Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

4 de out. de 2022

MAPA - ECIV - TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO – 542022

MAPA - ECIV - TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO – 542022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

MAPA DE TECNOLOGIAS DA CONSTRUÇÃO

DIMENSIONAMENTO DE UMA ÁREA DE VIVÊNCIA MAIS SUSTENTÁVEL
 
Olá, aluno(a)!
Tudo bem? Seja bem-vindo(a) à nossa atividade MAPA da disciplina de Tecnologias da Construção. A atividade tem como tema “Dimensionamento de uma área de vivência mais sustentável” e está dividida em duas etapas, com abordagem dos conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina. Para as duas etapas, serão necessários seus conhecimentos técnicos e das normas pertinentes. Para tal, será essencial sua justificativa pautada nas normas e nos conhecimentos técnicos para as suas tomadas de decisões.
As suas tarefas nesse MAPA serão:
- Dimensionar a área de vivência de um canteiro de obras.
- Definir boas práticas para tornar seu canteiro de obras mais sustentável.

Bom trabalho!
Prof. André Simões.

INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA Tecnologias da Construção disponibilizado. Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
Não serão aceitas respostas que constem apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o(a) levou a encontrar aquela resposta.
Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA Tecnologias da Construção deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC/DOCX ou PDF, e apenas esses formatos serão aceitos.
O Modelo de Resposta MAPA Tecnologias da Construção pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo, desde que siga a sua estrutura.
O Modelo de Resposta MAPA Tecnologias da Construção deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desse Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções. Quanto mais completo o seu trabalho, melhor!

Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?

Como enviar o arquivo:
Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão "MAPA". No final da página, há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o(a) autor(a).
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!


VOCÊ ESTÁ PREPARADO(A)?


Nas próximas páginas, você será DESAFIADO(A)! Como futuro(a) engenheiro(a), queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão. Uma aprendizagem ativa relevante é relacionada à nossa vida, aos nossos projetos e expectativas. E, nisso, a disciplina de Tecnologias da Construção é excelente! Analisar os desafios da vida real para a tomada de decisão, transformando-os em um objeto de estudo que permita a aplicação de conceitos de Engenharia na vivência prática de concepção de projetos.
O objetivo desse desafio é provocar o seu senso crítico, buscando, na leitura, os fundamentos necessários à explicação e compreensão das questões propostas, conectando o conteúdo da disciplina de Tecnologias da Construção à realidade. Além disso, esse desafio proporciona autonomia para que você seja capaz de organizar suas atividades mentais, de modo a desenvolver não somente o que compete às suas atribuições como estudante, mas também como futuro(a) profissional.
Nossa atividade está dividida em duas etapas que deverão ser feitas individualmente. Você será desafiado(a) a dimensionar a área de vivência de um canteiro de obras, também deverá criar aspectos de sustentabilidade para o mesmo. Assim, seus conhecimentos serão colocados à prova! Você está preparado(a)?
Vamos lá!
 

CONTEXTUALIZAÇÃO
O engenheiro civil, além de características técnicas de construção, deve conciliar, também, questões ambientais, de saúde, qualidade de vida e sociais, proporcionando um melhor ambiente ao trabalhador. Nesta atividade, você é o(a) engenheiro(a) responsável pelo dimensionamento de uma área de vivência de um canteiro de obras.

As principais características de um canteiro de obras são:
1. CONCEITUAÇÃO: infraestrutura de apoio indispensável à administração da obra e execução dos serviços que, embora temporária, deve proporcionar as condições necessárias para que o processo de construção seja realizado com conforto, segurança, qualidade, rapidez e economia.
2. ORGANIZAÇÃO DO CANTEIRO: a organização do canteiro de obra está intimamente relacionada com o cronograma da obra, com os processos construtivos a serem utilizados, com a estrutura administrativa da obra e com a área disponível para implantação do canteiro.
2.1. CRONOGRAMA DA OBRA: determina o ritmo dos serviços e, consequentemente, o dimensionamento das equipes de trabalho e processos construtivos a serem utilizados. Determina, ainda, o cronograma de abastecimento da obra, ou seja, os estoques médios de materiais a serem armazenados durante as diversas fases da construção.
2.2. MATERIAIS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS: os materiais a serem utilizados definirão as necessidades e características de armazenamento. Os processos construtivos determinarão os equipamentos e ferramentas a serem utilizados e a disposição física dos mesmos. Influenciarão, também, quanto à definição das equipes de trabalho e serviços auxiliares — carpintaria, subempreitada etc.
2.3. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA: determinará, por sua vez, as construções provisórias (barracões), necessárias ao desempenho de todas as atividades técnico-administrativas a serem desenvolvidas no canteiro.
2.4. ÁREA DISPONÍVEL: determinará as possibilidades quanto ao armazenamento de materiais, às características das construções provisórias ou, até mesmo, quanto aos processos construtivos a serem utilizados.

PARA PROJETAR ADEQUADAMENTE A INSTALAÇÃO DO CANTEIRO, DEVEM SER ANALISADOS OS SEGUINTES TÓPICOS:
a) CONSTRUÇÕES PROVISÓRIAS OU BARRACÕES.
b) PROVIMENTO DE SERVIÇOS BÁSICOS.
c) ÁREAS PARA DEPÓSITO DE MATERIAIS NÃO-PERECÍVEIS.
d) EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS.
e) ACESSO E CIRCULAÇÃO.
f) FECHAMENTO OU VEDAÇÃO.
 
A partir desses preceitos, você, responsável técnico, conseguirá realizar as tomadas de decisões para que o seu canteiro de obras seja considerado efetivo de acordo com legislações pertinentes.
 

ETAPA 1

Para esta primeira etapa, inicialmente, você, engenheiro(a), conhecedor(a) das NR-18, NR-24 e NBR-12284/91 (NB-1367), deverá indicar os parâmetros para o dimensionamento adequado de seu canteiro de obras.
Para as NR-18 e NR-24, acesse: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-18-nr-18 e https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-24-atualizada-2022.pdf
*Considere a NR-18 com a sua última atualização a partir do site do Ministério do Trabalho e Previdência:

Figura 1 - NR-18

Fonte: BRASIL. Norma Regulamentadora n. 18. Ministério do Trabalho e Previdência, 22 out. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/ctpp-nrs/norma-regulamentadora-no-18-nr-18.

​*Considere a NR-24 com a sua última atualização a partir do site do Ministério do Trabalho e Previdência:

Figura 2 - NR-24

Fonte: BRASIL. NR 24: condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho. Brasília: MTb, 1978. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/composicao/orgaos-especificos/secretaria-de-trabalho/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-24-atualizada-2022.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

Na Etapa I, você é o(a) responsável por levantar os parâmetros e condicioná-los ao dimensionamento de seu canteiro de obras.
O dimensionamento das áreas de vivência será baseado no histograma da Tabela 1, considerando as determinações da NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.

Os itens constituintes das áreas de vivência são:
Alojamento.
Cozinha.
Refeitório.
Ambulatório.
Sala de treinamento/alfabetização.
Área de lazer.
Instalações sanitárias.
Vestiário.
Lavanderia.

Para seu dimensionamento, você, engenheiro(a), deverá seguir as diretrizes contidas no checklist disponibilizado no Anexo I — disponivel no material da disciplina — e seguir os parâmetros contidos na ABNT NBR 12.284/91 – NB 1.367 — Anexo II, disponivel no material da disciplina.

Figura 3 - ABNT NB 1.367

Fonte: o autor.

Requisitos de projeto:
O terreno da obra tem uma área de 1.245,00 m² e está localizado na cidade de Maringá-PR, conforme as figuras a seguir.

Figura 4 - Localização do terreno


Fonte: o autor.

Para esta atividade, consideraremos que o terreno demonstrado nas imagens anterior é da seguinte maneira:

Figura 5 - Dimensões do terreno: unidades em metros (m)


Fonte: GEA (2021).

A entrada principal do canteiro de obras nesse terreno será pela Rua Gerson Soares Costa Kuriango.
A obra será composta por um edifício com um pavimento térreo e quatro pavimentos tipo, com área total de 600 m² por andar, aproximadamente.
Obs.: a localização do edifício no terreno é uma escolha livre.

Figura 6 - Cronograma previsto para a obra

Fonte: o autor.

A obra terá duração de 15 meses, e a equipe será composta por até 120 colaboradores, incluindo engenheiros, arquitetos, mestres de obra, encarregados — concreto, argamassa, assentamento, dentre outros —, mão de obra geral — serventes —, limpeza, dentre outros que você achar adequado. Lembre-se, somente, de que você deverá projetar sua área de vivência de forma a acolher de maneira segura todos esses colaboradores.
No projeto do canteiro, será necessário alojar os colaboradores durante o período da obra.
Você deverá elaborar sua proposta com base na NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284, então você levará em consideração todos os requisitos necessários exigidos para que a obra ocorra de forma segura e eficiente.

Para mais informações sobre os aspectos da área de vivência, acesse: http://www.sindusconro.com.br/site/Guia_Areas_Vivencia.pdf​

Fonte: GUIA Orientativo Áreas de Vivência: guia para a implantação de áreas de vivência nos canteiros de obras. Brasília: CBIC, 2015. Disponível em: http://www.sindusconro.com.br/site/Guia_Areas_Vivencia.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

Para esta primeira etapa, você deverá verificar, nas normas pertinentes, quais são os requisitos para os dimensionamentos das fases a seguir.

Defina sua equipe de colaboradores, dentre eles: mão de obra oficial, serventes e equipe fixa.

Fase 1 – Alojamento

Para seu projeto, você, engenheiro(a), deverá atender 30% dos colaboradores da obra de acordo com o total de mão de obra disponibilizada.
Você, engenheiro(a), deverá dimensionar o alojamento, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist do Anexo I — disponivel no material da disciplina.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto do alojamento.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponivel no material da disciplina.
Exemplo:
a) Atendimento a x colaboradores.
b) Ventilação cruzada natural com janelas de x x x m.
c) Pé-direito de x m.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nessa edificação provisória:
Parede.
Piso.
Janelas.
Cobertura.

Fase 2 – Lavanderia
Você, engenheiro(a), deverá dimensionar a lavanderia, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I — disponivel no material da disciplina.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto da lavanderia.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponivel no material da disciplina.
Exemplo:
a) x tanques.
b) x mesas de passar roupas.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.

Fase 3 – Cozinha
Você; engenheiro(a), deverá dimensionar a cozinha, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo, verifique o checklist disponibilizado no Anexo I — disponivel no material da disciplina.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto da cozinha.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponivel no material da disciplina.
Exemplo:
a) Área útil de x m².
b) x geladeiras com freezer.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nessa edificação provisória:
Parede.
Piso.
Janelas.
Cobertura.

Fase 4 – Refeitório
Você, engenheiro(a), deverá dimensionar o refeitório, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I — disponivel no material da disciplina.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto do refeitório.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponivel no material da disciplina.
Caso haja conflito entre a NR e a NBR, adote o requisito mais restritivo que melhor atenda às necessidades dos trabalhadores.
Exemplo:
a) Atendimento a x % dos colaboradores.
b) Área útil de x m².
c) x bebedouros.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nesta edificação provisória:
Parede.
Piso.
Janelas.
Cobertura.
Obs.: considerar que será utilizado o refeitório para os treinamentos de obra.

Fase 5 – Área de lazer
Você, engenheiro(a), deverá dimensionar a área de lazer, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I.
Detalhe quais as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto da área de lazer.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 1.2284 (NB 1367/91) anexada (Anexo II).
Exemplo:
a) Área útil de x m².
b) Pé-direito de x m.
c) x armários.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nesta edificação provisória:
Parede.
Piso.
Janelas.
Cobertura.

Fase 6 – Vestiário
Você, engenheiro(a), deverá dimensionar a área de lazer, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto da área de lazer.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12,284 (NB 1,367/91) anexada (Anexo II).
Exemplo:
a) Área útil de x m².
b) x pebolim.
c) Integrado ao refeitório.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nesta edificação provisória:
Parede.
Piso.
Janelas.
Cobertura.

Fase 7 – Instalações Sanitárias
Você, engenheiro(a), deverá dimensionar as instalações sanitárias, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto das instalações sanitárias.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) anexada (Anexo II).
Exemplo:
a) Área útil de x m².
b) Atendimento para x pessoas.
c) x chuveiros.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nesta edificação provisória:
Parede.
Piso.
Janelas.
Cobertura.

Fase 8 – Área de Treinamento
Utilizar-se-á o refeitório para os treinamentos de obra.

Fase 9 – Ambulatório
Você, engenheiro(a), deverá dimensionar o ambulatório, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto do ambulatório.
Você deverá seguir as informações contidas na NBR 12.284 (NB 1.367/91) anexada (Anexo II).
Exemplo:
a) Área útil de x m².
b) Atendimento para x pessoas.
c) x banheiros.
Ao final do dimensionamento, faça um croqui de seu projeto, podendo ser por softwares ou desenho à mão.
Você deverá indicar quais materiais serão utilizados nesta edificação provisória:
Parede.
Piso.
Janelas.
Cobertura.

Fase 10 – Implantação Geral
Você, engenheiro(a), deverá realizar a distribuição da área de vivência, considerando o estabelecido pela NR 18, NR 24 e ABNT NBR 12.284.
Para auxiliá-lo(a), verifique o checklist disponibilizado no Anexo I — disponivel no material da disciplina.
Detalhe quais são as premissas de dimensionamento que você, engenheiro(a), seguirá para o projeto do alojamento.
Você deverá seguir as informações contidas pela NBR 12.284 (NB 1.367/91) disponibilizada no Anexo II — disponivel no material da disciplina.
Os desenhos devem ser realizados de forma simples, seguindo as informações de medidas e afastamentos das normas pertinentes.

ETAPA 2

Para esta segunda etapa, você, engenheiro(a), deverá adequar o seu projeto de canteiro de obras a um projeto mais sustentável.
Com base nesse projeto de canteiro de obras tradicional, determine a versão de um canteiro de obras mais sustentável para o desenvolvimento de atividades.
Para o desenvolvimento de implementação da Gestão mais Sustentável em Canteiros de Obras, deve-se utilizar um quadro de boas práticas.

​Você deverá criar um quadro de boas práticas, podendo ser, no mínimo, uma ação por indicador. Defina ações para os seguintes indicadores:

Quadro 1 - Indicadores para Gestão Sustentável em Canteiros de Obras

Fonte: ALMEIDA, L. de B.; COSTA, D. B.; ALBERTE, E. P. V (2020).

​Exemplo de quadro de boas práticas:
Quadro 2 - Quadro de boas práticas
 
Fonte: o autor.

Para mais informações sobre canteiro de obras mais sustentável, acesse: https://editorascienza.com.br/pdfs/978_85_5953_027_8_capitulo_2.pdf

Referências:
ALMEIDA, L. de B.; COSTA, D. B.; ALBERTE, E. P. V. Proposta de sistema de indicadores de desempenho para gestão sustentável em canteiros de obras. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 153-170, jan./mar. 2020. ISSN 1678-8621 Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000100367

MAPA - ECIV - TECNOLOGIAS DE CONSTRUÇÃO – 542022

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================D&M-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

============================================================

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares