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19 de jul. de 2022

MAPA - ESOFT - GERENCIAMENTO DE SOFTWARE - 53/2022

 

MAPA - ESOFT - GERENCIAMENTO DE SOFTWARE - 53/2022

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QUESTÃO 1

 

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!

 

​Jorge é recém-formado em um curso de tecnologia e está montando sua própria empresa e como carro chefe pretende desenvolver um software que auxilie na organização de Salões de Beleza.

Sabendo que o tempo é muito importante para colocar o sistema no ar e começar a captar clientes, Jorge contratou Marina (uma colega de faculdade que sempre se destacou na área de gerenciamento e desenvolvimento de software) para que faça toda a gerência da equipe que esta sendo contratada.

Inicialmente Marina e Jorge visitaram vários Salões de pessoas conhecidas e descobriram alguns pontos que devem ser abordados dentro da aplicação, entre os mais requisitados são:

- Que os clientes mais fiéis tenham liberdade de ver a agenda via celular e possam escolher os melhores horários e quem irá fazer o atendimento;

- Criação de algum tipo de programa de fidelidade;

- Possibilidade de o cliente cancelar a agenda com alguma antecedência;

- Controle financeiro sobre os serviços como forma de beneficiar os funcionários mais requisitados pelos clientes;

- Alguns salões possuem uma área de venda com produtos de beleza e acessórios diversos.
- Existência de algum tipo de controle de estoque (entrada/saída) sobre os itens utilizados internamente, algo semelhante a um almoxarifado e assim evitar gastos exagerados de produtos;
 
Com base nas informações acima pede-se o desenvolvimento de um planejamento das atividades para que a sua execução ocorra da forma mais harmoniosa possível:
 
Dessa forma informe:

a) Qual a metodologia de gerenciamento Marina e sua equipe devem utilizar? Justifique sua resposta efetuando um comparativo com outras metodologias.
b) Elenque 3 grandes problemas que podem ser vistas dentro da situação que necessitam de atenção especial da equipe. Para cada problema descreva como seriam as possíveis soluções/funcionalidades de software que a equipe de Marina possa apresentar a Jorge.

Justifique suas respostas.

c) Considerando as respostas destacadas na questão anterior, desenvolva um cronograma onde cada funcionalidade deverá ser trabalhada, considerando prazo de análise/levantamento de requisitos, desenvolvimento e testes.


Para melhor organização, utilize um planejamento semelhante ao que se tem abaixo:

 

Funcionalidade

Sprint

Atividade

Tempo

Data Início

Data Fim

(nome da funcionalidade)

1

 

 

 

 

 

 

Análise/Levantamento de requisitos

X horas

(Data de início)

(Data de Fim)

 

 

Desenvolvimento

X horas

(Data de início)

(Data de Fim)

 

 

Testes

X horas

(Data de início)

(Data de Fim)

 
IMPORTANTE:
- Por questão de organização e melhor entendimento utilizar sprints de no máximo duas semanas (80 horas), assim uma funcionalidade pode ser trabalhada em mais de um sprint;
- Por questão de organização e melhor entendimento, considere uma equipe de 4 pessoas onde todas podem realizar todas as atividades.


​* Dicas para realizar a atividade:

1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e

2. Assista às aulas conceituais da disciplina.​ 



ATENÇÃO:
- A entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc ou .pdf.

- Utilize o template de entrega da atividade avaliativa disponível no material da disciplina.

- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe.

- Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista. 


​​Orientações:
• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.


Boa atividade!


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MAPA - ESOFT - PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E TESTE DE SOFTWARE - 53/2022

 

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Caro estudante,

Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano.
Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina de Projeto, Implementação e Teste de Software pode contribuir para sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.
Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!


A Importância do Teste de Software


Iniciamos a atividade com um questionamento: qual a importância de entregarmos um produto com qualidade para os nossos clientes? 

O objetivo de qualquer empresa de software é produzir software com qualidade, nos prazos estabelecidos e que obtenha a satisfação do cliente. Para isso, devemos produzir o software o conforme os requisitos que foram levantados e implementá-los nos prazos estabelecidos com um nível de defeitos aceitável para a satisfação do cliente. Sem os testes, não se consegue garantir que o software irá se comportar conforme o esperado ou conforme as solicitações do cliente, e isso quanto maior o nível de complexidade do software, mais testes e técnicas de testes se tornam necessários para a obtenção  sua qualidade. 

Com base nos conceitos de Testes de Software e na na importância de entregarmos um produto com qualidade para os nossos clientes, te convido a analisar a tela Cadastro de Cliente e descrever um Roteiro de Testes para cenários positivos e negativos.

Para sua entrega, acompanhe as orientações a seguir.

Orientações para realizar a atividade Mapa.

1. Faça  um Roteiro de Testes para cenários positivos e negativos da tela de Cadastro de Cliente abaixo.
2. O Roteiro de Testes deve conter:

- Validação dos campos (cada campo da tela) incluindo o tipos de dados
- Validação para os botões: Incluir, Editar, Excluir, Confirmar, Cancelar e Fechar.

Como entregar a sua atividade: 

1. Para o desenvolvimento da atividade deverá ser utilizado o template no EXCEL que se encontra no Material Extra da disciplina.

2. O uso do template é obrigatório para entrega da atividade.

3. Envie a sua atividade em .XML ou PDF.


Orientações: 
• Esta é uma atividade que envolve solução criativa, portanto, evite compartilhar sua atividade com colegas para evitar cópias Plágios indevidas. Ao ser comprovadas respostas idênticas estas serão e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero. 

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação. 

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade

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MAPA - ESOFT - PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - 53/2022

 

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Caro estudante,


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Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.


​Neste MAPA você é convidado a praticar alguns conceitos de orientação a objetos. Para isso, analise o estudo de caso abaixo.


​Você foi designado para criar um sistema que irá controlar as contas de uma cooperativa de crédito. A cooperativa conta com dois tipos de conta, a Conta Corrente e a Conta Poupança, as duas contas possuem informações de número da agencia, número da conta, saldo e um cliente vinculado, entretanto para conta corrente tem também o limite do cheque especial disponível, já para poupança há a taxa de juros sobre valor depositado.


Para os clientes, a cooperativa armazena, nome, cpf, data de nascimento, endereço, telefone e senha.
O sistema deve permitir que o cliente consiga alterar a senha.
Para conta ainda é possível depositar, sacar e transferir, em particular para poupança ainda há uma funcionalidade que é calcular juros sobre valor depositado.

A programação orientada a objetos estrutura um programa, dividindo-o em vários objetos de alto nível. Cada objeto modela algum aspecto do problema que se está tentando resolver. Sabendo disso faça um levantamento dos objetos e seus respectivos atributos e métodos sobre o sistema em que a cooperativa de crédito precisa criar, não é necessário programar, apenas descrever as classes, atributos e métodos.

Requisitos: Crie os modelos utilizando os conceitos de herança e polimorfismo.


* Como entregar a atividade:

O arquivo gerado na atividade deverá ser produzido no TEMPLATE em qualquer editor de texto e pode ser entregue com a extensão (.doc), (.docx) ou (.pdf) e anexado no ambiente da Atividade (no STUDEO).


​ATENÇÃO:
Revise sua atividade e seu arquivo antes do envio.

Certifique-se de que é o arquivo correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade, etc. 

Após o envio não serão permitidas alterações.


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MAPA - ESOFT - ESTATÍSTICA - 53/2022

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QUESTÃO 1

 

Constantemente, as organizações questionam se os resultados por elas desejados estão sendo alcançados. Essa questão pode ser expressa de várias maneiras: se os objetivos estão sendo atingidos, se os clientes estão satisfeitos, se está havendo retorno do investimento, se o desempenho alcançado é suficiente para o crescimento requerido para a sobrevivência e a competitividade necessários, entre outras. Para a maioria das organizações, responder a essas questões de forma objetiva e precisa não é uma tarefa trivial, pois nem sempre seus processos são gerenciados e, com isso, seu desempenho real não é conhecido. 

A utilização de gráficos de controle e métodos estatísticos provê uma visão quantitativa do comportamento de seus processos. Metaforicamente, os gráficos de controle estão para os profissionais da área gerencial e da área de tecnologia, assim como um medidor de temperatura está para um profissional que cuida do processo de transformação da matéria-prima em aço e que precisa realizar determinadas ações, de acordo com a temperatura atingida pelos materiais ao longo do processo. Ou seja, os gráficos de controle guiam as tomadas de decisões fornecendo o conhecimento necessário sobre o comportamento dos processos. Segundo princípios do controle estatístico de processos, a gerência de processos permite estabilizar e manter estáveis os níveis de variação do comportamento dos processos, possibilitando que resultados futuros sejam previstos, colaborando assim, para um melhor alinhamento entre os objetivos e expectativas organizacionais e o desempenho dos processos. 


Adaptado de: UTILIZAÇÃO do controle estatístico de processos na melhoria de processos de software. [S.l]: DEVMEDIA, 2012. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-12-utilizacao-do-controle-estatistico-de-processos-na-melhoria-de-processos-de-software/12564. Acesso em: maio. 2022. 


Convencido sobre a importância do tratamento de dados por meio da estatística, Matheus, um profissional da área de tecnologia de informação de uma empresa, precisa fazer uma análise sobre os dados, a seguir, que refere-se à produção diária, em toneladas, de uma empresa que atua no ramo de processamento de cana de açúcar. 



Com as informações anteriores, Matheus precisa fazer o tratamento dos dados. Com isso, para essa atividade MAPA, você deverá responder às seguintes situações:

a) Uma primeira situação a ser realizada pelo Matheus é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a distribuição de frequência contínua construída pelo Matheus. (Atenção, no cálculo do número de classes e no cálculo da amplitude das classes, arredonde o valor obtido para cima). 

b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante interpretar os dados. Assim Matheus realiza a interpretação dos seguintes dados.
- A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
- A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
- A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.

Qual a correta interpretação realizada pelo Matheus para as perguntas anteriores?

c) Com os dados tabelados, Matheus faz uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, faz o cálculo da média, mediana e da moda. Apresente, aqui, os cálculos, assim como a interpretação que Matheus vai obter ao realizar tais medidas. (Atenção, faça os cálculos das medidas de posição a partir da distribuição de frequência construída na letra a, NÃO calcule as medidas de posição usando os dados brutos inicial do enunciado e lembre-se de apresentar os cálculos do item c). 

Observação: a entrega de sua atividade deve ser feita exclusivamente por meio de UM único arquivo nos formatos .doc, .pdf. Utilize o template de entrega da atividade MAPA, caso desejar, disponível no material da disciplina.

Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas da atividade e não esqueceu nenhum detalhe. Após o envio não são permitidas alterações. Por favor, não insista.

• Plágios e cópias indevidas serão penalizadas com nota zero.

• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.

• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade!

 


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Caro estudante,

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Nesta atividade, você é convidado a verificar como a disciplina de Engenharia de Software pode contribuir para sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação.


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Iniciamos a atividade com um questionamento: enquanto futuros profissionais na área de Engenharia de Software é imprescindível pensar em todo tipo de usuário que fará uso de um sistema. Como uma pessoa com deficiência visual acessará um sistema se não houver cuidados com acessibilidade?


Tendo esse público como referência, você é convidado a olhar para um sistema muito popularizado – Netfix – para propor alguma melhoria nos requisitos do sistema.

Tenha seus conteúdos em mãos e vamos lá!


 
Descrição do contexto

Um dos streams de vídeos mais conhecidos é o Netflix.
Este stream revolucionou a forma que assistimos TVs por conta que, agora, podemos acompanhar as programações no nosso tempo e não precisamos mais nos programar para assistir a um filme ou um programa em específico.


Considerando o contexto de nossa disciplina, podemos lembrar que a Netflix é uma solução tecnológica e possui requisitos funcionais.

A tabela a seguir apresenta uma parte destes requisitos:

R01

O sistema deve permitir o cadastrar novos usuários

R02

O sistema deve permitir efetuar login

R03

O sistema deve permitir realizar o controle parental

R04

O sistema deve permitir realizar o logoff

R05

O sistema deve permitir alterar dados de conta

R06

O sistema deve permitir cancelar assinatura

R07

O sistema deve permitir gerenciar perfis

R08

O sistema deve permitir criar perfis de usuários

R10

O sistema deve permitir enviar informações sobre a conta via e-mail

R11

O sistema deve possuir centro de ajuda

R12

O sistema deve possuir perfil direcionado ao público infantil

R13

O sistema deve permitir pagamento com cartões de crédito/débito

R14

O sistema deve permitir efetuar Pagamento com débito em conta

R15

O sistema deve permitir efetuar Pagamento com cartão pré-pago

R16

O sistema deve permitir alterar método de pagamento

R17

O sistema deve permitir reproduzir vídeos no browser

R18

O sistema deve permitir selecionar idioma de áudio

R19

O sistema deve permitir selecionar idioma de legenda

R20

O sistema deve permitir alterar momento do streaming a legenda

R21

O sistema deve permitir alterar no momento do streaming o áudio

R22

O sistema deve permitir selecionar títulos para reprodução

R23

O sistema deve permitir pular abertura do streaming

R24

O sistema deve permitir reproduzir em segundo plano

R25

O sistema deve permitir alterar qualidade de streaming

R26

O sistema deve permitir habilitar modo fullscreen

R27

O sistema deve permitir possuir legendas com descrição para pessoas com limitações auditivas

R28

O sistema deve permitir efetuar seleção automática da qualidade de streaming baseado na rede

R29

O sistema deve permitir retomar streaming no momento em que encerrou a transmissão anterior

R30

O sistema deve permitir listar Títulos

R31

O sistema deve permitir agrupar títulos em categorias

R32

O sistema deve permitir criar lista de reprodução

R33

O sistema deve permitir exibir thumbnail

R34

O sistema deve permitir exibir sinopse do título

R36

O sistema deve permitir mostrar títulos parcialmente assistidos

R37

O sistema deve permitir pesquisar título

R38

O sistema deve permitir avaliar título

R39

O sistema deve permitir sugerir títulos para o usuário

R40

O sistema deve permitir exibir Sinopse do vídeo

 
Conforme você pode perceber, a lista é grande e pode variar de projeto a projeto!

Para nosso caso do Netflix, a atividade MAPA requer que você melhore a experiência de usuários com deficiência visual por meio da definição de requisitos que podem melhorar o sistema para este público.

 
Para sua entrega, acompanhe as orientações a seguir.

 
Orientações para realizar a atividade

1. Faça uma releitura da Netflix com base nos requisitos funcionais apresentados.

 

2. Crie 5 funcionalidades para atender a necessidade de acessibilidade para deficientes visuais poderem saber:

    - Qual o título da obra?

    - Qual a sinopse?

    - Qual o início da reprodução ?


3. Liste as funcionalidades. 

Para que a sua versão da Netflix possa facilitar e atender deficientes visuais da melhor forma possível, desconsidere limites de tecnologias assim a sua criatividade pode ser ampliada.


Dicas:
- Você pode consultar pessoas de seu círculo próximo que tenham deficiência visual para verificar como eles interagem com aplicações similares.

- Assista  depoimentos e/ou documentários sobre acessibilidade disponíveis sobre algumas aplicações e soluções simples que funcionam.

- Use sua criatividade!
Como entregar a sua atividade:

-  Utilize o template para atividade MAPA que consta no Studeo.

-  Cole sua resolução para a atividade neste template.

 - Envie a sua atividade em .DOC ou PDF usando qualquer editor de textos.

 
Orientações:
• Esta é uma atividade que envolve solução criativa, portanto, evite compartilhar sua atividade com colegas para evitar cópias indevidas. Ao ser comprovadas respostas idênticas estas serão penalizadas com nota zero.
• Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, pois a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
• Atenção ao prazo de entrega da atividade. Sugerimos que envie sua atividade antes do prazo final para evitar transtornos e lentidão nos servidores. Evite envio de atividade em cima do prazo.

Boa atividade


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