacidade de abastecer sua rede de lojas com 16.700 estabelecimentos. Além disso, nessa mesma época, suas vendas estavam caindo e os custos de abastecimento tinham crescido para mais de US$ 75 milhões.

 

Para resolver essas dificuldades, você foi contratado como consultor em gestão de Supply Chain para tentar descobrir o que estava acontecendo. Após uma análise criteriosa você descobriu que os problemas estavam relacionados com a performance da empresa e os índices dos serviços estavam inferiores às expectativas, principalmente em função de:

Menos de 50% das entregas às cafeterias chegavam na data e horário combinado;

Várias decisões de terceirização haviam gerado gastos excessivos com operadores logísticos;

A cadeia de abastecimento havia evoluído organicamente, não seguindo uma evolução planejada (situação, aliás, bem comum em grandes organizações) tornando-se desnecessariamente complexa.

 

Adaptado de: CREDRISK MARINE. Case de Sucesso: transformação do supply chain da Starbucks. CredRisk Marine Blog, 22 jul. 2021. Disponível em: https://blog.credriskmarine.com/transformacao-do-supply-chain-da-starbucks. Acesso em: 3 out. 2022.

 

Diante dessa informação, você como consultor (a) da empresa mencionada, precisa entrar em ação. Vamos lá? Agora é com você! Considerando as informações apresentadas, responda o que se pede:

 

1. Qual é a importância que a cadeia de suprimentos tem dentro de uma organização? Justifique a sua resposta.

2. Diante da situação apresentada, cite quatro ações necessárias que possam ser utilizadas para resolver o problema de cadeia de suprimentos.

3. Em nosso livro, são apresentados cinco passos para uma cadeia de suprimentos obter excelentes resultados. Diante disso, explique como cada um desses cinco passos poderiam ser utilizados na empresa do caso apresentado e quais possíveis resultados seriam obtidos em cada um deles.


8 de fev. de 2023

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser Encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina de engenharia de requisitos pode contribuir para sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade mapa, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho! Iniciamos a atividade com um questionamento: enquanto futuros profissionais na área de engenharia de software, é imprescindível pensar que para cada projeto existe uma forma adequada de coletar os requisitos de um produto de software, e que temos diferentes tipos de produtos de software onde cada um implica diferentes tipos de requisitos. Com isso, há distintas fontes de informação para a coleta. Como um(a) engenheiro(a) de requisitos coletará as informações para o desenvolvimento de um aplicativo fictício para construir um produto de software para que autônomos possam agendar seus serviços através de um aplicativo? Descrição do contexto: Assuma que você pertence à startup “resolveproblemas”, que pretende construir um produto de software para que autônomos possam agendar seus serviços através de um aplicativo (por exemplo, manicures que se deslocam para a residência, babás temporárias, cuidadores de animais de estimação etc.). A Startup “Resolveproblemas” Pretende Lançar Uma Versão Com As Funcionalidades Mínimas Para O Lançamento Desse Aplicativo. Tenha seus conteúdos em mãos e vamos lá! Para sua entrega, acompanhe as orientações a seguir: Orientações para realizar a atividade: 1. Sugira um nome para o aplicativo. 2. Liste no mínimo 5 (cinco) requisitos funcionais 3. Liste no mínimo 2 (dois) requisitos não funcionais 4. Liste no mínimo 1 (um) regras de negócio

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Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser

Encontradas no cotidiano.

Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina de engenharia de requisitos pode contribuir para sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade mapa, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

Iniciamos a atividade com um questionamento: enquanto futuros profissionais na área de engenharia de software, é imprescindível pensar que para cada projeto existe uma forma adequada de coletar os requisitos de um produto de software, e que temos diferentes tipos de produtos de software onde cada um implica diferentes tipos de requisitos. Com isso, há distintas fontes de informação para a coleta.

Como um(a) engenheiro(a) de requisitos coletará as informações para o desenvolvimento de um aplicativo fictício para construir um produto de software para que autônomos possam agendar seus serviços através de um aplicativo?

Descrição do contexto:

Assuma que você pertence à startup “resolveproblemas”, que pretende construir um produto de software para que autônomos possam agendar seus serviços através de um aplicativo (por exemplo, manicures que se deslocam para a residência, babás temporárias, cuidadores de animais de estimação etc.).

A Startup “Resolveproblemas” Pretende Lançar Uma Versão Com As Funcionalidades Mínimas Para O Lançamento Desse Aplicativo.

Tenha seus conteúdos em mãos e vamos lá!

Para sua entrega, acompanhe as orientações a seguir:

Orientações para realizar a atividade:

1. Sugira um nome para o aplicativo.

2. Liste no mínimo 5 (cinco) requisitos funcionais

3. Liste no mínimo 2 (dois) requisitos não funcionais

4. Liste no mínimo 1 (um) regras de negócio


7 de fev. de 2023

A imprevisibilidade do mundo contemporâneo e as frequentes mudanças que QUESTÃO 1 Olá estudante. Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA SUB? Antes de iniciar, acompanhe o Case fictício a seguir: Tony Ramos é proprietário de um famoso restaurante em sua cidade. Ele inaugurou seu estabelecimento em julho de 2015, há pouco mais de sete anos. Tudo estava indo muito bem até o início do primeiro trimestre de 2020, em que passou por algumas dificuldades e precisou rapidamente se reinventar por com a chegada da pandemia causada pela COVID-19, a qual trouxe consigo a obrigatoriedade de fechar as portas em atendimento a decretos dos governos Municipal, Estadual e Federal.

 MAPA SUB - GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 54/2022

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A imprevisibilidade do mundo contemporâneo e as frequentes mudanças que

QUESTÃO 1

Olá estudante. Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA SUB?

Antes de iniciar, acompanhe o Case fictício a seguir:

Tony Ramos é proprietário de um famoso restaurante em sua cidade. Ele inaugurou seu estabelecimento em julho de 2015, há pouco mais de sete anos. Tudo estava indo muito bem até o início do primeiro trimestre de 2020, em que passou por algumas dificuldades e precisou rapidamente se reinventar por com a chegada da pandemia causada pela COVID-19, a qual trouxe consigo a obrigatoriedade de fechar as portas em atendimento a decretos dos governos Municipal, Estadual e Federal.

 

Apesar das dificuldades, Tony conseguiu fazer com que seu negócio sobrevivesse à crise, e agora, com a volta das pessoas aos trabalhos presenciais e retomada dos setores de varejo, a situação tem melhorado cada vez mais para a sua empresa e, por isso, decidiu investir um pouco mais na ambientação do restaurante e contratar dois novos funcionários para garantir maior agilidade no atendimento aos clientes – cujo número vem crescendo – e, consequentemente, aumentar seu faturamento.

 

Diante de sua decisão e preocupado em realizar uma boa contratação, Tony, que não sabe por onde começar nem como fazer, contratou você, um(a) Headhunter autônomo(a) para realizar os Processos de Recrutamento e Seleção de um(a) Cozinheiro(a) e um(a) Auxiliar de Cozinha e, para isso você terá, ao todo, 30 dias desde o planejamento inicial do processo até a contratação dos dois novos profissionais.

 

Elaborado pelo Professor, 2022.

 

Diante desse cenário, para fins desta Atividade MAPA Substitutivo, sua missão será, enquanto Headhunter responsável pelo Processo de Recrutamento e Seleção, atender às solicitações das etapas a seguir:

 

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:

 

ETAPA 1- Defina o perfil dos candidatos desejados e descreva as principais atividades a serem realizadas. Com base no case apresentado e nas vagas solicitadas, descreva as principais atividades a serem realizadas por cada um dos dois novos profissionais contratados e, em seguida, apresente o perfil dos candidatos desejados, incluindo o conjunto de competências técnicas e comportamentais necessárias para ocupar cada cargo. OBS: É necessário descrever os dois perfis separadamente para ficar claro a distinção das vagas.

 

ETAPA 2 - Descreva quais as fontes e métodos de recrutamento serão utilizados para captação de talentos. Com base no case apresentado e vagas solicitadas, descreva as estratégias a serem utilizadas para a busca e atração de candidatos com potencial de serem contratados; apresente nesta descrição, quais as principais fontes e métodos a serem utilizados para o recrutamento externo.

 

ETAPA 3 - Elabore um Texto com as informações necessárias para anunciar uma das vagas nos canais escolhidos. O texto para a divulgação das vagas deverá conter informações importantes para que os potenciais candidatos possam identificar se possuem ou não os requisitos necessários para ocuparem os cargos ofertados. OBS: Embora sejam duas vagas, para esta Etapa você pode apresentar apenas um texto para uma das vagas que você escolher.

 

ETAPA 4 - Elabore uma Arte (imagem) para divulgação de uma das duas vagas ofertadas. Nesta etapa, deve ser apresentada uma imagem a ser postada nas redes sociais e em outros canais, junto com o texto elaborado na Etapa 3. Essa imagem deve chamar a atenção do público-alvo definido, portanto, seja criativo(a) ok?!


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