Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


6 de out. de 2025

MAPA - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

MAPA - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Sistema de Gerenciamento de Biblioteca em Linguagem C

Conforme apresentado na disciplina, a linguagem C oferece recursos fundamentais para o desenvolvimento de sistemas robustos através de estruturas de dados, funções, manipulação de arquivos e controle de fluxo. A modularização através de funções e o uso adequado de estruturas de dados são essenciais para criar programas organizados e eficientes.

Como parte do seu aprendizado prático, você deverá desenvolver um Sistema de Gerenciamento de Biblioteca completo em linguagem C, aplicando todos os conceitos estudados nas unidades da disciplina.


Descrição do Sistema:

O sistema deverá gerenciar o acervo de uma biblioteca, incluindo cadastro de livros, usuários, empréstimos e devoluções. O programa deve ser totalmente funcional e demonstrar domínio dos conceitos estudados.


Requisitos Funcionais:

1. Cadastro de Livros:

- Código do livro (inteiro)
- Título (string até 100 caracteres)
- Autor (string até 80 caracteres)
- Editora (string até 60 caracteres)
- Ano de publicação (inteiro)
- Número de exemplares disponíveis (inteiro)
- Status (disponível/emprestado)


2. Cadastro de Usuários:

- Matrícula (inteiro)
- Nome completo (string até 100 caracteres)
- Curso (string até 50 caracteres)
- Telefone (string até 15 caracteres)
- Data de cadastro (dia, mês, ano)


3. Sistema de Empréstimos:

- Código do empréstimo (inteiro)
- Matrícula do usuário
- Código do livro
- Data do empréstimo (dia, mês, ano)
- Data prevista de devolução (7 dias após empréstimo)
- Status (ativo/devolvido)


Requisitos Técnicos:

Parte 1 - Estruturas de Dados (25 pontos):

- Definir structs apropriadas para Livro, Usuario e Emprestimo
- Utilizar vetores de structs para armazenar os dados
- Implementar funções de inicialização das estruturas


Parte 2 - Sistema de Menus e Controle de Fluxo (20 pontos):

- Menu principal com todas as opções do sistema
- Submenus organizados por funcionalidade
- Controle de fluxo utilizando estruturas condicionais e de repetição apropriadas
- Validação de entrada de dados


Parte 3 - Funções Modulares (25 pontos):

- Função para cadastrar livros
- Função para cadastrar usuários
- Função para realizar empréstimo
- Função para realizar devolução
- Função para pesquisar livros (por código, título ou autor)
- Função para pesquisar usuários (por matrícula ou nome)
- Função para listar empréstimos ativos
- Todas as funções devem utilizar passagem de parâmetros adequada


Parte 4 - Manipulação de Arquivos (20 pontos):

- Salvar dados de livros em arquivo "livros.txt"
- Salvar dados de usuários em arquivo "usuarios.txt"
- Salvar dados de empréstimos em arquivo "emprestimos.txt"
- Carregar dados dos arquivos na inicialização do programa
- Implementar backup automático dos dados


Parte 5 - Funcionalidades Avançadas (10 pontos):

- Relatório de livros mais emprestados
- Relatório de usuários com empréstimos em atraso
- Função de busca avançada com múltiplos critérios
- Sistema de renovação de empréstimos


Entregáveis:

- Código-fonte completo comentado e organizado
- Manual do usuário explicando como utilizar cada funcionalidade


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

a) Explique detalhadamente as diferenças entre estruturas de dados homogêneas e heterogêneas em linguagem C.

ATIVIDADE 1 - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Conforme estudado na disciplina, a linguagem C oferece diferentes tipos de estruturas de dados e formas de manipulação de memória. O entendimento correto sobre vetores, matrizes, strings e estruturas (structs) é fundamental para o desenvolvimento de programas eficientes e organizados.

Considere o seguinte cenário: você está desenvolvendo um sistema para uma escola que precisa gerenciar informações de alunos, incluindo dados pessoais, notas de diferentes disciplinas e cálculo de médias.


Responda às seguintes questões de forma completa e fundamentada:
 

a) Explique detalhadamente as diferenças entre estruturas de dados homogêneas e heterogêneas em linguagem C. Cite exemplos práticos de quando utilizar cada tipo e justifique suas escolhas considerando eficiência de memória e organização do código.

b) No contexto do sistema escolar mencionado, projete uma estrutura (struct) completa para armazenar as informações de um aluno, incluindo: dados pessoais, notas de 4 disciplinas, média geral e situação (aprovado/reprovado). Explique cada campo escolhido e justifique os tipos de dados utilizados.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com 

ATIVIDADE 1 - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

ATIVIDADE 1 - ESOFT - LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Conforme estudado na disciplina, a linguagem C oferece diferentes tipos de estruturas de dados e formas de manipulação de memória. O entendimento correto sobre vetores, matrizes, strings e estruturas (structs) é fundamental para o desenvolvimento de programas eficientes e organizados.

Considere o seguinte cenário: você está desenvolvendo um sistema para uma escola que precisa gerenciar informações de alunos, incluindo dados pessoais, notas de diferentes disciplinas e cálculo de médias.


Responda às seguintes questões de forma completa e fundamentada:
 

a) Explique detalhadamente as diferenças entre estruturas de dados homogêneas e heterogêneas em linguagem C. Cite exemplos práticos de quando utilizar cada tipo e justifique suas escolhas considerando eficiência de memória e organização do código.

b) No contexto do sistema escolar mencionado, projete uma estrutura (struct) completa para armazenar as informações de um aluno, incluindo: dados pessoais, notas de 4 disciplinas, média geral e situação (aprovado/reprovado). Explique cada campo escolhido e justifique os tipos de dados utilizados.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Como o supermercado tem vários caixas e cada dia alguns podem não funcionar, permita considerar vários caixas (quantidade desconhecida a priori).

MAPA - ESOFT - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Estudante, nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. A importância da prática consiste em colocar em execução os conteúdos vistos na teoria. É aqui onde se verifica se os objetivos traçados foram, de fato, alcançados.

No Supermercado SuperPreço, a gerente Carla quer criar um programa de bonificações para os caixas que atingirem os melhores tickets médios (valor médio por cliente atendido). Como o número de caixas em operação e a quantidade de clientes por caixa variam a cada turno, Carla precisa de um algoritmo que calcule, ao final do dia, qual caixa obteve o maior ticket médio — informação que será usada para definir a bonificação.

Para esse algoritmo que você deve criar, seguindo os requisitos a seguir:
- Como o supermercado tem vários caixas e cada dia alguns podem não funcionar, permita considerar vários caixas (quantidade desconhecida a priori).
- Para cada caixa, ler os valores de compra de seus diversos clientes (quantidade desconhecida).
- Ticket médio do caixa
 = soma dos valores / quantidade de clientes.
- Para cada caixa, informar a quantidade de clientes atendidos e o seu ticket médio;
- Ao final
, informar qual caixa obteve o maior ticket médio e o valor dessa média (para fins de bonificação).
- Em caso de empate, considere o primeiro caixa que atingiu a maior média;
 
Atenção
: o algoritmo deve ser escrito em pseudocódigo (Portugol) e submetido para correção em formato txt (documento de texto — Notepad) ou doc (documento do Microsoft Word). Algoritmos sem indentação terão desconto em pontuação. Serão avaliadas a corretude semântica e sintática, bem como a eficiência do código.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com 

MAPA - ESOFT - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

 

MAPA - ESOFT - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO - 54_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Estudante, nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. A importância da prática consiste em colocar em execução os conteúdos vistos na teoria. É aqui onde se verifica se os objetivos traçados foram, de fato, alcançados.

No Supermercado SuperPreço, a gerente Carla quer criar um programa de bonificações para os caixas que atingirem os melhores tickets médios (valor médio por cliente atendido). Como o número de caixas em operação e a quantidade de clientes por caixa variam a cada turno, Carla precisa de um algoritmo que calcule, ao final do dia, qual caixa obteve o maior ticket médio — informação que será usada para definir a bonificação.

Para esse algoritmo que você deve criar, seguindo os requisitos a seguir:
- Como o supermercado tem vários caixas e cada dia alguns podem não funcionar, permita considerar vários caixas (quantidade desconhecida a priori).
- Para cada caixa, ler os valores de compra de seus diversos clientes (quantidade desconhecida).
- Ticket médio do caixa
 = soma dos valores / quantidade de clientes.
- Para cada caixa, informar a quantidade de clientes atendidos e o seu ticket médio;
- Ao final
, informar qual caixa obteve o maior ticket médio e o valor dessa média (para fins de bonificação).
- Em caso de empate, considere o primeiro caixa que atingiu a maior média;
 
Atenção
: o algoritmo deve ser escrito em pseudocódigo (Portugol) e submetido para correção em formato txt (documento de texto — Notepad) ou doc (documento do Microsoft Word). Algoritmos sem indentação terão desconto em pontuação. Serão avaliadas a corretude semântica e sintática, bem como a eficiência do código.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares