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15 de mai. de 2023

ATIVIDADE 1 - ESOFT - EMPREENDEDORISMO – 522023

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A definição de empreendedor ainda é cercada por muitos mitos na sociedade, levando alguns estigmas inadequados e até mesmo obstáculos para o sucesso na carreira empreendedora. Isso é devido à crença de que o empreendedor deve ter todas as qualidades apresentadas anteriormente e também pela falta de incentivo às iniciativas empreendedoras. 


 

                                                           

A caminhada de um empreendedor está cheia de desafios, exigindo uma capacidade para lidar com riscos e também com possíveis frustrações. Os mitos criam uma imagem distorcida de que o empreendedor é egocêntrico e pretende todos os louros, mas, na verdade, se olharmos para os grandes exemplos de sucesso, descobrimos que sua atitude é muito diferente. (MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo., 2021, p.31) 

 

Para realizar essa atividade descreva 3 mitos do empreendedorismo e explique o motivo desses mitos não serem verdades. 

Observação: a entrega da atividade deve ser feita na caixa de texto a seguir. Atente-se, pois após a finalização da atividade não será possível realizar alterações no texto. Verifique a sua resposta antes de finalizar.
 

• Evite compartilhar sua resolução com colegas da turma. A expressão do aprendizado é pessoal e única de cada estudante. Preserve sua autoria e evite transtornos na replicação de sua resposta.

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!

ATIVIDADE 1 - ESOFT - TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO II – 522023

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As metodologias ágeis procuram trazer o cliente para participar do processo de desenvolvimento de software. Indica que o cliente é o maior interessado no software que está sendo desenvolvido, além de ser a fonte de informações que a equipe precisa para desenvolver a melhor solução. Por isso, sua participação junto à equipe de desenvolvimento de software é muito importante  pois o grande objetivo é que o sistema resolva a "dor do cliente". Sabendo disso, podemos dizer que esta deve ser a “pessoa” mais apta para validar o sistema que está sendo desenvolvido, conhecido como stakeholder . Além disso, este é um processo de descoberta e incertezas. Manter o stakeholder próximo da equipe garante que mudanças apareçam e sejam sanadas rapidamente. Somente dessa forma o stakeholder conseguirá ver as evoluções do projeto, ter novas ideias, remover conceitos falsos, tirar dúvidas com os desenvolvedores, dentre outras coisas. Um stakeholder presente também consegue perceber melhor os atrasos, mesmo que ele não fique satisfeito pelo fato que a entrega o produto não cumpra o tempo estimado. 

Dentro das metodologias ágeis, o SCRUM e o Extreme Programming (XP) podem ser complementares e podem ser utilizados em conjunto. Isto se deve porque o SCRUM é uma abordagem para gerenciamento de projetos que considera o processo de desenvolvimento iterativo e incremental; já o XP define uma metodologia ágil com foco nas atividades de desenvolvimento para pequenas e médias equipes​.

Fonte: Um comparativo entre XP e Scrum. Disponível em

<https://www.devmedia.com.br/um-comparativo-entre-xp-e-scrum/25752#:~:text=O%20Scrum%20define%20uma%20abordagem,para%20pequenas%20e%20m%C3%A9dias%20equipes.>


Conforme José (2018), o Scrum é um framework para organizar e gerenciar projetos complexos, empregando ferramentas para o desenvolvimento iterativo e incremental, para aperfeiçoar a previsibilidade, controle de riscos e respostas à mudanças. Este mesmo autor indica que o Extreme Programming (XP) é um dos modelos de desenvolvimento ágil de software e pode ser aplicado a projetos de alto risco e com requisitos muito dinâmicos, propõe boas práticas o desenvolvimento de projetos.

José, Maria Isabel J. TÓPICOS COMPUTAÇÃO II. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018. 170 p. Graduação - EaD.


Esta atividade pretende que você EXPLIQUE E EXEMPLIFIQUE porque o Scrum e o XP são complementares e podem ser utilizados em conjunto.




ATIVIDADE 1 - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS II – 522023

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Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Nesta tarefa, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!
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Em determinadas ocasiões, dependendo dos requisitos de uma aplicação, pode ser preciso percorrer todos os elementos de uma árvore para, por exemplo, exibir todo o seu conteúdo ao usuário. De acordo com a ordem de visitação dos nós, o usuário pode ter visões distintas de uma mesma árvore.

Imagine que, para percorrer uma árvore, tomemos o nó raiz como nó inicial e, a partir dele, comecemos a visitar todos os nós adjacentes a ele para, só então, começar a investigar os outros nós da árvore. Por outro lado, imagine que tomemos um nó folha como ponto de partida e caminhemos em direção à raiz, visitando apenas o ramo da árvore que leva o nó folha à raiz. São maneiras distintas de se visualizar a mesma árvore.

Tome a árvore binária a seguir como base para realizar percursos que partirão sempre da raiz (nó 1).



Fonte: o autor.

Com base na árvore apresentada, responda a TODAS AS ALTERNATIVAS a seguir quais seriam as ordens de visitação, partindo da raiz.

a) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pré-Ordem.
b) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Em-Ordem.
c) Percorrendo a árvore pelo algoritmo Pós-Ordem.

Como enviar a sua resposta:

- A sua resposta deve ser preenchida no campo destinado à resposta da atividade.

Boa Atividade!

ATIVIDADE 1 - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS I - 522023

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Um ponteiro permite que você monitore endereços na memória, atribua e recupere valores de variáveis sem ao menos "tocá-las". Ao invés de obter o valor armazenado numa variável, você pode opcionalmente obter o seu endereço na memória. Um ponteiro aponta para o endereço de uma variável na memória. 


OLIVEIRA, P. M.; PEREIRA, R. L. Estrutura de Dados I. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019. 

 
Para exercitar ponteiros elabore um programa que contenha as instruções a seguir: 

a) Defina um ponteiro do tipo inteiro. 
b) Faça alocação dinâmica para o ponteiro recém-criado. 
c) Preencha a memória com o valor 54. 
d) Imprima o endereço do ponteiro na memória e o valor contido nele. 


Escreva no campo de resposta o que se pede acima em linguagem C. 

ATIVIDADE 1 - ESOFT - BANCO DE DADOS II – 522023

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Em um BD, podemos criar estruturas de diversos tipos e finalidades. Claro que a sua utilização, bem como a forma de adaptar dentro das aplicações, vão da maturidade da equipe e de pensar na sua real utilidade.

Estruturas como triggers e views são cada vez mais utilizadas pela sua facilidade de criação e serem grandes auxiliares na busca por qualidade nas aplicações.
Views bem pensadas e estruturadas auxiliam não apenas para “resumir” as consultas criadas, mas também como forma de encapsular regras de negócio.

Poderíamos ter em uma tabela de produtos dentro de um controle de estoque (imagem a seguir. IMPORTANTE: o diagrama foi criado de forma resumida para facilitar o entendimento da atividade). No desenvolvimento da aplicação foi verificada a necessidade de termos uma view que retorne à lista de produtos que necessitam ser repostos com base nos campos “estoque” e “estoqueminimo”. Qual a regra que define quais produtos devem estar na listagem? Podemos prever muitas situações a depender da regra de negócio, das mais simples até as mais complexas. Dessa forma, fica a pergunta: como esconder essas regras de forma a deixar a equipe despreocupada com isso? Claro que existem muitas maneiras, mas a criação de uma view é uma das melhores que podemos pensar.

Para essa atividade pede-se a criação de uma consulta SQL, para ser utilizada na criação de uma view com o objetivo de listar os produtos e uma mensagem sobre o estoque com base nas regras a seguir:

- Estoque Mínimo menor/igual ao estoque: “repor com urgência”.
- Estoque até 50% a mais que o estoque mínimo: “necessidade de reposição”.

- Demais situações: “estoque normalizado”.

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