Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


19 de jul. de 2022

MAPA - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I - 53/2022

 

MAPA - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Caro estudante,


Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas.

Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.


Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional.
Por este motivo, nesta atividade de natureza discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.


Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!


Vamos iniciar nosso MAPA com alguns questionamentos:

- Você já precisou de algum serviço, principalmente público, e percebeu que ele poderia ser diferente?

- Pensou que daria para fazer melhor usando tecnologia?

- Ou você pensou que nem precisaria ter saído de casa para aquela tarefa?

- Foi utilizado papel para algo que poderia ser digital?

- Demorou muito tempo para ser atendido e na sua vez parece que passou voando?


Bom, estas perguntas remetem a situações que, possivelmente, você ou alguém bem próximo já devam ter enfrentado!

E sabemos que sempre haverá oportunidades para que melhorias sejam propostas.

É com base nessa reflexão que convido você a realizar uma leitura atenta de um trecho de matéria publicada pelo Governo Federal Brasileiro através do Ministério da Economia sobre digitalização dos serviços durante a pandemia provocada pelo COVID-19:

“O governo brasileiro ultrapassou os 300 novos serviços digitalizados neste período da pandemia de coronavírus. Desde março, foram 310. Ou seja, a cada dois dias, a população teve acesso a mais de três novos serviços digitais. A meta é atingir os 100% de transformação digital até o final de 2022. A popularização da transformação digital durante a pandemia, período com restrições de deslocamento de parte das pessoas, ainda trouxe como consequência um aumento de acessos a serviços já existentes. Hoje, 60% dos 3,7 mil serviços existentes são digitais, com especial destaque para o Meu INSS (do Instituto Nacional do Seguro Social), carteira de trabalho e carteira de trânsito, cujos aplicativos são alguns dos mais procurados nas lojas oficiais do governo. Com os serviços digitalizados desde janeiro do ano passado, a economia chega a R$ 2 bilhões. Desse total, R$ 1,5 bilhão é poupado pelo cidadão, que deixa de enfrentar deslocamentos, perda de tempo e dinheiro inclusive com a contratação de despachantes na tentativa de acelerar a solução dos serviços.”

(Fonte: <https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2020/setembro/governo-ultrapassa-os-300-novos-servicos-digitalizados-durante-a-pandemia>.
Acessado em 23 mai. 2022.)

 

 

 


Sabendo que a sociedade sofreu uma grande transformação, seja nos serviços atendidos por instituições públicas ou empresas privadas, através do uso de tecnologias, principalmente para suprir as necessidades e demandas durante o período de pandemia.
 
Com base na leitura do texto acima reforçando o assunto da digitalização de serviços, você é convidado a resolver sua atividade MAPA. Para isso, além das informações acima, utilize os conhecimentos adquiridos no livro da disciplina, aulas conceituais e ao vivo. Fique à vontade para explorar o cenário em todas as suas possibilidades.


Orientações para sua atividade:

Para realizar esta atividade MAPA, utilize o template disponibilizado no Studeo e siga as seguintes requisições:

 

1 - Busque e detalhe no seu MAPA um ou mais serviços que até pouco tempo era comercializado e/ou entregue ao cliente de forma tradicional e que passou por uma transformação digital. Você pode buscar serviços públicos ou em empresas privadas.

Dica: Realize contato com organizações a sua volta ou empresas da sua cidade. Fale com pessoas que você conheça e que trabalhe em empresas ou órgãos do governo e pergunte sobre atividades que eram desenvolvidas manualmente, sem ajuda de tecnologia até pouco tempo e que hoje são suportadas por ativos digitais;

 

2 - Descreva quais problemas foram resolvidos com o uso de tecnologia.


3 - Detalhe como era realizado antes da tecnologia e onde ela foi essencial para a evolução?


​4 - Detalhe quais tecnologias foram utilizadas na solução. Faça uma breve descrição do seu funcionamento e conecte com a nossa disciplina, relatando o que você aprendeu sobre essa tecnologia e sua aplicabilidade nas empresas e sociedade.


5 - Destaque, duas melhorias que a tecnologia trouxe para quem executa o serviço e para quem consome o serviço.


6 - Comente onde mais você aplicaria essa solução tecnológica e justifique sua resposta. Utilize o aprendizado adquirido e a experiência de quem passou por essa transformação para sugerir mais 1 (um) serviço que você poderia melhorar ou problema que poderia ser resolvido. Não precisa ser da mesma empresa ou segmento, pode ser qualquer situação que a tecnologia ajudaria, seja no comércio, educação, saúde, transporte, etc.
 

Atenção aluno:

Se, em sua resposta, você necessitar simular alguma situação não apresentada, fique à vontade, pois não há restrições. Seja criativo e utilize como referência todo o conteúdo da disciplina!
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações.
Por favor, não insista.

 
Orientações gerais

- ​Para entrega da atividade utilize o template de entrega do MAPA, disponível no Material da Disciplina.  

- Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

- Use a criatividade, não há um único tipo de resposta, porém os itens devem ser atendidos de forma adequada, ou seja, precisam atender as demandas requisitadas.

- Antes de enviar o arquivo, certifique-se de que atendeu a todos os itens solicitados. Após o envio não são permitas alterações. Por favor, não insista.

- O ambiente da atividade só aceita o envio de um único arquivo (e uma única vez). Portanto, tenham atenção, pois caso tentem submeter mais de um arquivo, ou mais de um envio, infelizmente não será possível.

- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
 
Bons estudos!


MAPA - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO I - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - ESOFT - GERENCIAMENTO DE SOFTWARE - 53/2022

 

MAPA - ESOFT - GERENCIAMENTO DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

QUESTÃO 1

 

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

 

​Jorge é recém-formado em um curso de tecnologia e está montando sua própria empresa e como carro chefe pretende desenvolver um software que auxilie na organização de Salões de Beleza.

Sabendo que o tempo é muito importante para colocar o sistema no ar e começar a captar clientes, Jorge contratou Marina (uma colega de faculdade que sempre se destacou na área de gerenciamento e desenvolvimento de software) para que faça toda a gerência da equipe que esta sendo contratada.

Inicialmente Marina e Jorge visitaram vários Salões de pessoas conhecidas e descobriram alguns pontos que devem ser abordados dentro da aplicação, entre os mais requisitados são:

- Que os clientes mais fiéis tenham liberdade de ver a agenda via celular e possam escolher os melhores horários e quem irá fazer o atendimento;

- Criação de algum tipo de programa de fidelidade;

- Possibilidade de o cliente cancelar a agenda com alguma antecedência;

- Controle financeiro sobre os serviços como forma de beneficiar os funcionários mais requisitados pelos clientes;

- Alguns salões possuem uma área de venda com produtos de beleza e acessórios diversos.
- Existência de algum tipo de controle de estoque (entrada/saída) sobre os itens utilizados internamente, algo semelhante a um almoxarifado e assim evitar gastos exagerados de produtos;
 
Com base nas informações acima pede-se o desenvolvimento de um planejamento das atividades para que a sua execução ocorra da forma mais harmoniosa possível:
 
Dessa forma informe:

a) Qual a metodologia de gerenciamento Marina e sua equipe devem utilizar? Justifique sua resposta efetuando um comparativo com outras metodologias.
b) Elenque 3 grandes problemas que podem ser vistas dentro da situação que necessitam de atenção especial da equipe. Para cada problema descreva como seriam as possíveis soluções/funcionalidades de software que a equipe de Marina possa apresentar a Jorge.

Justifique suas respostas.

c) Considerando as respostas destacadas na questão anterior, desenvolva um cronograma onde cada funcionalidade deverá ser trabalhada, considerando prazo de análise/levantamento de requisitos, desenvolvimento e testes.


Para melhor organização, utilize um planejamento semelhante ao que se tem abaixo:

 

Funcionalidade

Sprint

Atividade

Tempo

Data Início

Data Fim

(nome da funcionalidade)

1

 

 

 

 

 

 

Análise/Levantamento de requisitos

X horas

(Data de início)

(Data de Fim)

 

 

Desenvolvimento

X horas

(Data de início)

(Data de Fim)

 

 

Testes

X horas

(Data de início)

(Data de Fim)

 
IMPORTANTE:
- Por questão de organização e melhor entendimento utilizar sprints de no máximo duas semanas (80 horas), assim uma funcionalidade pode ser trabalhada em mais de um sprint;
- Por questão de organização e melhor entendimento, considere uma equipe de 4 pessoas onde todas podem realizar todas as atividades.


​* Dicas para realizar a atividade:

1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e

2. Assista às aulas conceituais da disciplina.​ 



ATENÇÃO:
- A entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc ou .pdf.

- Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.

- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe.

- Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista. 


​​Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.


Boa atividade!


MAPA - ESOFT - GERENCIAMENTO DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - ESOFT - PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE - 53/2022

 

MAPA - ESOFT - PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina de Projeto, Implementação e Teste de Software pode contribuir para sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!


A Importância do Teste de Software


Iniciamos a atividade com um questionamento: qual a importância de entregarmos um produto com qualidade para os nossos clientes? 

O objetivo de qualquer empresa de software é produzir software com qualidade, nos prazos estabelecidos e que obtenha a satisfação do cliente. Para isso, devemos produzir o software o conforme os requisitos que foram levantados e implementá-los nos prazos estabelecidos com um nível de defeitos aceitável para a satisfação do cliente. Sem os testes, não se consegue garantir que o software irá se comportar conforme o esperado ou conforme as solicitações do cliente, e isso quanto maior o nível de complexidade do software, mais testes e técnicas de testes se tornam necessários para a obtenção  sua qualidade. 

Com base nos conceitos de Testes de Software e na na importância de entregarmos um produto com qualidade para os nossos clientes, te convido a analisar a tela Cadastro de Cliente e descrever um Roteiro de Testes para cenários positivos e negativos.

Para sua entrega, acompanhe as orientações a seguir.

Orientações para realizar a atividade Mapa.

1. Faça  um Roteiro de Testes para cenários positivos e negativos da tela de Cadastro de Cliente abaixo.
2. O Roteiro de Testes deve conter:

- Validação dos campos (cada campo da tela) incluindo o tipos de dados
- Validação para os botões: Incluir, Editar, Excluir, Confirmar, Cancelar e Fechar.

Como entregar a sua atividade: 

1. Para o desenvolvimento da atividade deverá ser utilizado o template no EXCEL que se encontra no Material Extra da disciplina.

2. O uso do template é obrigatório para entrega da atividade.

3. Envie a sua atividade em .XML ou PDF.


Orientações: 
• Esta é uma atividade que envolve solução criativa, portanto, evite compartilhar sua atividade com colegas para evitar cópias Plágios indevidas. Ao ser comprovadas respostas idênticas estas serão e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero. 

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. 

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade

MAPA - ESOFT - PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - 53/2022

 

MAPA - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Caro estudante,


Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.


Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.


​Neste MAPA você é convidado a praticar alguns conceitos de orientação a objetos. Para isso, analise o estudo de caso abaixo.


​Você foi designado para criar um sistema que irá controlar as contas de uma cooperativa de crédito. A cooperativa conta com dois tipos de conta, a Conta Corrente e a Conta Poupança, as duas contas possuem informações de número da agencia, número da conta, saldo e um cliente vinculado, entretanto para conta corrente tem também o limite do cheque especial disponível, já para poupança há a taxa de juros sobre valor depositado.


Para os clientes, a cooperativa armazena, nome, cpf, data de nascimento, endereço, telefone e senha.
O sistema deve permitir que o cliente consiga alterar a senha.
Para conta ainda é possível depositar, sacar e transferir, em particular para poupança ainda há uma funcionalidade que é calcular juros sobre valor depositado.

A programação orientada a objetos estrutura um programa, dividindo-o em vários objetos de alto nível. Cada objeto modela algum aspecto do problema que se está tentando resolver. Sabendo disso faça um levantamento dos objetos e seus respectivos atributos e métodos sobre o sistema em que a cooperativa de crédito precisa criar, não é necessário programar, apenas descrever as classes, atributos e métodos.

Requisitos: Crie os modelos utilizando os conceitos de herança e polimorfismo.


* Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE em qualquer editor de texto e pode ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da Atividade (no STUDEO).


​ATENÇÃO:
Revise sua atividade e seu arquivo antes do envio.

Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade, etc. 

Após o envio não serão permitidas alterações.


MAPA - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA - ESOFT - ESTATÍSTICA - 53/2022

 MAPA - ESOFT - ESTATÍSTICA - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

QUESTÃO 1

 

Constantemente, as organizações questionam se os resultados por elas desejados estão sendo alcançados. Essa questão pode ser expressa de várias maneiras: se os objetivos estão sendo atingidos, se os clientes estão satisfeitos, se está havendo retorno do investimento, se o desempenho alcançado é suficiente para o crescimento requerido para a sobrevivência e a competitividade necessários, entre outras. Para a maioria das organizações, responder a essas questões de forma objetiva e precisa não é uma tarefa trivial, pois nem sempre seus processos são gerenciados e, com isso, seu desempenho real não é conhecido. 

A utilização de gráficos de controle e métodos estatísticos provê uma visão quantitativa do comportamento de seus processos. Metaforicamente, os gráficos de controle estão para os profissionais da área gerencial e da área de tecnologia, assim como um medidor de temperatura está para um profissional que cuida do processo de transformação da matéria-prima em aço e que precisa realizar determinadas ações, de acordo com a temperatura atingida pelos materiais ao longo do processo. Ou seja, os gráficos de controle guiam as tomadas de decisões fornecendo o conhecimento necessário sobre o comportamento dos processos. Segundo princípios do controle estatístico de processos, a gerência de processos permite estabilizar e manter estáveis os níveis de variação do comportamento dos processos, possibilitando que resultados futuros sejam previstos, colaborando assim, para um melhor alinhamento entre os objetivos e expectativas organizacionais e o desempenho dos processos. 


Adaptado de: UTILIZAÇÃO do controle estatístico de processos na melhoria de processos de software. [S.l]: DEVMEDIA, 2012. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-12-utilizacao-do-controle-estatistico-de-processos-na-melhoria-de-processos-de-software/12564. Acesso em: maio. 2022. 


Convencido sobre a importância do tratamento de dados por meio da estatística, Matheus, um profissional da área de tecnologia de informação de uma empresa, precisa fazer uma análise sobre os dados, a seguir, que refere-se à produção diária, em toneladas, de uma empresa que atua no ramo de processamento de cana de açúcar. 



Com as informações anteriores, Matheus precisa fazer o tratamento dos dados. Com isso, para essa atividade MAPA, você deverá responder às seguintes situações:

a) Uma primeira situação a ser realizada pelo Matheus é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a distribuição de frequência contínua construída pelo Matheus. (Atenção, no cálculo do número de classes e no cálculo da amplitude das classes, arredonde o valor obtido para cima). 

b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante interpretar os dados. Assim Matheus realiza a interpretação dos seguintes dados.
- A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
- A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
- A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.

Qual a correta interpretação realizada pelo Matheus para as perguntas anteriores?

c) Com os dados tabelados, Matheus faz uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, faz o cálculo da média, mediana e da moda. Apresente, aqui, os cálculos, assim como a interpretação que Matheus vai obter ao realizar tais medidas. (Atenção, faça os cálculos das medidas de posição a partir da distribuição de frequência construída na letra a, NÃO calcule as medidas de posição usando os dados brutos inicial do enunciado e lembre-se de apresentar os cálculos do item c). 

Observação: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc, .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA, caso desejar, disponível no material da disciplina.

Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!

 


MAPA - ESOFT - ESTATÍSTICA - 53/2022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 



=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares