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6 de fev. de 2023

Olá, acadêmico(a) de Tecnologia em Gestão Comercial. Esta atividade proposta corresponde ao M.A.P.A. SUBSTITUTIVO. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise para compreender as informações evidenciadas no Balanço Patrimonial. As transações financeiras evidenciadas nos Balanços Sucessivos Imagine que você é um(a) gestor(a) comercial e está sistematizando seu patrimônio para compreender a situação patrimonial de sua empresa. Um gestor, para ter solidez e sucesso empresarial, precisa saber administrar o negócio e controlar o patrimônio da empresa. Muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, encerram suas atividades precocemente, e um fator determinante é a falta de conhecimentos sobre gestão. Contudo, você está se preparando para ser um(a) excelente gestor(a) e, por isso, você está estudando contabilidade que, aliás, deveria ser estudada por todos, afinal todos, independente da profissão, tem um patrimônio (pessoal) para controlar.

MAPA SUB - GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 54/2022

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Olá, acadêmico(a) de Tecnologia em Gestão Comercial. Esta atividade proposta corresponde ao M.A.P.A. SUBSTITUTIVO.

O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise para compreender as informações evidenciadas no Balanço Patrimonial.

As transações financeiras evidenciadas nos Balanços Sucessivos

 Imagine que você é um(a) gestor(a) comercial e está sistematizando seu patrimônio para compreender a situação patrimonial de sua empresa.

Um gestor, para ter solidez e sucesso empresarial, precisa saber administrar o negócio e controlar o patrimônio da empresa. Muitas empresas, principalmente as micro e pequenas, encerram suas atividades precocemente, e um fator determinante é a falta de conhecimentos sobre gestão. Contudo, você está se preparando para ser um(a) excelente gestor(a) e, por isso, você está estudando contabilidade que, aliás, deveria ser estudada por todos, afinal todos, independente da profissão, tem um patrimônio (pessoal) para controlar.

Para compreender como as decisões e, consequentemente, os fatos contábeis impactam no patrimônio de uma entidade, podemos utilizar o método dos balanços sucessivos. Sobre essa metodologia, Fragalli e Silva (2021) fazem a seguinte descrição:

Segundo Marion (2015, p. 140), “a contabilidade por balanços sucessivos é bastante simples: a cada operação realizada pela empresa faz-se a alteração em um novo balanço”.

Marion (2015) argumenta que a contabilidade por balanços sucessivos, embora seja correta e facilite a visualização do processo contábil, apresenta uma inconveniência no seu aspecto prático: não é recomendável quando a empresa realiza muitas operações (que é o caso de quase todas as empresas). Imaginemos uma empresa com mil operações diárias: teríamos que fazer mil balanços sucessivos, o que seria impraticável. Desse modo, sem perder de vista esta metodologia, utiliza-se outro processo mais rápido e prático: o controle individual por contas, registrando-se aumentos e diminuições em cada conta isoladamente. Ao final de um período determinado, relacionam-se todas as contas, de forma resumida e ordenada e chega-se ao Balanço Patrimonial. Por mais que na prática o método dos Balanços Sucessivos não seja eficiente, trata-se de uma poderosa ferramenta de aprendizagem nos estudos de Contabilidade, tendo em vista sua facilidade de visualização dos acontecimentos ocorridos no Balanço Patrimonial.

FRAGALLI, A. C.; SILVA, J. M. Contabilidade e análise de balanços. Maringá: Unicesumar, 2020.

As aulas e os materiais da disciplina poderão te auxiliar na realização dessa atividade.

Atividade: você abriu sua empresa no mês de outubro e algumas transações financeiras já aconteceram:

Transação financeira 01 – 03/10/2022 – Integralização de capital, sendo R$ 20.000,00 em depósito na conta corrente da empresa, Banco dos Brasileiros e R$ 10.000,00 em prateleiras.

Transação financeira 02 – 05/10/2022 – Compra a prazo de um computador para administração da empresa, no valor de R$ 3.000,00. O pagamento será realizado em duas parcelas de R$ 1.500,00.

Transação financeira 03 – 10/10/2022 – Compra à vista de Mercadorias para revenda no valor de R$ 15.000,00.

Transação financeira 04 – 14/10/2022 – Venda a prazo de 50% das Mercadorias para revenda pelo preço de custo (pelo mesmo valor da venda).

Transação financeira 05 – 31/10/2022 – Pagamento da primeira parcela referente à compra do computador realizada no dia 05/10.

Como sua intenção é ter sucesso no novo empreendimento, você deverá fazer o controle do patrimônio da sua empresa utilizando o método dos Balanços Sucessivos, para tanto, PEDE-SE:

a) Elabore um Balanço Patrimonial para cada transação financeira utilizando o método dos Balanços Sucessivos.

b) Descreva o que cada transação financeira provocou no patrimônio da sua empresa, identificando no mínimo duas movimentações, de forma que o balanço permaneça sempre em equilíbrio.

MAPA SUB - GCOM - CONTABILIDADE EMPRESARIAL - 54/2022


Gerenciamento de projetos consiste em criar um ambiente e condições para atender aos requisitos de um projeto com a aplicação prática de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, por meio da integração dos processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento de forma eficaz e eficiente (PMI, 2017). Nesse sentido, é parte inerente do papel de Gerente do Projeto a habilidade de refletir o que é realizado e corrigir as falhas de processo. Essas correções podem ser realizadas durante o andamento do projeto ou mesmo em projetos futuros. PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 6. ed. Newtown Square: PMI, 2017. Você foi convidado para conduzir a reunião de encerramento de um grande projeto no lugar do gerente que conduziu o projeto. Ele estará de licença no dia da reunião de apresentação e não poderá participar. Para essa reunião, é importante que você conheça tudo o que aconteceu. Por isso, você foi até o gerente do projeto e levantou todas as informações. Elabore um documento com as seguintes informações: - Faça um breve resumo do projeto (você pode escolher um projeto de que tenha participado ou que conhece).

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QUESTÃO 1

 

Gerenciamento de projetos consiste em criar um ambiente e condições para atender aos requisitos de um projeto com a aplicação prática de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas, por meio da integração dos processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento de forma eficaz e eficiente (PMI, 2017). Nesse sentido, é parte inerente do papel de Gerente do Projeto a habilidade de refletir o que é realizado e corrigir as falhas de processo. Essas correções podem ser realizadas durante o andamento do projeto ou mesmo em projetos futuros.

PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 6. ed. Newtown Square: PMI, 2017.

Você foi convidado para conduzir a reunião de encerramento de um grande projeto no lugar do gerente que conduziu o projeto. Ele estará de licença no dia da reunião de apresentação e não poderá participar. Para essa reunião, é importante que você conheça tudo o que aconteceu. Por isso, você foi até o gerente do projeto e levantou todas as informações.

Elabore um documento com as seguintes informações:

- Faça um breve resumo do projeto (você pode escolher um projeto de que tenha participado ou que conhece).

- Descreva como foi realizada a idealização do projeto.

- Detalhe como foi o processo de desenvolvimento.

- Descreva como foi o acompanhamento do projeto (quais as rotinas, os cronogramas, as mudanças de escopo).

- Apresente os pontos críticos ou problemas encontrados ao longo do projeto.

- Por fim, considerando o aprendizado nesta disciplina, apresente as lições aprendidas. O que faltou, o que foi bem aplicado e o que você faria se fosse o gerente do projeto.

Assim, escreva um texto com todas as informações anteriores sobre um projeto ou trabalho que você conhece ou do qual tenha participado. Caso não tenha participado, você pode buscar por cases na internet e usar como exemplo para a sua elaboração.

Para a entrega, utilize o template disponível no material da disciplina.


Olá, estudante! Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA SUB? Antes de iniciar, acompanhe o case fictício a seguir. SEC (Serviços de Entregas e Cia.) — Um case de sucesso Há pouco mais de trinta anos, o Sr. Jorge Pontual iniciou um pequeno negócio no ramo de prestação de serviços de entrega com sede em um pequeno box da Rodoviária de Maringá, interior do Paraná. Naquele tempo, o pequeno negócio possuía apenas uma bicicleta para realizar as entregas na região. Com o tempo, sua empresa foi crescendo gradualmente e, hoje, está presente em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com um diferencial que considera essencial em relação à maioria dos seus concorrentes: a valorização dos colaboradores, dos quais 80% trabalham diretamente com a entrega de mercadorias para clientes. Em um setor em que grande parte da mão de obra tem, tradicionalmente, baixo nível de instrução, um dos programas mais importantes dessa organização é o incentivo à conclusão do Ensino

MAPA SUB - RH - PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS - 54/2022

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QUESTÃO 1
Olá, estudante! Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA SUB? Antes de iniciar, acompanhe o case fictício a seguir.

SEC (Serviços de Entregas e Cia.) — Um case de sucesso

Há pouco mais de trinta anos, o Sr. Jorge Pontual iniciou um pequeno negócio no ramo de prestação de serviços de entrega com sede em um pequeno box da Rodoviária de Maringá, interior do Paraná. Naquele tempo, o pequeno negócio possuía apenas uma bicicleta para realizar as entregas na região. Com o tempo, sua empresa foi crescendo gradualmente e, hoje, está presente em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com um diferencial que considera essencial em relação à maioria dos seus concorrentes: a valorização dos colaboradores, dos quais 80% trabalham diretamente com a entrega de mercadorias para clientes.

Em um setor em que grande parte da mão de obra tem, tradicionalmente, baixo nível de instrução, um dos programas mais importantes dessa organização é o incentivo à conclusão do Ensino Médio. Por meio dessa política de incentivo, pouco mais de 400 pessoas já fizeram o curso disponibilizado pela empresa, aumentando de 48% para 70% o índice de colaboradores com Ensino Médio completo ou superior a este.

Atualmente, conta com 1.983 funcionários e 40 executivos. A idade média dos funcionários é de 32 anos, os quais permanecem na casa, em média, por seis anos. Seu quadro é formado por 17% mulheres e 83% homens, sendo que a maioria destes ocupam o cargo de motorista. O gestor, embora seja uma pessoa dinâmica, gosta de ter controle de todas as informações e só investe quando tem certeza do retorno favorável desse investimento. Após realizada uma pesquisa interna de satisfação com os colaboradores, identificou-se que a questão da remuneração e benefícios são os pontos mais críticos da empresa.

A empresa não possui definidas as atribuições de cada cargo, nem sua estrutura de remuneração, recompensas e incentivos e de benefícios. Nesse sentido, o diretor solicitou a você, que ocupa o cargo de Gestor(a) de Recursos Humanos dessa empresa, que elaborasse a descrição de todos os cargos, iniciando pelo cargo-chave, "Motorista", considerando a necessidade de alguns ajustes nas atribuições/tarefas e salários dos ocupantes, diante de algumas queixas demonstradas por essa categoria tão expressiva para o bom andamento dos negócios da empresa.

Em posse dos fatos apresentados, você, gestor(a) de RH, encarregado(a) também pela gestão de Cargos e Carreiras, realizou uma entrevista com um dos motoristas, cujas perguntas e respostas são apresentadas a seguir, a fim de colher os dados e as informações necessárias para a respectiva Descrição do Cargo de motorista e futuras providências.

Seguem as anotações referentes às perguntas e respostas da entrevista que você realizou:

1. Gestor(a) de RH (VOCÊ): Qual é a sua função e em que departamento o senhor se encontra locado/subordinado ou, melhor, quando precisa resolver alguma situação, a quem o senhor recorre?
Motorista (ENTREVISTADO): Quando preciso de algo, tenho que procurar o Sr. Antonio de Souza, gerente do departamento de Transporte e de Logística da empresa.

2. Gestor(a) de RH (VOCÊ): O que o senhor faz no seu dia de trabalho, ou seja, como motorista, em suma, quais são as suas atividades diárias?
Motorista (ENTREVISTADO): Eu dirijo um veículo (van) realizando transportes de materiais para entregas, como, por exemplo, documentos, máquinas, equipamentos, às vezes, deslocando pessoas da empresa, a gente, também, tem que cuidar da manutenção do veículo, não esquecendo de abastecer, da limpeza e conservação, verificando se está tudo de acordo, pois, havendo alguma falha no veículo, devemos encaminhar para a oficina mecânica da empresa, acompanhando até a solução do problema existente.

3. Gestor(a) de RH (VOCÊ): De forma detalhada, quais seriam as suas atribuições e/ou responsabilidades como motorista?
Motorista (ENTREVISTADO): Eu dirijo a van transportando documentos, máquinas e equipamentos para os clientes de diferentes regiões da cidade. Às vezes, também transportamos pessoas da empresa, diariamente, tenho que estar atento às normas internas de segurança, definidas pelo manual do motorista, que nos é entregue logo na contratação, e também temos que ter cuidado e atenção com as leis de trânsito para evitar multas e aborrecimentos. Também tenho que manter o controle e a execução das solicitações de transporte interno e externo, dirigindo-me diariamente ao departamento de Transporte e Logística sobre os resultados alcançados durante o dia de trabalho, preenchendo a planilha de controle das entregas realizadas e da ocorrência de alguma divergência, como endereço incorreto e/outros. Faço todos os cuidados preventivos do veículo, como abastecimento, programação da limpeza e acompanhamento desta com o pessoal do posto de lavagem da empresa, controle dos serviços de manutenção periódica junto ao pessoal da oficina mecânica, enfim a conservação em todos os sentidos do mesmo, já que dependo desse veículo para ter um bom trabalho.

4. Gestor(a) de RH (VOCÊ): Qual é a sua escolaridade e quanto tempo o senhor tem de experiência na função?
Motorista (ENTREVISTADO): Tenho o Ensino Médio completo, terminei, inclusive, aqui na empresa. Ótimo o que eles fazem para a gente conseguir continuar estudando e concluir essa etapa, que, atualmente, exigem para contratação de novos motoristas. Hoje, tenho oito anos de experiência, mas, quando entrei, exigiam e, ainda solicitam, pelo menos, seis meses de experiência para essa função.

5. Gestor(a) de RH (VOCÊ): O que o senhor avalia como esforço maior para exercer sua profissão diariamente?
Motorista (ENTREVISTADO): Ah, a gente tem que estar sempre atento ao trânsito. A mente e os olhos devem estar sempre atentos ao que acontece ao nosso redor, pois nunca se sabe o que o outro motorista ou o pedestre pode estar pensando em fazer!

6. Gestor(a) de RH (VOCÊ): Quais são os riscos que o senhor considera mais relevantes para o desempenho de seu trabalho?
Motorista (ENTREVISTADO): Principalmente, riscos de colisões, acidentes com outros motoristas e pedestres. O trânsito de nossa região está cada vez mais “louco”! Muitas pessoas não respeitam as leis de trânsito.

7. Gestor(a) de RH (VOCÊ): O que o senhor considera complexo para a execução das suas atribuições?
Motorista (ENTREVISTADO): Acredito que, além de ter que estar sempre atento ao que se está passando ao nosso redor, também precisamos ser rápidos, já que temos muitas entregas a fazer durante o dia de trabalho e somos muito cobrados nesse sentido.
 
Elaborado pelo professor (2022).

Em posse de todos os dados fornecidos no case fictício anterior, para fins desta Atividade MAPA, você deverá se colocar no lugar de Gestor(a) de RH, responsável pela gestão de Cargos e Carreiras e realizador(a) da entrevista com um dos motoristas da empresa. Assim, sua missão será elaborar a descrição do cargo de motorista a partir da análise dos dados coletados e disponíveis ao longo do texto descritivo desta atividade (entrevista/case).

IMPORTANTE: ELABORE a descrição do cargo de MOTORISTA considerando a estrutura a seguir, conforme os estudos da Unidade 2 e tomando como exemplo o modelo disponível na página 47 do Livro da disciplina:

3 de fev. de 2023

MAPA SUB - GCOM - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54/2022

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Olá acadêmico!

Como explicar para sua equipe de vendas a forma de calcular o custo do seu produto levando em consideração o método de custeio por absorção?

O objetivo do mapa sub é de permitir que você participe de uma atividade diferenciada na qual seja possível por meio deste exercício prático, realizar os devidos cálculos compreendendo que essa ferramenta poderá ser útil no processo de tomada de decisão para o Gestor Comercial.

Então vamos lá? Você topa esse desafio?

Analise a situação hipotética descrita abaixo:

O proprietário de uma empresa que produz pizzas promocionais acaba de convocá-lo para assumir a função de gestor de custos nos negócios. Em reunião, ele solicitou que você apresente alguns dados a respeito dos gastos ocorridos no processo de fabricação dessa atividade para poder apurar corretamente o custo das pizzas. Para tanto o departamento contábil da empresa encaminhou o relatório a seguir, contendo informações sobre custos e despesas ocorridos em determinado período para produzir em torno de 800 pizzas por mês de apenas um único sabor:

GASTOS DO PERÍODO                         VALOR (R$)

Telefone do setor de vendas                 R$ 600,00

Farinha de trigo                                       R$ 5.000,00

Panfleto de divulgação da empresa      R$ 1.150,00

Depreciação do forno elétrico                R$ 800,00

Calabresa e frango                                    R$ 2.400,00

Honorários do contador                         R$ 1.000,00

Aluguel da cozinha                                  R$ 3.000,00

Salário fixo do pizzaiolo                          R$ 2.200,00

Frete pago ao entregador                      R$ 300,00

Tomate e orégano                                   R$ 800,00

Depreciação do móvel da administração R$ 500,00

Seguro do veículo do setor de vendas R$ 700,00

Depois de analisar todos os gastos apresentados, sua missão será de atender os seguintes pedidos realizados pelo proprietário da pizzaria:

1 – Separar os gastos em custos e despesas;

2 – Classificar os custos em diretos e indiretos;

3 – Classificar os custos em fixos e variáveis;

4 – Apurar o custo total para produzir as 800 pizzas do período com base no método de Custeio por Absorção;

5 – Apurar o custo unitário de cada pizza;

6 – O proprietário que já estava produzindo em sua capacidade limite decidiu expandir sua produção e adquiriu mais um forno que lhe dará condições de fabricar mais 200 pizzas por mês, sendo assim, qual serão custo fixo e o custo variável para produzir 1.000 unidades no próximo mês? Descreva um breve texto justificando o aumento nos custos para esse aumento na quantidade produzida, ou seja, qual é a relação dessa variação entre custos fixos e variáveis.

 

 


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A imprevisibilidade do mundo contemporâneo e as frequentes mudanças que se processam caracterizam um ambiente no qual podemos identificar inúmeras variáveis atuando simultaneamente: incertezas econômicas, avanço tecnológico, complexidade nas relações, alterações nos hábitos e valores, contradições políticas e sociais, posicionamento ecológico, expectativas dos trabalhadores, concorrência e exigências do mercado. As organizações navegam em meio a esse ambiente, interagindo e recebendo o impacto dessas mudanças e das incertezas. Esse ambiente gerador de mudanças impõe às organizações uma dinâmica de adequação permanente, exigindo uma visão empresarial que v

MAPA - SUB - Gestão do Desempenho – 542022

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Olá, aluno(a

A imprevisibilidade do mundo contemporâneo e as frequentes mudanças que se processam caracterizam um ambiente no qual podemos identificar inúmeras variáveis atuando simultaneamente: incertezas econômicas, avanço tecnológico, complexidade nas relações, alterações nos hábitos e valores, contradições políticas e sociais, posicionamento ecológico, expectativas dos trabalhadores, concorrência e exigências do mercado. As organizações navegam em meio a esse ambiente, interagindo e recebendo o impacto dessas mudanças e das incertezas. Esse ambiente gerador de mudanças impõe às organizações uma dinâmica de adequação permanente, exigindo uma visão empresarial que vai além da preocupação e da iniciativa de colocar um produto no mercado e obter retorno imediato​.

 

​Angela Ferreira de Lima Pizzaia, Luciano Santana Pereira e Renata Emy Koyama. Gestão do Desempenho.Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.( Adaptado)

 

Imagine a seguinte situação:

 

Você trabalha há 4 anos no departamento de Gestão de Recursos Humanos em uma indústria do ramo metalúrgico que realiza atividades de estrutura metálica na construção civil. Esta empresa, localizada na cidade de Londrina/Pr atua no mercado há 15 anos e foi fundada pelo Sr. João Paulo, experiente soldador que começou um negócio nos fundos de sua residência e, com o passar dos anos e muito trabalho, emprega hoje 200 colaboradores.

 

Sr. João Paulo tem 60 anos, é um homem muito tradicional e resistente às mudanças no que diz respeito à gestão da sua empresa. A empresa possui uma cultura extremamente tradicional e centralizadora, ou seja, na prática toda tomada de decisão, mesmo pequena, precisa passar pelas mãos do proprietário para ser executada.

Diante desta realidade você como Gestor de RH, muitas vezes sente-se mais um colaborador realizando atividades burocráticas de controle de ponto e folha de pagamento do que um RH realmente estratégico, por várias vezes já tentou convencer a empresa a implantar ferramentas de gestão de pessoas, visando sempre a melhoria e o desenvolvimento da organização.

     

Após inúmeras tentativas em vão de falar sobre o projeto em reuniões formais e informais, finalmente o Sr. João Paulo concedeu uma pequena abertura para que você possa apresentar-lhe os benefícios do programa de Gestão do Desempenho em uma reunião, com a presença dos demais gerentes da empresa. Agora, você tem em suas mãos a oportunidade que sempre sonhou e um grande desafio, visto a dificuldade em realizar mudanças na cultura da empresa. Para isso, precisará apresentar na reunião os seguintes pontos:

 

1) Apresentar o conceito de Avaliação do Desempenho, mostrando sua importância para o desenvolvimento da organização;

2) Apresentar resumidamente, quais são as 3 fases de Implantação da Gestão do Desempenho e como elas serão desenvolvidas;

3) Qual o Método Avaliativo que será aplicado, justificando a escolha deste;

4) Com base no Método de Avaliação escolhido (no item 3), descreva 5 pontos de avaliação que você julga importante constar no formulário de Avaliação de Desempenho.

5) Quem irá avaliar, justificando a decisão a escolha do modelo do avaliador;

6) Tratando-se de um novo processo a ser implantando em uma empresa tradicional e familiar, para finalizar a sua apresentação, descreva dois critérios para o programa de formação de avaliadores, justificando a sua resposta.​

 

​Elaborado pelo professor, 2022.

 

Para o desenvolvimento das respostas, lembre-se: Trata-se de uma empresa tradicional e familiar, e por se tratar de uma empresa no ramo de metalúrgica grande parte dos colaboradores possuem uma cultura específica;

Os líderes, na grande maioria, estão compostos por antigos operadores que, com o tempo de empresa, foram assumindo responsabilidades.

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

 

— Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, fazendo o download no Material da Disciplina.

— Assista ao vídeo de orientações dessa Atividade copiando o link: https://youtu.be/9UXjAODyz7I e colando no seu navegador de internet para poder assistir ou, se preferir, acesse na Sala do Café.

— Ao redigir a sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.

— Procure escrever com as suas palavras, considerando os estudos da disciplina.

— Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

— Após finalizada, esta atividade não poderá ser reaberta ou aceita por outros canais, tais como: e-mail, mensagens, etc.

— Cópias de textos da internet sem a devida citação, será considerado como cópia indevida.


MAPA - SUB - Gestão do Desempenho – 542022

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