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13 de jan. de 2015

Algoritmo em C -Fatorial de uma sequencia numérica

Um programa em C, onde o usuário deverá informar 2 números inteiros. Esses números representam, respectivamente, o inicio e o fim de uma sequencia numérica. Se necessário, altere a ordem dos números informados e exiba o calculo e o resultado do fatorial de cada número no intervalo.
Exemplo:
3! = 3 x 2 x 1 = 6
4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24
5! = 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 120

#include<stdio.h>
#include<math.h>
int main(){
    int n1,n2,aux,i1,i2,fat;
    int aux2; 
    char resp;
    do{
    system("cls");  
    printf("\nInforme um numero inteiro para inicio: ");
    scanf("%d",&n1);
    printf("\nInforme um numero inteiro para o fim: ");
    scanf("%d",&n2);
    if(n1<=1 && n2<=1)
              while(n1<=1 || n2<=1){
                          system("cls");
                          printf("\nDigite dois numeros maiores que 1:");
                          scanf("%d%d",&n1,&n2);
              }
        if(n1==n2)
              while(n1==n2){
                            system("cls");
                          printf("\nDigite dois numeros maiores que um e diferentes:");
                          scanf("%d%d",&n1,&n2);
              }
    if(n2<n1){
    aux=n1;
    n1=n2;
    n2=aux;
    }
      
    for(i1=n1+1;i1<n2;i1++){
    fat=1;     
        for(i2=i1;i2>=1;i2--){                                             
            if(i1==i2){
                        printf("%d!=%dx",i1,i2);
         
          }         
          else 
              if(i2==1){
                        printf("%d=%d\n",i2,fat);
                        fat*=i2;
            }
          else
              printf("%dx",i2);
              fat*=i2;
        }
    }
          printf("\n\nDeseja executar novamente?");
          scanf("%s",&resp);
          if(resp!='s' && resp!='S' && resp!='n' && resp!='N'){
                        printf("\n\nDeseja executar novamente?");
                        scanf("%s",&resp);
          }      
    }while(resp=='s' || resp=='S');
}
Trabalhos.:
E-mail: mvf5system@gmail.com
Blog: http://mvf5-system.blogspot.com.br/

6 de jan. de 2015

Algoritmo em java - Preencher um vetor de forma randômica!

Algoritmo preenche um vetor do tipo de 10 posições de forma randômica!


import java.util.Random;
import javax.swing.JOptionPane;


public class Prinicipal {

 
    public static void main(String[] args) {
        Random rand = new Random();
     
        String resultado = "";
        int num[] = new int[10],aux;
        for(aux = 0; aux < num.length; aux++){
            num[aux] = rand.nextInt(10);
        }
        for(aux = 0; aux < num.length; aux++){
            resultado +=num[aux] +"\n";
        }
        JOptionPane.showMessageDialog(null, resultado);
    }
}

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Algoritmo em JAVA - Cadastro de Notas do Aluno

Algoritmo em Java, que faz um cadastro simples de aluno, com NOME do tipo String, NOTA1 e NOTA2 do tipo float! O algoritmo consiste em fazer o cadastro do aluno com seu nome, e as duas notas, ver a média do aluno, exibir os dados do Aluno, e verificar a situação do Aluno!;
O projeto feito em java consiste em Orientação a Objetos, com a classe Aluno e a classe principal.
Na classe Aluno, além dos métodos getters e setters, tem os métodos calcularMedia() do tipo float, exibir() do tipo String, verificarSituacao() do tipo boolean, validarNota do tipo boolean.



CLASSE ALUNO:

public class Aluno {
    //Area de declaração de atributos
    private String nome;
    private float nota1;
    private float nota2;
    
    //declaração dos metados
    public float calcularMedia(){
        return (nota1+nota2)/2;
        
    }
    public String exibir(){
        return "Nome: "+nome+
                "\nnota1: "+String.format("%.2f",nota1)+
                "\nnota2: "+String.format("%.2f",nota2);        
    }
    public boolean verificarSituacao(){
        return calcularMedia() >= 7;
        
    }
    
    public boolean validarNota(float x){
        return (x >= 0 && x <=10);
    }
    
    //Declaração dos metados gettes & setters
    public void setNome(String nome){
        this.nome = nome;
    }
    
    public String getNome(){
        return nome;
    }
    
    public void setNota1(float nota1){
        this.nota1 = nota1;
    }
    public float getNota1(){
        return nota1;
    }
    
    public void setNota2(float nota2){
        this.nota2 = nota2;
    }
    public float getNota2(){
        return nota2;
    }
    
}


CLASSE PRINCIPAL:


import javax.swing.JOptionPane;
public class Principal {
    public static void main(String[] args) {
        int op;

        Aluno aluno1 = new Aluno();

        do{
op = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("1-cadastrar\n2-ver media\n"+
                                                                "3-exibir dados\n4-verificar situação\n0-sair"));
switch (op) {
case 1:
aluno1.setNome(JOptionPane.showInputDialog("informe o nome"));
try{
do{
aluno1.setNota1(Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("informe a primeira nota")));
if(!aluno1.validarNota(aluno1.getNota1())){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "nota invalida");
}
}while(!aluno1.validarNota(aluno1.getNota1()));
do{
aluno1.setNota2(Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("informe a segunda nota")));
if(!aluno1.validarNota(aluno1.getNota2())){
JOptionPane.showMessageDialog(null, "nota invalida");
}
}while(!aluno1.validarNota(aluno1.getNota2()));
}catch (Exception e) {
aluno1.setNome(null);
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Dados invalido");
}
break;
case 2:
if(aluno1.getNome() != null)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "A media do aluno "+aluno1.getNome()+
" foi de "+String.format("%.2f" , aluno1.calcularMedia()));
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não tem nenhum aluno cadastrado");
}
break;
case 3:
if(aluno1.getNome() != null)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, aluno1.exibir());
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não tem nenhum aluno cadastrado");
}
break;
case 4:
if(aluno1.getNome() != null)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "O ALUNO "+aluno1.getNome()+
"está "+(aluno1.verificarSituacao()?"aprovado ": "reprovado"));
}
else
{
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Não tem nenhum aluno cadastrado");
}
break;
case 0: break;

default:
JOptionPane.showMessageDialog(null, "opção invalida");
break;
}
}while(op != 0);

}

}
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Algoritmo em C++, que faz o calculo do volume de uma esfera!

Uma função que recebe por parâmetro o raio de uma esfera e calcula o seu volume (v = 4/3πR3).
#include <iostream>
#include <cstdlib>

void volume(int raio);
using namespace std;
int main (void){        
            int raio;
            cout <<"Informe o raio de uma esfera: ";
            cin>>raio;
            volume(raio);
            cout<<"\n";
            system("pause");
}
void volume(int raio){
            double v;
            v = 4 / (3 * 3.14) * raio * 3;
           
            cout<< "Volume: "<<v;

}
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Algoritmo em C++ - Função que verifica se o ano é bissexto!

Uma função em C++, que recebe como parâmetro um inteiro positivo ano e devolve 1 se ano for bissexto, 0 em caso contrário.

#include <iostream>
#include <cstdlib>


int verifica(int ano);
using namespace std;
int main (void){        
            int ano;
                       
           
                        do{
                                   cout <<"Informe umn numero: ";
                                   cin>>ano;
                                   if(ano <= 0){
                                               cout <<"Informe um numero maior que 0: \n";
                                   }
                                  
                        }while(ano <= 0);
                        if(verifica(ano) == 1){
                                   cout <<"Ano bissexto ";
                        }
                        else{
                                   cout <<"Ano normal ";
                        }
           
            cout<<"\n";
            system("pause");
}
int verifica(int ano){
            if (ano % 400 == 0){
                        return 1;
            }
           
            if (ano % 4 == 0 && ano % 100 > 0 ){
                        return 1;
            }
           
            return 0;
}

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