Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured


19 de fev. de 2024

MAPA - CCONT - PERÍCIA, ARBITRAGEM E ATUÁRIA - 512024

MAPA - CCONT - PERÍCIA, ARBITRAGEM E ATUÁRIA - 512024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis!

​​Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Perícia, Arbitragem e Atuária.
Para isso, a atividade proposta corresponde ao M.A.P.A (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso na realização de um trabalho de Perícia. Vamos lá?!

Você já viu em alguma série como é realizado o trabalho do Perito? Muito provavelmente deve ter acompanhado em alguma série policial, não é mesmo? E sempre quando ele aparece é para auxiliar a desvendar algum mistério.
Essa profissão não existe apenas na área criminal, mas em diversas outras áreas. Seu papel é investigar e trazer à luz fatos desconhecidos, obscuros, por meio de uma opinião não pessoal, mas técnica de um alto conhecedor de determinado assunto.
Trazendo esse contexto para o meio contábil, quando teremos então a realização de uma Perícia Contábil? Ah, lembra qual é o objeto da Contabilidade? – o patrimônio! Pois bem: toda vez que o trabalho do perito envolver o patrimônioserá uma perícia contábil.

Talvez você pense que a Perícia acontece apenas nos espaços jurídicos, mas elas podem acontecer também fora dessa esfera. Nesse sentido, e considerando o termo Perícia de forma ampla e segundo sua definição no dicionário Aurélio- “Avaliação minuciosa e, geralmente feita por especialista(s)”, te convido a pensar em situações onde você observa esse tipo de análise sendo realizada.
Observe que além de todo estudo e empenho o perito necessita ainda da vivência na área a que se dispõe trabalhar, de prática e expertise, unindo assim teoria e prática.

Agora que já falamos sobre os aspectos gerais, chegou a hora de praticar! ​

ATIVIDADE PROPOSTA

CASO: A empresa XYZ
, industrial e optante pelo Simples Nacional, fabrica e vende diretamente à consumidores finais, máquinas e equipamentos agrícolas classificados na NCM 8436.80.00.
Como o mercado tem se mostrado promissor, o sócio da empresa contratou uma consultoria para que demonstrasse formas legais de reduções de tributos; porém, durante a análise das apurações, a consultoria teve dúvida em relação à tributação do PIS e COFINS calculado (e recolhido) à partir do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Como a necessidade seria de precisão sobre os cálculos realizados, a consultoria orientou à empresa que contratasse um perito tributário extrajudicial, solicitando que satisfizesse os seguintes quesitos:
1. Há legislação especifica para tributação de produtos classificados na NCM 8436.80.00 - máquinas e equipamentos agrícolas? Caso positivo, apresentar base legal identificando a forma como são tributadas: alíquotas e base de cálculo.
2. Apresentar o cálculo mensal do DAS pautado na legislação aplicável entendida pelo perito.
3. Demonstrar possíveis diferenças entre os valores recolhidos e os calculados pelo perito, e, caso seja necessário complementar algum tributo, apresentar seus valores.

Elaborado pela professora, (2024).

A empresa apresentou ao Perito sua receita, alíquota e DAS recolhido no período, conforme demonstrado na tabela:

Mês

Receita 2022

Receita 2023

RBT12 2023

Alíq. Nominal

PD

Aliq. Efetiva

DAS 2023

Janeiro

   165.385,40

    167.370,02

 3.006.132,88

14,70%

85.500,00

11,86%

 19.843,08

Fevereiro

   142.305,98

    144.013,65

 3.008.117,50

14,70%

85.500,00

11,86%

 17.076,69

Março

   405.280,98

    410.144,35

 3.009.825,18

14,70%

85.500,00

11,86%

 48.640,26

Abril

   252.237,23

    255.264,07

 3.014.688,55

14,70%

85.500,00

11,86%

 30.284,24

Maio

   447.548,28

    452.918,86

 3.017.715,39

14,70%

85.500,00

11,87%

 53.746,66

Junho

   301.060,46

    304.673,19

 3.023.085,97

14,70%

85.500,00

11,87%

 36.170,08

Julho

   193.547,88

    195.870,45

 3.026.698,70

14,70%

85.500,00

11,88%

 23.259,89

Agosto

   129.851,13

    131.409,34

 3.029.021,27

14,70%

85.500,00

11,88%

 15.607,89

Setembro

   334.577,25

    338.592,18

 3.030.579,49

14,70%

85.500,00

11,88%

 40.220,54

Outubro

   321.657,73

    325.517,62

 3.034.594,41

14,70%

85.500,00

11,88%

 38.679,60

Novembro

   128.663,09

    130.207,05

 3.038.454,31

14,70%

85.500,00

11,89%

 15.476,50

Dezembro

   184.017,49

    186.225,70

 3.039.998,26

14,70%

85.500,00

11,89%

 22.137,58


Elaborado pela professora, (2024).​

Referenciais legais para apoio na solução dos quesitos: 

Alíquotas: art. 1° da Lei 10.485/2002 e Lei 123/2006 Anexo II; art. 18 §4°-a, inciso I. (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10485.htm)  (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm)

Redução da base de cálculo: Lei 10.485/2002, art. 1° §2° “II”, e IN 2.121, art. 422 “II”. (https://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=127905)

DARF - As empresas optantes pelo Simples Nacional recolherão o PIS e a COFINS em DARF, nos códigos 8109 e 2172, respectivamente (Lei nº 10.833/2003, artigo 10, inciso III). 

(https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.833.htm)

Alíquotas e partilha do Simples Nacional – Industria (Lei 123/2006) (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm )

 

Receita Bruta em 12 Meses (em R$)

Alíquota

Valor a Deduzir (em R$)

1a Faixa

Até 180.000,00

4,50%

-

2a Faixa

De 180.000,01 a 360.000,00

7,80%

5.940,00

3a Faixa

De 360.000,01 a 720.000,00

10,00%

13.860,00

4a Faixa

De 720.000,01 a 1.800.000,00

11,20%

22.500,00

5a Faixa

De 1.800.000,01 a 3.600.000,00

14,70%

85.500,00

6a Faixa

De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

30,00%

720.000,00

Elaborado pela professora, (2024).​
 

Faixas

Percentual de Repartição dos Tributos

 

IRPJ

CSLL

Cofins

PIS/Pasep

CPP

IPI

ICMS

1a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

2a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

3a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

4a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

5a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

6a Faixa

8,50%

7,50%

20,96%

4,54%

23,50%

35,00%

-

 

Elaborado pela professora, (2024).

​Diante das informações apresentadas, PEDE-SE:
1) Elaboração do laudo pericial.

Obs.: Utilize o formulário padrão.
 

IMPORTANTE
- Faça o download do arquivo “Formulário padrão MAPA - PAA.”, disponível no Material da Disciplina;
Assista ao vídeo explicativo da atividade: https://youtu.be/hj4Szorz9qI
Assista ao vídeo do Estudo de Caso: https://youtu.be/ofUTcT5Y3X8
- Siga as orientações expressas neste enunciado e no formulário de preenchimento da atividade;
- Responda aos campos solicitados no arquivo e após o preenchimento do formulário, salve o arquivo no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”;
ATENÇÃO: Ao anexar, certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após a finalização, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 


ATIVIDADE 1 - CCONT - PERÍCIA, ARBITRAGEM E ATUÁRIA - 512024

ATIVIDADE 1 - CCONT - PERÍCIA, ARBITRAGEM E ATUÁRIA - 512024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis!
A atividade proposta corresponde a Atividade de Estudo 01 (AE1) da disciplina de Perícia, Arbitragem e Atuária.

CASO:
 ​Um determinado perito contábil, especialista em pericias trabalhistas e com vasta experiencia no assunto, recebeu as cargas de uma pericia judicial em que o ex trabalhador questiona o recebimento de horas extraordinárias. Ao realizar a analise do processo, o perito considerou que o advogado do réu utilizou termos grosseiros, inapropriados e até injuriosos contra a perícia realizada.

Elaborado pela professora, (2024).

PEDE-SEDiante dos termos utilizados pelo advogado, com base na NBC TP 01 (disponível em: https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/02/NBC_TP_01.pdf), mencione qual procedimento pode ser adotado por parte do perito.


MAPA - CCONT - ESTRUTURAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 512024

MAPA - CCONT - ESTRUTURAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 512024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

·          

Olá, acadêmico(a)! O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso em relação à estrutura de uma das demonstrações contábeis.

Qual a importância da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) para as empresas? Como é a sua estrutura? Você já verificou como é a DRE de uma organização? Conseguiu identificar quais são as receitas e despesas incorporadas nela?

O profissional da contabilidade deve seguir, sempre, as normas e procedimentos contábeis para a elaboração de qualquer uma das demonstrações financeiras..

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é a apresentação, em forma resumida, das receitas e despesas decorrentes das operações realizadas pela empresa durante o exercício social, com o objetivo de demonstrar a formação do resultado líquido do período.


Atividade Proposta:
A empresa Lótus Indústria e Comércio de Móveis Ltda., iniciou suas atividades em 02/01/2023 no ramo de Fabricação de Móveis de Madeira. A organização trabalhou o ano de 2023 e agora o contador da empresa precisa apurar o resultado contábil anual. Porém, para apuração do resultado do exercício anual de 2023, você, acadêmico(a), deverá elaborar a estrutura da DRE detalhando todas as receitas, custos e despesas conforme as contas contábeis de resultado do Balancete de Verificação. Para esta atividade, não é necessário realizar o LALUR (Livro de apuração do Lucro Real), ou seja, o saldo encontrado na conta “Resultado antes dos tributos sobre o lucro”, será a base de cálculo para o IRPJ e a CSLL.

Considerar as seguintes alíquotas:
- IRPJ – 15% 
- CSLL – 9% 

Balancete de Verificação com as contas de resultado do ano corrente:



 

IMPORTANTE:
Para realizar essa atividade você deverá:
- Assistir o vídeo explicativo, disponível no campo "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS";
- Baixar o arquivo “Formulário MAPA – EDC” disponível no Material da Disciplina e fazer o preenchimento;
- É necessário salvar o arquivo com as respostas das questões e enviar no campo da atividade "MAPA" no ambiente da disciplina.
ATENÇÃO: O arquivo é enviado apenas uma vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado e que você está enviando o arquivo correto.

ATIVIDADE 1 - CCONT - ESTRUTURAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 512024

ATIVIDADE 1 - CCONT - ESTRUTURAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - 512024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Estruturas das Demonstrações Contábeis

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) é um relatório que tem como objetivo evidenciar as modificações ocorridas no “Caixa” de uma organização de acordo com as operações da entidade em função do exercício social. [...] Neste contexto, a DFC resume os fatos administrativos acerca do fluxo de dinheiro que ocorre em virtude das operações de um determinado período nas empresas, em que são registrados por meio da escrituração contábil na conta Caixa, Banco conta Movimento, entre outras.
 
SANTOS, Tatiane Garcia da Silva. Estrutura das Demonstrações Contábeis. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
 
Com base no trecho acima, é possível compreender o sentido da DFC – Demonstração dos Fluxos de Caixa, para as organizações. Desse modo, discorra (em até 15 linhas) sobre os três grupos de atividades que compõem a DFC em conformidade com a NBC TG 03 (R3).
 
ATENÇÃO: para responder a Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo.


MAPA - CCONT - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 512024

MAPA - CCONT - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 512024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante de Ciências Contábeis! Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Administração Financeira e Orçamentária! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio.
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação-problema e REALIZAR a atividade.
Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada.
 
PRIMEIRA ETAPA: LEITURA do texto de apoio
O que é um estudo de viabilidade financeira?
É a análise de um conjunto de indicadores, informações e estimativas cujo resultado indica se uma ideia é capaz de se manter de pé financeiramente e quanto tempo é necessário para isso acontecer. Seja um negócio, um produto ou serviço, aponta se o projeto é ou não viável.
Em outras palavras, o estudo de viabilidade financeira responde se o esforço e o investimento necessários para desenvolver determinada ideia são compatíveis com o retorno financeiro que ela trará.
Também chamado de modelagem financeira, trata-se de uma combinação de análises sobre projeção de receitas, custos e despesas, para encontrar indicadores como a Taxa Interna de Retorno (TIR). Além disso, ainda é preciso estudar o potencial de público-alvo e fazer análises de mercado. Tudo isso resulta em uma análise completa que garante mais segurança à companhia e a investidores que apostam naquela iniciativa visando entender se ela vale a pena ou não.

Fonte: https://www.playstudio.io/blog/estudo-de-viabilidade-financeira#:~:text=Seja%20um%20neg%C3%B3cio%2C%20um%20produto,retorno%20financeiro%20que%20ela%20trar%C3%A1. Acesso em: 3 jan. 2024.

 
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE e RESOLUÇÃO da situação-problema
A Climabon é uma empresa situada no interior do Paraná e está há mais de 25 anos no mercado, trazendo soluções completas em sistemas de climatização de ambientes e em refrigeração comercial. A empresa atua com uma vasta gama de produtos como ar condicionado, produtos de refrigeração comercial, ventilação, eletroportáteis, ferramentas e manutenção. Contudo, a empresa resolveu expandir seu portfólio para entregar solução completa em energia solar.
Diante disso, a Climabon construiu um Plano de Negócios e reuniu informações para projetar o fluxo de caixa desse novo projeto e analisar a sua viabilidade econômico-financeira:

1. Para implantar esse projeto, a empresa necessitará de um investimento inicial de R$ 400.000,00 (projeto mais capital de giro). O custo de captação desse valor será de 14% ao ano, ou seja, essa é a taxa de desconto do projeto.
2. A Climabon projetou que no primeiro ano as vendas serão no valor de R$ 520.000,00, e nos anos seguintes as vendas crescerão 15% em relação ao ano anterior. As vendas serão feitas à vista, por meio de financiamento ou consórcio, logo a empresa receberá o valor dentro do próprio ano, não havendo saldos a serem recebidos nos anos seguintes.
3. A empresa pagará uma alíquota de imposto de 12% sobre as vendas, sendo o pagamento realizado dentro do mesmo ano das vendas. Além disso, o custo do kit de energia solar (peças do sistema fotovoltaico) representa 20% do valor da venda e a instalação do projeto representa 10% do valor da venda. Ambos os custos são pagos dentro do ano de realização das vendas, não havendo saldos a serem quitados nos anos seguintes.
4. As Despesas fixas (salários e encargos, marketing, aluguel, água, energia, entre outras) serão de R$ 220.000,00 no primeiro ano e terão um reajuste de 6% (projeção da inflação) nos anos seguintes, sempre em relação ao ano anterior. O pagamento é feito dentro do ano e não sobrará saldo a ser quitado no ano seguinte.

Com base na situação hipotética e nas informações apresentada, responda:
 
a) Construa o fluxo de caixa projetado da Climabon para os próximos 5 anos.
b) A partir do fluxo de caixa projetado, calcule o Payback (em anos, meses e dias), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor presente Líquido (VPL) do projeto.
c) A partir do cálculo da Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor presente Líquido (VPL), explique se o projeto da Climabon possui viabilidade financeira.

​ATENÇÃO: obrigatório apresentar os cálculos (de forma manual, via fórmula) ou o passo a passo utilizado na calculadora hp12c.
 
TERCEIRA ETAPA: ENVIO da atividade

Instruções:
1. Acesse o vídeo explicativo do MAPA, para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso se dá pelo item "AULAS AO VIVO/ VÍDEOS EXPLICATIVOS".
2. Baixe o arquivo "Formulário MAPA - ADM FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA", disponível no MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha os campos solicitados, respondendo às questões elencadas.
3. Antes de enviar sua atividade, faça uma revisão de seus cálculos e certifique-se de que respondeu a todos os comandos solicitados.
​4. Após revisar, salve o arquivo preenchido em seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente, em “Finalizar o questionário”.
5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação de forma satisfatória. 
9. Atente-se ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

 


Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares