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4 de out. de 2022

MAPA - ECIV - PROJETO ARQUITETÔNICO – 542022

MAPA - ECIV - PROJETO ARQUITETÔNICO – 542022

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INSTRUÇÕES DE ENTREGA

> Este é um trabalho INDIVIDUAL;
> Após finalizado o projeto, reúna todos os desenhos solicitados na atividade MAPA em um ÚNICO arquivo PDF, apenas este formato será aceito;
> O arquivo resposta do MAPA deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
> A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então preencha tudo com cuidado e atente-se a todas as orientações ao longo da atividade. Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
 
Problemas frequentes a evitar:
 > Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
verifique se você está enviando o arquivo correto!
É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
 
Como enviar o arquivo:
 > Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
> Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
 
Sobre plágio e outras regras:
 > Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos terão notas descontadas;
> Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão descontados, mesmo que você tenha sido o autor.


ATIVIDADE M.A.P.A. - PROJETO ARQUITETÔNICO - 54/2022

​Depois de muito planejamento, uma família de 4 pessoas está realizando o sonho de construir a casa própria. Assim, eles confiaram a você, a responsabilidade de desenvolver o projeto de sua futura moradia. Eles desejam uma residência confortável e acolhedora, com o melhor proveito do espaço disponível e que atenda suas necessidades e desejos, além de estar de acordo para aprovação dos órgãos públicos.
A seguir estão as instruções para atividade. Leia-as integralmente e com atenção!
 

ETAPA 1

Planta Baixa
 
Você deve produzir a planta baixa do projeto arquitetônico de uma residência unifamiliar, atendendo obrigatoriamente ao seguinte plano de necessidades:

  > 3 dormitórios, sendo um deles suíte;
  > Sala de TV;
  > Cozinha e sala de jantar;
  > Banheiro social;
  > Banheiro da suíte;
  > Lavanderia/área de serviço;
  > Garagem coberta para um carro;
  > Área de lazer gourmet, podendo ser edícula ou não.

 
Seu projeto também deve considerar as seguintes limitações:

  > A família possui um lote nas medidas 15m x 25m de acordo com a Figura 1;
  > A metragem construída da edificação deve ser no mínimo 100m² e no máximo 250m²;
  > A residência deve possuir, no máximo, dois pavimentos;
  > Você pode incluir outros cômodos que não estejam no plano de necessidades, desde que não ultrapasse a metragem máxima e atenda as normas previstas;

 

Figura 1: Localização do lote.

Fonte: Autora (2022).

Cada município possui um conjunto próprio de normas de construção, e que podem variar de acordo com o bairro em que o lote está localizado.
Para que seu projeto seja aprovado e obtenha o alvará de construção, ele deve respeitar o código de obras do município em que será construído, que constam as seguintes normas para a área em questão:

1-  SOBRE OCUPAÇÃO DE SOLO

  > As edificações para a localização referida devem ter recuo frontal mínimo de 4m (quatro metros) contados a partir do alinhamento predial;
  > As edificações para a localização referida devem ter recuo lateral e de fundos mínimo de 1,50m (um metro e cinquenta centímetros) contados a partir do alinhamento predial e/ou divisão entre lotes;
  > Deverá ser mantida uma área permeável mínima de 10% (dez por cento) da área total do lote, a qual ficará livre de edificação, da projeção desta ou de avanço do subsolo;
  > No máximo, 70% da área total do terreno pode ser ocupada por área construída;


2- SOBRE ÁREA CONSTRUÍDA

  > Não serão considerados como pavimento e/ou área construída:

  I - O mezanino, desde que não ultrapasse 50% (cinquenta por cento) do pavimento imediatamente inferior;
  II - O poço de luz, desde que não seja coberto e tenha abertura superior para o exterior;
  III - A área superior “vazia” de ambientes com pé direito duplo.


  > É considerado área construída:

  I - Quaisquer áreas que possuam cobertura;
  II - Piscinas.


3- DAS CIRCULAÇÕES VERTICAIS

As escadas, rampas e seus elementos serão dimensionados de acordo com as NBR/ABNT relativas ao assunto ou normas correlatas.

4- DIMENSÕES MÍNIMAS DOS CÔMODOS

  > Sala de TV: 12 metros quadrados;
  > Dormitórios: ao menos um dormitório deve ter área mínima de 11 metros quadrados. Os demais devem ter 9 metros quadrados de área mínima cada.
  > Cozinha: 9 metros quadrados;
  > Banheiro: 5 metros quadrados;
  > Área de serviço: 5 metros quadrados;


5- DA REPRESENTAÇÃO TÉCNICA DO PROJETO

  > Os desenhos podem ser feitos à mão ou com auxílio de software computacional de sua preferência (AutoCAD, SketchUP etc.);
  > Todos os projetos precisarão ser devidamente cotados;
  > Todos os desenhos devem ser entregues em escala 1:50;
  > É obrigatório desenhar as peças sanitárias (vasos sanitários, torneiras, chuveiro) nos banheiros e lavanderia. Na cozinha é obrigatório indicar o posicionamento da torneira, fogão e geladeira;
  > As pranchas entregues devem ser em tamanho de folha A2 ou A3, sendo necessariamente um desenho em cada folha ou uma folha para cada etapa,
  > Toda e qualquer escrita feita deve ser feita em escrita técnica. É proibido o uso de letra cursiva;
  > Na Planta, dentro de cada cômodo precisa constar: nome do cômodo, área do cômodo e piso, além da identificação do desnível do piso para áreas molhadas;
  > Todas as folhas obrigatoriamente precisam apresentar margem e carimbo.
  > As margens precisam respeitar as normas: Se for A3: 25 mm da margem esquerda e 7mm todas as outras margens. Se for A2: 25 mm da margem esquerda e 10 mm de todas as outras margens.
  > O carimbo precisa ser conforme o modelo da Figura 2 (as medidas estão em mm):


Figura 2: Modelo do carimbo.


           Fonte: Autora (2022)
 

  >> No campo « Projetista » coloque o seu nome (pode ser abreviado);
  >> No campo « RA » coloque o seu número de Registro Acadêmico;
  >> Em « Data » coloque o dia que deve entregar o MAPA;
  >> O campo « Título » mudará de uma prancha de desenho para outra. Na prancha dedicada somente à planta baixa, coloque « Planta Baixa », para a prancha dedicada aos cortes escreva « Corte AA » e/ou « Corte BB ». Caso os desenhos estejam na mesma folha, coloque os dois títulos juntos.
  >> No campo « Folha », onde está a letra « X », coloque « 1 » na folha da planta baixa, « 2 » na folha do Cortes e assim sucessivamente.

 

  > Para a Planta baixa você deve colocar ao lado esquerdo do carimbo a Tabela de Esquadrias com as seguintes informações: código da esquadria (P01, P02, J01, etc.); tipo da esquadria (porta simples, de correr, janela de guilhotina, etc.); material (madeira, vidro, etc.); dimensões (comprimento e largura) e peitoril (somente para janelas). Conforme exemplo da Tabela 1:

Tabela 1: Tabela de esquadrias.

Fonte: Autora (2022).
 

ETAPA 2

Cortes

A partir da planta baixa desenvolvida na Etapa 1, você deve desenhar dois cortes, em diferentes sentidos, seguindo as diretrizes:

> Um dos cortes deve passar, obrigatoriamente, pela caixa d’água;
> Caso haja, um dos cortes deve passar, obrigatoriamente, pela escada;
> Os cortes devem estar devidamente cotados;
> Os cortes devem estar em folhas separadas da planta baixa, podendo ser um corte em cada folha ou os dois cortes em uma única folha, desde que a escala seja mantida e o layout fique organizado;
> É obrigatório desenhar as peças sanitárias (vasos sanitários, torneiras, chuveiro) nos banheiros, lavanderia e cozinha, desde que sua representação corresponda ao campo de visão do corte;
> Em todos os cômodos deve constar: o nome do cômodo e nível do piso. Nas áreas molhadas, fora estas duas informações deve ser acrescentado também a informação referente à altura dos azulejos.
> As demais orientações sobre a representação técnica podem ser consultadas no item 5 da Etapa 1.



ETAPA 3

Implantação e Cobertura

A partir dos projetos desenvolvidos nas etapas anteriores, você agora deve desenhar a planta de implantação e cobertura, seguindo as diretrizes:

> A cobertura desta edificação deve ser feita com, no máximo, três águas, sem contar edícula caso haja;
> Deve constar na planta a inclinação e o tipo de telha utilizada na cobertura;
> Deve constar a projeção da caixa d’água;
> A planta deve estar devidamente cotada;
> A planta deve estar em uma folha separadas da planta baixa e dos cortes;
> Deve ser identificado na planta:

>> O alinhamento predial;
>> Áreas permeáveis e suas dimensões;
>> Piscinas, caso haja;
>> Indicação de acesso à edificação
>> Presença de árvores e outros elementos alocados no passeio público, caso haja.

> Para esta atividade, não é necessário a representação de fossas, sumidouros, caixas de inspeção e gordura, calhas e demais elementos hidrossanitários, com exceção da caixa d’água;
> As demais orientações sobre a representação técnica podem ser consultadas no item 5 da Etapa 1.


A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
 
Desejo a você um excelente trabalho!
Abraços,
Professora Natália.


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MAPA - SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS – 542022

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No método intuitivo, o projeto do circuito é feito pelo uso do conhecimento geral seguindo uma sequência intuitiva e lógica. Em geral as etapas são:

 

- desenvolver um diagrama de movimento;

- criar uma sequência de válvulas de controles e cilindros;

- completar o circuito de forma intuitiva e lógica.

No método de sequência mínima, o circuito pneumático deve ser desenvolvido para realizar a seguinte tarefa de controle usando dois cilindros A (1.0) e B (2.0), conforme mostrado no diagrama esquemático (Figura 1). O cilindro A deve estender e colocar um trabalho sob o cilindro de estampagem B. O cilindro B deve então estender e estampar o trabalho. O cilindro A pode retornar somente depois que o cilindro B estiver totalmente retraído. A tarefa de controle sequencial também pode ser expressa em um diagrama de etapas de deslocamento, conforme mostrado.


Figura 1 - Diagrama esquemática dos cilindros A e B
Fonte: Autor.

O diagrama de deslocamento para a tarefa de controle é fornecido a seguir. Os deslocamentos dos cilindros são plotados de acordo com a sequência necessária das ações do cilindro em etapas iguais. Por exemplo, o deslocamento de qualquer cilindro da posição retraída (0) para a posição estendida (1) é mostrado no diagrama com uma linha de 0 a 1. Da mesma forma, outros deslocamentos também podem ser mostrados.

Figura 2. Diagrama de deslocamento
Fonte: Autor.

Na forma de notação, o sinal ‘+’ é anexado à designação do cilindro (A, B, etc) para representar o curso para frente e o sinal '-' é anexado a ele para representar o curso de retorno. Para a tarefa de controle especificada anteriormente, a sequência das ações do cilindro junto com os detalhes das saídas do sensor podem ser representados por:


Figura 3. Representação da sequência de ações
Fonte: Autor.
 

Como pode ser visto, a ação A + gera o sinal 'a1' e é usada para a ação B +. A ação B + gera o sinal 'b1' e é usada para a ação B- e assim por diante. Normalmente, um sinal “Start” também é necessário junto com o sinal a0 (o último sinal da sequência de controle) para obter a ação A + (a primeira ação do cilindro da sequência de controle).

Parece lógico, mas esse tipo de configuração resultará em conflito de sinal (como na Figura 4 a seguir). Para evitar que isso aconteça, é necessário mudar o método. Deve-se utilizar o método de sequência mínima para eliminar o conflito de sinal. 


Figura 4. Sistemas com problemas
Fonte: Autor.

Resolva de forma apropriada utilizando métodos e operações aprendidos nesta disciplina, para que não haja possibilidade de conflito de sinal.


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MAPA - INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL – 542022

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Compreender e montar o diagrama P&ID de um determinado processo industrial é fundamental para o profissional que trabalha com instrumentação. Assim, considere a malha de controle de pressão apresentada na figura a seguir, que possui diversos elementos sensores e de controle.



​Utilizando a simbologia e terminologia padrão, você deve montar o diagrama P&ID da malha de controle apresentada na figura. Se assegure de utilizar a simbologia correta para cada dispositivo atuador, elemento sensor e de controle, bem como para os sinais presentes no sistema. Garanta também a utilização da terminologia correta para os elementos, indicando que todos fazem parte da mesma malha de controle.
Montado o diagrama P&ID, você deve apresentar também um descritivo da malha de controle, explicando o seu funcionamento e justificando as terminologias utilizadas.
A atividade deve ser entregue em arquivo .doc ou .pdf. e deve conter todo o desenvolvimento e as respostas solicitadas. A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então apresente todas as informações solicitadas e apresente as fontes que utilizou em suas pesquisas.
Quanto mais completo seu trabalho, melhor!


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MAPA - AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL - 54/2022

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Automatizar um processo não consiste apenas em se atribuir recursos de tecnologia que permitem a autonomia funcional de um processo, também está relacionado com a capacidade de fornecer visibilidade aos dados para gerir e viabilizar a manufatura ao qual está associado. Com relação a este conceito, esta atividade tem como objetivo avaliar sob o ponto de vista de integração de dados um processo industrial, com o olhar sobre os dados do processo e da sua conversão em informações.
O processo industrial
Dado uma indústria de bebidas, em que insumos são misturados para a obtenção de um produto final envasado que trata-se de uma garrafa de refrigerante. Considera-se para cada produto fabricado um total de 10 ingredientes a serem dosados (conforme seus devidos percentuais) em um misturador de acordo com uma receita previamente inserida no sistema supervisório IHM SCADA da indústria.



Além dos insumos, há outros itens que compõe o produto final, como embalagem, rótulo, tampa e processo de etiquetagem para registro de lote e validade. Considerando os itens envolvidos no produto final citado e levando em conta que para que o processo de mistura e envase ocorra, máquinas são acionadas e consomem energia durante o período de tempo em que estão operando.
A métrica deste processo fornece a informação de viabilidade necessária para a gestão do processo de manufatura supracitado, que leva em consideração o número de garrafas envasadas de acordo com os padrões de qualidade esperados e o número de garrafas não conforme, que devem retornar ao processo para verificação. Além disso, é associado à cada garrafa o quanto cada máquina envolvida no processo consome de energia elétrica para realizar cada etapa da fabricação.
As etapas de fabricação consideram que tendo todos os ingredientes necessários e em quantidades suficientes, é possível iniciar a mistura dos insumos, que ocorre pelo acionamento de válvulas proporcionais e motores que transportam os ingredientes até o misturador na proporção correta, determinado pela medição de sua vazão de acordo com a batelada a ser executada.
Após a dosagem, ocorre a mistura que possui tempo definido para acontecer por meio de um motor com agitador no tanque de mistura e ao longo deste período o envase já pode ser realizado, por meio do acionamento de uma esteira que transporta as garrafas até o dosador e então cada garrafa recebe um rótulo e uma dada quantidade de líquido, daí a necessidade de que a velocidade da esteira seja constante, em malha fechada com o dispositivo de acionamento elétrico do motor da mesma. Após esta etapa a garrafa recebe sua tampa e então é encaminhada por meio da esteira para o estágio de armazenamento.
Este processo de fabricação é realizado e acompanhado por sensores que mensuram o nível de líquido no interior de cada garrafa e também se há avarias em sua estrutura. Há também sensores de proximidade utilizados para contagem de garrafas envasadas e não-envasadas, além de uma cancela que abre para desviar aquelas garrafas que não estão de acordo com os padrões de qualidade.
O processo tem início quando atende aos pré-requisitos citados e também ao pressionar o botão liga e pode ser parado pressionando-se os botões desliga ou emergência.
Toda a automação deste processo conta com sensores de proximidade, sensores de fim de curso, atuadores e controlador lógico programável que se interliga aos dispositivos de I/O por meio de rede Devicebus além de conectividade a rede de computadores da empresa em formato EtherNet/IP, sabendo-se que a capacidade de produção é de 500 garrafas por minuto.
Considere para sua análise operacional que o envase do líquido se faz a partir de uma máquina dotada de motores elétricos e atuadores eletropneumáticos, além das esteiras de transporte possuírem motores elétricos assim como o misturador, já citado anteriormente.
Dadas as informações, responda o que se pede na atividade M.A.P.A.:
 
Atividade MAPA:
1) Determine 5 exemplos de dispositivos de entrada citados no processo industrial classificando-os de acordo com seu tipo.
2) Apresente 5 exemplos de dados do processo citado e defina o porquê de sua escolha com subsídios que comprovem suas afirmações, caso contrário a resposta será desconsiderada.
3) Demonstre como ocorre a conversão de dados em informações neste processo de acordo com o uso de recursos de PIMS e MES no processo dado, explicando como ocorre esse processo citando exemplos.
4) Apresente duas tecnologias de rede industrial que possivelmente atenderiam a este processo de automação informando o porquê de sua escolha, caso contrário a resposta será desconsiderada.
5) Demonstre como ocorre o processo de acionamento das esteiras para que as garrafas sejam posicionadas corretamente sob os dosadores explicando o porquê deste recurso.


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MAPA - CONFIABILIDADE DE SISTEMAS – 542022

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Existem vários parâmetros relacionados à manutenção, que servem como indicadores de Confiabilidade. Tais parâmetros devem possuir valores ideais dentro de faixas previamente determinadas e devem ser monitorados constantemente. O (a) profissional da Engenharia Mecânica deve ser capaz de conseguir gerenciar os inúmeros dados que podem ser obtidos (desde que corretamente registrados) com os históricos de manutenção. De nada adianta possuir centenas de arquivos e dados, se não for possível obter um diagnótico desses números. Nem sempre todos os parâmetros serão importantes, mas cada caso deve ser analisado e você deve chegar nas métricas que são de seu interesse. Outro ponto importante é que você sempre deve se lembrar que você pode adaptar o cálculo/estimativa de algum parâmetro, de acordo com a sua realidade, com os dados que você consegue coletar e com as ferramentas que possui. 

1. Você é o (a) Engenheiro (a) Mecânico (a) responsável pelo gerencimaneto da manutenção de uma frota de caminhões pertencentes a uma transportadora. Analisando o histórico de manutenções de um veículo específico (1503), você encontrou as informações contidas na Tabela 1.

               

Tabela 1 - Histórico de manutenções do caminhão 1503.

Veículo 1503

Data da Ocorrência

Data da Finalização

Odômetro
[Km]

Situação

Horas FOP

20/11/2021

20/11/2021

89,50

OP

-

21/11/2021

13/12/2021

90,00

FOP

528

10/01/2022

31/01/2022

1.956,90

FOP

504

02/02/2022

04/02/2022

1.957,30

OP

-

17/07/2022

31/07/2022

2.321,40

FOP

336

20/08/2022

21/08/2022

2.386,20

FOP

24

 

 

Com posse das informações acima, calcule:
 

a) o MTBF anual para 2022, considerando os dados informados até 21/08/2022;
b) o MTBF mensal para julho de 2022;
c) o MTBF anual considerando todo o período de tempo apresentado;
d) a Disponibilidade anual para 2022;
e) a Disponibilidade mensal para julho de 2022;
f) a Disponibilidade anual considerando todo o período de tempo apresentado;
g) analisando apenas os valores das Disponibilidades, você as classificaria como Classe Mundial? Sim ou não e justifique sua resposta.
 
PREMISSAS:
- Para o cálculo do MTBF serão consideradas apenas as ocorrências que deixaram o caminhão fora de operação (FOP);
- Considere 730 horas por mês e 8.760 horas por ano.


2. Suponha que você deve planejar um cronogramao de manutenção preditiva baseado na análise dos óleos lubrificantes utilizados na frota de caminhões. Descreva sucintamente os itens abaixo:
a) os cuidados que devem ser tomados ao coletar uma amostra de óleo lubrificante;
b) os tipos de ensaios bem como os diagnósticos que podem ser obtidos em uma amostra;
c) quais são os deveres das empresas ao descartarem os óleos usados. 

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