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4 de out. de 2022

MAPA - CCONT - ESTATÍSTICA - 54/2022

MAPA - CCONT - ESTATÍSTICA - 54/2022 

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Olá acadêmico(a) de Ciências Contábeis! A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., Material de Avaliação Prática da Aprendizagem. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise de dados coletados.

 
Existe relação entre a área contábil e o cotidiano das pessoas? Por que é importante buscar dados e fazer uso de ferramentas e técnicas estatísticas para tomada de decisões? A estatística é uma ferramenta importante que auxilia gestores na tomada de decisões, sendo que o objetivo de organizações é crescer, produzir e vender mais. Você já fez alguma pesquisa em sua vida? Alguma pesquisa sobre a relação entre custo e preço de vendas? Alguma pesquisa que tivesse dados financeiros? Você tem visto no noticiário sobre o preço do combustível e do gás de cozinha? Se sim, certamente você já teve a experiência da estatística na prática.

 

A contabilidade é vista como um grande sistema de informação e, como tal, o seu papel é oferecer a seus usuários um estoque de informações adequadas ao processo decisório estratégico das organizações. O uso da matemática e da estatística, através dos métodos quantitativos, tem possibilitado a resolução de vários problemas, tornando a contabilidade mais próxima do objetivo, eliminando ou diminuindo possíveis variações na apresentação dos eventos econômicos/financeiros que necessitam de julgamentos subjetivos para serem resolvidos. Devido a acirrada concorrência, os gestores precisam conhecer os componentes do custo de seus produtos para que possam se manter no mercado. Para isso, os relatórios gerenciais devem dar condições de comparabilidade entre o custo ocorrido e o que deveria ocorrer e qual a relação entre as variáveis dos componentes dos custos.

 

Disponível em:< https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/2224/2224> Acesso em 27/08/2022.

 
CONCEITUALIZAÇÃO: O nosso livro didático, as aulas, os materiais extras e os projetos de ensino, poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
 
AÇÃO/AVALIAÇÃO:
QUESTÃO 01 – Um empresário pretende analisar a quantidade de peças defeituosas produzidas em uma máquina de prensa. Os dados abaixo correspondem ao número de peças defeituosas produzidas em um período de 45 dias de produção, conforme segue:

 

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Analisando os dados apresentados, pede-se:
a) A média dos dados não agrupados.
b) A moda dos dados não agrupados.
c) A mediana dos dados não agrupados.
d) Explique porque a moda não é uma medida de posição representativa nesta série de dados não agrupados.
 
QUESTÃO 02 – Álvaro pretende expandir sua empresa de bicicletas, para isso ele contratou um profissional que analisou durante 44 dias o número de bicicletas produzidas, conforme segue:
 

https://sistemasead.unicesumar.edu.br/flex/amfphp/services/Portal/ImagemQuestionario2/QUE_146436_425550_1.jpg

Considerando os dados da frequência de dados agrupados com intervalo de classes, pede-se:
 
a) Ponto médio da classe.
b) Frequência acumulada.
c) Frequência relativa.
d) Frequência acumulada relativa.
e) Porcentagem de dias em que a produção foi de pelo menos 20 peças.
f) Média ponderada.
g) Desvio padrão.
h) Interprete o desvio padrão.


INSTRUÇÕES:
​*Faça o download do arquivo Formulário MAPA - Estatística, que está disponível no Material da Disciplina;
*Preencha corretamente todos os campos do formulário, a partir da tabulação de dados; salve o arquivo em seu computador; anexe o arquivo preenchido no ícone MAPA.
ATENÇÃO: Após a finalização da atividade no sistema, NÃO é possível realizar alterações no arquivo ou substituição do mesmo. Sendo assim, certifique-se que o arquivo anexado está correto e devidamente preenchido com suas respostas. Não serão aceitos arquivos fora do prazo de realização da atividade. Atente-se ao Calendário da Disciplina.

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