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1 de mar. de 2023

Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. A atuação como protagonista do processo de aprendizagem permite o desenvolvimento de alunos mais criativos e prontos para resolver os problemas que surgem durante toda a vida. Incentivamos a sua participação, pois acreditamos que isso o(a) habilitará a se inteirar mais sobre o assunto, e, quando as adversidades aparecerem, você conseguirá ser criativo(a) para superar as dificuldades e gerar soluções assertivas.

MAPA - ESOFT - ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS E RELACIONAMENTOS –  512023

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Caro(a) estudante,


Nesta atividade, você é convidado(a) a verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. A atuação como protagonista do processo de aprendizagem permite o desenvolvimento de alunos mais criativos e prontos para resolver os problemas que surgem durante toda a vida. Incentivamos a sua participação, pois acreditamos que isso o(a) habilitará a se inteirar mais sobre o assunto, e, quando as adversidades aparecerem, você conseguirá ser criativo(a) para superar as dificuldades e gerar soluções assertivas.


Agora, pratiquemos!


Leia com atenção o texto a seguir e responda o que se pede de acordo com a sua compreensão da disciplina:


​Conhecer a si mesmo e entender quais pontos são possíveis de desenvolver deveria ser o objetivo de cada indivíduo. Você já se pegou falando sozinho(a)? Já se questionou sobre algo e, ainda por cima, respondeu a si mesmo(a)? Se você costuma ter várias conversas consigo, se escuta a sua voz falando dentro da sua mente cobrando algo, incentivando a tomar uma atitude ou, apenas, lembrando que algo precisa ser feito, não fique alarmado(a), isso é perfeitamente normal, aliás, essa conversa interna é uma das bases do relacionamento intrapessoal.


O relacionamento intrapessoal está ligado à capacidade do indivíduo de se relacionar com suas próprias emoções e sentimentos. Está ligado ao autoconhecimento e à automotivação de cada indivíduo, mas também a como ele aplica isso em sua vida pessoal e profissional. O relacionamento intrapessoal é fundamental para que a pessoa alcance os seus objetivos, pois ele também afeta a qualidade das relações interpessoais. Inclusive, é bem fácil constatar que a pessoa precisa estar bem consigo mesma para estar bem com o outro e vice-versa.

Para aprofundar um pouco mais a ideia de relacionamento intrapessoal, responda esta pergunta: você conhece a si mesmo(a)? É provável que muitas pessoas respondam, imediatamente, sim... Que se conhecem bem. Contudo, nem sempre isso é verdade, pois o indivíduo só é capaz de dizer que se conhece bem se já vivenciou todas as situações possíveis em sua vida e, ainda assim, é difícil ter certeza de que, sempre, essa pessoa reagirá da mesma forma quando determinada situação se repetir. Por outro lado, é possível que a pessoa reconheça a sua forma de pensar, de agir bem como a sua forma de sentir. Se ela tem a capacidade de identificar qual situação ou estímulo serve como gatilho a determinada atitude, ela consegue prever qual será a sua reação, então, é capaz de escolher se abraçará determinado sentimento ou se lutará para manter as suas emoções sob controle. Isso a ajuda a entender quais são os seus pontos fortes e fracos. Se você, realmente, conhece os seus pontos fortes, é possível usá-los para alcançar os seus sonhos e potencializar os resultados, mas, quando você conhece os seus pontos fracos, é preciso realizar a seguinte análise: esse ponto fraco atrapalha a minha vida pessoal ou profissional?

Se não atrapalha, talvez, não seja necessário você se preocupar em resolver isso, a menos que seja um desejo ou desafio. Vale lembrar que, em muitos casos, desenvolver uma nova habilidade ou competência, totalmente fora daquelas com a qual nos identificamos e, até mesmo, gostamos, costuma dar muito trabalho, gerando muita frustração, pois o esforço para realizar esse aprendizado será enorme. Se esse ponto fraco me prejudica, então, preciso, realmente, desenvolver as competências necessárias para resolver essa situação, mas isso, nem sempre, será uma tarefa fácil. Por outro lado, existem diversas pessoas que necessitam desenvolver uma habilidade ou competência fora da sua zona de conforto e transformar esse ponto fraco em um ponto forte. Um exemplo clássico é a pessoa que não consegue falar em público, desenvolve a habilidade da oratória e passa a, tranquilamente, conduzir reuniões e fazer apresentações.

Vale ressaltar que alguns pontos a melhorar, muitas vezes, dão muito trabalho para ser desenvolvidos, pelo fato de a pessoa ter muita dificuldade em desenvolver o que é necessário. Em alguns casos, o esforço será imenso, portanto, será necessário tempo, dedicação e persistência para que o desenvolvimento aconteça, mas o seu cérebro deve entender que todo esse trabalho valerá a pena, do contrário, a sua mente sabotará o processo. Para facilitar o desenvolvimento pessoal, existem diferentes profissionais, como terapeutas, mentores e líderes que dedicam o seu tempo a ajudar os indivíduos a alcançar esse desenvolvimento. Uma vez que você desenvolve o seu relacionamento intrapessoal, perceberá a melhora nos seus relacionamentos interpessoais.


Para ajudá-lo(a) nesse desafio, temos um pequeno teste de personalidade, cuja abordagem tem suas raízes em duas filosofias diferentes. Uma data do início do século 20 e foi ideia de Carl Gustav Jung, o pai da psicologia analítica. A teoria dos tipos psicológicos de Jung é, talvez, a criação mais influente na tipologia da personalidade e inspirou várias teorias diferentes. Uma das principais contribuições de Jung foi o desenvolvimento do conceito de introversão e extroversão: ele teorizou que cada um de nós se enquadra em uma dessas duas categorias, focando no mundo interno (Introvertido) ou no mundo externo (Extravertido). Além de Introversão e Extroversão, Jung cunhou o conceito das chamadas funções cognitivas, separadas em categorias de Julgamento ou Percepção. De acordo com Jung, cada pessoa prefere uma dessas funções cognitivas e pode contar com ela naturalmente em situações cotidianas.

Parte 1: realizar o teste de perfil de personalidade: https://www.16personalities.com/br.
Apresente sua personalidade:

Selecione e apresente os três pontos fortes de sua personalidade:

Selecione e apresente os três pontos fracos de sua personalidade:


Parte 2: faça a leitura da análise de sua personalidade quanto aos planos de carreira e os hábitos no local de trabalho. Agora, crie, pelo menos, duas estratégias para melhorar seu desempenho como profissional.

 

Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE para atividade MAPA, disponibilizado no Studeo, e pode ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da Atividade (no STUDEO).

Dicas para realizar a atividade:

1. Durante as aulas, o professor fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, assim, é de suma importância participar da aula ao vivo ou assisti-las posteriormente.
2. Assista às aulas conceituais da disciplina.


Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizados com descontos na nota, podendo chegar a zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.


Dicas de REFERÊNCIAS:

Disponível em: https://www.16personalities.com/articles/our-theory. Acesso em: 17 fev. 2023.
PEREIRA, A. C. Administração de Conflitos e Relacionamentos. Maringá: UniCesumar, 2022.


Temos dois tipos de conexões para a transmissão de dados: meio físico/guiado (cabos) e meio não guiado/rede sem fio. Sobre esse assunto, acredito que você já deve ter visto ou utilizado algum roteador WiFi, este que é bem comum em redes domésticas, que permite conectar uma rede local a outras redes locais ou à internet. Segundo explica Tanembaum (2011), o princípio da comunicação sem fio é baseado na ideia da instalação de transmissores e receptores de ondas eletromagnéticas em antenas de tamanho adequado, formando um circuito elétrico.

ATIVIDADE 1 - SI - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES – 512023

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Temos dois tipos de conexões para a transmissão de dados: meio físico/guiado (cabos) e meio não guiado/rede sem fio. Sobre esse assunto, acredito que você já deve ter visto ou utilizado algum roteador WiFi, este que é bem comum em redes domésticas, que permite conectar uma rede local a outras redes locais ou à internet.

Segundo explica Tanembaum (2011), o princípio da comunicação sem fio é baseado na ideia da instalação de transmissores e receptores de ondas eletromagnéticas em antenas de tamanho adequado, formando um circuito elétrico.

TANENBAUM, A.; WETHERALL, D. J. Redes de Computadores. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2011.

As redes sem fio se utilizam de equipamentos que atuam em uma frequência normalmente de 4GHz, que necessita de um transmissor. É comum observarmos a existência de um aparelho que forneça o enlace sem fio (chamado de AP – Access Point – Ponto de Acesso) dotado de uma antena onde observamos a existência de uma rede wireless (sem fio).

Com os avanços da Tecnologia, hoje contamos com aparelhos mais modernos e de alta performance. Assim, como proposta desta atividade, convido você a realizar uma pesquisa em fontes confiáveis (artigos pelo Google acadêmico ou livros) que lhe permitam explicar com suas palavras sobre:

1 O que é Wi-Fi 6?

2 O que é o Wi-Fi 5 GHz?

3 Quais as diferenças entre as duas tecnologias?

4 Na sua opinião, qual seria a melhor?

Obs.: lembre-se de nossa campanha “Plágio não rola”, ou seja, caso copie algum trecho de algum local, não esqueça de fazer a devida citação e referência. Conteúdos postados em sites são bem-vindos, mas se possível evitar o uso demasiado (todo a atividade feita com conteúdo de sites apenas).

O uso bem elaborado de textos das respostas fará a diferença em sua nota. Para responder a atividade, escreva sua resposta no espaço contido a seguir. Não é necessário o envio de arquivos (anexos), apenas textos puros.


O que é um circuito digital? A TI tem sido considerada como um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial, inclusive nas empresas brasileiras, que têm utilizado os recursos de TI intensamente, tanto em nível estratégico como operacional. Neste ambiente, torna-se imprescindível o conhecimento de quatro dimensões relacionadas à TI – nível de utilização, benefícios, desafios e contribuição – bem como das relações existentes entre elas (ALBERTIN; MOURA, 2004).

MAPA - SI - FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - 51/2023

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O que é um circuito digital?



A TI tem sido considerada como um dos componentes mais importantes do ambiente empresarial, inclusive nas empresas brasileiras, que têm utilizado os recursos de TI intensamente, tanto em nível estratégico como operacional. Neste ambiente, torna-se imprescindível o conhecimento de quatro dimensões relacionadas à TI – nível de utilização, benefícios, desafios e contribuição – bem como das relações existentes entre elas (ALBERTIN; MOURA, 2004).

De acordo com Lunardi (2001), a TI aparece como um forte indicador de melhoria na performance e na produtividade organizacional, além de representar um importante papel na continuação dos esforços das empresas para tornarem seus negócios mais ágeis e produtivos.

ALBERTIN, Alberto; DE MOURA, Rosa. The Benefits of Information Technology in Business Performance. 2004.

LUNARDI, Guilherme Lerch. Os efeitos da tecnologia de informação (TI) nas variáveis estratégicas organizacionais da indústria bancária: estudo comparativo entre alguns países da América. 2001.

Com base na breve introdução sobre os aspectos que norteiam o componente relevante sobre a tecnologia e seu uso no contexto das organizações, vamos imaginar que você seja responsável pela configuração de uma infraestrutura de Rede que contenha serviços essenciais para o bom funcionamento e manutenção de projetos da empresa. Para cumprir sua tarefa, você deverá elaborar um desenho que represente a estrutura requisitada. Para isso, você deverá seguir duas fases básicas e necessárias:

Fase 1: Infraestrutura básica

Você precisa criar duas redes, sendo que cada uma deverá ter, no mínimo, cinco computadores; ambas as redes devem ser ligadas no mesmo servidor central.

Rede 1 -> Topologia Estrela

Rede 2 -> Topologia Anel

Rede 1 deverá conter os seguintes componentes:

1 - um concentrador (Switch) para distribuição do sinal na rede;

2 - um roteador Wi-Fi;

3 - cinco computadores ligados por rede cabeada;

4 - dois notebooks ligados por rede não cabeada;

5 - uma impressora comum ligada por rede cabeada;

6 - o acesso entre a Rede 1 e o servidor é protegido por um Firewall.

Rede 2 deverá conter os seguintes componentes:

1 - um repetidor ligado no servidor e a um computador na rede;

2 - cinco computadores ligados por uma rede cabeada;

3 - um dos computadores será o do diretor, que terá uma impressora multifuncional ao seu dispor.

Servidor Central

1 - Tem instalado um servidor DNS;

2 - para se conectar à internet, ele usa um modem, que se conectar à internet por meio de um firewall.

Fase 2: Endereçamento IP

Devemos lembrar que um computador não será útil se não tiver um IP atribuído, assim você deverá configurar todos os computadores. Como temos duas redes, cada uma seguirá um endereço diferente, baseado em seu RA. Vejamos um exemplo:

RA 2225751-5

Rede 01: a base é o último dígito de seu RA antes do traço: 192.168.1.X

Rede 02: a base é o penúltimo dígito de seu RA antes do traço: 192.168.5.X

 

Caso Especiais

RA 2225703-5: em caso de dígito zero, colocar 1 no lugar: RA 2225713-5;

RA 2225733-5: em caso de dígitos iguais, somar +1 no penúltimo dígito: RA 2225743-5;

RA 2225701-5: em caso de dígitos zero e iguais, colocar 1 no lugar do zero e adicionar +1 ao outro valor: RA 2225712-5;

RA 2225710-5: em caso de dígitos zero e iguais, colocar 1 no lugar do zero e adicionar +1 ao outro valor: RA 2225721-5.

Obs.: cada equipamento deverá ter um IP atribuído (Impressoras, repetidores e roteadores Wi-Fi). Outro aspecto é que os dispositivos ligados na rede sem fio devem ficar entre os IPS com final X.X.X.50 até X.X.X.60

Para esta atividade MAPA, você deverá entregar o desenho da estrutura proposta, juntamente com a identificação dos IPS de cada dispositivo.

Você poderá usar qualquer software que auxilie neste processo, entretanto indicamos utilizar o projeto online: https://www.lucidchart.com/pages/pt. Ele atenderá às necessidades da atividade MAPA, além de ser uma ferramenta on-line e de fácil interpretação e acesso.

 


aro estudante, Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:

ATIVIDADE 1 - REDES - SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES - 51-2023

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Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:

1| cd /srv

2| mkdir Suporte

3| mkdir -p Financeiro/Contas

Pergunta 1: analisando os comandos apresentados, é correto dizer que foram criados três subdiretórios (Suporte, Financeiro e Contas) no diretório /srv? Esses diretórios Suporte, Financeiro e Contas estão no mesmo nível na estrutura de diretórios?

 

Pergunta 2: o setor que cuida das férias dos funcionários solicitou a criação de um diretório para eles chamado férias, abaixo de um diretório do RH que ainda não está criado. Apresente o(s) comando(s) que permitiriam criar este diretório férias como um subdiretório de RH. O diretório RH precisa ser criado.

 

Pergunta 3: um usuário esqueceu onde deixou a gravação de uma reunião, no formato .mpeg. Ele não lembra o nome que deu para o arquivo e informou que as reuniões gravadas normalmente possuem mais de 100MB. Explique como o comando a seguir pode reduzir o tempo de pesquisa pela gravação da reunião solicitada pelo usuário.

1| find / -name *.mpeg -size +100M

A sua resposta deve ser preenchida no campo destinado à resposta da atividade.

 


Caro(a) estudante, Nesta atividade, você é convidado(a) a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir para a sua experiência e formação profissional. Por esse motivo, você é instigado(a) a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:

MAPA - REDES - SISTEMAS OPERACIONAIS PARA REDES - 51-2023

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Agora, vejamos o contexto apresentado a seguir:

 

Ao planejar a construção de um novo servidor Windows Server 2019, muitas das decisões que você precisa tomar são decisões do tipo licenciamento. Quais são as funções ou os serviços que você pretende instalar nesse servidor? A edição Windows Server 2019 Essentials ou Standard pode lidar com isso ou precisamos da edição Datacenter para nossos propósitos? Para esse servidor Windows Server 2019, o modelo de interface Server Core será benéfico do ponto de vista da segurança ou precisamos do modelo de interface Desktop Experience para uma experiência de desktop completa? Nesses dias de servidores Hyper-V, com a capacidade de ativar máquinas virtuais por capricho, muitas vezes, procedemos sem muita consideração ao hardware de um servidor, mas certamente ainda há instâncias em que o equipamento físico hospedará o Windows Server 2019 operando sistema.

Tendo por base o texto anterior, explique:

1. Cinco organizações, com tamanhos e necessidades distintas, possuem interesse em migrar de uma versão anterior do Windows Server (Server 2012 R2 ou Server 2016) para o Windows Server 2019. De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir sobre as necessidades delas, qual licença de Windows Server 2019 (Edição Essentials, Standard ou Datacenter) você recomendaria para cada uma das organizações Alfa, Beta, Gama, Delta e Épsilon?

Organização Número deusuários Número de dispositivos Utilização de Hyper-V

Alfa 20 35 Não utiliza máquinas virtuais com Hyper-V.

Beta 30 45 Não utiliza máquinas virtuais com Hyper-V.

Gama 20 40

Executa um máximo de duas máquinas virtuais no

Hyper-V simultaneamente.

Delta 300 450 Não utiliza máquinas virtuais com Hyper-V.

Épsilon 400 700

Executa até 30 máquinas virtuais com Hyper-V

Simultaneamente

 

2. O Gerenciamento de Políticas de Grupo (Group Policy Object, GPO) é um único pacote que contém uma ou mais configurações de política e se aplica a um computador de um domínio, um usuário de um domínio ou, às vezes, a muitos computadores e usuários de um domínio ao mesmo tempo. As GPOs são armazenadas no Active Directory e são replicados entre os servidores do controlador de domínio. Toda vez que um usuário de domínio faz login em um computador ingressado no domínio que está conectado à sua rede, esse computador acessa o Active Directory e pergunta: "Ei, tem alguma configuração de GPO para mim?". Em seguida, toda uma série de atividades começa quando um controlador de domínio entrega todas as configurações de GPO que o controlador de domínio contém, que se aplicam ao computador e/ou login do usuário.


Com base no texto e na figura, esta que trata de políticas de senha de uma organização, responda os questionamentos a seguir de usuários e outras áreas da TI:

a) Fiquei ausente da organização por um período de 60 dias e não consigo mais logar no meu computador. Aparece uma mensagem de credenciais inválidas?

b) O suporte técnico me orientou a trocar a minha senha, mas quando digito minha senha numérica de seis dígitos, recebo a mensagem que essa senha é fraca e preciso cadastrar uma nova senha?

c) Sofremos um ataque recentemente e uma das hipóteses levantadas é que os usuários estão usando as mesmas senhas nos sistemas internos e para usos pessoais. Poderia me informar sobre o reuso de senhas antigas por parte dos usuários? Como isso está definido no momento? A sua resposta deve ser preenchida no campo destinado à resposta da atividade


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