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21 de fev. de 2022

MAPA - GFIN - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Olá acadêmico(a) de Gestão Financeira!!! 

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na disciplina Administração Financeira e Orçamentária! 

Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber: 

Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio; 

Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema e REALIZAR a atividade; 

Terceira etapa: ENVIAR a atividade solicitada. 

PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio 

Projetos e Investimentos: demonstrações financeiras projetadas A análise de projetos envolve um conjunto amplo de informações e dados que, combinados, formarão um abrangente dossiê que apresentará as premissas dos resultados e um parecer final quanto a decisão de investir ou não no projeto. 

Contudo, boa parte dos envolvidos no desenvolvimento desse estudo, incluindo os que têm o poder final sobre a decisão de investimento, já conhece tais premissas e ambiente de negócios onde o projeto será realizado. Eles precisam de informações mais concisas e objetivas para subsidiar suas decisões. 

Para isso, nada melhor do que usar indicadores! 

Para que tais indicadores possam ser calculados e apresentados, é preciso que as demonstrações financeiras, que serão fruto do projeto, estejam consistentemente construídas e expressem a essência dos resultados esperados associados ao projeto. 

Os elementos que servirão de base para a construção das demonstrações projetadas são as variáveis que sustentam o projeto, tais como, vendas, preços, custos, despesas, tributos e investimentos de capital fixo e de giro, por exemplo, conforme a natureza do projeto. Disponível em: < https://consultoriabr2.com.br/blog/projetos-e-investimentos-8-demonstracoesfinanceiras-projetadas/> Acessado em 3 jan. 2022. 

SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema 

A Ajuara Moda Casa é uma empresa fundada em 1998 que comercializa produtos de cama mesa e banho, além de produtos para decoração. A empresa está consolidada em sua região e busca expandir para uma pequena cidade que se localiza a 350 km de distância. Para realizar a ampliação a Ajuara decidiu analisar a viabilidade financeira dessa sua inciativa. Para isso, a empresa realizou um grande planejamento e iniciou a construção do orçamento empresarial. Nesse momento, a Ajuara reuniu informações para construir o Fluxo de caixa projetado da filial e calcular alguns indicadores de viabilidade. Sendo assim, analise as informações levantadas: 

1. Para iniciar o funcionamento da filial a Ajuara Moda Casa necessitará de um investimento inicial de R$ 270.000,00 (projeto mais capital de giro). O custo de capitação desse valor será de 14% ao ano, ou seja, essa é a taxa de desconto do projeto. 

2. No primeiro ano a empresa venderá o valor de R$ 360.000,00 e nos anos seguintes as vendas crescerão 10% em relação ao ano anterior. 

3. Do valor total vendido no ano, 20% só serão recebidos no ano seguinte devido a política de crédito da empresa. 

4. A empresa se enquadra no regime de tributação Simples Nacional e paga uma alíquota de 9,5% sobre o valor das vendas. O pagamento do imposto é realizado dentro do ano em que ele foi gerado. 

5. O Custo da Mercadoria Vendida representa 45% do valor total das vendas do ano, sendo pago dentro do próprio ano, ou seja, não sobrará saldo a pagar nos anos seguintes. 

6. As Despesas fixas (salários e encargos, marketing, aluguel, água, energia, entre outras) serão R$ 70.000,00 no primeiro ano e terão um reajuste de 6% (projeção da inflação) em relação ao ano anterior. O pagamento é feito dentro do ano e não sobrará saldo a ser quitado no ano seguinte. 

Elaborado pelo professor, 2022. 

Com base na situação hipotética e nas informações apresentada, responda: 

a) Construa o fluxo de caixa projetado da filial para os próximos 5 anos. 

b) A partir do fluxo de caixa projetado calcule a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor presente Líquido (VPL) do projeto. 

c) A partir do cálculo da Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor presente Líquido (VPL) explique se o projeto possui viabilidade financeira. 

TERCEIRA ETAPA: AÇÃO - 

Envio da atividade Para realizar essa atividade você deverá baixar o arquivo “Formulário Padrão Mapa” disponível no Material da Disciplina e fazer o preenchimento. É necessário salvar o arquivo em seu computador e enviar no campo “selecionar arquivo”, no ícone do MAPA. O arquivo é enviado apenas uma vez, portanto, certifique-se de que ele está finalizado e que você está enviando o arquivo correto. Qualquer dúvida entre em contato com o seu Professor Mediador. Agora é com você. Bom estudo!

ATIVIDADE 1 - GFIN - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Olá, acadêmico de Gestão Financeira! Esta atividade corresponde à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Administração Financeira e Orçamentária. A Tag Along Fashion é uma grande varejista de moda que atua no Estado do Paraná. A empresa foi fundada em 1991 na cidade de Maringá e, atualmente, possui lojas em 14 cidades, além de contar com um time de 280 colaboradores. Com o encerramento do ano de 2021, a empresa fechou as demonstrações contábeis, e o Gerente Financeiro deseja calcular alguns indicadores de gestão de recursos. Para isso, foram solicitadas informações para o departamento de contabilidade, que encaminhou um arquivo contendo algumas contas contábeis e seus valores por trimestre:

Período 1º Trim 2º Trim 3º Trim 4º Trim 

Estoques 1.247.414 1.148.162 1.246.374 1.124.506 

Duplicatas a Receber 2.703.346 2.896.784 2.891.747 3.825.961 

Empréstimos e Financiamentos957.726 748.594 508.147 709.022 

Imobilizado 1.955.428 1.976.762 2.109.143 2.173.710 

Fornecedores a Pagar 576.486 1.046.850 883.734 983.400 

Vendas Brutas – (dev + abat) 1.892.117 2.292.004 2.225.755 3.178.561 

Custo das Vendas (744.031) (885.492) (889.197) (1.211.801) 

Compras Brutas – (dev + abat) (446.419) (531.295) (533.518) (727.081) 

Despesa Operacional (944.831) (1.085.939)(1.085.226)(1.220.314) 

Imposto de Renda e CSSL (46.776) (89.547) (62.674) (206.784) 

Lucro Líquido 155.979 230.737 186.732 512.754  

Com essas informações, o Gerente Financeiro deseja calcular o Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo de Caixa (CC) da Tag Along Fashion e comparar com os mesmos indicadores do ano de 2020 (ano anterior). O Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo de Caixa (CC) de 2020 foram, respectivamente, 320 dias e 152 dias. Elaborado pelo professor, 2022. Pede-se: Com base na situação hipotética, calcule o Ciclo Operacional (CO) e o Ciclo de Caixa (CC) para o ano de 2021 e faça um breve relatório explicando o conceito desses indicadores e se eles melhoraram ou pioraram em relação ao ano de 2020. Informação Importante: - NÃO será corrigido atividade que apresente apenas a resposta final (é preciso apresentar o passo a passo do cálculo); - ATENÇÃO: para responder à Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta a seguir.

ATIVIDADE 1 - GFIN - FLUXO DE CAIXA E ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO - 51/2022

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Olá Acadêmico(a) de Gestão Financeira!!!!

 

 

Para uma boa gestão empresarial é fundamental que os resultados apurados pelos negócios sejam cuidadosamente acompanhados para que se possam tomar ações visando garantir que as expectativas dos investidores sejam satisfeitas.

 

No entanto, é comum encontrar planejamentos orçamentários que projetam apenas a Demonstração do

Resultado do Exercício Orçada, que é muito importante, mas o deve ser analisada isoladamente.

 

Além deste relatório é fundamental que a atuação da empresa seja analisada também sobre a perspectiva do fluxo de caixa

 

Desta forma, o fluxo de caixa orçado será a consequência das movimentações projetadas em cada uma das fases do orçamento empresarial, considerando alguns incrementos de finalização do planejamento.

 

Disponível em: <https://orcamentoempresarial.com/2018/09/10/como-projetar-o-fluxo-de-caixa-orcado- de-uma-empresa/>. Acesso em: 23/01/22.

 

PEDE-SE: Diante do contexto apresentado discorra sobre a importância de uma empresa realizar o orçamento de fluxo de caixa.

 

 

ATENÇÃO: Para responder Atividade de Estudo 1, orientamos que digite a sua resposta primeiramente em um arquivo WORD em seu computador (pois caso digite direto na caixa de texto, no ambiente Studeo, pode acontecer de expirar o tempo e perder sua resposta), depois disso, copie sua resposta e cole na caixa de resposta abaixo.


MAPA - ESOFT - TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE I - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. 

Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade discursiva, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. 

Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho!


Construindo uma Fábrica de Software 

O termo fábrica de software está cada vez mais presente nos ambientes e empresas de tecnologia. Mas, o que ele significa exatamente? A palavra 'Fábrica' é utilizada para fazer uma analogia à velocidade, produção em larga escala e foco na alta produtividade, onde metodologias e processos são estruturados de forma semelhante àqueles das indústrias tradicionais. A palavra 'Software', por sua vez, se refere ao conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados. Programas de computadores, aplicativos mobile e web como o Facebook, Twitter e Uber, são bons exemplos de softwares que utilizamos todos os dias. Logo, uma 'fábrica de software' nada mais é do que uma empresa que constrói e presta manutenção de sistemas e aplicações web e mobile, maximizando a produção com o intuito de reduzir custos no desenvolvimento. Normalmente, os processos e metodologias estão voltadas para desenvolvimento com padronização em algumas etapas, assim como a reutilização de componentes anteriormente desenvolvidos. 


Disponível em: https://ateliware.com/blog/o-que-e-uma-fabrica-de-software. Acessado em jan.2021.

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 Neste momento, imagine que você tem uma empresa que tem uma demanda interna : ela tem uma solução digital e precisa transformar um processo que é manual em digital. Você necessita tirar esta ideia do papel e surgem muitas dúvidas, como por exemplo: "será que contrato colaboradores para ter uma equipe própria de desenvolvimento de software ou busco fornecedores de tecnologia externo no mercado?" Lembrando que, quando se pensa em desenvolvimento de software, as necessidades precisam ser supridas com agilidade. E neste caso, você precisa que a escolha seja dinâmica. 

Para a atividade MAPA você vai criar uma Fábrica de Software, apresentando as etapas necessárias para a sua definição e construção. Isso, a partir de uma análise sobre as questões que devem ser consideradas durante o seu processo de elaboração, gestão e implantação.

Assim, para a construção da Fábrica de Software, siga os seguintes critérios, pensando na demanda interna que você precisa atender para a sua empresa

1. Defina o Modelo de Fábrica de Software. Os modelos podem ser: Fábrica Orientada a Processos, Fábrica Orientada a Produtos, Fábrica de Projetos e Fábrica de Programas, Linha de Produto de Software, Fábrica de 

Testes de Software, Fábrica de Componentes ou Modelo de Outsourcing de Sistemas. Você pode escolher mais de um modelo para a criação da sua fábrica de software.

2. Conforme o modelo de Fábrica de Software escolhido, defina o tipo de software (serviço ou produto) que vai ser desenvolvido pela fábrica. 
3. Defina as decisões acerca da estrutura organizacional da Fábrica de Software (conforme o Capítulo I do livro, página 37 até 42). 
4. De acordo com o modelo de Fábrica de Software escolhido, devem ser definidos os seus requisitos básicos (demanda, ordens de serviço, regras de comunicação, interface com cliente, estimativas, métricas, flexibilidade, gestão do conhecimento, processo de desenvolvimento de software, questões de riscos e segurança, reutilização de componentes, gestão e controle de qualidade, automação da fábrica, uso de padrões, recursos humanos, controle de produtividade e compartilhamento de recursos). Descreva pelo menos 5 requisitos básicos para a sua Fábrica de Software escolhida.
 5. Defina as Estratégias da implantação da Fábrica de Software escolhida. Nesta etapa, devem ser respondidas as seguintes questões: 

- A estratégia de desenvolvimento vai ser de toda a fábrica? - Ela vai ser desenvolvida por terceiros (parte ou integralmente)? - Qual é a estratégia de entrega dos produtos ou das funcionalidades requeridas? - Como será o plano de qualidade do projeto? - Como será a estrutura organizacional do projeto? - Como será o plano de risco? - Como será a comunicação do projeto? - Como será o envolvimento das pessoas chaves durante o desenvolvimento do planejamento? * Dicas para realizar a atividade: 1. Durante as aulas, o professor irá fornecer dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades, sendo assim, é de suma importância participar da aula ao vivo, ou assisti-las posteriormente, e 2. Assista às aulas conceituais da disciplina. 

MAPA - ENG SOFT - DESIGN DE INTERAÇÃO - 51/2022

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1ª QUESTÃO

Caro estudante, Temos por certo que os desafios sempre contribuem na aquisição de conhecimentos e competências desejadas. Sendo assim, faz-se necessário relacionar o que se aprende com situações reais que podem ser encontradas no cotidiano. Nesta atividade, você é convidado a realizar uma atividade para verificar como a disciplina em questão pode contribuir na sua experiência e formação profissional. Por este motivo, nesta atividade, você é instigado a solucionar um problema voltado para sua área de formação. Atente-se para as informações e realize um ótimo trabalho! ---- A prototipação é uma forma de visualizar a sua ideia antes mesmo de tirá-la do papel. Ela é de extrema importância para empresas, uma vez que evita maiores gastos no desenvolvimento. Então a prototipação busca simular a experiência do usuário com a solução final e mostrar como serão as funcionalidades. É a tangibilização da ideia! O principal benefício de prototipar é, justamente, permitir ver a ideia no papel, tirando ela do mundo abstrato e jogando para o mundo material. Seu objetivo é validar os requisitos do usuário. Disponível em: https://bit.ly/30cUzHk Acessado em: 10/11/2021 (Adaptado) --- A partir deste contexto inicial, imagine que você visitou o cliente LAVA JATO CLEANTOP e captou os requisitos necessários para o desenvolvimento de telas que permitam a interação do usuário (cliente) a um sistema de agendamento de serviços do lava jato, porém, o cliente gostaria de ter uma ideia de como irá ficar o resultado final. Partindo desta necessidade, você optou pelo uso da prototipação.

Agora, baseando-se nas características e orientações listadas abaixo desenvolva as telas de forma individual: Tela: Tela de Login Esta tela irá permitir a entrada do usuário no aplicativo. - Deverá conter os botões: Entrar, Não sou Cadastrado e Esqueci minha senha. - Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - LOGIN (E-MAIL) - SENHA Tela: Meu Cadastro Esta tela irá permitir o próprio cliente ajustar o seu cadastro quando já cadastrado, e quando não tiver cadastro o botão Não sou cadastrado irá chamar esta tela, e assim permitir que o cliente se cadastre. - Deverá conter os botões: Gravar, Sair e Meus Veículos (Simbolicamente irá chamar a tela Meus Veículos).

- Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - CPF, Nome Completo, Fone, Endereço, CEP, Complemento, Cidade, UF, E-mail (que será o usuário) e senha. Tela: Meus Veículos Esta tela permitirá que o cliente cadastre os seus veículos, independente se ele tem um ou vários. - Deverá conter os botões: Incluir, Editar, Gravar, Excluir e Sair. - Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - Placa, Nome do Cliente (mesmo nome cadastrado na tela Meu Cadastro), Marca (utilize a componente COMBO BOX), Modelo (utilize o componente COMBO BOX). - Deverá ter um GRID (componente TABLE) com os campos PLACA, MARCA e MODELO permitindo visualizar os dados cadastrados. Tela: Agendar Serviço Esta tela permitirá que o cliente agende seu serviço. - Deverá conter os botões: Incluir, Editar, Gravar e Sair. - Nesta tela devemos ter os seguintes campos: - Nome do Cliente (Que irá aparecer buscando do usuário logado). - Placa do Veículo (utilize a componente COMBO BOX, pois irão aparecer os veículos do cliente cadastrados na tela Meus Veículos), ao escolher o veículo deverá aparecer um label com a Marca e o Modelo do veículo. - Data e horário do serviço. - Deverá ter um GRID dos serviços disponíveis (componente TABLE) para o cliente selecionar o serviço que ele deseja fazer. Tela: MEU PERFIL Esta tela irá vir após o login do cliente, nela deverão conter a chamada dos demais módulos. Nesta tela o cliente deverá ter a visualização de todo o seu perfil incluindo as seguintes opções: - Meus Agendamentos - Agendar Serviços - Meus Veículos - Meu Cadastro Botões: Sair. ORIENTAÇÕES: 

1) As telas poderão ser feitas conforme sua criatividade, porém deverão obrigatoriamente conter os campos, opções e botões solicitados por ele. 

2) Para confecção das telas sugiro o programa PENCIL disponível em: https://pencil.evolus.vn/ mas deixo livre para o uso de outras ferramentas de sua preferência. 

3) Você pode utilizar o layout voltado para DESKTOP WEB ou para MOBILE (obrigatoriamente escolha apenas uma das duas opções), ou seja, a que você escolher deverá manter para todas as telas. 

4) Após desenvolver sua tela dê um Print Screen na tela pronta, recorte usando o programa PAINT e cole no arquivo de envio para correção. 

5) Caso tenha dúvidas sobre a ferramenta pencil, a seguir temos alguns vídeos contendo tutoriais sobre a mesma: 

- Aula 1 - https://bit.ly/3cMbG3b 

- Aula 2 - https://bit.ly/3cJPSFq 

- Aula 3 - https://bit.ly/2VYcDyy 

- Aula 4 - https://bit.ly/2xb9FhY 

- Aula 5 - https://bit.ly/2Y2T7DR 

Para realização da atividade você deve utilizar um editor de imagem na qual se sinta mais familiarizado. Concluído a prototipagem você deve compactar (Zip) a imagem de cada tela e enviar como resposta.


 

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