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19 de fev. de 2024

MAPA - GCOM - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS - 51/2024

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Olá, caro(a) estudante! Tudo bem? Preparado(a) para dar início a esta Atividade MAPA?

Fique tranquilo(a) e leia atentamente as informações a seguir:

O contexto hipotético apresentado a seguir requer uma boa leitura, vamos começar:

Rosysheila é proprietária de uma rede de oficinas mecânicas de reparo de automóveis. A rede foi fundada por ela em 1995 e, desde então, é conhecida e reconhecida pela qualidade dos serviços prestados, assim como pela pontualidade na entrega dos automóveis para os clientes. É especializada no conserto de veículos de passeio e utilitários, seja na parte mecânica ou elétrica. Também oferece o serviço de venda, montagem, alinhamento e balanceamento de pneus. A rede é composta de seis unidades, sendo três delas instaladas na cidade de Maringá (PR), uma unidade na cidade de Campo Grande (MS) e outra em Chapecó (SC). Juntas, estas unidades contabilizaram 7.500 atendimentos no ano passado.

Para o próximo ano, Rosysheila pretende ampliar as operações da rede atendendo uma nova categoria: veículos agrícolas. O foco é a manutenção de maquinário agrícola como colheitadeiras, plantadeiras e caminhões que fazem o transporte de grãos e animais. Há, nesse sentido, intenção de abertura de mais duas unidades de oficinas: uma na cidade de Lucas do Rio Verde (MT) e outra em Jataí (GO) – espera-se que estas unidades realizem ao menos 100 atendimentos após o primeiro semestre de inauguração. Além do desafio de atuar nesse novo segmento, Rosysheila almeja aumentar a quantidade de atendimentos das oficinas mecânicas já existentes em pelo menos 12% para o próximo ano, o que refletiria também no aumento do faturamento.

Suponha que você foi contratado(a) como gestor(a) da rede de oficinas de Rosysheila. Sua missão é implantar um departamento comercial e de vendas que possibilite: (1) aumento da quantidade de atendimentos das oficinas mecânicas; (2) captação de clientes da nova área de atuação nas novas unidades a serem implantadas. Nesse sentido, construa uma estrutura de administração de vendas, por meio de um relatório escrito, que sustentará os departamentos comercial e de vendas, gerenciados por você.

Seu relatório deve, obrigatoriamente, destacar os seguintes pontos:

a) Quais são os objetivos do departamento comercial e de vendas?

b) Qual(is) é(são) a(s) estratégia(s) de vendas: vendas internas? Vendas externas? Modelo “híbrido”?

c) Qual a estrutura de vendas mais adequada em função dos objetivos e estratégia(s) definidos?

d) Qual o tamanho e como será formada a força de vendas (estimativa)?

e) Como será composta a remuneração da força de vendas?

f) Como será realizada a supervisão da força de vendas?

g) De que maneira a força de vendas será avaliada?

Considere a situação hipotética apresentada, os conteúdos da disciplina disponibilizados no livro e nas aulas conceituais para realizar a atividade.

Algumas recomendações e dicas que podem ser úteis para a realização da atividade:

- Trata-se da venda de serviços. Isso deve ser ponderado e considerado no planejamento.

- Ler as unidades 1 e 4 do livro da disciplina, especialmente a seção sobre “Administração de vendas” (p. 27) e “Liderança e gestão de equipes de vendas” (p. 137).

- Pesquisar sobre serviços prestados por oficinas mecânicas de automóveis, auto elétricas, varejo de pneus e assistência técnica agrícola.

- Pesquisar sobre as cidades mencionadas na atividade, especialmente sobre atividade econômica, concorrência na área de oficinas, renda média da população, existência de indústrias e cooperativas agrícolas na região, modal de transporte principal etc.

ORIENTAÇÕES:

- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.

- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.

 


ATIVIDADE 1 - GCOM - TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS - 51/2024

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“A Natura, uma das empresas que se viram forçadas a investir mais nas vendas pela internet durante a pandemia, pegou gosto pelo modelo e pretende continuar ampliando a participação dos canais digitais em seu negócio. Em reunião com analistas do BTG Pactual, o CEO da Natura para América Latina, João Paulo Ferreira, afirmou que a companhia tem planos para que a soma das vendas por redes sociais e e-commerce cheguem a algo entre 23% e 25% da receita total em 2023, mais que o dobro dos 11% registrados em 2020, primeiro ano da pandemia.

No segundo trimestre, porém, a participação caiu em relação a igual período do ano passado, de 15% para 10% em razão da reabertura da economia global e do retorno dos clientes aos canais tradicionais, segundo explicação da empresa no último balanço. 'No entanto, a participação dos canais digitais é quatro vezes superior à dos investimentos pré-pandêmicos', disse a companhia.

A Natura, que teve prejuízo de R$652 milhões em 2020, deve ter lucro líquido de R$74 milhões em 2021, na projeção do BTG”.

Fonte: https://neofeed.com.br/blog/home/natura-quer-mais-que-dobrar-as-vendas-pela-internet-ate-2023- diz-btg/. Acesso em: 4 jan. 2023.

A partir desse panorama, suponha, então, que você foi contratado(a) pela Natura para atuar como gestor(a) responsável por conduzir um projeto de digitalização de toda a força de vendas da empresa. Esse projeto consiste em extinguir as vendas presenciais — realizadas pelas consultoras —, transformando-as em vendas totalmente digitais por meio de um marketplace e um app para smartphones, além das vendas realizadas por meio de redes sociais.

Nesse sentido, considerando a situação hipotética apresentada sobre o projeto de digitalização da força de vendas, os conteúdos da disciplina sobre “vendas no mundo globalizado”, “vendas na internet” e “administração de vendas” — Unidade 1 do livro — e etapas do processo de vendas — Unidade 5 do livro — e, também, a aula de Estudo de Caso, posicione-se a favor ou contra esse projeto perante a diretoria e o Conselho de Administração da Natura. Apresente, ao menos, dois argumentos que sustentem o seu posicionamento.

 

 


MAPA - GCOM - DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO - 512024

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A relação de emprego, para que exista, é imprescindível que tenhamos a figura do empregador (definição legal art. 2 da CLT), empregado (definição legal art. 3º da CLT), além dos requisitos essenciais, quais sejam: continuidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e alteridade. Uma das questões que geram bastante debate na Doutrina especializada é a revista realizada pelo Empregador em seus Empregados. Sabendo sobre a relação de trabalho e dos requisitos essenciais, sendo um deles a subordinação, analise a seguinte situação.

 

Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 6 fev. 2024.


Caio e Juliana trabalham na empresa Solar, há aproximadamente 1 ano. Diante de algumas intercorrências (furtos), a empresa tomou a decisão de proceder com a revista em seus empregados, contudo com o passar do tempo notou-se que não houve mudanças e o patrimônio da Solar continuou sendo violado. Assim, a empresa tomou uma nova decisão e passou a proceder com revistas pessoais (sem a necessidade de tirar as roupas) e nas bolsas e malas de seus empregados. Diante desta nova regra, Caio e Juliana não permitiram que a revista fosse feita, nem pessoal e nem em seus pertences. Ao final do dia e mesmo sendo funcionários exemplares, Caio e Juliana foram desligados, ela sem justa causa sob a alegação de que estava protegida pela legislação por ser mulher e ele com justa causa, pela insubordinação. Não suficiente, Caio e Juliana ao compararem a rescisão notaram que estavam faltando algumas verbas, como por exemplo o 13º vencido que não foi pago. Por tais razões procuraram a empresa que se dispôs a solucionar o problema, desde que eles apresentassem as informações solicitadas.
 
Diante de todo o contexto, verificando detalhadamente o ocorrido, analisando o livro da disciplina, responda às seguintes informações, para que a empresa solucione o ocorrido:
 
a. Caio e Juliana podiam se negar a revista imposta pela empresa SOLAR? A revista solicitada naqueles termos está correta? Justifique e fundamente sua resposta.
b. A demissão de Caio, com justa causa, foi correta? Explique o porquê em sendo positiva ou negativa a sua resposta.
c. No caso apresentado, após os esclarecimentos anteriores, a empresa deve alterar a dispensa de qual dos empregados, Caio ou Juliana? Ainda, havendo alteração na dispensa, quais são as verbas rescisórias que Caio e Juliana devem receber?

Para auxiliá-lo na execução dessa atividade, seguem algumas orientações:

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template/formulário (modelo), disponível na pasta Material da Disciplina.
- Anexe o arquivo no ambiente da atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo
- Após anexar o trabalho, certifique-se de que seja o arquivo correto. Clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).

Bons estudos!


ATIVIDADE 1 - GCOM - DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL - 512024

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Sabemos das facilidades e autonomias que as lojas virtuais (E-commerce) trouxeram ao mercado. Antes, o modelo existente era apenas lojas físicas, as quais possuem regras próprias, como por exemplo, horário de funcionamento, momento de abrir e fechar, dia ou dias da semana que fica fechada etc. Atualmente e do outro lado, tem-se a loja virtual que fica disponível ao público realizar suas compras 24 horas por dia, 7 dias por semana e com um processo de venda automatizado, no qual o cliente pode adquirir produtos a qualquer momento.
 
Importante termos ciência que mesmo tratando-se de estabelecimentos comerciais (local que ocorre a venda de produtos e/ou serviços), as regras positivadas na legislação muitas vezes não se aplica de forma igualitária ou até mesmo são omissas, deixando a critério do comércio a sua incidência ou não.
 
Vejamos o seguinte caso. A empresa de e-commerce JUS.BR fez a oferta de um refrigerador de ótima qualidade da marca BLESS, pelo valor de R$ 1.233,00 (um mil duzentos e trinta e três reais). O referido produto custava quase o dobro do preço, sendo então uma promoção bastante vantajosa e atrativa. No anúncio não continham muitas informações, como voltagem e acessórios. A consumidora Vanessa, ao ver a promoção realizou a compra e efetuou o pagamento, tudo dentro da plataforma digital da JUS.BR. O produto foi corretamente entregue, contudo Vanessa não abriu a embalagem naquele exato momento, vindo a realizar tal ato apenas 05 dias após a chegada. Vanessa analisou o produto e observou que ele estava em perfeitas condições para ser usado, mas ao ler o manual viu que ele tinha voltagem 220, o que seria um empecilho já que em sua residência todas as tomadas eram 110 volts, além das dimensões do produto serem maiores e por razão disso não caberia no local que seria destinado. Diante desse contexto Vanessa manifestou o interesse em não continuar com o produto, já que ele não poderia ser utilizado em sua residência.
 
Com base no exposto, assista ao estudo de caso da disciplina e responda as questões a seguir:
 
a. Identifique quem é o consumidor e quem é (são) o (s) Fornecedor (es). Sua resposta deve vir acompanhada da indicação do artigo constante do Código de Defesa do Consumidor que define quem são as partes da relação.
b. Vanessa tem direito em devolver o produto e reaver a quantia paga de volta? Justifique sua resposta citando o artigo legal do Código de Defesa do Consumidor.
c. Na hipótese de a compra ter sido realizada na loja física da JUS.BR, qual(is) seria(ão) o(s) direito(s) de Vanessa?
d. Podemos afirmar que Vanessa é a parte vulnerável e hipossuficiente no caso apresentado? Justifique sua resposta.

​​Orientações para a realização desta Atividade:
- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.
- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.
- Evite utilizar textos do livro na íntegra para responder esta atividade, mas procure contribuir também, e principalmente, com suas palavras.
- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.
- Dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

Bom trabalho!



MAPA - CCONT - PERÍCIA, ARBITRAGEM E ATUÁRIA - 512024

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Olá, acadêmico(a) de Ciências Contábeis!

​​Chegou o momento de explorar de forma prática os conteúdos aprendidos na disciplina de Perícia, Arbitragem e Atuária.
Para isso, a atividade proposta corresponde ao M.A.P.A (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem). O objetivo desta atividade é que você se sinta imerso na realização de um trabalho de Perícia. Vamos lá?!

Você já viu em alguma série como é realizado o trabalho do Perito? Muito provavelmente deve ter acompanhado em alguma série policial, não é mesmo? E sempre quando ele aparece é para auxiliar a desvendar algum mistério.
Essa profissão não existe apenas na área criminal, mas em diversas outras áreas. Seu papel é investigar e trazer à luz fatos desconhecidos, obscuros, por meio de uma opinião não pessoal, mas técnica de um alto conhecedor de determinado assunto.
Trazendo esse contexto para o meio contábil, quando teremos então a realização de uma Perícia Contábil? Ah, lembra qual é o objeto da Contabilidade? – o patrimônio! Pois bem: toda vez que o trabalho do perito envolver o patrimônioserá uma perícia contábil.

Talvez você pense que a Perícia acontece apenas nos espaços jurídicos, mas elas podem acontecer também fora dessa esfera. Nesse sentido, e considerando o termo Perícia de forma ampla e segundo sua definição no dicionário Aurélio- “Avaliação minuciosa e, geralmente feita por especialista(s)”, te convido a pensar em situações onde você observa esse tipo de análise sendo realizada.
Observe que além de todo estudo e empenho o perito necessita ainda da vivência na área a que se dispõe trabalhar, de prática e expertise, unindo assim teoria e prática.

Agora que já falamos sobre os aspectos gerais, chegou a hora de praticar! ​

ATIVIDADE PROPOSTA

CASO: A empresa XYZ
, industrial e optante pelo Simples Nacional, fabrica e vende diretamente à consumidores finais, máquinas e equipamentos agrícolas classificados na NCM 8436.80.00.
Como o mercado tem se mostrado promissor, o sócio da empresa contratou uma consultoria para que demonstrasse formas legais de reduções de tributos; porém, durante a análise das apurações, a consultoria teve dúvida em relação à tributação do PIS e COFINS calculado (e recolhido) à partir do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Como a necessidade seria de precisão sobre os cálculos realizados, a consultoria orientou à empresa que contratasse um perito tributário extrajudicial, solicitando que satisfizesse os seguintes quesitos:
1. Há legislação especifica para tributação de produtos classificados na NCM 8436.80.00 - máquinas e equipamentos agrícolas? Caso positivo, apresentar base legal identificando a forma como são tributadas: alíquotas e base de cálculo.
2. Apresentar o cálculo mensal do DAS pautado na legislação aplicável entendida pelo perito.
3. Demonstrar possíveis diferenças entre os valores recolhidos e os calculados pelo perito, e, caso seja necessário complementar algum tributo, apresentar seus valores.

Elaborado pela professora, (2024).

A empresa apresentou ao Perito sua receita, alíquota e DAS recolhido no período, conforme demonstrado na tabela:

Mês

Receita 2022

Receita 2023

RBT12 2023

Alíq. Nominal

PD

Aliq. Efetiva

DAS 2023

Janeiro

   165.385,40

    167.370,02

 3.006.132,88

14,70%

85.500,00

11,86%

 19.843,08

Fevereiro

   142.305,98

    144.013,65

 3.008.117,50

14,70%

85.500,00

11,86%

 17.076,69

Março

   405.280,98

    410.144,35

 3.009.825,18

14,70%

85.500,00

11,86%

 48.640,26

Abril

   252.237,23

    255.264,07

 3.014.688,55

14,70%

85.500,00

11,86%

 30.284,24

Maio

   447.548,28

    452.918,86

 3.017.715,39

14,70%

85.500,00

11,87%

 53.746,66

Junho

   301.060,46

    304.673,19

 3.023.085,97

14,70%

85.500,00

11,87%

 36.170,08

Julho

   193.547,88

    195.870,45

 3.026.698,70

14,70%

85.500,00

11,88%

 23.259,89

Agosto

   129.851,13

    131.409,34

 3.029.021,27

14,70%

85.500,00

11,88%

 15.607,89

Setembro

   334.577,25

    338.592,18

 3.030.579,49

14,70%

85.500,00

11,88%

 40.220,54

Outubro

   321.657,73

    325.517,62

 3.034.594,41

14,70%

85.500,00

11,88%

 38.679,60

Novembro

   128.663,09

    130.207,05

 3.038.454,31

14,70%

85.500,00

11,89%

 15.476,50

Dezembro

   184.017,49

    186.225,70

 3.039.998,26

14,70%

85.500,00

11,89%

 22.137,58


Elaborado pela professora, (2024).​

Referenciais legais para apoio na solução dos quesitos: 

Alíquotas: art. 1° da Lei 10.485/2002 e Lei 123/2006 Anexo II; art. 18 §4°-a, inciso I. (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10485.htm)  (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm)

Redução da base de cálculo: Lei 10.485/2002, art. 1° §2° “II”, e IN 2.121, art. 422 “II”. (https://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=127905)

DARF - As empresas optantes pelo Simples Nacional recolherão o PIS e a COFINS em DARF, nos códigos 8109 e 2172, respectivamente (Lei nº 10.833/2003, artigo 10, inciso III). 

(https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.833.htm)

Alíquotas e partilha do Simples Nacional – Industria (Lei 123/2006) (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp123.htm )

 

Receita Bruta em 12 Meses (em R$)

Alíquota

Valor a Deduzir (em R$)

1a Faixa

Até 180.000,00

4,50%

-

2a Faixa

De 180.000,01 a 360.000,00

7,80%

5.940,00

3a Faixa

De 360.000,01 a 720.000,00

10,00%

13.860,00

4a Faixa

De 720.000,01 a 1.800.000,00

11,20%

22.500,00

5a Faixa

De 1.800.000,01 a 3.600.000,00

14,70%

85.500,00

6a Faixa

De 3.600.000,01 a 4.800.000,00

30,00%

720.000,00

Elaborado pela professora, (2024).​
 

Faixas

Percentual de Repartição dos Tributos

 

IRPJ

CSLL

Cofins

PIS/Pasep

CPP

IPI

ICMS

1a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

2a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

3a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

4a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

5a Faixa

5,50%

3,50%

11,51%

2,49%

37,50%

7,50%

32,00%

6a Faixa

8,50%

7,50%

20,96%

4,54%

23,50%

35,00%

-

 

Elaborado pela professora, (2024).

​Diante das informações apresentadas, PEDE-SE:
1) Elaboração do laudo pericial.

Obs.: Utilize o formulário padrão.
 

IMPORTANTE
- Faça o download do arquivo “Formulário padrão MAPA - PAA.”, disponível no Material da Disciplina;
Assista ao vídeo explicativo da atividade: https://youtu.be/hj4Szorz9qI
Assista ao vídeo do Estudo de Caso: https://youtu.be/ofUTcT5Y3X8
- Siga as orientações expressas neste enunciado e no formulário de preenchimento da atividade;
- Responda aos campos solicitados no arquivo e após o preenchimento do formulário, salve o arquivo no seu computador, anexe no campo indicado “Sua resposta”, clique em “Responder” e, posteriormente em “Finalizar o questionário”;
ATENÇÃO: Ao anexar, certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após a finalização, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.

 


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