Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

16 de nov. de 2021

MAPA - RH - PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS - 54/2021

Precisando de ajuda entre em contato com equipe SGP e solicite uma assessoria com a melhor equipe do mercado no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos pelo e-mail ou pelo 

==================EQUIPE SGP-ASSESSORIA============================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)981708778

====================================================================

MAPA - RH - PLANO DE CARGOS, SALÁRIOS E CARREIRAS - 54/20211

QUESTÃO 1

Olá estudante, para iniciar a sua Atividade MAPA, acompanhe o Estudo de Caso a seguir:

Ser viços de Entregas - Caso Aquino de Abreu.

Há três décadas o Senhor Aquino abriu um pequeno serviço de entregas em um boxe da rodoviária de Curitiba (PR) – o único veículo que tinha à disposição nos primeiros tempos era uma bicicleta. A empresa foi crescendo aos poucos e hoje atua em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com uma diferença essencial em relação à maioria das concorrentes: a valorização dos colaboradores, sendo que a maioria destes trabalham na entrega de mercadorias para clientes.

Num setor em que grande parte da mão de obra tem, tradicionalmente, baixo nível de instrução, um dos programas mais importantes é o incentivo para a conclusão do Ensino Médio. Mais de 300 pessoas já fizeram o curso disponibilizado pela empresa, aumentando de 45% para 80% o índice de colaboradores com esse nível de formação.

A empresa atualmente conta com 2.345 funcionários e 50 executivos. A idade média dos funcionários é de 32 anos, os quais permanecem na casa, em média por 6 anos. Seu quadro é formado por 13% mulheres e 87% homens, sendo que, a maioria destes ocupam o cargo de motorista. O gestor embora seja um homem dinâmico, gosta de ter controle de todas as informações, e só investe quando tem certeza do retorno favorável do mesmo. Após realizada uma pesquisa interna de satisfação com os colaboradores, identificou se que a questão da remuneração e benefícios são os pontos mais críticos da empresa.

A empresa não possui claramente definida as atribuições de cada cargo, nem sua estrutura de remuneração, recompensas e incentivos, e de benefícios. Assim, o Diretor da empresa, solicitou ao Gestor de Recursos Humanos que elaborasse a descrição de cargos, a princípio, do cargo chave "Motorista", tendo em vista a necessidade de alguns ajustes nas atribuições/tarefas e salários destes, diante de algumas queixas demonstradas por esta categoria tão expressiva para o bom andamento dos negócios desta empresa.

Em posse dos fatos apresentados, o Gestor de RH, encarregado também pela gestão de Cargos e Carreiras, Sr. Adalberto, fez uma entrevista com o Sr. Rocha (motorista), conforme apresentada a seguir, a fim de colher os dados e informações necessárias para a respectiva descrição do cargo de motorista e futuras providências.

 

Leia atentamente a Entrevista realizada:

1. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Qual a sua função e em que departamento o Sr. encontra-se locado/subordinado, ou melhor, quando precisa resolver alguma situação, a quem o senhor recorre?

Motorista – (Sr. Rocha): Quando preciso de alguma coisa tenho que procurar o Sr. Mário Ruiz, chefe do departamento de transporte e de Logística da empresa.

2. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – O que o senhor faz no seu dia de trabalho, ou seja, como motorista, resumidamente, quais são as suas atividades diárias?

Motorista – (Sr. Rocha): Dirijo um veículo “Van” realizando transportes de materiais para entregas como, por exemplo, documentos, máquinas, equipamentos, às vezes deslocando pessoas da empresa, a gente também tem que cuidar da manutenção do veículo, não esquecendo de abastecer, da limpeza e conservação, verificando se está tudo de acordo, pois, havendo alguma falha no veículo, devemos encaminhar para a oficina mecânica da empresa, acompanhando até a solução do problema existente.

 

3. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Detalhadamente, quais seriam as suas atribuições e/ou reponsabilidades, como motorista?

Motorista – (Sr. Rocha): Dirijo o carro do tipo Van, transportando documentos, máquinas e equipamentos para os clientes de diferentes regiões da cidade, às vezes ambém transportamos pessoas da empresa, diariamente tenho que estar atento as normas internas de segurança, definidas pelo manual do motorista, que nos é entregue logo na contratação, como também temos que ter cuidado e atenção com as leis de trânsito, para evitar multas e aborrecimentos.

Também tenho que manter o controle e execução das solicitações de transporte interno e externo, me dirigindo diariamente ao departamento de transporte sobre os resultados alcançados durante o dia de trabalho, preenchendo a planilha de controle das entregas realizadas e da ocorrência de alguma divergência, como endereço incorreto e/outros.

Faço todos os cuidados preventivos do veículo, como abastecimento, programação da limpeza e acompanhamento desta junto com o pessoal do posto de lavagem da empresa, controle dos serviços de manutenção periódica junto ao pessoal da oficina mecânica, enfim, a conservação em todos os sentidos do mesmo, já que dependo deste veículo para ter um bom trabalho.

4. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Qual a sua escolaridade Sr. Rocha e quanto tempo o Sr. tem de experiência na função?

Motorista – (Sr. Rocha): Tenho o ensino médio completo, terminei inclusive aqui na empresa, muito bom o que eles fazem para a gente conseguir continuar estudando e concluir esta etapa, que atualmente, exigem para contratação de novos motoristas. Hoje tenho 08 anos de experiência, mas quando entrei exigiam e, ainda solicitam, pelo menos 06 meses de experiência para essa função.

5. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – O que o Sr. avalia como esforço maior para exercer sua profissão diariamente?

Motorista – (Sr. Rocha): Ah, a gente tem que estar sempre atento ao trânsito, a mente e os olhos devem estar sempre atentos ao que acontece ao nosso redor, nunca se sabe o que o outro motorista ou o pedestre pode estar pensando em fazer!

6. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – Quais riscos o Sr. considera mais relevantes para o desempenho de seu trabalho?

Motorista – (Sr. Rocha): Principalmente riscos de colisões, acidentes com outros motoristas e pedestres. O trânsito de nossa região está cada vez mais “louco”! Muitas pessoas não respeitam as leis de trânsito.

7. Gestor de RH (Sr. Adalberto) – O que o Sr. considera complexo para a execução das suas atribuições, Sr. Rocha?

Motorista – (Sr. Rocha): Acredito que, além de ter que estar sempre atento ao que se está passando ao nosso redor, também precisamos ser rápidos, já que temos muitas entregas a fazer durante o dia de trabalho e somos muito cobrados nesse sentido.

 

Elaborado pela professora, 2021.

 

Em posse de todos os dados fornecidos no Estudo de Caso: Ser viços de Entregas - Caso Aquino de Abreu, se cloloque no lugar do Gestor de Cargos e Carreiras, Sr. Adalberto, o qual realizou a entrevista com o Sr.Rocha, um dos motoristas da empresa. Agora, a sua missão para fins desta Atividade MAPA é colocar a mão na massa e realizar a descrição de cargos com base nos dados coletados ao longo da entrevista/case.

1.    ELABORE a descrição do cargo de MOTORISTA, considerando a estrutura a seguir, de acordo com os estudos da Unidade 2 e tomando como exemplo o modelo disponível na página 47 do Livro da disciplina:

Dicas para realização do M.A.P.A:

1. Leia cuidadosamente a Unidade 2 do Livro da disciplina.

2. Assista as Aulas ao Vivo e Aulas Conceituais.

3. Assista o Vídeo de Orientações, copiando o Link   https://youtu.be/LFVaDpNjmTY   e colando diretamente em seu Navegador de Internet.

4. Utilize o Formulário Padrão (Word), que está disponível em seu ambiente Studeo no ícone "Material da Disciplina".

5. Preencha corretamente todas as informações solicitadas.

6. Caso cite algum autor para fundamentar a sua resposta, utilize o Manual de Normas da UniCesumar, disponível no ícone Material da Disciplina, para citar e referenciar os autores da forma correta

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares