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22 de fev. de 2022

ATIVIDADE 1 - TI - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022

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ATIVIDADE 1 - TI - FUNDAMENTOS E ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 51/2022


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1ª QUESTÃO

Os computadores eletrônicos foram projetados para armazenar, em capacitores, a informação, armazenando energia ou não. Os circuitos eletrônicos digitais trabalham, basicamente, com dois veis de tensão. Normalmente, um sinal entre 0 e 0,5 volt representa um valor 0 e um sinal entre 1 e 1,5 volt representa o valor 1 (TANENBAUM, 2013).

 

Como já sabemos, um computador é repleto de zeros e uns, também conhecido como linguagem binária, ao externamos esse conceito para um circuito lógico, podemos representar a baixa tensão sendo o valor 0 e

uma alta tensão por 1.

 

Um computador se utiliza de portas lógicas para efetuar processos dentro do hardware, sendo que "Uma porta lógica é um circuito eletrônico, portanto uma peça de hardware, que se constitui no elemento básico e mais elementar em um sistema de computação (MONTEIRO, 2002, p. 65). “Essas portas formam a base do hardware sobre a qual todos os computadores digitais o construídos (TANENBAUM, 2013, p. 116).

 

Você como um aluno dedicado decidiu testar seus conhecimentos sobre conversões entre bases numéricas. Para isso, você pensou em realizar a convero dos números de seu RA ( que estão na base decimal) para as bases: Binária, Octal e Hexadecimal. Sendo assim, para esta atividade você deverá enviar os números de seu RA convertidos nas respectivas bases: Binária, Octal e Hexadecimal (é obrigatório apresentar os cálculo de cada conversão)

 

OBS: você deve efetuar a convero de seu RA iniciando da direita para esquerda, sem utilizar o último dígito -5.

 

Exemplo de convero Binário: 21725324-5 equivalente à 11 10 100…Cada número equivale a um elemento em Binário, ou seja:

4 convertido em binário é 100

2 convertido em binário é 10

3 convertido em binário é 11

.........................

 

Exemplo de convero Octal: 21725324-5 equivalente à 122700214-5…

Para convero octal, levar em consideração o RA inteiro (sem o dígito -5), ou seja: O valor 21725324 convertido em octal é: 122700214

 

Exemplo de convero Hexadecimal: 21725324-5 equivalente à 0011 0010 0100 Cada número equivale a um elemento em hexadecimal, ou seja:

4 convertido em Hexadecimal é 0100

2 convertido em binário é 0010

3 convertido em binário é 0011

.....................

 

Para Executar a atividade se utilize como base as Unidades II e III de nosso livro. Lembre-se que você deve entregar todas as 3 conversões.


Orientação para entrega da atividade:

 

Preferencialmente, você deve realizar sua atividade em uma folha em branco (pode ser sulfite ou caderno), onde seja possível apresentar as conversões solicitadas de forma manuscrita. Depois, digitalize a folha (foto ou scanner) gerando um arquivo de imagem. Esta imagem deverá ser inserida em um arquivo doc. (Word). Por fim, basta submeter o arquivo .doc contendo a imagem com a resolução do exercício, no campo abaixo.




MAPA - RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2022

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QUESTÃO 1
Administrando a sua empresa
 
Os primeiros meses de vida da empresa foram difíceis. Parece que tudo foi planejado de forma muito rápida por causa de pressões externas. Entretanto, no decorrer do trimestre as coisas começaram a melhorar. Os processos administrativos foram se acertando, a quantidade de clientes começou a crescerr, aumentando a receita nos dois primeiros meses do ano.
Assim, chegou aquele momento da empresa que é hora de parar de “apagar incêndios” e focar em problemas mais importantes. Os procedimentos internos e externo precisam ser melhor estruturados e deixar tudo em ordem para os meses que estão por vir.   
 
O primeiro passo, é analisar a evolução financeira, apresentada pelo departamento financeiro.
No trimestre que encerrou, foram estruturadas as áreas de Recursos Humanos e Financeiro de maneira bem enxuta, sendo composto por dois funcionários além do diretor da empresa.
Já para as áreas de marketing e pesquisa & desenvolvimento, foram contratados respectivamente três e quatro funcionários.
No setor de programação de jogos da empresa, a primeira divisão que está localizada em Campinas, possui três programadores e um supervisor, e na instalação em Manaus, tem três operários, um supervisor e um gerente geral representando a empresa.

No primeiro período, em Campinas, os membros da equipe começaram a ter diversos conflitos. Metade dos colaboradores eram de uma universidade e metade de outra. Esses conflitos acontecem muito em função da rixa entre universidades, além de discordarem dos processos de trabalho. Na verdade, ambos os grupos de funcionários querem influenciar os outros e isto acaba gerando conflitos para na empresa.

Outro aspecto que chegou ao conselho da empresa, está relacionado a unidade de Manaus.
Por se tratar de uma empresa que fabrica jogos, na unidade de Manaus, a equipe é composta por três funcionários, um supervisor e um gerente sendo responsável por gravar os jogos nas mídias, montar as caixas, embalar e organizar o estoque de distribuição. O grande problema é que não existem processos formalizados, e são organizados apenas quando os games ficam prontos e novos pedidos começam a chegar.

O último problema da empresa que merece atenção, está relacionado ao marketing. A empresa conseguia praticar preços mais baixos em função das condições de mercado do momento. Entretanto, acabaram de entrar duas fortes concorrentes no mercado, que reduziram ainda mais o preço de vendas dos jogos, evitando que a empresa tivesse o sucesso planejado para o primeiro trimestre.

SOBRAL, Felipe; ALKETA; Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro: São Paulo: Pearson, 2012. (adaptado).
 

Após leitura do case apresentado, vamos para a proposta da atividade.

TOMANDO DECISÕES:

 
1 - Considerando o case, como você resolveria os conflitos entre os colaboradores da unidade de Campinas? E como podemos associar os conflitos aos conceitos trabalhados na Escola das Relações Humanas? #Dica: veja a experiência de Hawthorne.
 
2 - Considerando o case, como você estruturaria os processos desempenhados na unidade de Manaus, considerando os conceitos da Teoria Administrativa?
 
3 - Qual é a relação da Teoria de Sistemas com as situações inesperadas vivenciadas pela empresa no case apresentado?
 
4 - Podemos relacionar a reação dos concorrentes no que diz a respeito a estratégia de marketing com a Teoria Contingencial? Na sua opinião, quais outras contingências considerando o contexto da empresa, ainda poderiam afeta-la?

Orientações Importantes:

- Assista ao Vídeo de Orientações da atividade. Copie e cole o link no seu navegador: https://youtu.be/StuPjuC8Rng
- Faça a leitura das Unidades 2 e 3 do livro didático da disciplina.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Mediador (a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Boa atividade!

ATIVIDADE 1 - RH - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL - 51/2022

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QUESTÃO 1
A importância Happy Hour
 
Geovane Dias tem 35 anos e é coordenador do departamento de finanças da rede varejista de artigo doméstico House & Cia. Ele é supervisor de uma equipe que conta atualmente com cinco assistentes que são responsáveis pela análise do desempenho da rede de lojas. O grupo possui atualmente uma rede de 40 lojas que estão espalhadas por território brasileiro.
Dias, não possui experiência administrativa, visto que foi promovido ao cargo apenas após a saída do seu antigo chefe. Sua trajetória profissional sempre foi na área financeira, no qual possui muita competência, entretanto, nunca precisou liderar uma equipe de trabalho. Quando assumiu essa posição na empresa, ele está tendo dificuldades para aumentar a produtividade da equipe. Segundo Dias, sempre se sentiu motivado por recompensas financeiras, e por isso, Dias, criou um programa deste tipo com a sua equipe. Entretanto, isso não motivou a equipe e não refletiu no desempenho.
Adriane Aguiar e Rodrigo Alves, que são subordinados do Geovane, contaram que desde que ele foi promovido, o Geovane está diferente.  Ele já não sai mais para almoçar com os antigos amigos de trabalho, e nem sai para o famoso happy hour com a galera. Segundo a Adriane, eles sabem que é uma prática comum que os gestores saiam entre eles, mas o Geovane era o nosso amigo de longa data e não devia abandonar os amigos. Além disso, ele não está próximo da sua equipe.

Elaborado pelo professor, 2021.
 
ATIVIDADE: 

Considerando as principais conclusões da Escola das Relações Humanas, como elas poderiam explicar a baixa produtividade da equipe do Geovane?

Orientações importantes:

- Assista o vídeo de orientações da atividade. Copie e cole o link no seu navegador: https://youtu.be/FV0UAkv4iaM
​- Faça a leitura da Unidade 2 do livro didático da disciplina.
- Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade (não é necessário anexar formulário).

Boa atividade!

MAPA - RH - PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2022

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QUESTÃO 1

Certamente você já ouviu falar sobre cultura e clima organizacional não é mesmo? Mas afinal, do que se trata esses dois temas?
 
Para Teixeira et al. (2013), a cultura e o clima organizacional são dimensões importantes da gestão estratégica de pessoas e se combinam com todos os aspectos citados na análise interna para proporcionar às organizações uma vantagem competitiva. Isso porque para que os profissionais de uma empresa se disponham a atuar e se empenhar para o alcance dos objetivos vai depender da cultura organizacional estabelecida que, por exemplo, determina se há flexibilidade para mudanças, essenciais numa administração estratégica e o clima organizacional que reflete a satisfação das pessoas no seu local de trabalho. Havendo insatisfação, não há o “vestir a camisa” e o esperado comprometimento.
 
Mas vamos diferenciar os conceitos de cultura e clima que, muitas vezes, são considerados como se fossem a mesma coisa. Teixeira et al. (2013, p. 58) apresentam as seguintes definições: “Entende-se cultura como um conjunto de ideias, conhecimentos, formas de agir, pensar e sentir expressas em termos materiais ou não, que são partilhados por um grupo ou uma organização, com certa regularidade no tempo e no espaço.
 
Compreende-se como clima organizacional um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação”.
A cultura é de caráter mais profundo e de mais difícil mudança. Ela refere-se ao modo como as coisas são feitas dentro da organização e reflete escolhas compartilhadas ao longo do tempo por líderes e membros dos grupos.
 
COSTA, Waldeciria Souza da. Planejamento de Recursos Humanos. Maringá: Unicesumar, 2021.
 
 
A partir da leitura do texto anterior, acompanhe a narrativa fictícia a seguir:
 
Marina foi contratada como gestora de RH da RupeShow, uma empresa do setor de serviços que realiza festas customizadas de pequeno porte. A experiência de trabalho anterior de Marina foi na área de vendas, onde atuou sem grandes desafios como coordenadora de RH em uma empresa de pequeno porte, com 19 funcionários e atuação local. O seu desafio agora é maior, pois a RupeShow atua em 10 cidades e tem um quadro de 63 funcionários contratados e mais de 300 terceirizados. Os funcionários contratados atuam na parte operacional de organização e produção dos eventos e os terceirizados na parte de entrega e montagem das festas no local em que o cliente escolher.
 
A RupeShow é uma empresa nova, tem apenas 3 anos, sendo que nos últimos 18 meses teve um crescimento de 150% no volume de eventos, pois a pandemia trouxe uma oportunidade uma vez que seus eventos podem ser montados com mínimo contato, na casa do cliente, o que acarretou o crescimento do seu quadro de funcionários. No momento, 60% do volume dos eventos se concentra na cidade onde está a sede da empresa e os demais 40% se dividem nas outras 9 cidades onde a RupeShow opera. Nessas cidades há um escritório pequeno com uma equipe de apenas 3 pessoas, além dos terceirizados necessários para as o suporte aos eventos. Em cada escritório há um quadro com a missão, a visão e os valores da empresa, que são:
 
Missão: Atender nossos clientes com as melhores soluções em eventos customizados, sempre com um sorriso no rosto e a disposição de servir.
Visão: Ser a referência em soluções em eventos do Estado até 2024.
Valores: Comprometimento; Criatividade; Respeito; Qualidade; Agilidade; Alegria.
 
Recentemente a diretoria da RupeShow montou o Planejamento Estratégico para 2022 e uma meta audaciosa foi traçada: duplicar o número de cidades atendidas. A diretoria da RupeShow compreende que o crescimento acelerado da empresa está comprometendo e pode comprometer ainda mais a cultura organizacional desejada pela empresa: colaboradores com espírito de autoliderança, alinhados com a missão e os valores da RupeShow, trabalhando em um ambiente descontraído e de ajuda mútua. O RH terá forte participação estratégica em 2022 e a diretoria espera que três objetivos sejam alcançados: redução do turnover, treinamento para toda equipe e, por fim, ter uma equipe motivada e engajada em conquistar as metas, dentro da cultura organizacional desejada para toda a empresa. A cultura desejada é de flexibilidade para acolher mudanças, criatividade para buscar diferenciação e qualidade na forma de trabalhar.
 
A diretoria solicitou que Marina preparasse um Planejamento Estratégico de RH baseado em competências, com as seguintes especificações:
 
A. Ações para todas as etapas da administração estratégica, incluindo uma Matriz SWOT da RupeShow.
Neste item A espera-se que o planejamento tenha cinco etapas, como seguem:

1. Análise do ambiente Interno e Externo (incluindo a matriz SWOT, com forças, fraquezas, oportunidades e ameaças).
2. Estabelecimento das diretrizes organizacionais: missão (está no texto) e objetivo do planejamento.
3. Formulação de estratégias (precisam estar descritas).
4. Implementação de estratégias (como será feito isso).
5. Controle estratégico (como será feito isso).
 
B. Respostas para as quatro perguntas essenciais do PE baseado em competências.

Neste item B espera-se respostas para as seguintes perguntas:
1. Quais são os objetivos organizacionais a alcançar?
2. Quais são as competências essenciais para alcançá-los?
3. Quais são as competências essenciais que a organização já possui?
4. Quais as competências essenciais requeridas que a organização precisa construir?
 
C. Descrição do sistema de ingresso de novos colaboradores.

Neste Item C espera-se que você  apresente a forma de recrutamento (se externo ou interno), técnicas ou meios de atração de pessoas para o processo seletivo, avaliação do recrutamento, processo de seleção, técnicas de seleção, avaliação da seleção e atividade de socialização com novos colaboradores.
 
Nesse sentido, sua missão para fins desta Atividade MAPA, é colocar-se no lugar de Marina, enquanto gestora de RH, e preparar esse material para ser apresentado à diretoria, na próxima reunião de Planejamento Estratégico da RupeShow.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Realize uma Leitura das Unidades 1, 2 e 4 Livro da Disciplina.
- Assista ao Vídeo de Orientações gravado pela professora, disponível no Link copie e cole em seu navegador:  https://youtu.be/v_e_HVpRxSY
- Fique atento(a) ao que foi solicitado e revise sua resposta para garantir que não esqueceu de responder nenhum item ou de atender algum ponto requisitado.
- Use sua criatividade! A partir da leitura do case acima, imagine o que não foi falado, ou o que não está escrito, e complemente as respostas com suas percepções.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- Dica da Professora: se você leu o livro, assistiu as aulas e seguiu as orientações anteriores, essa atividade será fácil. Apenas respire e encare com coragem. Você é capaz!
 
Bons estudos. Sucesso!

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