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10 de out. de 2023

ATIVIDADE 1 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54/2023

ATIVIDADE 1 - ADM - ABORDAGENS INOVADORAS EM ADMINISTRAÇÃO - 54/2023

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Ter novas ideias que se transformam em produtos é essencial para uma organização se manter competitiva. Trata-se de um desafio constante que há muitos passos para ser possível de implementar. Dessa forma, é importante ter uma equipe qualificada, gestores que estimulam a adversidade, a multidisciplinaridade e o trabalho em equipe. Também é fundamental ter uma metodologia que permite estimular e viabilizar novos produtos.

 
Uma das formas de estimular a equipe a pensar diferente é a aplicação de dinâmicas com ferramentas específicas, sendo umas delas a SCAMPER que é o acrônimo de Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor novos usos, Eliminar, Reorganizar. É uma evolução da conhecida técnica de brainstorming.
 
A aplicação consiste em estimular a inovação concentrada toda a equipe ou partes dela para pensar em Substituir, por exemplo. O processo se repete para cada uma das palavras que compõem a técnica, o que é fundamental para se pensar em novas possibilidades.
 
Um produto que ficou conhecido por ser inovadora e ter muitas aplicações é a esponja de aço Bombril que ficou conhecida por ser 1001 utilidades. É bem provável que você ou alguém próximo já tenha utilizado a esponja para no mínimo uma atividade do seu dia.
 
Pensando nessa dinâmica de inovação, elabore a seguinte atividade:
a) Elabore um resumo com o significado de cada uma das partes que compõem o acrônimo SCAMPER.
b) Escolha uma das 7 possibilidades da ferramenta SCAMPER e aplique em um produto, explicando como ficaria o produto e o que seria modificado.

Orientações:
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e à concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é possível anexar formulário).
- Qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor mediador via Studeo.

Bons estudos!


MAPA - ADM - LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL - 54/2023

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A REFORMA TRABALHISTA DE 2017: BENÉFICA OU MALÉFICA PARA A RELAÇÃO ENTRE EMPREGADOR X EMPREGADO.   
 
O perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, entre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, pró-atividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura, em alguns casos as empresas buscam profissionais praticamente supra-humanos, assim, os profissionais estão buscando cada vez mais qualificação para cumprir com o esperado pelas Instituições.
 
Desta forma, é cada vez mais comum que seja delegado para os profissionais atividades que demandam um conhecimento multidisciplinar, ou seja, não basta conhecer a fundo as peculiaridades do exercício da sua atividade prestada, deverá o profissional ter conhecimentos relacionados a contabilidade, leis e sua forma de aplicação, finanças, logística dentre outros.

O Direito do Trabalho é um dos ramos do direito privado mais importantes para a sociedade, pois é responsável por regular a relação jurídica entre trabalhadores e empregadores, baseado nos princípios e leis trabalhistas. 
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um conjunto de regras que define os padrões para as interações laborais no país. Criada em 1943 por Getúlio Vargas, a CLT é amplamente respeitada e até serviu de modelo para outras nações. Ao longo do tempo, a CLT foi ajustada para se adequar às mudanças sociais e nas relações de trabalho, sendo uma das mais importantes reformas aquela havida em 2017, por meio da Lei 13.467/17.
 
POLITIZE! O que muda com a Reforma Trabalhista. 2023. Página Inicial. Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://www.politize.com.br/reforma-trabalhista-principais-pontos/?https://www.politize.com.br/&gclid=CjwKCAjwjOunBhB4EiwA94JWsLkpzZCgWH84hwa2WkRv_IqOaY46bRI7Js2nC_yI3-xHi_73btVTDhoCGlAQAvD_BwE
 
Lei 5.452, de 1º de maio de 1943 (CLT). Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm
 
Lei 13.467, de 13 de julho de 2017 (Altera a CLT). Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em:  https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm 


Mediante o exposto, e com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina, a atividade MAPA consiste na seguinte situação hipotética:
Vamos nos colocar no lugar de um profissional que exerce a sua atividade em uma empresa de pequeno porte da área de tecnologia chamada TreeSolutions, que desenvolve soluções de sustentabilidade inovadoras. A empresa possui uma cultura de colaboração e autonomia, permitindo que os funcionários tenham flexibilidade relacionado ao seu horário de trabalho e férias.
Cenário Pré-Reforma Trabalhista (antes da Lei 13.467/17): Antes da reforma trabalhista, a TreeSolutions mantinha uma abordagem mais relaxada em relação aos horários de trabalho e férias. Os funcionários tinham liberdade para gerenciar seu tempo e escolher a quantidade de dias e período de férias.
Com a implementação da Reforma Trabalhista por meio da Lei 13.467/17, a TreeSolutions precisou revisar suas políticas e se adaptar a novas regras sobre férias, jornada de trabalho e horas extras.
João é colaborador há mais de 5 anos na TreeSolutions, seu regime de trabalho é regido pelas normas presentes na CLT e cumpre jornada de trabalho de 40h semanais. Ele solicitou ao seu gestor imediato às férias diante das seguintes condições: férias de 5 dias na próxima semana, retorna ao trabalho e no próximo mês, mais 10 dias. E fez mais um pedido: precisa resolver algumas questões pessoais e gostaria de não realizar seu horário de almoço para poder sair mais cedo, ou seja, trabalharia as 8 horas direto para poder sair antes do expediente.
 
De acordo com o estudo realizado em nosso livro e também pelos textos acima disponibilizado responda: 
 
1 - Você, aluno, na posição de gestor, deve orientar o colaborador com base na Reforma Trabalhista. Sua resposta deve ter fundamentação baseada na legislação e conter entre 5 a 10 linhas.
2 – Levante, ao menos 2 benefícios para o empregado e 2 benefícios para o empregador diante da Reforma Trabalhista.
3 – A TreeSolutions, diante das mudanças na Legislação, teve que se adaptar, causando alguns impactos na imagem de cultura flexível que a empresa tinha antes das mudanças. Na posição de gestor, descreva, ao menos, duas ações que você realizaria a fim de perpetuar essa cultura e não gerar resistência por parte dos colaboradores, nas adequações que a empresa precisa realizar.


Orientações gerais:
- Para esta atividade, você deverá utilizar o formulário padrão que está disponível no ícone “Material da Disciplina”.
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo explicativo.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo, observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "fale com o mediador".


ATIVIDADE 1 - ADM - LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL - 54/2023

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A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: O CICLO DE VIDA DOS DADOS COLETADOS
 
A Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados ou simplesmente LGPD, estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais, tendo sido inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigência em 2018 na União Europeia, trazendo grandes impactos para empresas e consumidores.
No Brasil, a LGPD entrou em vigor em 18 de setembro de 2020, representando um passo importante para o país, com isso, passamos a fazer parte de um grupo de países que contam com uma legislação específica para a proteção de dados dos seus cidadãos. Diante dos atuais casos de uso indevido, comercialização e vazamento de dados, as novas regras garantem a privacidade dos brasileiros, além de evitar entraves comerciais com outros países.
 
Em seu artigo 5º, X, a LGPD considera como tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
 
A LGPD tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, também tem como foco a criação de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, de acordo com os parâmetros internacionais existentes.
 
Guia de Boas Práticas Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Comitê de Privacidade SEFA/MG. 2022. Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/seguranca-e-protecao-de-dados/guias/guia_lgpd.pdf
 
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O Ciclo de Vida do Tratamento dos Dados Pessoais. Comitê Central de Governança de Dados. 2020. Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://www.fazenda.mg.gov.br/transparencia/lgpd/LGPD-SEF-Ciclo-de-Vida-Introducao.pdf
 
Ep. 41 Lei Geral de Proteção aos Dados. PodCast Gestão de A a Z. 2023. Página Inicial. Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://podcasters.spotify.com/pod/show/administracaopger/episodes/Ep--41-Lei-Geral-de-Proteo-aos-Dados-e2860ek
 
Lei 13.709, de 14 de agosto de 2018. Acesso em: 08 setembro 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm
 
O que se visualiza é uma preocupação do legislador em proteger e tutelar o interesse dos cidadãos no que tange a proteção de seus dados pessoais.

Com os conceitos estudados, analise o caso hipotético:
Imagine que você foi contratado como consultor de privacidade de dados pela empresa fictícia "TechSecure". A TechSecure é uma startup de tecnologia que desenvolve aplicativos móveis e plataformas online para empresas de diversos setores. Eles coletaram e processaram uma grande quantidade de dados pessoais de usuários, como informações de contato, opções de compra e histórico de navegação.
A TechSecure está preocupada com a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sua tarefa como consultor de privacidade de dados é ajudar a TechSecure a garantir que suas práticas de coleta, armazenamento e processamento de dados estejam em conformidade com a LGPD.
Desta forma você deve descrever como vai ocorrer o ciclo de vida destes dados coletados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aplicada a TechSecure, incluindo todas as etapas: coleta, retenção, processamento, compartilhamento e eliminação.


MAPA - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2023

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Olá, aluno(a)!
 
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos apreendidos na disciplina Sustentabilidade e Responsabilidade Social por meio da realização da Atividade MAPA. Para isto, a realização da Atividade MAPA propõe:
 
Etapa 1: leitura atenta do texto a seguir.
 
Para a Swarovski, ESG e filantropia andam lado a lado
 
Marca de joias e cristais investe em projeto na Amazônia. Em entrevista exclusiva, as diretoras da empresa e da fundação explicam a estratégia.
 
A Fundação Swarovski, braço filantrópico da marca de cristais e joias Swarovski, estabeleceu-se na sede da companhia, na Áustria, em 2013 com três pontos focais: equidade, criatividade e água. Como ação deste último foco, nasceu, três anos depois, o projeto Escola d’Água (do inglês, Swarovski Waterschool), que, no Brasil, é uma parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), presente no Amazonas e no Pará.
 
O projeto tem como objetivo levar educação sobre o uso sustentável e consciente da água em comunidades ao longo dos rios da região, e infraestrutura para o acesso à água potável e saneamento básico. A Fundação investe € 300 mil por ano (cerca de R$ 1,6 milhão), em média, nos projetos no Amazonas e no Pará.
 
Em conversa com a EXAME ESG, que visitou o projeto na Amazônia, as executivas Carla Assumpção, diretora-geral da Swarovski Crystal Business Brasil, Chile e Argentina; Jakhya Rahman-Corey, diretora da Swarovski Foundation; e Raquel Luna, coordenadora do projeto Swarovski Waterschool/Escola d'Água no Amazonas, contaram sobre o programa e a estratégia ESG da marca. Para elas, filantropia e sustentabilidade andam juntas. Confira a entrevista a seguir:
 
Sabemos que a empresa produz joias, uma produção de alto impacto no planeta. Como a marca trabalha para mitigar esse impacto?
 
Carla Assumpção: nossos cristais são produzidos sem material orgânico (plant free) ou pesado, como chumbo. A maioria dos cristais tem chumbo. Também nos preocupamos com a cadeia, que é toda certificada.
 
Jakhya Rahman-Corey: talvez para estender um pouco esse pensamento, é por isso que a empresa tem a sustentabilidade e a filantropia uma ao lado da outra. Quando você pensa em sustentabilidade, significa olhar para a cadeia de valor e como o cristal é feito. O aspecto da certificação com certeza é compatível com todo esse aspecto. Do lado da filantropia, o que vivemos é o aspecto de comunidades. Nosso fundador, Daniel Swarovski, acreditava que você não pode alcançar seu próprio sucesso sem pensar nas pessoas. No entanto, não podemos apenas pensar nas comunidades locais. Somos uma comunidade global. A filantropia se encaixa como uma extensão do valor do negócio. Esse é o tipo de trabalho que fazemos.
 
O que significa sustentabilidade para a Swarovski e a fundação?
 
Jakhya Rahman-Corey: a ideia de Daniel Swarovski, ao fundar a empresa, era criar cristais usando energia. Contudo, que tipo de energia? A primeira opção era a hidrelétrica, uma fonte renovável, já que, na época, ele estava morando perto de um rio, na Áustria. A primeira fábrica foi construída nesse local. A Swarovski, portanto, tem a água como um aspecto fundamental na sua criação, e por isso é um tema tão importante. É dessa visão que nasce o projeto Escola d’Água.
 
Como o ESG está estruturado na empresa, considerando essa união entre negócios e filantropia? Vocês têm uma área para acompanhar os resultados?
 
Jakhya Rahman-Corey: há dois aspectos nessa questão. Existem áreas de colaboração e áreas de separação [entre a Fundação e a companhia]. Somos uma instituição de caridade no Reino Unido, e temos de considerar que estamos ligados ao negócio, mas, ao mesmo tempo, precisamos prestar contas à sociedade. Partimos dos princípios que estamos entregando um benefício público e, nesse ponto, é importante a separação entre filantropia e negócios, mesmo que os valores possam estar conectados. O aspecto social é importante para estarmos sempre centrados nas pessoas. Uma forma que encontramos para lidar com essas dificuldades é realizar alguns programas com a ONU. Não podemos trabalhar isolados, temos de trabalhar em colaboração.
 
Quais são esses projetos com a ONU?
 
Jakhya Rahman-Corey: um exemplo é o programa Creatives For our Future (do inglês, "criativos para o nosso futuro"). A pandemia teve muito impacto na indústria criativa, e não apenas no aspecto de produção, mas pelo fato que a vida das pessoas, de maneira geral, é muito ligada a essa indústria. Milhares de empregos foram perdidos. Nossa abordagem foi ajudar jovens, de 25 a 30 anos, a colocar em prática suas ideias por meio de financiamentos. Também apoiamos com educação. O objetivo é tornar essa indústria mais sustentável. Outro exemplo é o projeto Escola d’Água aqui no Brasil. A comunidade está olhando para o sistema de gerenciamento de reciclagem, e isso é uma solução criativa, é inovação.
 
Carla Assumpção: discutimos uma série de temas no universo corporativo, entre eles, igualdade de gênero. Hoje temos praticamente 50% de mulheres nos cargos de liderança. A questão de gênero, raça e religião, tudo isso, é muito integrado na companhia, na sua cultura.
 
Vocês atuam junto com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) desde 2016. Por que vocês escolheram esse projeto?
 
Jakhya Rahman-Corey: a FAS surgiu como um exemplo importante de capacidade de entrega. Trabalhamos com muitas entidades ao redor do mundo, e temos de olhar para essa capacidade. Fazemos uma série de perguntas antes de escolher um projeto. Qual será o impacto gerado pelo investimento é uma delas. É quase um trabalho de apuração jornalística, e temos de fazer as perguntas certas. A FAS tem infraestrutura, tem as redes e os contatos.
 
Raquel Luna: não é uma receita de bolo, no entanto. Trabalhamos a partir de nossos pilares, mas cada localidade, cada país, tem suas características, por isso a importância de um parceiro local que conheça a realidade. Já vi muitos projetos que chegam com uma receita pronta, e ao tentar implementar uma ideia que deu certo em outro lugar, simplesmente não funciona. A FAS é uma das maiores ONGs do Norte do Brasil, com uma vasta experiência e, quando se trata de diligência e compliance, ela tem todas as políticas auditadas pela PwC. Ou seja, a entidade tem tudo o que é necessário para uma fundação internacional confiar um programa, que é bem grande.
 
Fonte: https://exame.com/esg/para-a-swarovski-esg-e-filantropia-andam-lado-a-lado/. Acesso em: 11 ago. 2023.
 
Etapa 2: agora é com você!
 
Após a leitura da matéria apresentada e o conhecimento adquirido ao decorrer da disciplina, responda aos questionamentos a seguir:
 
1. Apresente os conceitos e as principais diferenças entre a responsabilidade social empresarial e a filantropia. Aqui é necessário mencionar ao menos quatro características que as diferenciam.
 
2. Cite no mínimo três programas e/ou ações mencionadas na matéria desenvolvidas pela Swarovski, e classifique-os como sendo predominantemente de responsabilidade social empresarial e/ou filantrópica, sendo fundamental identificar quais programas e/ou ações apresentam características alinhadas à sustentabilidade.
 
Dicas dos professores:
 
1. Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina.
2. Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
 
Bons estudos!


ATIVIDADE 1 - SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 54/2023

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Empresas de cosméticos retiram apoio a Ricardo Salles
 
Boticário, Natura e L’Occitane lideraram a retirada de todo o setor de cosméticos do manifesto de apoio a Ricardo Salles que entidades empresariais articulares depois da repercussão do “passar a boiada” do ministro do Meio Ambiente na reunião ministerial de 22 de abril.
 
As indústrias de cosméticos que atuam no Brasil decidiram sair do manifesto em apoio ao Ministério do Meio Ambiente elaborado por entidades após a divulgação do vídeo da reunião ministerial com Jair Bolsonaro em que Ricardo Salles disse que o momento da pandemia deve ser aproveitado para “passar a boiada”.A decisão significou a retirada da ABIHPEC (Associação da Indústria de Cosméticos) da lista de assinaturas do manifesto.
 
A saída acontece depois de associadas da ABIHPEC, como Grupo Boticário, Natura e L’Occitane divulgarem em suas redes sociais que não aprovaram a ação. A entidade diz que a decisão de deixar o manifesto foi unânime em seu conselho, informa o Painel, da Folha de S.Paulo.
 
Fonte: Brasil 247, 29 de maio de 2020. Disponível em: https://www.brasil247.com/brasil/empresas-de-cosmeticos-retiram-apoio-a-ricardo-salles. Acesso em: 09 ago. 2023.
 
Após a leitura da matéria apresentada e considerando que as empresas citadas possuem programas de Responsabilidade Social Empresarial - RSE, esclareça em qual das 4 responsabilidades do Modelo de Carroll a decisão tomada pelas empresas foi fundamentada, informando também a dimensão que tal ação pode ser enquadrada.
 
Orientações importantes:

1. Ao redigir sua resposta, atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
2. Assista o vídeo explicativo gravado pelo professor, disponível no Material da Disciplina.
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