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7 de out. de 2025

ETAPA 1 - CONSTRUIR A TABELA PARA O GRÁFICO DE PARETO - Com os dados da Tabela 1, monte e apresente a tabela completa, incluindo as colunas de frequência acumulada, percentual e percentual acumulado, respectivamente.

MAPA - EPROD - GESTÃO DA QUALIDADE - 54_2025

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CONTEXTUALIZAÇÃO


Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos de uma marca muito conhecida no ramo alimentício brasileiro.  “A empresa é conhecida, principalmente, pela fabricação de molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maioneses e mostardas”.


Fonte: https://blog.reclameaqui.com.br/anvisa-suspende-fabricacao-de-alimentos-da-marca-fugini/. Acesso em: 05 ago. 2025.

A razão para essa suspensão foi o excesso de reclamações e a constatação de falhas no controle da qualidade. Situações como essas podem ser mudadas, porém, afeta diretamente a imagem da empresa com seus consumidores, não é mesmo? Diante dessa situação, a empresa precisou adotar urgente medidas mais rígidas e aprimorar os seus processos de gestão da qualidade para tentar reverter quanto antes a sua imagem no setor alimentício.
 
VOCÊ, assumiu o papel de Gestor da Qualidade dessa empresa, especificamente para os sachês de molho de tomate, que foi o produto mais afetado pelas reclamações. Com o intuito de encontrar a melhor solução para o problema e garantir que a empresa volte a entregar produtos de qualidade, você utilizará algumas Ferramentas da Qualidade, como Gráfico de Pareto e Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) para ajudar na sua tomada de decisão.
Seu primeiro passo para lidar com essa situação, foi listar em uma tabela as falhas (reclamações recebidas) e a frequência de ocorrência, recebidas durantes os últimos 2 meses em ordem alfabética, conforme apresentados na Tabela 1.


​Tabela 1 - Reclamações e a frequência de ocorrência recebidas dos sachês de molho de tomate, nos últimos 2 meses, organizado em ordem alfabética.
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284369_677017_1.jpg
Obs.: Valores fictícios.
Fonte: Elaborado pela autora, 2025.



Agora, como Gestor(a) da Qualidade, seus próximos passos serão:

ETAPA 1 - CONSTRUIR A TABELA PARA O GRÁFICO DE PARETO - Com os dados da Tabela 1, monte e apresente a tabela completa, incluindo as colunas de frequência acumulada, percentual e percentual acumulado, respectivamente.  
Obs.: pode utilizar o Microsoft Excel para montar a Tabela/Gráfico, desde que forem colados como imagem (arquivo em Excel NÃO será aceito); caso opte por fazer à mão, a resolução da imagem deve ser nítida e legível. Após digitalizar ou tirar a foto, cole a imagem da tabela/gráfico junto com a sua resolução nesse documento.

ETAPA 2 - CONSTRUIR O GRÁFICO DE PARETO - Com base na Tabela obtida na Etapa 1, elabore e apresente o Gráfico de Pareto.

ETAPA 3 – TOMADA DE DECISÃO - Após analisar o Gráfico de Pareto, qual reclamação, com maior impacto, você como Gestor (a) da Qualidade, deve priorizar para iniciar as ações corretivas? Justifique sua resposta.

ETAPA 4- CAUSA E EFEITO - Após identificar a reclamação que mais impactou a insatisfação de seus clientes, o próximo passo é investigar as possíveis causas desse problema. Para isso, desenhe um Diagrama de Ishikawa (também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe), com o objetivo de identificar as causas que contribuem para o efeito indesejado identificado na Etapa 3.
Indique no mínimo duas causas para cada M (Mão de Obra; Método; Máquina; Material; Meio Ambiente e Medidas).

ETAPA 5 – PRÓXIMOS PASSOS – Suponha que as ações corretivas foram implementadas e o principal motivo das reclamações foi priorizado e resolvido. Conte agora quais serão os seus próximos passos como Gestor da Qualidade que ainda tem a missão de continuar reduzindo os demais números de reclamações, e consequentemente melhorar ainda mais a satisfação dos clientes?


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Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos de uma marca muito conhecida no ramo alimentício brasileiro.  “A empresa é conhecida, principalmente, pela fabricação de molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maioneses e mostardas”.


Fonte: https://blog.reclameaqui.com.br/anvisa-suspende-fabricacao-de-alimentos-da-marca-fugini/. Acesso em: 05 ago. 2025.

A razão para essa suspensão foi o excesso de reclamações e a constatação de falhas no controle da qualidade. Situações como essas podem ser mudadas, porém, afeta diretamente a imagem da empresa com seus consumidores, não é mesmo? Diante dessa situação, a empresa precisou adotar urgente medidas mais rígidas e aprimorar os seus processos de gestão da qualidade para tentar reverter quanto antes a sua imagem no setor alimentício.
 
VOCÊ, assumiu o papel de Gestor da Qualidade dessa empresa, especificamente para os sachês de molho de tomate, que foi o produto mais afetado pelas reclamações. Com o intuito de encontrar a melhor solução para o problema e garantir que a empresa volte a entregar produtos de qualidade, você utilizará algumas Ferramentas da Qualidade, como Gráfico de Pareto e Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) para ajudar na sua tomada de decisão.
Seu primeiro passo para lidar com essa situação, foi listar em uma tabela as falhas (reclamações recebidas) e a frequência de ocorrência, recebidas durantes os últimos 2 meses em ordem alfabética, conforme apresentados na Tabela 1.


​Tabela 1 - Reclamações e a frequência de ocorrência recebidas dos sachês de molho de tomate, nos últimos 2 meses, organizado em ordem alfabética.
https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284369_677017_1.jpg
Obs.: Valores fictícios.
Fonte: Elaborado pela autora, 2025.



Agora, como Gestor(a) da Qualidade, seus próximos passos serão:

ETAPA 1 - CONSTRUIR A TABELA PARA O GRÁFICO DE PARETO - Com os dados da Tabela 1, monte e apresente a tabela completa, incluindo as colunas de frequência acumulada, percentual e percentual acumulado, respectivamente.  
Obs.: pode utilizar o Microsoft Excel para montar a Tabela/Gráfico, desde que forem colados como imagem (arquivo em Excel NÃO será aceito); caso opte por fazer à mão, a resolução da imagem deve ser nítida e legível. Após digitalizar ou tirar a foto, cole a imagem da tabela/gráfico junto com a sua resolução nesse documento.

ETAPA 2 - CONSTRUIR O GRÁFICO DE PARETO - Com base na Tabela obtida na Etapa 1, elabore e apresente o Gráfico de Pareto.

ETAPA 3 – TOMADA DE DECISÃO - Após analisar o Gráfico de Pareto, qual reclamação, com maior impacto, você como Gestor (a) da Qualidade, deve priorizar para iniciar as ações corretivas? Justifique sua resposta.

ETAPA 4- CAUSA E EFEITO - Após identificar a reclamação que mais impactou a insatisfação de seus clientes, o próximo passo é investigar as possíveis causas desse problema. Para isso, desenhe um Diagrama de Ishikawa (também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe), com o objetivo de identificar as causas que contribuem para o efeito indesejado identificado na Etapa 3.
Indique no mínimo duas causas para cada M (Mão de Obra; Método; Máquina; Material; Meio Ambiente e Medidas).

ETAPA 5 – PRÓXIMOS PASSOS – Suponha que as ações corretivas foram implementadas e o principal motivo das reclamações foi priorizado e resolvido. Conte agora quais serão os seus próximos passos como Gestor da Qualidade que ainda tem a missão de continuar reduzindo os demais números de reclamações, e consequentemente melhorar ainda mais a satisfação dos clientes?


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1) Indicar o período histórico (ano ou década).

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ATIVIDADE DE ESTUDO 1 - GESTÃO DA QUALIDADE
 

A busca pela qualidade acompanha a humanidade desde a Antiguidade. Assim como quase tudo na história, a qualidade também evoluiu com o passar do tempo. Na Idade Média, por exemplo, os artesãos já dominavam todo o ciclo produtivo: projetavam, fabricavam, avaliavam e comercializavam seus produtos, conquistando novos clientes graças à indicação daqueles que já estavam satisfeitos com a entrega de seus serviços.

Fonte: MOURA, J. B. M. Gestão da qualidade. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com a Revolução Industrial e a necessidade de produzir em massa, no século XVIII, a qualidade passou a ser tratada de forma mais sistemática, exigindo processos de controle e padronização. Isso fez com que a preocupação com a qualidade deixasse de ser apenas uma responsabilidade do consumidor final e tornasse-se uma necessidade estratégica das organizações.

A partir desse momento, estruturou-se o que conhecemos como as "Eras da Qualidade", conceito sistematizado por David Garvin, e que foi dividido em quatro grandes fases. Hoje, em um cenário marcado por constantes avanços tecnológicos da Indústria 4.0, já estamos testemunhando "A Quinta Era da Qualidade".

Observe a linha do tempo apresentada na figura, identifique qual é a "Era da Qualidade" correspondente a cada período e descreva-a, respectivamente. Utilize o Tema 1 do seu livro de Gestão da Qualidade. Para a “Quinta Era da Qualidade”, você pode utilizar materiais extras, mas não se esqueça de referenciar.

 


https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284744_677031_1.jpgFonte: a autora.

Para cada etapa, você deve:

1) Indicar o período histórico (ano ou década).
2) Nomear a Era da Qualidade correspondente.
3) Descrever (com suas próprias palavras) as suas principais características.
 
Bom trabalho!


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A busca pela qualidade acompanha a humanidade desde a Antiguidade. Assim como quase tudo na história, a qualidade também evoluiu com o passar do tempo. Na Idade Média, por exemplo, os artesãos já dominavam todo o ciclo produtivo: projetavam, fabricavam, avaliavam e comercializavam seus produtos, conquistando novos clientes graças à indicação daqueles que já estavam satisfeitos com a entrega de seus serviços.

Fonte: MOURA, J. B. M. Gestão da qualidade. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com a Revolução Industrial e a necessidade de produzir em massa, no século XVIII, a qualidade passou a ser tratada de forma mais sistemática, exigindo processos de controle e padronização. Isso fez com que a preocupação com a qualidade deixasse de ser apenas uma responsabilidade do consumidor final e tornasse-se uma necessidade estratégica das organizações.

A partir desse momento, estruturou-se o que conhecemos como as "Eras da Qualidade", conceito sistematizado por David Garvin, e que foi dividido em quatro grandes fases. Hoje, em um cenário marcado por constantes avanços tecnológicos da Indústria 4.0, já estamos testemunhando "A Quinta Era da Qualidade".

Observe a linha do tempo apresentada na figura, identifique qual é a "Era da Qualidade" correspondente a cada período e descreva-a, respectivamente. Utilize o Tema 1 do seu livro de Gestão da Qualidade. Para a “Quinta Era da Qualidade”, você pode utilizar materiais extras, mas não se esqueça de referenciar.

 


https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_284744_677031_1.jpgFonte: a autora.

Para cada etapa, você deve:

1) Indicar o período histórico (ano ou década).
2) Nomear a Era da Qualidade correspondente.
3) Descrever (com suas próprias palavras) as suas principais características.
 
Bom trabalho!


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6 de out. de 2025

1. Desenvolva o Diagrama de Causa e Efeito (considere o principal problema identificado no Gráfico de Pareto).

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Com base nas discussões conduzidas ao longo da disciplina de Gestão da Qualidade, este é o momento de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos sobre qualidade e as principais ferramentas utilizadas nas organizações. Nesse contexto, você, como futuro gestor, terá a chance de desenvolver componentes essenciais de um plano de projetos.
 
Primeira etapa
 
- Assistir às aulas conceituais referentes ao tema que estão disponíveis no seu ambiente virtual.
- Estudar o material disponível na disciplina.
- Assistir aos vídeos de apoio dos temas abordados nesta atividade:
            - Gráfico de Pareto: https://www.youtube.com/watch?v=qKFGckZvEqs
            - Diagrama de Ishikawa: https://www.youtube.com/watch?v=KlwsLSLC1J8
            - 5W2H: https://www.youtube.com/watch?v=K66wtSuJakE
 
Segunda etapa
 
- Realize e envie a atividade solicitada.
                                     
Vamos lá?!
 
PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio.

Total Quality Management (TQM), ou Gestão da Qualidade Total, é um modelo de gestão que surgiu com força a partir da segunda metade do século XX, consolidando-se como uma abordagem abrangente para o gerenciamento organizacional. Diferente de práticas pontuais de controle da qualidade, o TQM tem como princípio básico a integração da qualidade em todos os níveis da empresa, desde a alta gestão até os colaboradores operacionais, envolvendo também clientes, fornecedores e demais partes interessadas.

O TQM parte do entendimento de que a qualidade não se limita ao produto final, mas permeia todos os processos internos e externos da organização. Isso significa que áreas como produção, compras, marketing, recursos humanos e logística devem alinhar suas atividades a uma visão sistêmica de melhoria contínua. Entre os principais princípios do TQM destacam-se:

- Foco no cliente: a satisfação do consumidor é o centro da estratégia empresarial.
- Participação de todos os colaboradores: cada membro da organização é responsável pela qualidade.
- Melhoria contínua (Kaizen): busca-se constantemente aprimorar processos, reduzir falhas e eliminar desperdícios.
- Gestão por processos e fatos: as decisões devem ser tomadas com base em dados, indicadores e análises objetivas.
- Liderança comprometida: cabe à alta direção criar a cultura da qualidade e motivar o envolvimento de toda a equipe.

Na prática, o TQM contribui para o aumento da eficiência, redução de custos, maior confiabilidade dos produtos/serviços e fortalecimento da imagem organizacional no mercado. Além disso, possibilita que as empresas se adaptem melhor às mudanças do ambiente competitivo, uma vez que incentiva a inovação e a flexibilidade. Portanto, o TQM não é apenas um conjunto de ferramentas, mas uma filosofia de gestão que transforma a cultura organizacional, tornando a qualidade parte essencial da estratégia empresarial e um fator de sustentabilidade a longo prazo.

 

Fonte: CARVALHO, M. M. de; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 
SEGUNDA ETAPA: Estudo de Caso.

A empresa fictícia DeltaTech LTDA enfrentou diversos obstáculos em suas operações e fluxos internos ao longo do ano de 2025, resultando em prejuízos financeiros consideráveis e impacto negativo na confiança de clientes e parceiros. Para enfrentar esses desafios, a diretoria optou por contratar uma equipe de consultoria especializada em melhoria de processos e gestão organizacional, com o objetivo de mapear e solucionar os pontos críticos. Utilizando ferramentas avançadas de gestão da qualidade, a consultoria realizou uma análise detalhada dos processos e identificou os problemas mais urgentes. O estudo apontou falhas distribuídas em várias áreas, conforme demonstrado no Quadro 01 e ilustrado na Figura 01, envolvendo principalmente questões relacionadas a suprimentos, recursos humanos, equipamentos e procedimentos operacionais.

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_283893_679027_1.jpg

A partir das informações obtidas e com os dados inseridos no Quadro 01 foi possível desenvolver o Gráfico de Pareto, conforme Figura 01.

http://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_283893_679027_2.jpg

Com base nos conceitos explorados na disciplina de Gestão da Qualidade, iremos aplicar na prática, por meio da atividade MAPA, o uso de duas ferramentas essenciais para assegurar a qualidade nas organizações. Para realizar a atividade, será necessário identificar o problema mais relevante utilizando o Gráfico de Pareto.

TERCEIRA ETAPA: resolver e enviar a atividade

Agora é com você!

1. Desenvolva o Diagrama de Causa e Efeito (considere o principal problema identificado no Gráfico de Pareto).
2. Desenvolva o plano de ação 5W2H.

 


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