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29 de mar. de 2022

MAPA - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51/2022

    Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

MAPA - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51/2022



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CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

====================================================================
1ª QUESTÃO 
A nova sustentabilidade: Não é à toa que desde o ano passado as empresas intensificaram as ações
voltadas para o bem-estar mental dos funcionários. Porém, mais do que criar programas pontuais ou
simplesmente oferecer sessões de terapia, é necessário preocupar-se de maneira abrangente com o tema. E
a ideia de sustentabilidade emocional pode ajudar a estruturar práticas eficientes e perenes. O conceito é
simples e tem a ver com a sustentabilidade ambiental. Se no meio ambiente a regra é que devemos viver em
harmonia com os recursos ecológicos para que eles não acabem, na saúde mental nós precisamos encontrar
um ponto de equilíbrio entre aquilo que o ambiente exige de nós e o que realmente podemos oferecer sem
esgotar nossas capacidades. Então, sustentabilidade emocional é sobre como podemos buscar recursos
psíquicos para nos mantermos na vida não só nos momentos felizes, mas nos tristes também. 
Fonte: <https://bit.ly/34BwFYh>. Acesso em 15 fev. de 2022. 
É muito comum, no trabalho ou na vida cotidiana, enfrentarmos momentos em que sentimos dores
musculares, osteoarticulares, cansaço físico e mental. Geralmente, elas ocorrem por sobrecarga dos tecidos
(músculos, articulações) ou por traumas (quedas, pancadas, estiramentos). No ambiente de trabalho, esse
ponto é particularmente importante porque pode levar o indivíduo a um afastamento médico ou até a
invalidez temporária ou permanente, causando inúmeros prejuízos ao indivíduo (e sua família) e à
organização. 

Agora, leia o seguite caso hipotético: 
João Carlos trabalha em uma grande rede de Supermercados, esta empresa possui 50 lojas espalhadas pelo
estado do Paraná. João Carlos trabalha como operador de caixa, dentre suas funções ele realiza atendimento
aos clientes, registra os produtos por meio do leitor ótico, além disso, faz o trabalho financeiro, que consiste
em receber o valor da compra. João Carlos também empacota os produtos. Seu espaço de trabalho é
pequeno, possui uma cadeira para sentar-se, mas é relativamente difícil realizar o trabalho sentado, pelo
tamanho da esteira e o peso das mercadorias. 
João Carlos completou 5 anos de empresa e na mesma função, tem um salário razoável que lhe permite
manter o sustento de sua família. Ele já foi transferido para algumas lojas da mesma cidade para ministrar
treinamentos aos novos colaboradores que atuarão como operadores de caixa, não obteve aumento de
salário por este trabalho e nem pelo tempo de casa. Apenas recebeu o reconhecimento formal da diretoria
da empresa através de uma carta de gratificação, e um troféu de funcionário exemplar. Ao longo dos
últimos 5 anos no mesmo trabalho, João Carlos tem se sentido desmotivado, sem vontade de trabalhar, com
dores na coluna e nos membros inferiores, pois, passa muito tempo de pé em uma atividade considerada
estática. 
Devido ao aumento do volume de vendas, João Carlos precisa realizar horas extras todos os dias, de
segunda à sexta–feira, isso está o deixando mais cansado. Os demais colaboradores, que trabalham como 

 
operadores de caixa deste mesmo supermercado, incluindo o gerente, tem constatado que João Carlos está
mais estressado, pois, ele muda de humor facilmente. Além disso, João Carlos relatou para os colegas de
turno que não está dormindo bem, e,  o relacionamento com seus familiares mudou muito devido a sua 
irritabilidade, as discussões que eram raras passaram a ser frequentes. João Carlos também teve aumento de
peso nos últimos meses, o gerente da loja também observou e constatou que no quadro de 50 operadores
de caixa da mesma filial, existem mais 10 na mesma situação que João Carlos. 
Diante deste cenário e dos fatos observados, o Gerente desta filial junto ao Gestor de Recursos, levantaram
índices e gráficos que apontam algumas situações em toda as filiais do Supermercado, tais como: estresse
ocupacional, fadiga muscular por movimentos repetitivos, má postura, jornada de trabalho prolongada, etc.
Os gestores observaram ainda que em meados do ano de 2020 até o início do ano de 2022, o número de
atestados e rotatividade neste setor aumentaram de 15% para 70%. 
Preocupados com a qualidade de vida dos operadores de caixa desta rede de supermercados, e com o
objetivo de reverter essa situação, vivenciada por João Carlos e demais colaboradores, você como Gestor(a)
de Recursos Humanos, junto com o Gerente de Loja e o Engenheiro de Segurança no trabalho devem
montar um plano de ações, contendo 5 ações no formulário 5W 2H (disponível no material da disciplina),
afim de proporcionar melhores condições de trabalho, minimizar o índice das doenças ocupacionais e
rotatividade. 
Lembre-se que: Você, Gestor (a) de Recursos Humanos, será o coordenador (a) deste projeto, após finalizado
ele será enviado para análise e validação da Diretoria da empresa, na sequência irá ser implantado em todas
as filiais. 

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