ATIVIDADE
1 - GCOM - PESQUISA DE MARKETING - 53_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comA Pesquisa de Marketing
auxilia as organizações a levantarem dados e informações de mercado que não
possuem, e, com isso, traçar ações e estratégias de vendas e comunicação.
Além disso, uma pesquisa possui diversas etapas que devem ser seguidas, para
que os objetivos sejam atingidos e os dados coletados possam auxiliar no
desenvolvimento da organização no mercado.
Uma dessas etapas envolve a coleta de dados que, segundo Silva e Saes (2022, p.
135):
“O trabalho de campo é considerado uma das partes mais caras, demoradas e
sujeitas a erros no processo de pesquisa. Isso porque nem sempre e fácil
encontrar todos elementos da amostra no prazo estipulado pelo cronograma, bem
como pode ter problemas quanto à recusa dos envolvidos em cooperar, seja por
falta de honestidade do entrevistado e/ou do entrevistador ou o entrevistado se
recusa a responder o questionário”.
Assim, as empresas elaboram projetos de pesquisa, com diversas etapas, sendo
uma dessas a definição do método da coleta de dados. Com base nessas
informações, vamos à atividade.
1) Os Métodos de Coleta de Dados apresentam vantagens e desvantagens em seu
uso, sendo tais métodos definidos como: (1) Entrevista Pessoal, (2) Entrevista
pelo correio (autopreenchimento), (3) Entrevista por telefone e (4) Entrevista
pela internet. Nesse sentido, escolha 3 (três) Métodos de Coleta de Dados e
elabore um texto, entre 7 e 10 linhas, explicando suas vantagens e
desvantagens.
2) Agora, entenderemos um pouco mais sobre como funciona a escolha de um
método de coleta de dados. Para isso, utilize o exemplo apresentado a seguir:
Márcia é pedagoga há mais de 20 anos. Identificando as necessidades e
dificuldades de seus alunos resolveu, junto com sua amiga Ana, abrir uma escola
que ofereça reforço escolar para alunos que estão cursando o Ensino
Fundamental I (1º à 5º ano) em sua cidade. O preço das aulas varia conforme o
pacote, definido por hora, sendo cobrado em média R$ 80,00 a hora, mas podendo
oferecer descontos com base na necessidade de cada aluno.
O atendimento será realizado na residência dos alunos, de maneira personalizada
e direcionada às dificuldades apresentadas, e que serão levantadas previamente,
antes da aula.
Contudo, Marcia e Ana ainda sentem que não conhecem muito bem seu mercado, e
têm receio de não conseguir sucesso, principalmente devido à concorrência. Por
isso, resolveram realizar uma pesquisa de marketing. Assim, com base
nessas informações, defina 2 (dois) métodos de coleta de dados que podem ser
usados por Marcia e Ana na realização de uma pesquisa, para compreensão da
viabilidade de sua empresa no mercado. Justifique sua escolha apresentando
quais seria as vantagens e desvantagens dos métodos escolhidos para a empresa
de Marcia e Ana.
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário