Programação e Desenvolvimento

Projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços.
Tecnologia do Blogger.

Text Widget

Search (Don't Edit)

Sample Text

Colaboradores

Formulir Kontak

Nome

E-mail *

Mensagem *

Full-Width Version (true/false)

Flickr

Arquivo do blog

Facebook

Translate

Video of the Day

Slider (Add Label Name Here!) (Documentation Required)

Teste Teste Teste

Know us

Teste Teste Teste Teste

Popular Posts

Featured

25 de mar. de 2024

MAPA - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51/2024

 MAPA - RH - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO - 51/2024

Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

Mais de 10 anos no mercado acadêmico 


=================MV-ASSESSORIA==========================
CONTATO
Entre em contato com a nossa equipe que vamos assessorar com esse trabalho

(15)98170-8778

Tele gram.:( 15) 98170-8778 - 

E-MAIL: Mvf5system@gmail.com

Olá, estudante! 

Bem-vindo(a) à atividade M.A.P.A da disciplina de Análise Ergonômica do Trabalho.  

Nesta atividade, vamos abordar um estudo de caso fictício em uma indústria de Fabricação de Móveis.

A indústria está localizada na região sul do Brasil, os trabalhadores estão envolvidos em várias etapas da produção, que incluem o corte de madeira, montagem, lixamento e acabamento dos produtos. Essas atividades exigem que os trabalhadores manipulem frequentemente cargas pesadas, realizem movimentos repetitivos e mantenham posturas por períodos prolongados, o que tem levado a um número crescente de relatos de dores musculares, lesões e doenças ocupacionais.


Figura 1: exemplo de atividade em uma indústria de móveis
Image by <a href="https://www.freepik.com/free-photo/hardworking-man-doing-his-job-woodshop_14315206.htm#query=ind%C3%BAstria%20de%20m%C3%B3veis&position=3&from_view=search&track=ais&uuid=fdf69aea-f790-4235-8a6a-56141bad7da8">Freepik</a>

A gerência da fábrica notou um aumento significativo nos casos de afastamentos por problemas musculoesqueléticos, especialmente lombalgias, tendinites e casos de DORTs (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) entre os operários. Além disso, alguns trabalhadores relataram sentir fadiga extrema e dificuldade em manter o ritmo de trabalho devido a esses problemas de saúde.
 
Sua missão será elaborar um relatório sobre as condições de ergonomia na fábrica para os diretores da empresa. Este relatório irá explicar as possíveis causas dos afastamentos e as medidas de controle que deverão ser realizadas.

Seu relatório deverá atender às seguintes seções:

Seção 1: Explicação técnica sobre o sistema musculoesquelético e os prejuízos de posições estáticas dos trabalhadores.

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

1.1 - O que é o sistema musculoesquelético e como ele pode ser afetado durante o levantamento e transporte de cargas na indústria de fabricação de móveis?
1.2 - Descrição da diferença entre trabalho muscular estático e dinâmico. Dê exemplos desses dois tipos de trabalho na atividade de montagem de móveis.
1.3 - Explicação do por que a fadiga muscular pode afetar os trabalhadores da indústria de móveis, especialmente durante atividades de alta demanda energética como o levantamento de cargas.

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo na Unidade II do livro da disciplina.

Seção 2: Diagnóstico sobre as atividades de levantamento e transporte de cargas dentro da indústria.

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

2.1 - Como o levantamento incorreto de cargas pode levar a lesões na coluna vertebral? Quais são as estruturas mais afetadas?
2.2 - Quais fatores devem ser considerados ao analisar a adequação do trabalho de levantamento e transporte de cargas para prevenir lesões e doenças ocupacionais?

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo na Unidade II do livro da disciplina.

Seção 3: Explicação sobre as doenças que podem estar relacionadas às atividades desempenhadas pelos trabalhadores

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

3.1 - Quais são os sintomas comuns e as principais causas de dores musculares nos trabalhadores da indústria de fabricação de móveis?
3.2 - O que são DORTs e quais são alguns exemplos que podem ser comuns na indústria de fabricação de móveis?
3.3 - Descreva os dois tipos de traumas que podem ocorrer devido ao trabalho e dê exemplos relevantes para a indústria de fabricação de móveis.

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo na Unidade II do livro da disciplina.

Seção 4: Proposta de medidas de controle

Nesta seção, seu texto deve responder os seguintes itens:

4.1 - Quais medidas preventivas podem ser implementadas na indústria de fabricação de móveis para reduzir o risco de DORTs e outros distúrbios musculoesqueléticos?
4.2 - Como a ergonomia de concepção pode ser aplicada para melhorar as condições de trabalho e prevenir lesões na indústria de fabricação de móveis?
4.3 - Qual é o papel do treinamento e conscientização dos trabalhadores na prevenção de lesões musculoesqueléticas e melhoria das condições ergonômicas?
4.4 - Quais são as recomendações ergonômicas básicas para levantar e transportar cargas de forma a prevenir lesões musculares e articulares?

Para responder estes itens, além de pesquisas complementares em sites e livros, utilize como base o conteúdo do nosso material de estudo nas Unidades II, III e IV do livro da disciplina.

Dicas dos professores:
1. Assista ao vídeo explicativo gravado pelo professor. Link disponível no Material da Disciplina.
2. Utilize o Formulário Padrão, arquivo em Word disponível no ambiente da disciplina em "Material da Disciplina".
3. Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
4. A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
5. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.

Bons estudos!

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MVF5 System - SOLUÇÕES EM TI!

          Desenvolvimento de projetos, softwares, sites, blogs e trabalhos conforme sua necessidade e com os melhores preços. Entre em c...

Seguidores

Total de visualizações

Postagens populares