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6 de fev. de 2023

Olá, estudante! Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA SUB? Antes de iniciar, acompanhe o case fictício a seguir. SEC (Serviços de Entregas e Cia.) — Um case de sucesso Há pouco mais de trinta anos, o Sr. Jorge Pontual iniciou um pequeno negócio no ramo de prestação de serviços de entrega com sede em um pequeno box da Rodoviária de Maringá, interior do Paraná. Naquele tempo, o pequeno negócio possuía apenas uma bicicleta para realizar as entregas na região. Com o tempo, sua empresa foi crescendo gradualmente e, hoje, está presente em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com um diferencial que considera essencial em relação à maioria dos seus concorrentes: a valorização dos colaboradores, dos quais 80% trabalham diretamente com a entrega de mercadorias para clientes. Em um setor em que grande parte da mão de obra tem, tradicionalmente, baixo nível de instrução, um dos programas mais importantes dessa organização é o incentivo à conclusão do Ensino

MAPA SUB - RH - PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS - 54/2022

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QUESTÃO 1
Olá, estudante! Preparado(a) para realizar a sua Atividade MAPA SUB? Antes de iniciar, acompanhe o case fictício a seguir.

SEC (Serviços de Entregas e Cia.) — Um case de sucesso

Há pouco mais de trinta anos, o Sr. Jorge Pontual iniciou um pequeno negócio no ramo de prestação de serviços de entrega com sede em um pequeno box da Rodoviária de Maringá, interior do Paraná. Naquele tempo, o pequeno negócio possuía apenas uma bicicleta para realizar as entregas na região. Com o tempo, sua empresa foi crescendo gradualmente e, hoje, está presente em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com um diferencial que considera essencial em relação à maioria dos seus concorrentes: a valorização dos colaboradores, dos quais 80% trabalham diretamente com a entrega de mercadorias para clientes.

Em um setor em que grande parte da mão de obra tem, tradicionalmente, baixo nível de instrução, um dos programas mais importantes dessa organização é o incentivo à conclusão do Ensino Médio. Por meio dessa política de incentivo, pouco mais de 400 pessoas já fizeram o curso disponibilizado pela empresa, aumentando de 48% para 70% o índice de colaboradores com Ensino Médio completo ou superior a este.

Atualmente, conta com 1.983 funcionários e 40 executivos. A idade média dos funcionários é de 32 anos, os quais permanecem na casa, em média, por seis anos. Seu quadro é formado por 17% mulheres e 83% homens, sendo que a maioria destes ocupam o cargo de motorista. O gestor, embora seja uma pessoa dinâmica, gosta de ter controle de todas as informações e só investe quando tem certeza do retorno favorável desse investimento. Após realizada uma pesquisa interna de satisfação com os colaboradores, identificou-se que a questão da remuneração e benefícios são os pontos mais críticos da empresa.

A empresa não possui definidas as atribuições de cada cargo, nem sua estrutura de remuneração, recompensas e incentivos e de benefícios. Nesse sentido, o diretor solicitou a você, que ocupa o cargo de Gestor(a) de Recursos Humanos dessa empresa, que elaborasse a descrição de todos os cargos, iniciando pelo cargo-chave, "Motorista", considerando a necessidade de alguns ajustes nas atribuições/tarefas e salários dos ocupantes, diante de algumas queixas demonstradas por essa categoria tão expressiva para o bom andamento dos negócios da empresa.

Em posse dos fatos apresentados, você, gestor(a) de RH, encarregado(a) também pela gestão de Cargos e Carreiras, realizou uma entrevista com um dos motoristas, cujas perguntas e respostas são apresentadas a seguir, a fim de colher os dados e as informações necessárias para a respectiva Descrição do Cargo de motorista e futuras providências.

Seguem as anotações referentes às perguntas e respostas da entrevista que você realizou:

1. Gestor(a) de RH (VOCÊ): Qual é a sua função e em que departamento o senhor se encontra locado/subordinado ou, melhor, quando precisa resolver alguma situação, a quem o senhor recorre?
Motorista (ENTREVISTADO): Quando preciso de algo, tenho que procurar o Sr. Antonio de Souza, gerente do departamento de Transporte e de Logística da empresa.

2. Gestor(a) de RH (VOCÊ): O que o senhor faz no seu dia de trabalho, ou seja, como motorista, em suma, quais são as suas atividades diárias?
Motorista (ENTREVISTADO): Eu dirijo um veículo (van) realizando transportes de materiais para entregas, como, por exemplo, documentos, máquinas, equipamentos, às vezes, deslocando pessoas da empresa, a gente, também, tem que cuidar da manutenção do veículo, não esquecendo de abastecer, da limpeza e conservação, verificando se está tudo de acordo, pois, havendo alguma falha no veículo, devemos encaminhar para a oficina mecânica da empresa, acompanhando até a solução do problema existente.

3. Gestor(a) de RH (VOCÊ): De forma detalhada, quais seriam as suas atribuições e/ou responsabilidades como motorista?
Motorista (ENTREVISTADO): Eu dirijo a van transportando documentos, máquinas e equipamentos para os clientes de diferentes regiões da cidade. Às vezes, também transportamos pessoas da empresa, diariamente, tenho que estar atento às normas internas de segurança, definidas pelo manual do motorista, que nos é entregue logo na contratação, e também temos que ter cuidado e atenção com as leis de trânsito para evitar multas e aborrecimentos. Também tenho que manter o controle e a execução das solicitações de transporte interno e externo, dirigindo-me diariamente ao departamento de Transporte e Logística sobre os resultados alcançados durante o dia de trabalho, preenchendo a planilha de controle das entregas realizadas e da ocorrência de alguma divergência, como endereço incorreto e/outros. Faço todos os cuidados preventivos do veículo, como abastecimento, programação da limpeza e acompanhamento desta com o pessoal do posto de lavagem da empresa, controle dos serviços de manutenção periódica junto ao pessoal da oficina mecânica, enfim a conservação em todos os sentidos do mesmo, já que dependo desse veículo para ter um bom trabalho.

4. Gestor(a) de RH (VOCÊ): Qual é a sua escolaridade e quanto tempo o senhor tem de experiência na função?
Motorista (ENTREVISTADO): Tenho o Ensino Médio completo, terminei, inclusive, aqui na empresa. Ótimo o que eles fazem para a gente conseguir continuar estudando e concluir essa etapa, que, atualmente, exigem para contratação de novos motoristas. Hoje, tenho oito anos de experiência, mas, quando entrei, exigiam e, ainda solicitam, pelo menos, seis meses de experiência para essa função.

5. Gestor(a) de RH (VOCÊ): O que o senhor avalia como esforço maior para exercer sua profissão diariamente?
Motorista (ENTREVISTADO): Ah, a gente tem que estar sempre atento ao trânsito. A mente e os olhos devem estar sempre atentos ao que acontece ao nosso redor, pois nunca se sabe o que o outro motorista ou o pedestre pode estar pensando em fazer!

6. Gestor(a) de RH (VOCÊ): Quais são os riscos que o senhor considera mais relevantes para o desempenho de seu trabalho?
Motorista (ENTREVISTADO): Principalmente, riscos de colisões, acidentes com outros motoristas e pedestres. O trânsito de nossa região está cada vez mais “louco”! Muitas pessoas não respeitam as leis de trânsito.

7. Gestor(a) de RH (VOCÊ): O que o senhor considera complexo para a execução das suas atribuições?
Motorista (ENTREVISTADO): Acredito que, além de ter que estar sempre atento ao que se está passando ao nosso redor, também precisamos ser rápidos, já que temos muitas entregas a fazer durante o dia de trabalho e somos muito cobrados nesse sentido.
 
Elaborado pelo professor (2022).

Em posse de todos os dados fornecidos no case fictício anterior, para fins desta Atividade MAPA, você deverá se colocar no lugar de Gestor(a) de RH, responsável pela gestão de Cargos e Carreiras e realizador(a) da entrevista com um dos motoristas da empresa. Assim, sua missão será elaborar a descrição do cargo de motorista a partir da análise dos dados coletados e disponíveis ao longo do texto descritivo desta atividade (entrevista/case).

IMPORTANTE: ELABORE a descrição do cargo de MOTORISTA considerando a estrutura a seguir, conforme os estudos da Unidade 2 e tomando como exemplo o modelo disponível na página 47 do Livro da disciplina:

3 de fev. de 2023

MAPA SUB - GCOM - GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - 54/2022

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Olá acadêmico!

Como explicar para sua equipe de vendas a forma de calcular o custo do seu produto levando em consideração o método de custeio por absorção?

O objetivo do mapa sub é de permitir que você participe de uma atividade diferenciada na qual seja possível por meio deste exercício prático, realizar os devidos cálculos compreendendo que essa ferramenta poderá ser útil no processo de tomada de decisão para o Gestor Comercial.

Então vamos lá? Você topa esse desafio?

Analise a situação hipotética descrita abaixo:

O proprietário de uma empresa que produz pizzas promocionais acaba de convocá-lo para assumir a função de gestor de custos nos negócios. Em reunião, ele solicitou que você apresente alguns dados a respeito dos gastos ocorridos no processo de fabricação dessa atividade para poder apurar corretamente o custo das pizzas. Para tanto o departamento contábil da empresa encaminhou o relatório a seguir, contendo informações sobre custos e despesas ocorridos em determinado período para produzir em torno de 800 pizzas por mês de apenas um único sabor:

GASTOS DO PERÍODO                         VALOR (R$)

Telefone do setor de vendas                 R$ 600,00

Farinha de trigo                                       R$ 5.000,00

Panfleto de divulgação da empresa      R$ 1.150,00

Depreciação do forno elétrico                R$ 800,00

Calabresa e frango                                    R$ 2.400,00

Honorários do contador                         R$ 1.000,00

Aluguel da cozinha                                  R$ 3.000,00

Salário fixo do pizzaiolo                          R$ 2.200,00

Frete pago ao entregador                      R$ 300,00

Tomate e orégano                                   R$ 800,00

Depreciação do móvel da administração R$ 500,00

Seguro do veículo do setor de vendas R$ 700,00

Depois de analisar todos os gastos apresentados, sua missão será de atender os seguintes pedidos realizados pelo proprietário da pizzaria:

1 – Separar os gastos em custos e despesas;

2 – Classificar os custos em diretos e indiretos;

3 – Classificar os custos em fixos e variáveis;

4 – Apurar o custo total para produzir as 800 pizzas do período com base no método de Custeio por Absorção;

5 – Apurar o custo unitário de cada pizza;

6 – O proprietário que já estava produzindo em sua capacidade limite decidiu expandir sua produção e adquiriu mais um forno que lhe dará condições de fabricar mais 200 pizzas por mês, sendo assim, qual serão custo fixo e o custo variável para produzir 1.000 unidades no próximo mês? Descreva um breve texto justificando o aumento nos custos para esse aumento na quantidade produzida, ou seja, qual é a relação dessa variação entre custos fixos e variáveis.

 

 


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A imprevisibilidade do mundo contemporâneo e as frequentes mudanças que se processam caracterizam um ambiente no qual podemos identificar inúmeras variáveis atuando simultaneamente: incertezas econômicas, avanço tecnológico, complexidade nas relações, alterações nos hábitos e valores, contradições políticas e sociais, posicionamento ecológico, expectativas dos trabalhadores, concorrência e exigências do mercado. As organizações navegam em meio a esse ambiente, interagindo e recebendo o impacto dessas mudanças e das incertezas. Esse ambiente gerador de mudanças impõe às organizações uma dinâmica de adequação permanente, exigindo uma visão empresarial que v

MAPA - SUB - Gestão do Desempenho – 542022

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Olá, aluno(a

A imprevisibilidade do mundo contemporâneo e as frequentes mudanças que se processam caracterizam um ambiente no qual podemos identificar inúmeras variáveis atuando simultaneamente: incertezas econômicas, avanço tecnológico, complexidade nas relações, alterações nos hábitos e valores, contradições políticas e sociais, posicionamento ecológico, expectativas dos trabalhadores, concorrência e exigências do mercado. As organizações navegam em meio a esse ambiente, interagindo e recebendo o impacto dessas mudanças e das incertezas. Esse ambiente gerador de mudanças impõe às organizações uma dinâmica de adequação permanente, exigindo uma visão empresarial que vai além da preocupação e da iniciativa de colocar um produto no mercado e obter retorno imediato​.

 

​Angela Ferreira de Lima Pizzaia, Luciano Santana Pereira e Renata Emy Koyama. Gestão do Desempenho.Maringá - PR.: UniCesumar, 2021.( Adaptado)

 

Imagine a seguinte situação:

 

Você trabalha há 4 anos no departamento de Gestão de Recursos Humanos em uma indústria do ramo metalúrgico que realiza atividades de estrutura metálica na construção civil. Esta empresa, localizada na cidade de Londrina/Pr atua no mercado há 15 anos e foi fundada pelo Sr. João Paulo, experiente soldador que começou um negócio nos fundos de sua residência e, com o passar dos anos e muito trabalho, emprega hoje 200 colaboradores.

 

Sr. João Paulo tem 60 anos, é um homem muito tradicional e resistente às mudanças no que diz respeito à gestão da sua empresa. A empresa possui uma cultura extremamente tradicional e centralizadora, ou seja, na prática toda tomada de decisão, mesmo pequena, precisa passar pelas mãos do proprietário para ser executada.

Diante desta realidade você como Gestor de RH, muitas vezes sente-se mais um colaborador realizando atividades burocráticas de controle de ponto e folha de pagamento do que um RH realmente estratégico, por várias vezes já tentou convencer a empresa a implantar ferramentas de gestão de pessoas, visando sempre a melhoria e o desenvolvimento da organização.

     

Após inúmeras tentativas em vão de falar sobre o projeto em reuniões formais e informais, finalmente o Sr. João Paulo concedeu uma pequena abertura para que você possa apresentar-lhe os benefícios do programa de Gestão do Desempenho em uma reunião, com a presença dos demais gerentes da empresa. Agora, você tem em suas mãos a oportunidade que sempre sonhou e um grande desafio, visto a dificuldade em realizar mudanças na cultura da empresa. Para isso, precisará apresentar na reunião os seguintes pontos:

 

1) Apresentar o conceito de Avaliação do Desempenho, mostrando sua importância para o desenvolvimento da organização;

2) Apresentar resumidamente, quais são as 3 fases de Implantação da Gestão do Desempenho e como elas serão desenvolvidas;

3) Qual o Método Avaliativo que será aplicado, justificando a escolha deste;

4) Com base no Método de Avaliação escolhido (no item 3), descreva 5 pontos de avaliação que você julga importante constar no formulário de Avaliação de Desempenho.

5) Quem irá avaliar, justificando a decisão a escolha do modelo do avaliador;

6) Tratando-se de um novo processo a ser implantando em uma empresa tradicional e familiar, para finalizar a sua apresentação, descreva dois critérios para o programa de formação de avaliadores, justificando a sua resposta.​

 

​Elaborado pelo professor, 2022.

 

Para o desenvolvimento das respostas, lembre-se: Trata-se de uma empresa tradicional e familiar, e por se tratar de uma empresa no ramo de metalúrgica grande parte dos colaboradores possuem uma cultura específica;

Os líderes, na grande maioria, estão compostos por antigos operadores que, com o tempo de empresa, foram assumindo responsabilidades.

 

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

 

— Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão, fazendo o download no Material da Disciplina.

— Assista ao vídeo de orientações dessa Atividade copiando o link: https://youtu.be/9UXjAODyz7I e colando no seu navegador de internet para poder assistir ou, se preferir, acesse na Sala do Café.

— Ao redigir a sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.

— Procure escrever com as suas palavras, considerando os estudos da disciplina.

— Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

— Após finalizada, esta atividade não poderá ser reaberta ou aceita por outros canais, tais como: e-mail, mensagens, etc.

— Cópias de textos da internet sem a devida citação, será considerado como cópia indevida.


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Definir metas é muito desafiador, mas muito compensador e necessário. É essencial, nesse caso, um planejamento especializado, para evitar frustrações ou sobrecarga com muitas metas. É necessário o uso de perguntas poderosas para que seja possível definir cada etapa da forma mais específica e completa possível. Por inúmeras vezes, o coach precisa auxiliar o coachee a compreender as especificidades de seu desejo, e ao se detalhar ou esmiuçar cada letra SMART, é possível o desenho de um plano de ação efetivo que leve aos resultados esperados. Mas obviamente, é necessário o comprometimento da parte interessada com todo o processo.

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Olá, aluno(a

Definir metas é muito desafiador, mas muito compensador e necessário. É essencial, nesse caso, um planejamento especializado, para evitar frustrações ou sobrecarga com muitas metas. É necessário o uso de perguntas poderosas para que seja possível definir cada etapa da forma mais específica e completa possível.


Por inúmeras vezes, o coach precisa auxiliar o coachee a compreender as especificidades de seu desejo, e ao se detalhar ou esmiuçar cada letra SMART, é possível o desenho de um plano de ação efetivo que leve aos resultados esperados. Mas obviamente, é necessário o comprometimento da parte interessada com todo o processo.


 

Elaborado pela professora, 2022.

 

​Agora, chegou sua vez de colocar em prática e atuar como um futuro profissional de Coaching
 

A proposta para esta atividade, é que você utilize a ferramenta SMART na definição de no mínimo três metas a sua escolha, podendo contemplar a mesma categoria ou categorias distintas.
Utilize o arquivo com um modelo SMART, disponível em seu material extra para resolver essa atividade.
 

MINHAS METAS

 

NOME:

 

6 Categorias  

S

M

A

R

T

Para uma visão clara das suas Metas

Liste, a seguir, suas metas ESPECIFICAMENTE (O quê?)

Como você vai MEDIR seu Sucesso?

Suas metas são ALCANÇÁVEIS? (Como Atingir? AÇÕES)

Suas Metas são REALISTAS E RELEVANTES? (Por quê/ MOTIVADORES)

Qual é o TEMPO  para alcançar estas metas? (Cronograma)

Espiritual     
Leitura bíblica, tempo de oração, meditação, devoção diária etc.

 

 

 

 

 

Lar e Família                                 Relacionamentos, Casamento, tempo de qualidade, férias etc.

 

 

 

 

 

Carreira e Finanças                    Economias, entradas, renda mensal, redução de débitos, novos negócios, ofertas, promoções profissionais etc.

 

 

 

 

 

Social                                        Contribuição para a comunidade, igreja, ministério, donativos etc.

 

 

 

 

 

Intelectual/Educação                   Treinamentos, Cursos, Seminários, Leitura etc.

 

 

 

 

 

Saúde e Lazer                             Redução de peso, alimentação saudável, sono, fitness, esportes etc.

 

 

 

 

 

 

ATENÇÃO: 

1. Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor. Copie e cole o link no seu navegador: https://youtu.be/zPTWZ4W5uAY .

2. Utilize o Formulário Padrão, em Word, disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".

3. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas.

4. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.

5. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas.

6. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: "professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

7. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.

8. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

9. Em caso de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.


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