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8 de mai. de 2023

MAPA - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52/2023

 MAPA - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52/2023

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QUESTÃO 1
Olá, estudante! Chegou o momento de elaborarmos nossa atividade MAPA!
Vamos abordar nessa atividade sobre o Estresse, que vem sendo cada vez mais observado no ambiente organizacional.

Para desenvolver esta atividade, você deverá seguir as seguintes etapas:

Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERE a situação problema da atividade.
Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

.................................................................................................................................
 
Primeira etapa: LEIA atentamente o texto de apoio.
 
O estresse no trabalho é um mal que “assombra” muitos profissionais, e que pode afetar a produtividade de uma pessoa, da empresa, do clima de trabalho e consequentemente do relacionamento com os clientes.
As causas do estresse nos profissionais brasileiros são bem variadas, porém algumas se destacam, dentre as principais estão: pressão por resultados, entregas em prazos curtos, longas jornadas de trabalho, reuniões intermináveis, chefe chato, falta de reconhecimento… E a lista do estresse só aumenta. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half no ano passado, o brasileiro é o profissional mais estressado do mundo. O motivo principal é o excesso da carga de trabalho, que traz fadiga mental, mudança de humor, alteração de peso e pouco descanso durante o sono.
 
Fonte: https://bityli.com/TyWM2x. Acesso em: 16 de mar. 2023.

O estresse (stress, em inglês) é entendido como um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente. É uma condição dinâmica que surge quando uma pessoa é confrontada com uma oportunidade, restrição ou demanda relacionada com o que ela deseja (CHIAVENATO, 2008, p. 473).

Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: UniCesumar, 2020.

Segunda etapa: CONSIDERE a situação problema da atividade.
 
Beatriz é vendedora em uma loja de roupas e acessórios femininos, em um dos maiores shoppings centers da cidade de São Paulo.
Há algum tempo ela vem enfrentando dificuldades em desenvolver plenamente suas atividades laborarias, pois sente que a sua a gestão imediata está criando situações “picuinhas” para que ela peça demissão.
Uma das situações que vem acontecendo com a vendedora e que tem desencadeado muito estresse é a solicitação quase que constante para que ela faça horas extras.
No entanto, diferente das demais vendedoras que compõem a equipe, Beatriz é viúva e mãe de duas crianças, por conta dessa realidade a funcionária dificilmente consegue exceder o horário de trabalho para suprir essa necessidade que é imposta.
Sua chefia direta nunca a orientou que se ela não fizesse horas extras em determinados dias de maior movimento na loja seria punida por isso; contudo a colaboradora percebe que todas às vezes que se recusa a ficar após seu horário normal de trabalho, punições são aplicadas posteriormente de maneira implícita, como uma forma de retaliação.
Além dessa situação, outros fatores são como estímulos estressores para a funcionária em questão. Ela se sente ameaçada pelos colegas de trabalho devido aos altos níveis de competitividade e, em sua opinião, a comunicação é problemática e agressiva, tudo é muito burocrático e não há reconhecimento profissional. 
Por conta de todo este mal-estar, recentemente ela tem observado que algumas manifestações indesejadas estão acontecendo no seu próprio corpo, e correlaciona os acontecidos ao estresse no trabalho. Por essa razão decidiu procurar orientação médica e ajuda psicológica para superar as demandas que vem enfrentando, as quais são conhecidas como: irritabilidade, picos de agressividade, queda no desempenho profissional, conflito demasiado na família, enxaquecas frequentes e alergias pelo corpo.  Estes são fatos, por ela observados, em sua saúde.
Mesmos diante de todas essas questões observadas pela vendedora, ela entende que precisa manter seu emprego, para então conseguir suprir as necessidades do seu lar.

Terceira etapa: REALIZE e ENVIE a atividade solicitada.

Então vamos lá!

Imagine que você é gestor(a) dessa loja, e que a situação de Beatriz chegou até o seu conhecimento. Agora você precisa dar uma tratativa para resolver essa situação.

Então, com base no case apresentado, responda:

a) Como gestor(a), identifique no case ao menos dois indicadores de estresse que Beatriz apresenta para os contextos seguintes: psicológico, social e danos físicos.
b) Como gestor(a), analise o case e descreva ao menos quatro dos principais fatores que são responsáveis pelo desencadeamento do estresse nessa fase da vida de Beatriz.  
c) Como gestor(a), e pensado em melhorar a produtividade e o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, proponha algumas ações que deverão ser tomadas para reduzir os níveis de estresse da sua equipe. Nesse sentido, apresente ao menos cinco ações.
d) Como gestor(a) e considerando os estudos da disciplina, descreva quais são os três principais desafios e oportunidades enfrentados na situação apresentada no case.

Orientações para realização da Atividade MAPA:

- Utilize as unidades 1 e 3 do livro da disciplina e outras fontes de pesquisa sobre o assunto.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponibilizado no seu ambiente Studeo da disciplina.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina. 
- Em casos de dúvidas, entre em contato com o(a) seu(sua) Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.​
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização​.

Bons estudos. Sucesso!




























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ATIVIDADE 1 - PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL - 52/2023

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QUESTÃO 1
Olá, estudante!

Chegou a hora de realizar a Atividade de Estudo 1.

Antes de iniciar, leia atentamente os textos a seguir:
​ 
Diversidade da força de trabalho e comportamento organizacional

A adaptação das organizações às diferenças entre as pessoas tem sido cada vez mais sentida. Não se trata, apenas, de lidar com diferenças decorrentes da cultura de pessoas de outros países, mas a diversidade da força de trabalho envolve pessoas de ambos os sexos, de várias etnias, de diferentes religiões, com necessidades especiais, de diferentes gerações, com diferentes habilidades físicas e psicológicas e com diferentes orientações sexuais. Esse contexto de diversidade apresenta oportunidades e desafios para os administradores em qualquer país do mundo.
 
Fonte: COSTA, W. Psicologia Organizacional. Maringá: UniCesumar, 2020.
 
Case fictício:

Roberto é um dos gestores do Café Brasileiro, uma empresa de médio porte na cidade de Curitiba. A marca principal da equipe da qual ele é gestor está na diversidade de pessoas que a constituem, porque, faz parte das exigências da empresa que sejam contratadas pessoas distintas umas das outras. O intuito da empresa de priorizar essa diversidade em seu contexto é o de extrair, por meio de seus colaboradores, uma visão holística do mercado no qual está inserida e de seus processos. Diante dessa realidade, Roberto percebe que chegou a hora de entender um pouco mais sobre os comportamentos dos indivíduos no ambiente de trabalho para, assim, conseguir lidar da melhor forma possível com toda essa diversidade existente em sua equipe.
 
Agora, considerando o case apresentado, junto aos estudos realizados na disciplina, a sua tarefa para esta atividade é ajudar o gestor Roberto a entender melhor sobre pessoas versus organização.
 
Diante disso, elabore um texto explicando para o gestor Roberto as três principais razões para estudar o comportamento organizacional. Em seguida, cite quais são as cinco contribuições da Psicologia para a Administração (no máximo, 15 linhas).

Orientações importantes:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponibilizado no seu ambiente Studeo.
​- Faça a leitura da Unidade 1 do livro didático da disciplina e a utilize como material.
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que é solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade — não é necessário anexar formulário.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador pelo Studeo, no Fale com o Mediador. ​

Boa atividade! :)

 







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MAPA - ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - 52/2023

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QUESTÃO 1
Olá, estudante. Tudo bem?
Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA? Fique tranquilo(a) e analise cuidadosamente as informações a seguir:

Arranjo físico: saiba o que é e como beneficia seu local de trabalho

Arranjo físico, como qualquer segmento da engenharia, leva em consideração inúmeros fatores e pode gerar resultados muito bons quando bem equilibrado. Porém, quando não adequado, pode resultar em problemas na operação. Sendo assim, trata-se de um estudo com modelos propostos de acordo a cada segmento do mercado.

Portanto, a estrutura física, o mobiliário, a disposição de objetos no ambiente, a lógica de estoque de produtos ou local de serviços e os colaboradores são variáveis fundamentais à escolha do layout adequado. Em outras palavras, existem inúmeros fatores que garantem melhor ergonomia no trabalho, redução de gastos e aumento da produtividade. Confira mais sobre o assunto ao longo do texto!

Através do arranjo físico, que também pode ser chamado de Layout, podemos maximizar a capacidade produtiva por meio de um melhor desempenho de equipamentos e colaboradores. Dessa maneira, a rotina de trabalho torna-se mais fácil, fluida e otimizada.

A fim de ilustrar a função do arranjo físico, trazemos um exemplo muito corriqueiro no mundo corporativo. Podemos pensar em um escritório onde documentos são arquivados em um lugar devidamente sinalizado e de fácil acesso. Portanto, isso permite que seus colaboradores sejam mais independentes e, consequentemente, mais produtivos, uma vez que não possuem impeditivos básicos, atrelados ou não aos processos.

O estudo de layout gera uma harmonia visual, física e produtiva entre os elementos presentes no espaço. Essa harmonia é algo muito importante para produtividade e segurança dos colaboradores. Dessa forma, o objetivo é alcançar a máxima produtividade possível, por isso focar no bem-estar dos colaboradores é tão importante.

O planejamento que envolve a implementação de um arranjo físico deve ser muito bem elaborado e levar em consideração questões como o financeiro da empresa, caso contrário podem surgir sérios problemas. Nesse sentido, as perdas geradas estão diretamente ligadas à produtividade de equipamentos e pessoas. Elas podem afetar a saúde financeira da empresa, a qualidade de produtos ou serviços e, até mesmo, a segurança e bem-estar dos colaboradores.

Sendo assim, através de um arranjo físico de qualidade e otimizado, é possível proporcionar um espaço físico mais seguro aos colaboradores, indo ao encontro às normas de saúde e segurança do trabalho. Dessa maneira, evitam-se acidentes e doenças ocupacionais.
 
EPR CONSULTORIA [online]. Arranjo físico: saiba o que é e como beneficia seu local de trabalho. Disponível em: <https://eprconsultoria.com.br/arranjo-fisico/>. Acesso em: 11 Mar. 2023.

Após esta leitura inicial, acompanhe a situação fictícia a seguir.

Imagine que você, caro(a) estudante, foi contratado(a) como Consultor(a) de OSM por uma Startup desenvolvedora de uma Plataforma de Benefícios Flexíveis que vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço nesse mercado e, por isso, viu a necessidade de ampliar suas operações. Neste sentido, a empresa decidiu começar pelo Departamento de Customer Success (Sucesso do Cliente), contratando mais duas pessoas para ocupar o cargo de Prospector, somando ao time que hoje conta com quatro profissionais: 1 Gerente, 2 Analistas e 1 Estagiário.

A partir desta narrativa, seu desafio consistirá em apresentar uma nova proposta de Layout que possibilite a chegada dos dois novos colaboradores nesse departamento, considerando o espaço físico, a circulação, o conforto e demais questões ergonômicas que se fizerem necessárias.
 
Elaborado pelo Professor, 2023.

Diante do contexto apresentado, você, enquanto Consultor(a) de OSM contratado(a) por essa empresa, deverá, para fins desta Atividade MAPA, sugerir uma mudança do Arranjo Físico (Layout) do Departamento de Sucesso do Cliente, considerando todas as variáveis que garanta conforto, segurança e produtividade da equipe.

Para fins de ilustração, hoje a disposição da sala do Departamento de Customer Success encontra-se com o layout disponível na imagem a seguir:




Descrição da Imagem: A imagem representa uma planta baixa de uma sala quadrada, com todas as paredes medindo 5 metros, resultando em uma área total de 25m². Há uma porta localizada no canto superior direito da sala que dá acesso ao interior da sala, enquanto na parede inferior há duas janelas. No canto inferior direito da sala, há uma pequena sala dividida por divisórias, com cada parede medindo 2,5m. Nesta pequena sala, há uma mesa em L destinada ao gerente, que inclui um computador, um armário e três cadeiras - uma cadeira para o gerente e duas para atendimentos eventuais. Na lateral inferior esquerda da sala, há uma mesa oval destinada a reuniões com seis cadeiras dispostas ao seu redor. Próximo à porta de entrada da sala, na parte superior da imagem da planta, há uma grande mesa com dois computadores e duas cadeiras, onde trabalham os analistas. Por fim, na frente da sala do gerente, na lateral direita, há uma pequena mesa com um computador e uma cadeira destinada ao estagiário.

Seguem algumas informações importantes:

- O Departamento de Customer Success não atende clientes pessoalmente nesta sala, apenas virtualmente e/ou por telefone.
- Ao todo, hoje a equipe é composta por 4 pessoas, sendo: 1 Gerente, 2 Analistas e 1 Estagiário.
- A sala dispõe de um espaço de 25 m² e possui duas janelas de ventilação ao fundo.
- A sala da gerência é separada por divisória em material MDF, padrão escritórios.
- Antes da mudança, os móveis que o setor possui estão listados da seguinte forma:
*** Uma mesa grande com duas cadeiras (2,4m x 0,6m) – Analistas;
*** Uma escrivaninha pequena com uma cadeira (1,0m x 0,6m) – Estagiário;
*** Mesa de reunião ovalizada com seis cadeiras (1,5m x 1m) – Uso comum;
*** Mesa em L com três cadeiras (1,5m x 0,5m x 1,3m) – Gerente;
*** Um armário (0,7m x 0,4m) – Sala do gerente.
- Ao sugerir o novo arranjo físico para a sala, considere todas as possibilidades para garantir o distanciamento adequado, a acessibilidade, a segurança e o bem-estar de toda a equipe.
- Use a criatividade e considere grandes mudanças no layout, inclusive a possibilidade de retirar a divisória da sala da gerência, se achar necessário dentro de sua proposta.
- Você poderá se desfazer de alguns móveis e adquirir outros novos que considerar necessário em sua nova proposta de layout, porém, no orçamento não está autorizada a troca de 100% dos móveis já existentes, apenas parcial se isso otimizar o espaço físico.
- Após a intervenção no arranjo físico, a equipe será composta por 6 pessoas, sendo: 1 Gerente, 2 Analistas, 2 Prospectores e 1 Estagiário.
- Lembre-se, a mudança deve ser feita apenas neste espaço de 25 m² para acolher todas as 6 (seis) pessoas que comporão a nova equipe.

Agora é com você, Consultor(a) de OSM. Para concretizar a entrega da sua Atividade MAPA, você deverá apresentar as seguintes resoluções:

1 – Redesenhar o Layout do Departamento de Customer Success da Startup, considerando as regras gerais de distanciamento, ergonomia e circulação na sala. Para isso, considere também todas as informações importantes apresentadas anteriormente na descrição desta atividade MAPA. Neste item você deverá apresentar a imagem do novo arranjo físico (layout) proposto por vocêOBS.: você poderá apresentar este Layout de três formas, conforme achar mais adequado: 1) digitalmente, utilizando alguma plataforma que tenha afinidade, 2) desenhando à mão, se preferir, tirando uma foto do seu desenho depois para inserir no Formulário Padrão, ou 3) descrevendo cada detalhe sobre como os móveis ficariam dispostos em sua nova proposta.

2 – Descrever/listar cada uma das mudanças feitas em comparação com o arranjo físico anterior, bem como as medidas adotadas para receber com conforto e comodidade os dois novos integrantes da equipe. Neste item você deverá, apenas, escrever ou listar quais foram as mudanças feitas e as medidas adotadas, pensando no contexto apresentado.

3 – Justifique, por meio de um texto discursivo, sobre as mudanças feitas no layout e as medidas adotadas por você e que foram listadas no item 2. Neste item você deve dizer os porquês das mudanças feitas e das medidas adotadas frente à proposta apresentada.

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:

- Realize uma Leitura da Unidade 4 do Livro da Disciplina.
- Realize pesquisas complementares sobre Arranjo Físico (layout) de empresas.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor. Copie e cole o link em seu navegador: https://www.youtube.com/live/0fH--ggT06I?feature=share
- Assista a Aula Estudo de Caso da disciplina.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Mais importante que o número de linhas é a qualidade da sua resposta, portanto, certifique-se de que está atendendo exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando de cada etapa.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

Bons estudos. Sucesso!


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QUESTÃO 1
Segundo Maximiano (2015, p. 4), “uma organização é um sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços”. Para o autor, todos vivemos dentro de organizações e somos cercados por elas e, por isso, o conceito que temos de sociedade moderna nos remete a uma sociedade organizacional, uma vez que, praticamente tudo depende de organizações, já que elas são divididas entre 1) Organizações Públicas ou de primeiro setor (Governo), 2) Organizações de Negócios ou de segundo setor (Empresas), e 3) Organizações Não governamentais ou de terceiro setor (ONG’s sem finalidade lucrativa).

Neste sentido, podemos inferir que as organizações são constituídas com uma finalidade específica, cujo foco é atender a necessidades de pessoas ou grupos de modo geral e, para isso, elas se valerão de processos de transformação, em que, por meio de um sistema de divisão do trabalho, irá transformar uma série de recursos em determinados objetivos ou resultados finais.
 
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos da administração: introdução à teoria geral e aos processos da administração. – 3. ed. – Rio de Janeiro-RJ: LTC, 2015 (Adaptado).

Em posse da leitura do texto acima e, considerando os estudos da disciplina, liste os seis principais tipos de recursos que uma organização utiliza em seus processos de transformação. Em seguida, descreva como esse processo de transformação ocorre até alcançar os objetivos ou resultados finais.

Orientações importantes:
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pelo professor. Copie e cole o link em seu navegador: https://www.youtube.com/live/GGWVLyV80TE?feature=share
- Elabore uma resposta de 5 (cinco) a 12 (doze) linhas, mas lembre-se que, mais importante que o número de linhas, é a qualidade da sua resposta, a qual deve atender exatamente e por completo ao que está sendo solicitado no comando.

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