Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

22 de fev. de 2022

MAPA - TI - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022

  Precisando de assessoria nos seus trabalhos entre em contato:

MAPA - TI - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022


==================EQUIPE SGP-ASSESSORIA============================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)981708778

====================================================================

1ª QUESTÃO

A álgebra booleana é baseada totalmente na lógica. Desta forma, os circuitos lógicos executam expressões booleanas. As expressões booleanas o constituídas por variáveis que podem assumir somente dois valores:

0 e 1. É importante ficar claro que no sistema binário estes dois números, 0 e 1, representam uma quantidade e a lógica referem-se a uma qualidade ou situação que pode ser representada eletricamente através de dois veis lógicos distintos.

 

As portas lógicas constituem os dispositivos básicos dos circuitos digitais e têm como objetivo a implementação de funções lógicas. Uma função lógica é uma operação da álgebra booleana aplicada a uma ou mais variáveis lógicas.

 

LOURENÇO, Antonio C. de et al. Circuitos digitais: estude e use. o Paulo: Ed. Érica, 2007.

 

Basicamente, todos os computadores ou dispositivos eletrônicos se utilizam da álgebra booleana, onde os dados e as informações trafegam pelos equipamentos eletrônicos baseados em em dois veis de tensão. Normalmente, um sinal entre 0 e 0,5 volt representa um valor 0 e um sinal entre 1 e 1,5 volt representa o valor 1.

Um computador lê e interpreta zeros e uns, também conhecido como linguagem binária ou linguagem de máquina (conforme alguns autores indicam). Ao externamos esse conceito para um circuito lógico, podemos representar a baixa tensão sendo o valor 0 e uma alta tensão por 1.

 

Dispositivos eletrônicos usam portas lógicas para efetuar os processos dentro do hardware, sendo que "Uma porta lógica é um circuito eletrônico, portanto uma peça de hardware, que se constitui no elemento básico e mais elementar em um sistema de computação (MONTEIRO, 2002, p. 65). “Essas portas formam a base do hardware sobre a qual todos os computadores digitais o construídos (TANENBAUM, 2013, p. 116).

 

Você como um aluno dedicado decidiu elaborar um sistema baseado em equipamentos de Hardware para aprimorar seus conhecimentos na disciplina de Arquitetura de Computadores. Sendo assim, vamos imaginar que você está elaborando um sistema, que tem como objetivo final acender uma lâmpada usando alguns componentes e 4 interruptores. Para isso, você pensou em um circuito lógico, mas, agora precisamos fazer um teste de mesa (tabela verdade) para analisar se o mesmo atender o esperado, como também escrever a expressão lógica do mesmo, vejamos a seguir o circuito elaborado:

 

Vamos separar a implementação da atividade em 2 etapas:

 

1ª parte: Construindo a tabela verdade

Prezado(a) aluno(a), com base nas entradas e nas portas lógicas apresentada você deve montar uma tabela verdade que atenda todas as possibilidades e variações, indicando quais seriam os valores de entrada (0s e

1s) que combinaram para que a lâmpada fica-se acessa.

 

2ª parte: Expressão lógica

Com base no circuito demonstrado, você deverá apresentar a expressão lógica (em formato de texto) do mesmo.

 

Dicas e Orientações:

- Para realização da atividade MAPA utilize como base as Unidades II e III de nosso livro.

- Lembre-se que você deve entregar as duas etapas acima, inclusive a tabela verdade do circuito lógico completo.

- Para entrega da atividade utilize o template do MAPA, disponível no Material da Disciplina. Serão aceitos formatos de arquivo .doc ou .pdf., contendo a resposta das duas partes. Caso opte por escrever sua resposta de forma manuscrita, será necessário digitalizar a imagem e inserir no arquivo de entrega. o serão aceitos arquivos de imagens para a entrega da atividade.


0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares