MAPA - GCOM - ECONOMIA E SOCIEDADE - 54_2025
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Tele gram.:( 15) 98170-8778 -
E-MAIL: Mvf5system@gmail.comOlá,
estudante!
Bem-vindo
a atividade MAPA da disciplina Economia e Sociedade.
Durante
esta disciplina, aprendemos que a microeconomia é uma das áreas de estudo da
economia, e tem como objetivo entender o comportamento individual de
consumidores e empresas na tomada de decisões sobre a alocação de recursos
limitados. Ela (microeconomia) foca na análise de como esses agentes econômicos
interagem nos mercados para determinar preços e quantidades ofertadas e
demandadas de bens e serviços. Nesse sentido, existe relação direta entre
microeconomia e gestão comercial, no qual são apresentados uma série de
desafios e questões complexas, por exemplo, responder a seguinte questão:
Qual é
o preço ideal de um produto ou serviço?
Dito
isso, chegou o momento de você colocar em prática o que aprendeu
na nossa disciplina. O objetivo desta atividade é propor uma
estratégia de precificação utilizando os fundamentos estudados na disciplina.
Para
isso, considere que você seja o gerente da loja de roupas ABC, que está
localizada em um shopping de um grande município da região Sul do Brasil. O
proprietário da loja está preocupado com a temporada de inverno, mais
exatamente com as vendas de casacos, que nunca foi uma especialidade da loja,
mas que para a próxima temporada, a loja irá focar as vendas desse item. Então,
o proprietário da loja solicitou que você, o gerente, propusesse uma estratégia
de precificação para a próxima temporada de inverno.
Após
pesquisas no mercado em questão, você observou que, nos últimos anos, a demanda
por casacos de inverno tem sido alta durante os meses mais frios. No entanto,
este ano, você percebeu um aumento significativo no número de concorrentes que
também estão vendendo casacos de inverno a preços competitivos. Ao analisar a
situação com mais detalhes, você constatou que a oferta de casacos de inverno
no mercado aumentou devido à entrada de novos concorrentes e à disponibilidade
de novos fornecedores de matéria-prima. Além disso, a demanda dos consumidores
por casacos de inverno permanece alta, especialmente devido a um inverno
previsto rigoroso.
Com
base na situação apresentada, você deverá elaborar um relatório propondo uma
estratégia de precificação para ser entregue ao proprietário da loja. Para
isso, a atividade está dividida em duas etapas:
Etapa
1: Na primeira etapa, você deverá explicar, por meio da lei oferta e demanda,
como o aumento no número de concorrentes poderá impactar as quantidades
demandadas e ofertadas de casacos da loja ABC e o impacto no preço do
produto.
Etapa
2: Na segunda etapa, você deverá apresentar dois fatores que devem ser
considerados ao elaborar uma estratégia de precificação dos casacos.
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho
Mais de 10 anos no mercado acadêmico
CONTATO
(15) 98170-8778
Tele gram.:( 15) 98170-8778
E-MAIL: Mvf5system@gmail.com






0 comentários:
Postar um comentário