MAPA - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 54_2025
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do comércio internacional é uma excelente opção para empreendedores que desejam
alargar o horizonte do negócio. Mas é preciso encontrar os caminhos que
facilitam o acesso aos mercados e, além disso, fixar estratégias adequadas de
comercialização para exportação dos produtos. Neste sentido, a escolha dos
canais de distribuição é um passo decisivo para atingir os objetivos alinhados.
Na
rotina das operações do comércio mundial, existem companhias que exercem papéis
diferenciados. Micros e pequenas empresas podem se valer da ajuda desses
parceiros para promover relações ágeis e confiáveis em seus movimentos de
exportação. A vantagem é que essas tradings conectam
compradores e vendedores de países distintos, trabalhando para reduzir entraves
na concretização dos negócios. Afora isso, os canais e agentes de distribuição
podem auxiliar na elaboração de estratégias de marketing internacional.
Os benefícios de uma parceria bem escolhida
As vantagens de contar com canais eficientes de distribuição para exportação
são inúmeras. As companhias parceiras podem buscar planos de ações para reduzir
impostos e acelerar prazos de entregas. Ou facilitar a entrada de produtos, ou
serviços nacionais em diversos países, auxiliando na adequação desses produtos
aos mercados internacionais. Há quem ajude a visualizar oportunidades
potenciais em novos mercados ou promover uma ação mais competitiva nos mercados
já conhecidos.
Fonte:
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/canais-de-distribuicao-abrem-horizontes-no-mercado-global,f7d52f8f340c5810VgnVCM1000001b00320aRCRD.
Acesso em: 14 de agosto de 2025.
O gestor profissional necessita planejar e tomar decisões sobre os canais
de distribuição. A busca estratégica pelos melhores canais é um dos grandes
desafios na operação de um negócio.
Surge então a oportunidade em nossa disciplina de Gestão de Canais de
Distribuição para compreender os diferentes tipos de canais de distribuição,
por exemplo, o canal de venda direta e o de venda indireta. Isso trará mais
significado para a sua formação.
Bom, e que tal experimentar e conhecer um exemplo sobre a escolha dos canais de
distribuição?
Sendo assim, convido você a assistir ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=KYOXdZcnG4E
Gostaria de levar você a uma reflexão. Reflita sobre os tipos de canais de
distribuição (direto e indireto) que você já conhece, utiliza ou ouviu falar.
Faça essa reflexão e suas anotações, isso será importante na condução de sua
atividade mapa.
No nosso próprio livro didático de Canais de Distribuição você encontra suas
definições.
“Canal
direto ocorre quando o fabricante é também o próprio distribuidor, sem
a presença de intermediários no processo. Esse tipo de canal é comum em
situações como a de feirantes que produzem e vendem seus próprios produtos,
vendas porta a porta ou comercialização por meio de catálogos.
Canal indireto, por sua vez, acontece quando o fabricante transfere a
responsabilidade pela distribuição dos produtos para intermediários. Nesse
modelo, podem ocorrer vendas no atacado — envolvendo distribuidores, representantes,
brokers, entre outros — ou vendas no varejo, como em mercearias, padarias,
supermercados e hipermercados”.
Fonte:
LIMA, C. E. Gestão de canais de distribuição. Maringá: Unicesumar,
2022, p. 20.
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá
colocar a mão na massa, e partir para a Ação. Nesta atividade mapa você
será convidado a ter uma experiência de uma situação profissional para
desenvolver suas habilidades sobre canais de distribuição. E essa experiência
será voltada para os tipos de canais de distribuição. Para atingir o seu
objetivo você deverá escolher uma empresa (que você conheça, que você encontre
na internet ou não). Após a escolha, você deverá:
1) Descrever o nome da empresa e o seu ramo de atuação.
2) Descrever quais são os canais de distribuição adotados pela empresa.
3) Explicar como esses canais de distribuição acontecem (quem são os
atores presentes, qual o fluxo de venda).
4) Descrever se há outro tipo de canal de distribuição mais adequado que você
propõe. Justifique a sua resposta.
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