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8 de out. de 2025

MAPA - EMEC - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54_2025

 

MAPA - EMEC - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54_2025

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Olá, estudantes!

 
A disciplina de Confiabilidade de Sistemas é fundamental na área de tecnologia e manutenção, pois aborda conceitos importantes sobre confiabilidade, falhas e vida útil dos sistemas. Um dos pontos que abordaremos ao longo da disciplina será indicadores de desempenho e falha, o que envolve também a predição de falhas. Dessa forma, nesta atividade MAPA, teremos como principal objetivo aplicar conceitos técnicos na resolução de problemas e cálculos estatísticos.
 


CONTEXTUALIZAÇÃO:

Você foi contratado como engenheiro de manutenção em uma empresa aérea que está realizando a avaliação de confiabilidade de componentes de seus aviões comerciais. Em sistemas aeronáuticos, a confiabilidade é um requisito crítico, visto que falhas podem comprometer diretamente a segurança de voo e a operação da aeronave.
O seu primeiro trabalho é avaliar o desempenho de confiabilidade de um sistema de suprimento elétrico de bordo, composto por bateria principal, gerador auxiliar, disjuntor e unidade de controle eletrônico. A equipe de engenharia informou o MTTF (tempo médio até a falha) de cada item, conforme a tabela a seguir:
 
ETAPA 1
 
A primeira parte do seu trabalho será o de identificar qual a confiabilidade de cada um desses elementos do circuito.
Considerando que todos os componentes do sistema não são reparáveis, a equipe de manutenção informou o MTTF (tempo médio até a falha) de cada item, conforme tabela a seguir:
 

COMPONENTE

MTTF (h)

Bateria Principal

12.000

Gerador Auxiliar

18.500

Disjuntor

22.000

Unidade de Controle

20.500

 

Considerando que todos os componentes do sistema não são reparáveis, e que o período de teste adotado seja de 5.000 horas, responda às seguintes questões:
 
a) Calcule a taxa de falha (λ) para cada componente do sistema, considerando os dados fornecidos.
b) Determine a confiabilidade de cada componente no período de 5.000 horas.
c) Calcule a confiabilidade total do sistema, assumindo que os componentes estão dispostos em série.
 
ETAPA 2
 
Após avaliar o sistema anterior, a equipe propôs um novo arranjo, no qual a aeronave contará com 2 geradores auxiliares em paralelo, com os mesmos valores de MTTF, de forma a aumentar a segurança operacional.

Considerando esse novo cenário, responda:

a) Qual a confiabilidade equivalente dos dois geradores em paralelo para o mesmo período de 5.000 horas?
b) Recalcule a confiabilidade total do sistema com essa nova configuração.

 

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Com base nos conceitos de confiabilidade estudados em aula, analise a afirmação do gerente e explique se a interpretação apresentada está correta.

ATIVIDADE 1 - EMEC - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS - 54_2025

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ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS​


QUESTÃO 1

A confiabilidade é um aspecto central na área de transporte, especialmente quando se trata de segurança e desempenho em veículos automotores. No desenvolvimento de sistemas de freios, por exemplo, é imprescindível que o projeto garanta que os componentes funcionem adequadamente por longos períodos, sob diferentes condições de uso. Isso envolve não apenas a qualidade dos materiais utilizados, mas também a previsão estatística da vida útil, de modo a atender aos requisitos de segurança e às expectativas dos usuários.

Suponha que você esteja atuando como engenheiro consultor em uma montadora de automóveis que está prestes a lançar um novo modelo de veículo popular. Durante uma reunião, um gerente de qualidade afirmou que a confiabilidade do sistema de freios projetado para esse modelo é de 98% em um período de 8 anos, em condições normais de operação. Segundo ele, isso significa que, em média, 98% dos sistemas de freio instalados irão operar corretamente, sem falhas graves, ao longo desse intervalo de tempo.

Com base nos conceitos de confiabilidade estudados em aula, analise a afirmação do gerente e explique se a interpretação apresentada está correta. Justifique sua resposta com base nos princípios discutidos em aula.

 

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QUESTÃO 1

A confiabilidade é um aspecto central na área de transporte, especialmente quando se trata de segurança e desempenho em veículos automotores. No desenvolvimento de sistemas de freios, por exemplo, é imprescindível que o projeto garanta que os componentes funcionem adequadamente por longos períodos, sob diferentes condições de uso. Isso envolve não apenas a qualidade dos materiais utilizados, mas também a previsão estatística da vida útil, de modo a atender aos requisitos de segurança e às expectativas dos usuários.

Suponha que você esteja atuando como engenheiro consultor em uma montadora de automóveis que está prestes a lançar um novo modelo de veículo popular. Durante uma reunião, um gerente de qualidade afirmou que a confiabilidade do sistema de freios projetado para esse modelo é de 98% em um período de 8 anos, em condições normais de operação. Segundo ele, isso significa que, em média, 98% dos sistemas de freio instalados irão operar corretamente, sem falhas graves, ao longo desse intervalo de tempo.

Com base nos conceitos de confiabilidade estudados em aula, analise a afirmação do gerente e explique se a interpretação apresentada está correta. Justifique sua resposta com base nos princípios discutidos em aula.

 

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a) Criar uma folha de verificação ordenando os valores apresentados que servirá posteriormente para coleta de dados. A folha de verificação deverá conter no mínimo: setor de coleta, produto inspecionado, total de itens inspecionados, responsável, turno, período de coleta, total de defeitos.

PORTFÓLIO - IMERSÃO PROFISSIONAL FERRAMENTAS DA QUALIDADE - 54_2025

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ATIVIDADE – M.A.P.A
Bem-vindo a nossa atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Ferramentas da Qualidade. Ao longo das aulas você está sendo capacitado para explorar as ferramentas da qualidade que poderão ser aplicados em diversos contextos na sua vida profissional, sendo elas essencial para entender, analisar problemas, permitindo a realização de melhorias nos diversos setores do mercado.

Assim, a atividade proposta, está intitulada como:
 
Estudo de Caso: Análise de Defeitos em Costura com Gráfico de Pareto
Contextualização
A Costura Premium é uma fábrica que produz peças de vestuário para grandes marcas. Recentemente, tem enfrentado aumento de devoluções nos itens calças jeans premium devido a defeitos nas costuras, gerando:
Reclamações de clientes.
Retrabalho excessivo.
Perda de matéria-prima.

Os dados a seguir foram coletados pelo supervisor Henrique no turno diurno durante terceiro trimestre de 2025 no setor da qualidade, com um total de 20000 peças inspecionadas. Os dados levantados são apresentados:

Razões

Itens inspecionados

Número de ocorrência 

Tensão do fio inadequada

20000

420

Bainha irregular

20000

560

Furos no tecido

20000

950

Barra torta

20000

78

Dobras mal feitas

20000

340

Costura desalinhada

20000

1998

Sujeira na peça

20000

198

Botões mal fixados

20000

165

Etiqueta incorreta

20000

24

Linha arrebentada

20000

750

 

 
Agora, você, como gestor da qualidade desta empresa, deverá detectar o problema por meio dos dados disponibilizados, priorizar os principais defeitos. Para isso, você é desafiado a:
 

a) Criar uma folha de verificação ordenando os valores apresentados que servirá posteriormente para coleta de dados. A folha de verificação deverá conter no mínimo: setor de coleta, produto inspecionado, total de itens inspecionados, responsável, turno, período de coleta, total de defeitos.

b) Elaborar um Diagrama de Pareto para priorizar as causas a serem priorizadas. 

c) Indicar sobre qual razão a empresa deverá trabalhar suas ações.  

d) Elabore um texto descritivo de ao menos 15 linhas falando sobre a utilização e a importância no contexto industrial apresentado das duas ferramentas da qualidade utilizadas nesta atividade, ou seja, realize a conexão com o caso da Costura Premium.

 

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Os dados a seguir foram coletados pelo supervisor Henrique no turno diurno durante terceiro trimestre de 2025 no setor da qualidade, com um total de 20000 peças inspecionadas. Os dados levantados são apresentados:

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Itens inspecionados

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20000

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20000

950

Barra torta

20000

78

Dobras mal feitas

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340

Costura desalinhada

20000

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Sujeira na peça

20000

198

Botões mal fixados

20000

165

Etiqueta incorreta

20000

24

Linha arrebentada

20000

750

 

 
Agora, você, como gestor da qualidade desta empresa, deverá detectar o problema por meio dos dados disponibilizados, priorizar os principais defeitos. Para isso, você é desafiado a:
 

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c) Indicar sobre qual razão a empresa deverá trabalhar suas ações.  

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