Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

31 de jul. de 2025

MAPA - ESOFT - GERENCIAMENTO DE SOFTWARE - 53_2025

 

MAPA - ESOFT - GERENCIAMENTO DE SOFTWARE - 53_2025

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

João sempre foi apaixonado por logística e tecnologia. Começou sua carreira como entregador de aplicativos e, com o tempo, decidiu fundar sua própria empresa de entregas, a RápidoJá, que atualmente atende a diversas cidades da região Sudeste. Seu diferencial é utilizar diferentes modalidades de entrega: motocicletas, bicicletas e carros, de acordo com a urgência, distância e tipo de encomenda.

O sucesso inicial da RápidoJá foi grande, especialmente pela flexibilidade dos serviços e preços competitivos. Entretanto, com o crescimento acelerado e a falta de estrutura tecnológica adequada, os problemas começaram a surgir. Pensando em profissionalizar a gestão e otimizar os serviços, João aceitou a sugestão de sua gerente operacional, Letícia, e contratou uma empresa especializada em desenvolvimento de sistemas para criar uma plataforma de gestão integrada de entregas, que atendesse aos seguintes objetivos:

- Acompanhar em tempo real a posição dos entregadores.
- Controlar as escalas e os tipos de veículos utilizados.
- Organizar ordens de serviço e distribuição de rotas com base em prioridades e localização.
- Monitorar a qualidade e os prazos das entregas.
- Facilitar a comunicação entre central, entregadores e clientes.
 
Nas primeiras reuniões, a equipe de desenvolvimento detectou diversos fatores críticos que podem colocar o projeto em risco, entre eles:
- João é muito imediatista e tem o hábito de mudar as prioridades do projeto a todo momento, causando confusão na equipe e retrabalho nos desenvolvedores.
- A empresa possui uma alta rotatividade de entregadores, principalmente os ciclistas, que frequentemente são autônomos e trocam de empresa com facilidade.
- João tem dificuldade de expressar suas reais necessidades de forma clara e raramente consegue manter o foco durante as reuniões de levantamento de requisitos.
- A infraestrutura tecnológica da RápidoJá é precária: a internet da sede é instável, não há um servidor dedicado e muitos computadores da equipe são antigos e lentos.
- O orçamento destinado ao projeto é enxuto e há resistência do dono em gastar com melhorias tecnológicas que não apresentem retorno imediato.

Fonte: o autor.
 
Diante desse cenário, a equipe de desenvolvimento percebe que, antes de prosseguir com o planejamento e execução do software, é necessário realizar uma análise de riscos aprofundada.

Sua Tarefa – Orientações para o Desenvolvimento da Atividade
Com base no cenário descrito da empresa RápidoJá, seu desafio é realizar uma análise crítica e estratégica dos riscos que podem comprometer o sucesso do projeto de desenvolvimento do sistema de gestão de entregas.
 
Você deverá:
1. Identificar cinco riscos relevantes ao projeto.
Pense em situações que, se não forem tratadas adequadamente, podem impactar negativamente o projeto. Esses riscos podem ser técnicos (infraestrutura), humanos (comportamento do cliente ou equipe), financeiros (restrições orçamentárias), organizacionais (falta de processos), entre outros.
Exemplo de risco: “Mudança constante nas prioridades do projeto” ou “Rotatividade dos entregadores prejudicando o mapeamento de requisitos”.
 
2. Para cada risco, responda aos seguintes pontos com clareza:
Prevenção (Como evitar que o problema aconteça?).
Sugira ações práticas e realistas que possam prevenir o surgimento do risco. Pense em estratégias como comunicação mais eficaz, reuniões com pautas bem definidas, documentação formal, treinamento, entre outras.
Mitigação (O que fazer se o risco acontecer?).
Proponha medidas que possam reduzir os impactos negativos caso o risco venha a se concretizar. Isso pode envolver planos de contingência, uso de backups, substituições temporárias, ajustes no cronograma, entre outros.
Avaliação de Probabilidade (O risco pode mesmo acontecer?).
Classifique cada risco como Baixo, Médio ou Alto e explique o motivo dessa classificação. Considere a frequência com que problemas semelhantes já aconteceram ou a estrutura atual da empresa para lidar com esse tipo de situação.


Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico

CONTATO 

(15) 98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares