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6 de out. de 2025

ATIVIDADE 2 - CCONT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO SIMPLES NACIONAL E LUCRO PRESUMIDO - 54_2025

 

ATIVIDADE 2 - CCONT - ESTÁGIO SUPERVISIONADO SIMPLES NACIONAL E LUCRO PRESUMIDO - 54_2025

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Olá, estudante!

Acesse o ícone "Material da disciplina" para baixar o arquivo em Excel "TRABALHO DO LUCRO PRESUMIDO".

Baseando-se no enunciado (disponível no arquivo de resposta da atividade) e nas orientações das aulas de Estágio Supervisionado I, desenvolva a escrituração contábil referente à atividade econômica da empresa comercial Lírio Comércio de Móveis Ltda. - ME (regime de tributação Lucro Presumido), elaborando todas as planilhas necessárias para o desenvolvimento do processo contábil.

Todos os estudantes deverão utilizar e enviar para correção o arquivo em Excel disponibilizado no ícone "Material da disciplina", com o seguinte nome: "TRABALHO DO LUCRO PRESUMIDO", totalmente preenchido (um único arquivo).

Atenção:
1. O arquivo deve ser enviado apenas uma vez; portanto, certifique-se de enviar o arquivo correto. Não será possível substituí-lo após finalizar a atividade, mesmo dentro do prazo de entrega.
2. As notas obtidas no Livro Diário, na primeira entrega, permanecerão inalteradas na refação, pois, na etapa de refação, somente serão corrigidos/pontuados o Cálculo da Folha de Pagamento, a Demonstração do Resultado e o Balanço Patrimonial.
3. Confira a composição da nota da disciplina de Estágio Supervisionado I, apresentada no Estudo de Caso.
4. Atividades com plágio terão a nota zerada.


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1) Anexe um print da planilha, exibindo as informações de vendas de alguns dos dias apresentados, o valor da Correlação e o Gráfico de Dispersão exibido.

MAPA - CCONT - ESTATÍSTICA - 54_2025

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Olá estudante! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina de Estatística. Esta atividade proposta corresponde à atividade MAPA, que tem por objetivo analisar a comparação entre uma variável de interesse com outras variáveis - a regressão linear, e a comparação de somente duas informações – a correlação, no âmbito de uma tomada de decisão sobre a venda conjunta ou não das peças no estudo de caso apresentado. Para isso, leia as instruções a seguir:
 
Em estatística ou econometria, regressão linear é um método utilizado para se estimar a condicional (valor esperado) de uma variável, dados os valores de algumas outras variáveis. A regressão, em geral, trata da questão de estimar um valor condicional esperado.
Uma aplicação da Regressão Linear é na estimação de uma demanda futura de um determinado produto ou serviço. Uma previsão é uma avaliação de eventos futuros, usada para fins de planejamento, sendo que as mudanças nos negócios resultantes da concorrência global, ou de alguma mudança tecnológica acelerada e as preocupações ambientais crescentes exercem forte pressão sobre a capacidade de uma organização gerar previsões precisas.
SAMPAIO, N. A. S. Aplicações da Correlação e Regressão Linear. Disponível em: https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/52.pdf . Acesso em: Dez. 2020.
 
Situação Problema
 
A forma mais básica de uma regressão linear, isto é, da comparação entre uma variável de interesse com outras variáveis, é quando queremos comparar somente duas informações.
Essa tal forma mais básica é o que denominamos de correlação. A quantidade de variáveis que podem ou não estar relacionadas é infinita. Comparações desde peso x altura, até a gasto alimentar x renda mensal.
Resumindo, se temos duas informações, será que elas estão relacionadas de alguma maneira?
Agora que a situação da correlação já foi apresentada, vamos ao nosso problema.
Uma empresa de vestuários, que está sob sua administração, possui dentro do seu catálogo, duas peças de roupa como parte de uma mesma coleção. Há indícios, dentre os vendedores, que os clientes que compram uma das peças de roupa eventualmente compram a segunda parte dessa coleção. Os gerentes, então, debatem se é interessante uma promoção para agrupar as duas peças em uma venda única, oferecendo, talvez, um desconto na segunda peça.
 
Realização da atividade

Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
 
Situação hipotética:
Você, como uma pessoa atenta, contrata uma equipe para realizar uma análise estatística para verificar se realmente o que os vendedores estão dizendo é algo factual.
A equipe realiza todo o trabalho de pesquisa e coleta de informações dentro do sistema de vendas da empresa e lhe apresenta o resultado.
Para verificar o resultado, você deve abrir o arquivo denominado Resultado da Pesquisa, que está presente no Material da Disciplina (ou se preferir você pode acessar também por meio desse link: https://tinyurl.com/yaajwayz). Ao abrir a planilha, você verá que os valores estão listados e que há a presença de um valor para a CORRELAÇÃO entre as duas peças e suas vendas diárias (em um total de 100 dias), bem como a presença de um GRÁFICO DE DISPERSÃO.
OBS.: Cada vez que você abrir a planilha um novo valor será gerado. Faça um print aparecendo a maior quantidade de informações possível para que possa responder às questões a seguir.
Você, então, precisa formar um relatório de suas informações para uma tomada de decisão sobre a venda conjunta ou não das peças.
 
Agora, com base nessas informações, você deverá responder às seguintes questões:
 
1) Anexe um print da planilha, exibindo as informações de vendas de alguns dos dias apresentados, o valor da Correlação e o Gráfico de Dispersão exibido.
 
2) Confirme se a Correlação é positiva ou negativa, se é uma relação forte (valores maiores ou iguais do que 0,6), se é uma relação média (valores maiores ou iguais a 0,3 e menores do que 0,6), ou se a relação é fraca (valores menores do que 0,3).
 
3) Exiba as informações dos primeiros quatro dias apresentados, quanto às vendas das duas peças em uma tabela. Responda se, com base nessa amostra, a correlação aparenta estar correta, tanto para sua positividade quanto para sua força. Justifique sua resposta.
 
4) Tome uma decisão. Realmente é válida a venda conjunta das duas peças? A venda diária da Peça A e da Peça B estão relacionadas a ponto de valer essa mudança?


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Em estatística ou econometria, regressão linear é um método utilizado para se estimar a condicional (valor esperado) de uma variável, dados os valores de algumas outras variáveis. A regressão, em geral, trata da questão de estimar um valor condicional esperado.
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SAMPAIO, N. A. S. Aplicações da Correlação e Regressão Linear. Disponível em: https://www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/52.pdf . Acesso em: Dez. 2020.
 
Situação Problema
 
A forma mais básica de uma regressão linear, isto é, da comparação entre uma variável de interesse com outras variáveis, é quando queremos comparar somente duas informações.
Essa tal forma mais básica é o que denominamos de correlação. A quantidade de variáveis que podem ou não estar relacionadas é infinita. Comparações desde peso x altura, até a gasto alimentar x renda mensal.
Resumindo, se temos duas informações, será que elas estão relacionadas de alguma maneira?
Agora que a situação da correlação já foi apresentada, vamos ao nosso problema.
Uma empresa de vestuários, que está sob sua administração, possui dentro do seu catálogo, duas peças de roupa como parte de uma mesma coleção. Há indícios, dentre os vendedores, que os clientes que compram uma das peças de roupa eventualmente compram a segunda parte dessa coleção. Os gerentes, então, debatem se é interessante uma promoção para agrupar as duas peças em uma venda única, oferecendo, talvez, um desconto na segunda peça.
 
Realização da atividade

Agora, com base no exposto anteriormente e os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
 
Situação hipotética:
Você, como uma pessoa atenta, contrata uma equipe para realizar uma análise estatística para verificar se realmente o que os vendedores estão dizendo é algo factual.
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Para verificar o resultado, você deve abrir o arquivo denominado Resultado da Pesquisa, que está presente no Material da Disciplina (ou se preferir você pode acessar também por meio desse link: https://tinyurl.com/yaajwayz). Ao abrir a planilha, você verá que os valores estão listados e que há a presença de um valor para a CORRELAÇÃO entre as duas peças e suas vendas diárias (em um total de 100 dias), bem como a presença de um GRÁFICO DE DISPERSÃO.
OBS.: Cada vez que você abrir a planilha um novo valor será gerado. Faça um print aparecendo a maior quantidade de informações possível para que possa responder às questões a seguir.
Você, então, precisa formar um relatório de suas informações para uma tomada de decisão sobre a venda conjunta ou não das peças.
 
Agora, com base nessas informações, você deverá responder às seguintes questões:
 
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2) Confirme se a Correlação é positiva ou negativa, se é uma relação forte (valores maiores ou iguais do que 0,6), se é uma relação média (valores maiores ou iguais a 0,3 e menores do que 0,6), ou se a relação é fraca (valores menores do que 0,3).
 
3) Exiba as informações dos primeiros quatro dias apresentados, quanto às vendas das duas peças em uma tabela. Responda se, com base nessa amostra, a correlação aparenta estar correta, tanto para sua positividade quanto para sua força. Justifique sua resposta.
 
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a) Indique, a partir do gráfico, as principais informações que podem ser observadas, em pelo menos duas das seguintes categorias: Região, Sexo, Faixa Etária, Grau de Instrução e Classe.

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De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), o Brasil registrou aumento expressivo no uso de internet durante a pandemia de Covid-19, especialmente entre as camadas mais pobres da população.

Como era de se esperar, o crescimento foi puxado principalmente pela adesão às ferramentas de compras online, seguido pelos serviços de streaming de vídeo e áudio.

O levantamento considerou os hábitos online de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre junho e julho de 2020. O acesso aos serviços virtuais foi avaliado com base em recortes de gênero, região e renda, esta última dividida em cinco categorias:

A: parcela mais rica da população
B: classe média-alta
C: classe média-baixa
D: trabalhadores de baixa renda
E: desempregados e pessoas em situação de extrema pobreza
 
 
Gráfico para análise:
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284042_640400_1.jpg
​Fonte: Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/08/21/noticias/pandemia-impulsiona-aumento-de-compras-online-no-pais/

Com base no gráfico, responda as seguintes questões:

a) Indique, a partir do gráfico, as principais informações que podem ser observadas, em pelo menos duas das seguintes categorias: Região, Sexo, Faixa Etária, Grau de Instrução e Classe.

b) Considere a situação que você é responsável pela venda de smartphones de maneira online, e precisa focar seu marketing em algum grupo consumidor. Utilize as informações disponibilizadas no gráfico para auxiliar em sua tomada de decisão relativa à escolha desse grupo consumidor. 


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Como era de se esperar, o crescimento foi puxado principalmente pela adesão às ferramentas de compras online, seguido pelos serviços de streaming de vídeo e áudio.

O levantamento considerou os hábitos online de 100 milhões de usuários maiores de 16 anos entre junho e julho de 2020. O acesso aos serviços virtuais foi avaliado com base em recortes de gênero, região e renda, esta última dividida em cinco categorias:

A: parcela mais rica da população
B: classe média-alta
C: classe média-baixa
D: trabalhadores de baixa renda
E: desempregados e pessoas em situação de extrema pobreza
 
 
Gráfico para análise:
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284042_640400_1.jpg
​Fonte: Disponível em: https://olhardigital.com.br/2020/08/21/noticias/pandemia-impulsiona-aumento-de-compras-online-no-pais/

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a) Indique, a partir do gráfico, as principais informações que podem ser observadas, em pelo menos duas das seguintes categorias: Região, Sexo, Faixa Etária, Grau de Instrução e Classe.

b) Considere a situação que você é responsável pela venda de smartphones de maneira online, e precisa focar seu marketing em algum grupo consumidor. Utilize as informações disponibilizadas no gráfico para auxiliar em sua tomada de decisão relativa à escolha desse grupo consumidor. 


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