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4 de mai. de 2022

MAPA - ESOFT - ESTRUTURA DE DADOS II - 52/2022

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QUESTÃO 1

 

Existem várias formas de se implementar uma árvore binária. A mais simples delas é usar um vetor de nós. Dessa forma, cada nó possui pelo menos três valores: uma referência para o pai do nó, uma referência para o filho à esquerda do nó e mais uma outra referência para o filho à direita do respectivo nó. O atributo "pai" vai apontar para a posição na qual o pai do nó se encontra, no vetor. O atributo "esquerda" vai armazenar a posição da raiz da sub-árvore à esquerda do nó, e o atributo "direita" guarda a posição da raiz da sub-árvore direita do nó, no vetor. Além disso, é relevante estabelecer um atributo "dado" que irá armazenar o conteúdo do nó.

 
É possível adicionar algumas regras à inserção de dados em uma árvore para que ela se torne ordenada. Assim, sempre que um novo dado estiver para ser adicionado junto à árvore, ele será comparado com o nó raiz. Se ele é menor do que a raiz, deverá ser adicionado na sub-árvore esquerda, caso contrário na sub-árvore direita.

 
Considere que, no seu primeiro estágio, ao realizar um teste no seu programa que implementa árvores binárias, você inseriu os números de seu RA (da esquerda para a direita) como se cada algarismo fosse um nó na árvore. Dessa forma, altere o código-fonte dado para que seu programa, durante a execução, monte uma árvore binária a partir dos dígitos de seu RA. O seu programa não deve realizar a inserção automaticamente ordenada, ou seja, não é preciso desenvolver um método que realize a inserção ordenadamente. Você mesmo pode construir a árvore (via inserções simples, porém seguindo as regras de inserção ordenada), de maneira a compor a árvore ordenada com os números de seu RA. Além disso, você precisará criar uma função que seja capaz de realizar o percurso pré-ordem na árvore recém-criada, partindo da raiz e imprimindo na tela os nós visitados de acordo com esse método.

 
Por exemplo, considere que seu RA é igual a 61207895. Veja na figura abaixo como sua árvore ordenada deveria ser, bem como o resultado do caminhamento pré-ordem quando executado a partir da raiz da respectiva árvore:



Visitação pré-ordem: 6 1 0 2 7 5 8 9

Observações importantes:

A correção será feita em ambiente Bloodshed Dev C++, no padrão C ANSI.

Assim, caso você, aluno, tenha desenvolvido seu código em outra IDE/Compilador, é importante que você garanta que seu código também seja compilável/executável em ambiente Dev C++. Essa é sua responsabilidade e não da equipe de correção.

Envie seu código-fonte completo, com extensão “.c”.

Boa atividade!


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